Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como melhorar a estabilidade " na reta"

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Como melhorar a estabilidade " na reta"

    Acho que já postei varias mensagens sobre as jogadas de lado do meu fuka acima de 80km mas ainda ta meio confuso, para facilitar o diagnostico vou detalher o que eu já fiz:
    • Troca da caixa de direção.
    • Troca da suspensão dianteira e rebaixo na catraca.
    • pneus 185/65/R15 os 04.
    • amortecedores todos novos.
    O carro melhorou uns 70% mas ainda não dá para sentar o pé, ele ainda fica um pouco bobo, com a direção leve, e jogando um pouco de lado segue minhas suspeitas:
    • Cabeçote e chapeu de napoleao torto ou desalinhado.
    • Rebaixar a traseira também um pouco.
    • Apertar um pouco a caixa de direção, para tentar deixar a direção em alta mais firme.
    Aposto quase certeza no cabeçote, depois que troquei o chapeu e o assoalho foi quando começou esse problema, o resto acho que só quebra galho, o que vocês acham? alinhar a carroceria seria o ideal?

  • #2
    Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

    Fala ae 75 blz ?

    O sistema de suspenção e direção do fusca tem varias peças e componentes, é dificil alguem fazer uma reforma completa nesses 2 itens para acabar com as folgas e puxões porque sai os 0i0 da cara se me entende....

    agente tenta solucionar uma coisa ali, uma aqui melhora um pouco mas acabar com a folga é dificil mesmo e vai um dinheiro legal.

    só não sei quanto tempo vai durar esses componentes todos, não pela qualidade das peças mas no nosso asfalto brasileiro naum é baum demais....

    Então tem que ver tudo que faz parte do sistema e avaliar se está em perfeito estado, de pivo, discos de freio, caixa de direção, barra estabilizadora da dianteira, amortecedor da direção, rolamento, roda, pneu, e tem mais coisa ainda o serviço tem que ser bem feito se não passa uma semana a ferias da direção começa a voltar !!!
    Last edited by bifox; 05-12-2010, 09:37 PM.

    Comment


    • #3
      Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

      Oh Valeu! pensei que ninguem manjasse um pouco de suspensão.

      Estou começando a entender, a barra estabilizadora dianteira já tem, vou então rebaixar a traseira e ir testando, trocar o suporte do cabeçote que precisa mesmo e ir testando, acho que é o jeito. O problema dele de sair de frente já resolvi, de traseira não sai, o problema ainda é a lateral, tipo quando vc passa por uma carreta e toma aquela jogada de vento, e também quando se passa num buraco ou ondulação na pista.

      Comment


      • #4
        Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

        Postado originalmente por vwsedan1975
        Oh Valeu! pensei que ninguem manjasse um pouco de suspensão.

        Estou começando a entender, a barra estabilizadora dianteira já tem, vou então rebaixar a traseira e ir testando, trocar o suporte do cabeçote que precisa mesmo e ir testando, acho que é o jeito. O problema dele de sair de frente já resolvi, de traseira não sai, o problema ainda é a lateral, tipo quando vc passa por uma carreta e toma aquela jogada de vento, e também quando se passa num buraco ou ondulação na pista.
        Bom eu acho que isto ta com cara de ser o caster,pode ser que com a troca do chapeu, sua suspen. ficou com o caster fora provavelmente negativo...
        faça um teste rapido com um pendulo, pode ser uma linha de costura com um porca amarrada em uma ponta,deixe o carro estacionaddo em um lugar plano e pegue a linha e encoste no quadro da suspen dianteira, mais prescisamente no tubo de cima.
        observe se a linha passa perto do tubo de baixo, na verdade a linha deve ficar rente ao tubo, se ouver espaço entre a linha e o tubo seu caster esta negativo, ou se a linha ficar presionada pelo tubo de baixo esta positivo, o ideal é que fique até mesmo um pouco positivo 0,75 graus,
        a medição e ajuste perfeito deve ser fito em lojas de alinhamento de suspenção .
        caso voce mesmo queira fazer um jauste como teste, voce pode utilizar bronzinas velhas como calço no tubo de baixo.
        Edwin Andrade

        Comment


        • #5
          Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

          Postado originalmente por edwin
          Bom eu acho que isto ta com cara de ser o caster,pode ser que com a troca do chapeu, sua suspen. ficou com o caster fora provavelmente negativo...
          faça um teste rapido com um pendulo, pode ser uma linha de costura com um porca amarrada em uma ponta,deixe o carro estacionaddo em um lugar plano e pegue a linha e encoste no quadro da suspen dianteira, mais prescisamente no tubo de cima.
          observe se a linha passa perto do tubo de baixo, na verdade a linha deve ficar rente ao tubo, se ouver espaço entre a linha e o tubo seu caster esta negativo, ou se a linha ficar presionada pelo tubo de baixo esta positivo, o ideal é que fique até mesmo um pouco positivo 0,75 graus,
          a medição e ajuste perfeito deve ser fito em lojas de alinhamento de suspenção .
          caso voce mesmo queira fazer um jauste como teste, voce pode utilizar bronzinas velhas como calço no tubo de baixo.


          Creio que o amigo matou a charada....
          Abrços
          Luby
          http://pumaslubisomem.blogspot.com/

          Rio de Janeiro - RJ

          Comment


          • #6
            Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

            Depois fala se resolveu o problema 75 !!!

            Comment


            • #7
              Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

              Oi Amigo,

              Estando tudo ok com os componentes da suspensão, posso te passar a minha experiência:
              Traseira levemente rebaixada com amortecedores com 30% a mais de carga (TAG), pneus Pirelli P7, 195/60 R 15, e roda com borda para apoiar melhor o ombro do pneu (off set de uns 40 mm), suspensão dianteira com catraca e amortecedor de Chevete não muito rebaixada (porque senão a frente quica e sai).
              Obs.: não uso barras estabilizadoras.
              Veja um vídeo que fiz descendo uma serra esticando a 3ª a 120km/h.

              http://www.youtube.com/watch?v=Ouwu9b9VHbY
              "May the force be with you!"

              Comment


              • #8
                Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

                Maurício me tira uma duvida, eu vi o seu video um tempo a traz, seu fuca não tem nenhuma folga na direção ? quando freia não puxa pra nenhum lado ?

                Valeu

                Postado originalmente por Maurício Queiroz
                Oi Amigo,

                Estando tudo ok com os componentes da suspensão, posso te passar a minha experiência:
                Traseira levemente rebaixada com amortecedores com 30% a mais de carga (TAG), pneus Pirelli P7, 195/60 R 15, e roda com borda para apoiar melhor o ombro do pneu (off set de uns 40 mm), suspensão dianteira com catraca e amortecedor de Chevete não muito rebaixada (porque senão a frente quica e sai).
                Obs.: não uso barras estabilizadoras.
                Veja um vídeo que fiz descendo uma serra esticando a 3ª a 120km/h.

                http://www.youtube.com/watch?v=Ouwu9b9VHbY

                Comment


                • #9
                  Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

                  Oi Bifox,

                  Não puxa absolutamente nada durante as frenagens, muito estável!
                  A caixa de direção é a TRW nova e o amortecedor da direção troquei há uns 5 anos.
                  Dá pra sentir e antever todas as reações do carro no volante. Essa a vantagem da relação direta.

                  Um abraço.
                  Last edited by Maurício Queiroz; 07-12-2010, 10:56 AM.
                  "May the force be with you!"

                  Comment


                  • #10
                    Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

                    HUM ... e qual seria a regulagem correta do caster, negativo ou positivo?

                    Comment


                    • #11
                      Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

                      Maurício o que voce quer dizer com Essa a vantagem da relação direta ?

                      abraço

                      Comment


                      • #12
                        Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

                        Postado originalmente por bifox
                        Maurício o que voce quer dizer com Essa a vantagem da relação direta ?

                        abraço
                        Oi Bifox,
                        Não sei se disse algo tecnicamente errado, mas me referi à simplicidade pinhão-cremalheira sem outros sistemas envolvidos. Neste sentido, o Fusca tem essência de um kart.
                        Um abraço!
                        "May the force be with you!"

                        Comment


                        • #13
                          Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

                          Maurício só fico indignado porque a direção do meu fusca não é boa, já gastei um dinheiro tentando deixar sem grandes folgas mas é uma missão impossivel, quando freio puxa pra esquerda não que voce tenha falado algo errado é que realmente eu não gosto da direção do meu fusca... por sempre apresentar problemas

                          Comment


                          • #14
                            Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

                            Postado originalmente por bifox
                            Maurício só fico indignado porque a direção do meu fusca não é boa, já gastei um dinheiro tentando deixar sem grandes folgas mas é uma missão impossivel, quando freio puxa pra esquerda não que voce tenha falado algo errado é que realmente eu não gosto da direção do meu fusca... por sempre apresentar problemas
                            Bifox... o problema pode não ter nada ver com o setor ou propriamente a direção. Mas alinhamento, caster pinça de freio agarrando de um lado, pneu com desgaste/tamanho diferente de um lado para o outro, pastilhas de fabricante diferente, cabeçote, suspensão empenada etc...
                            Verifique o conjunto como um todo, não condene apenas o setor TRW!
                            A direção do fusca pode ficar sim muito boa, sua deficiência de projeto está apenas quando viramos e aparece uma folga, mas estando reto tem que andar e freiar reto!
                            Minha reclamação fica apenas no tempo que ela dura alinhada, pois imperfeições de asfalto a acabam desalinhando relativamente fácil, mas também uso alem do limite!
                            CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                            GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                            Comment


                            • #15
                              Re: Como melhorar a estabilidade " na reta"

                              Realmente faz um tempo que eu não faço uma manutenção na suspensão vou ver se faço uma revisão de fim de ano hahah

                              Comment

                              Working...
                              X