Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Limitação do cambio 1300 no 1600

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Limitação do cambio 1300 no 1600

    Pessoal

    Tenho um 1600 monocarburado que esta rodando num cambio de 1300, poderiam comentar aqui as desvantagens destes cambio utilizando este motor? corro risco de perder o cambio? ouvi dizer que se eu andar sempre com "pé embaixo", ela vai começar à dar problemas....fiz uma viajem pequena agora, e ele à 100km, achei miuto baruhento...como se o cambio prendesse o motor....

  • #2
    Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

    Postado originalmente por silviosouza
    Pessoal

    Tenho um 1600 monocarburado que esta rodando num cambio de 1300, poderiam comentar aqui as desvantagens destes cambio utilizando este motor? corro risco de perder o cambio? ouvi dizer que se eu andar sempre com "pé embaixo", ela vai começar à dar problemas....fiz uma viajem pequena agora, e ele à 100km, achei miuto baruhento...como se o cambio prendesse o motor....
    Um cambio do fusca mesmo o 1300 aguenta até uns 150 cavalos ou 200 até, então não corre esse risco por esse ponto.
    Outra coisa, o 1600 não tem um giro significante maior que o 1300, em outras palavras, o cambio vai trabalhar mais ou menos igual.

    Muitos usam esse cambio com um 1600 com comando W-110, em questão de perder o cambio pode ficar tranquilo.

    Mais esse cambio para esse motor traz desvantagens. Não ao cambio, mais ao motor e principalmente ao desempenho.

    Como ele é muito curto pro 1600 (e não aproveita a maior vantagem do 1600 que é o torque, e não a potencia em si já que o 1600 original não gira muito a mais que o 1300), então o carro anda significamente menos que com o cambio ideal, e além disso fica gritando muito mais para andar menos.

    Ai o motor perde um pouco de sua vida, além de que você não aproveita o potencial do 1600 (não chega nem perto alias).
    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

    Comment


    • #3
      Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

      Postado originalmente por 1300l
      Um cambio do fusca mesmo o 1300 aguenta até uns 150 cavalos ou 200 até, então não corre esse risco por esse ponto.
      Outra coisa, o 1600 não tem um giro significante maior que o 1300, em outras palavras, o cambio vai trabalhar mais ou menos igual.

      Muitos usam esse cambio com um 1600 com comando W-110, em questão de perder o cambio pode ficar tranquilo.

      Mais esse cambio para esse motor traz desvantagens. Não ao cambio, mais ao motor e principalmente ao desempenho.

      Como ele é muito curto pro 1600 (e não aproveita a maior vantagem do 1600 que é o torque, e não a potencia em si já que o 1600 original não gira muito a mais que o 1300), então o carro anda significamente menos que com o cambio ideal, e além disso fica gritando muito mais para andar menos.

      Ai o motor perde um pouco de sua vida, além de que você não aproveita o potencial do 1600 (não chega nem perto alias).
      e eu que montei um 1775 cc com cambio de 1300 com comandinho 294???
      Primeira marcha é so pra dar trabalho de por pra sair porque ja chega num giro alto bem rapido... mas esta legal bem rapido
      Bom não sei se deveria trocar o cambio mas por enquanto tenho melhores planos pro 13º eletrica inteira e freios a disco!!!
      Aspro 1775cc disfarçado de 1300...
      Rua não é disputa, é convivencia

      Comment


      • #4
        Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

        Postado originalmente por LuisAntonio82
        e eu que montei um 1775 cc com cambio de 1300 com comandinho 294???
        Primeira marcha é so pra dar trabalho de por pra sair porque ja chega num giro alto bem rapido... mas esta legal bem rapido
        Bom não sei se deveria trocar o cambio mas por enquanto tenho melhores planos pro 13º eletrica inteira e freios a disco!!!
        Na verdade não importa o cambio, pois a diferença é apenas o diferencial de cambio e em alguns casos a quarta que é mais longa (Depende do ano). Mais todos os câmbios aguentam mais ou menos a mesma coisa.

        No seu caso, eu diria que o cambio do 1300 aguenta sim, vai perder um pouco a vida já que o comando é girador, acho que aguenta numa boa.

        Apenas tome mais cuidado com a lubrificação dele, indico usar militec no cambio.

        Para carros mais agressivos ainda que o seu, seria o ideal usar peças forjadas e reforçadas. O cambio em si original da VW é tudo igual em relação ao quanto aguenta ;)

        Resulmindo, fica tranquilo hehe.
        Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

        Comment


        • #5
          Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

          Fiz uma simulação certa vez (não lembro a configuração) com as planilhas do Vader, e o diferencial 1300 (35x se mostrou mais favorável que o 1600 (31x.

          Comment


          • #6
            Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

            Talvez o ideal seja o 33 que era usado nos 1500 e nas brasilias..
            Abrços
            Luby
            http://pumaslubisomem.blogspot.com/

            Rio de Janeiro - RJ

            Comment


            • #7
              Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

              Postado originalmente por lubisomem01
              Talvez o ideal seja o 33 que era usado nos 1500 e nas brasilias..
              O meu carro ta do mesmo jeito e eu ja comprei outro cambio 1600(8x33)
              Nessa configuração cambio 1.3 com motor 1.6,EU particularmente só vejo desvantagens:primeiro o consumo de gasolina é bem maior ja que a 80 kh seu motor ja ta gritando alto,segundo é a velocidade final que com esse cambio é menor,eu vou de 8x33 e em breve 8x31(quando instalar meu kit turbo)...
              COPA DO MUNDO BRASIL 2014,,FALTAM 3 ANOS,12 ESTADIOS E UMA SELEÇÃO........

              Comment


              • #8
                Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

                Postado originalmente por lulocco
                O meu carro ta do mesmo jeito e eu ja comprei outro cambio 1600(8x33)
                Nessa configuração cambio 1.3 com motor 1.6,EU particularmente só vejo desvantagens:primeiro o consumo de gasolina é bem maior ja que a 80 kh seu motor ja ta gritando alto,segundo é a velocidade final que com esse cambio é menor,eu vou de 8x33 e em breve 8x31(quando instalar meu kit turbo)...
                verdade tenho um 1600 tork alcool dupla com cambio do 1300
                o cambio mata o desempenho do motor

                só não vou trocar o cambio pois estou a um tempo com um w-110 e vai ficar legal com o cambio do 1300, mais estou com problema$$ para instalar hehe
                Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                Comment


                • #9
                  Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

                  Meu Fusca tb é 1600 com o cambio do 1300 e na boa, é uma droga, uma porcaria e faz beber litros de gasolina sem falar a barulhada que fica dentro. Mesmo ele não sendo preparado e monocarburado, nossa, o cambio amarra o carro demais.
                  Quando pego uma rodovia, parece que o carro esta amarrado em um poste, pqp, e se apertar o pé e fazer o bicho chegar a uns 120 km/h, vaza oleo para tudo quando é canto, pq força demais o motor!
                  o cambio aguenta na boa, mas o motor vai pro saco na minha opinião.

                  infelizmente meu carro teve muitas prioridades, mas agora cheguei em um ponto que a prioridade é o cambio!

                  Um conselho: Se tua caixa de marchas está boa, troque apenas a coroa e pião.
                  Meu cambio nunca havia sido feito, eu fiz ele pela primeira vez e claro, nao vou joga-lo fora, estou juntando uma grana e vou comprar uma coroa e piao 33x8 com o AC-Antonio Carlos aqui do Forum.
                  Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
                  *Saudades dele....

                  Comment


                  • #10
                    Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

                    Eu tinha um 1700 aspirado rodando no álcool e era razoavelmente forte , usava cambio do 1200 = 7x35 eu acho ...
                    Vou te falar que era uma pegada nervosa de arranque , cantava de 2º para 3º
                    e não tinha pra ap meia boca na saída de cemafóro hehhe , enfim a final do cambio era mais ou menos 150km/h e estava desbalanceado total , giro a 5.500 rpm roncava até meus ancestrais .
                    Mas eu adorava isso ... depois mudei pro cambio do 1600 e o carro ficou sem graça , talvez por falta de acerto para um cambio mais longo sei lá .
                    Ao meu ver é bom se você não passar de 100 km/h pelo consumo alto mas não quebra facil .

                    Comment


                    • #11
                      Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

                      Postado originalmente por 73green
                      Eu tinha um 1700 aspirado rodando no álcool e era razoavelmente forte , usava cambio do 1200 = 7x35 eu acho ...
                      Vou te falar que era uma pegada nervosa de arranque , cantava de 2º para 3º
                      e não tinha pra ap meia boca na saída de cemafóro hehhe , enfim a final do cambio era mais ou menos 150km/h e estava desbalanceado total , giro a 5.500 rpm roncava até meus ancestrais .
                      Mas eu adorava isso ... depois mudei pro cambio do 1600 e o carro ficou sem graça , talvez por falta de acerto para um cambio mais longo sei lá .
                      Ao meu ver é bom se você não passar de 100 km/h pelo consumo alto mas não quebra facil .

                      Eu não entendo de preparação, mais como vc conseguia fazer um cambio destes alcançar esta velocidade?
                      No meu caso, o cambio, amarra tanto o carro, que alem do super barulho que o motor faz, ele não deixa passar dos 130 Km/h nem ferrando!
                      Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
                      *Saudades dele....

                      Comment


                      • #12
                        Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

                        Pneus de perfil baixo r14 , pé no talo sem medo de quebrar
                        E pelo menos era isso que o velocimetro marcava , não era 100% aferido pela mudança na dimensão das rodas e pneus .

                        Comment


                        • #13
                          Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

                          Postado originalmente por 73green
                          Pneus de perfil baixo r14 , pé no talo sem medo de quebrar
                          E pelo menos era isso que o velocimetro marcava , não era 100% aferido pela mudança na dimensão das rodas e pneus .

                          Putz amigo, que coisa né!!! rsrsrs!
                          Antigamente o meu estava com horriveis rodas aro 14 e pneus de perfil baixo, e aí é que não andava mesmo, não passava de 120Km/h nem ferrando! Só quando pegava uma descida com vento a favor rsrsrs, depois que coloquei Rodas 15 e pneus de perfil alto, aí ele ficou um pouco mais soltão na estrada, mais mesmo assim, muito amarrado a ponto de não ser aconselhavel a forçar o motor pra andar!
                          Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
                          *Saudades dele....

                          Comment


                          • #14
                            Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

                            Realmente estranho , meu fusca atual (13º) esta com as 14 da brasa e bate 140 facinho , motor 1500 cambio de 1300 , primeira série dos 1500 .
                            Esse 1700 foi o melhor carro que tive (11º) e quero que o atual fique parecido
                            por isso vou preservar essa transmissão

                            Comment


                            • #15
                              Re: Limitação do cambio 1300 no 1600

                              resgatando informações deste topico, quem como eu, tem motor 1600 funcionando com toda força original e cambio 1300, sente alem do carro "amarrado", mais algum sintoma?

                              Tipo, como o motor é forte pro cambio, quando se acelera forte e solta de vez, o carro balança ou coisa do tipo?
                              Ando bastante nos 1300 dos amigos, e parece que o comportamento do carro é menos "arisco", mas macio talvez.....

                              Comment

                              Working...
                              X