Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

    Vasculhei todos os tópicos sobre o assunto ontem a noite e não achei nada conclusivo. Tirando pra off-road, onde o carro fica erguido, é possível andar com a suspensão traseira da variant II no fusca com o carro em altura normal, sem as rodas ficarem pra fora dos paralamas originais? Vi vários projetos de gente fazendo, mas não achei nenhuma foto final. Alguem?

  • #2
    Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

    Postado originalmente por realenemy
    Vasculhei todos os tópicos sobre o assunto ontem a noite e não achei nada conclusivo. Tirando pra off-road, onde o carro fica erguido, é possível andar com a suspensão traseira da variant II no fusca com o carro em altura normal, sem as rodas ficarem pra fora dos paralamas originais? Vi vários projetos de gente fazendo, mas não achei nenhuma foto final. Alguem?
    Dá uma olhada no tópico do luismj, talvez possa te ajudar, abs.

    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...?t=5746&page=2
    GERALDO ALVES
    BELO HORIZONTE/MG
    AIR COOLED 4EVER

    Comment


    • #3
      Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

      Dá sim, aqui um "video" de fotos que mostra uma transformação dessas no fusca, de 1:30 a 3:30...

      http://www.youtube.com/watch?v=2Y-qvM7QXEA

      Roberto Juncker

      Comment


      • #4
        Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

        e ai camarada! eu estou na empreitada de montar um fuscao! estilo superbeetle! sabe suspensoes variante 2 na dianteira e traseira! mas ainda nao comecei!
        mas a variante sendo mais larga imagino que a bitola das rodas ttraseiras vai sair alem dos paralamas! mas nada que uma mudança de offset nas rodas ou uma alargamento nos paralamas nao resolva! afinal a parte mais dificil é a instalação da propria suspensao ! o resto torna-se detalhe finais!hehehehe!!
        e so pra esclarecer nao sei o quanto vç esta familiarizado com as irs! é uma suspensao diferente do fusca entao vai requerer uma boa mao de obra pra adaptação dela no fuscao!
        nao sei o porque do seu interesse! se é so pra nao deixar as rodas com aquela cambagem caso rode rebaixado! eu acho que nao compensa!
        compensa se vç for montar um motor forte! e vai querer comer as curvas! hehehehe! dai a irs da mais garantia! nao tem o problema das rodas imbicarem como na suspensao convencional do fusca! sabe!
        mas essa é a minha opiniao! espero ter ajudado de alguma forma!

        Comment


        • #5
          Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

          Sua ideia é animal kafinski, só sou contra a mcpherson na frente. Duplo A é muito mais a cara do fuqueta!

          Creio que a saída pras rodas nao ficarem pra fora é usar homocinéticas mais curtas, mas queria ouvir de quem já fez.

          Estou ainda estudando a viabilidade de fazer essas adaptações (quanto custa, será que fica bom no final?). Mão de obra não me falta, meu amigo constroi chassis baseados em ford 29-31, adapta mecanica que for, caixa de direcao, suspensao dianteira, traseira, etc.

          Minha ideia não é tentar fazer uma ferrari dum fusca, apenas um carrinho que dirija bem, mas com aparencia 100% original.

          Geraldo e Junker: Obrigado, o video é bem ilustrado. Mandei uma PM pro Luis também!

          Comment


          • #6
            Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

            a irs da variant cabe no fusca sim , tranquilamente e issope fato.

            acho que a única dúvida que paira sobre o tema é se a suspen~são irs da kombi cabe no fusca e se ela fica muito dura ou não.

            abraços.
            saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
            miura 1979...................60% loading
            fusca 1977...................aguardando na fila
            sp2 1973.....................aguardando na fila
            Puma 1971...................aguardando na fila
            bianco 1977.................aguardando na fila
            projeto gordini boxer.....aguardando na fila

            Comment


            • #7
              Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

              É totalmente possivel, olha aí:
              http://planetabuggy.com.br/mecanica/irsconvertion.htm

              Comment


              • #8
                Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

                possivel! praticamente tudo é com grana, paciencia e estudo !! hehehehehe!!
                com os devidos cuidados da pra fazer no fuca sim!so nao podemos dar a ideia que é so tirar uma suspensao e colocar outra! como pode entender alguem mais leigo!
                da pra fazer sim! e eu logo vou me aventurar nessa!
                quanto a suspensao dakombi! acho que talvez em um baja! masnofusca pra rua deve ficar duro demais! e largo demais!
                quanto as homocineticas mais estreitas pra diminuir a largura como o realenemy falou! nao sei se tem essa possibilidade! mas é de se estudar com calma!

                Comment


                • #9
                  Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

                  já ouvi dizer das de omega. parece que o povo da tração dianteira tá usando elas retrabalhadas, pq nao quebram tao fácil quando usa slick, mas até agora é só boato, queria ouvir de alguem que montou uma IRS no fuca..

                  Comment


                  • #10
                    Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

                    Postado originalmente por kafinski
                    possivel! praticamente tudo é com grana, paciencia e estudo !! hehehehehe!!
                    com os devidos cuidados da pra fazer no fuca sim!so nao podemos dar a ideia que é so tirar uma suspensao e colocar outra! como pode entender alguem mais leigo!
                    da pra fazer sim! e eu logo vou me aventurar nessa!
                    quanto a suspensao dakombi! acho que talvez em um baja! masnofusca pra rua deve ficar duro demais! e largo demais!
                    quanto as homocineticas mais estreitas pra diminuir a largura como o realenemy falou! nao sei se tem essa possibilidade! mas é de se estudar com calma!
                    eu acho que dá pra usar a kombi em fusca, mas trocando-se as barras de torção, (só não sei se realmente dá pra trocar por causa das medidas), quanto a largura, acho que só alargando os paralamas do fusca, afinal vai ficar com mais cara de porsche...rs
                    saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                    miura 1979...................60% loading
                    fusca 1977...................aguardando na fila
                    sp2 1973.....................aguardando na fila
                    Puma 1971...................aguardando na fila
                    bianco 1977.................aguardando na fila
                    projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                    Comment


                    • #11
                      Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

                      Postado originalmente por realenemy
                      já ouvi dizer das de omega. parece que o povo da tração dianteira tá usando elas retrabalhadas, pq nao quebram tao fácil quando usa slick, mas até agora é só boato, queria ouvir de alguem que montou uma IRS no fuca..
                      Olá Realenemy,

                      Desculpe a demora na resposta, cheguei a ver sua MP, porem ando pulando igual pipoca de tanto serviço! Poderia ter perguntado la no topico do meu fuka sem problemas!
                      Como você já deve ter visto no link que tem lá no meu tópico (acho que o de cima tambem tem) é possivel fazer a instalação fazendo um recorte na extrutura da forquilha colocando os adaptadores de chapa importados que são baratos e posteriormente gabaritando os braços da IRS. Alem dessa modificação você tem que fazer o recorte na forquilha para acomodar as homocineticas. Esse é um caminho...

                      Ou então você pode pegar a traseira completa da Variant II e recortar o seu chassis atraz do numero proximo da parte central da barra de torção de maneira desincontrada para maior resistencia e soldar a parte de traz do chassis completo da variante II. Mas não é plug and play... A parte superior das torres não se enquadra nos pontos de fixação dos dois parafusos grandes da carroceria dentro da caixa de rodas. Para isso é necessario readequa-los para a parte interna do chiqueirinho fazendo um reforço. Na foto da parte interna do meu carro é possivel observar uns veios sob a forração proximos aos pontos de fixação do X do st antonio. É por esse motivo que extrutura foi posicionada dessa maneira redistribuindo a força por todo o conjunto que ficou completamente amarrado com essa solução.

                      Mas tudo isso depende de como será o seu projeto, para ver qual o melhor caminho a ser seguido. Existem vantagens e desvantagens nos dois caminhos e tudo depende de qual o objetivo a ser alcançado considerando larguras de rodas, preço, peso do motor potencia a ser alcançada etc...

                      Até hoje não explodi nenhuma homocinetica, fim de semana passado desenhei uns quatro zerinhos com ele no asfalto seco de uma faculdade em Brasilia com pneus 245 40 17 novos, enfumaçou foi tudo... e tem 3 testemunhas oculares aqui do forum...

                      Mas sabe-se lá o que pode acontecer com um tranco bem dado!

                      Abraços
                      Last edited by luismj; 17-03-2010, 07:47 PM.
                      CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                      GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                      Comment


                      • #12
                        Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

                        Luis, obrigado por sua atenção. No caso do seu carro vcs desenvolveram as forquilhas não é? Esse tópico vai ser bastante útil pra reunir essas várias informações desencontradas. Perguntinhas..

                        Que homcineticas vc ta usando? Variant II mesmo?

                        Vc teve que alargar seus paralamas traseiros?

                        Que solução vc utilizou pras rodas nao ficarem pra fora?

                        No caso da traseira inteira da variant II, a bitola do eixo traseiro é igual ou maior do que dos fuscas modernos?

                        Comment


                        • #13
                          Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

                          Postado originalmente por realenemy
                          Luis, obrigado por sua atenção. No caso do seu carro vcs desenvolveram as forquilhas não é? Esse tópico vai ser bastante útil pra reunir essas várias informações desencontradas. Perguntinhas..

                          Que homcineticas vc ta usando? Variant II mesmo?

                          Vc teve que alargar seus paralamas traseiros?

                          Que solução vc utilizou pras rodas nao ficarem pra fora?

                          No caso da traseira inteira da variant II, a bitola do eixo traseiro é igual ou maior do que dos fuscas modernos?
                          Eita... Não tinha visto estas perguntas.

                          Acho que a bitola é igual, largura etc... Não me lembro mais pois fiz isso em 2001. Como disse, meu conjunto é todo da Variant II Sim, meus para-lamas são alargados!

                          Abraços
                          CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                          GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                          Comment


                          • #14
                            Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

                            Postado originalmente por realenemy
                            Vasculhei todos os tópicos sobre o assunto ontem a noite e não achei nada conclusivo. Tirando pra off-road, onde o carro fica erguido, é possível andar com a suspensão traseira da variant II no fusca com o carro em altura normal, sem as rodas ficarem pra fora dos paralamas originais? Vi vários projetos de gente fazendo, mas não achei nenhuma foto final. Alguem?
                            Amigo, eu tenho no meu Fusca, a bitola é a mesma, vc compra uma traseira de Variant II desmonta tudo, faz um gabarito dos suportes fixados nos garfos, retira eles e instala no fusca, vc retira os pedaços onde ficam as homocinétias e enxerta nos garfos do Fusca, monta tudo e faz o alinhamento fica uma maravilha, não inventa outra na frente, os Fuscas feitos na Alemanha usam a nossa suspensão, é muito mais fácil de acertar, olha no planetabuggy tem um passo-a-passo de como instalar, fica outro carro pra andar, Abraço.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Afinal, suspensão traseira da Variant II dá ou não no fusca?

                              Postado originalmente por FUKETEIRO
                              Amigo, eu tenho no meu Fusca, a bitola é a mesma, vc compra uma traseira de Variant II desmonta tudo, faz um gabarito dos suportes fixados nos garfos, retira eles e instala no fusca, vc retira os pedaços onde ficam as homocinétias e enxerta nos garfos do Fusca, monta tudo e faz o alinhamento fica uma maravilha, não inventa outra na frente, os Fuscas feitos na Alemanha usam a nossa suspensão, é muito mais fácil de acertar, olha no planetabuggy tem um passo-a-passo de como instalar, fica outro carro pra andar, Abraço.
                              http://www.planetabuggy.com.br/mecan...convertion.htm

                              é nesse link amigo.

                              Comment

                              Working...
                              X