Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trocando o cambio, pequena revisão no motor

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Trocando o cambio, pequena revisão no motor

    Esta historia começa, a quase 2 anos atras, justamente quando postei meu primeiro topico neste forum, http://www.fuscafloripa.com.br/forum...530&highlight=
    Eu tinhas 2 meses de Fusca e não entendia nada do carro, mas na época meu cambio, original de 1200, tinha serios problemas e precisava ser trocado, seguindo a indicação que o Lemos deu na epoca, troquei o cambio, pedi para o mecanico que eu queria um cambio 1600, e mantive os semi eixos, ate ai tudo bem, pois era para o carro estar com cambio de 1600.
    Ai passou o tempo, a embreagem ja não estava la grande coisa, assim como o cambio, descidi trocar a embreagem, fui na oficina do meu amigo Felippo, ele encomendou a embreagem de 1600, mas quando o mecanico tirou o motor, ja disse, "este cambio é de 1300, a embreagem de 1600 não serve nele".
    Então descobri, que o cara que trocou meu cambio, tinha me enganado, o maltido tinha colocado um cambio de 1300 e não um de 1600 como eu tinha pedido.
    Depois desta desastrosa noticia, o que fazer, a embreagem para 1300, que servia no meu carro é quase o dobro do preço de uma de 1600, e o cambio de 1300 que esta no caro estava meio ruim tb, então decidi trocar tudo, e colocar um cambio realmente de 1600.


    O Edes tirando o motor para a troca da embreagem


    Triste descoberta, o cambio que estava no carro era de 1300


    Jogo de velas, resistivas da NGK, que aproveitei para trocar


    Kit de embreagem para motores 1300, que estava no carro, apesar do motor ser 1600

    TROCA DO CAMBIO

    Como o 66, vai ganhar um cambio realmente de 1600, começou a saga para a compra das peças e de um cambio novo.


    Compramos um cambio de Brasilia em desmanche de um amigo


    O Edes, fazendo a a limpeza do cambio


    Parte de acoplamento do cambio de 1600, bem diferente dos de 1300

    Como ia ser trocado cambio e embreagem, logo apareceu a lista de peças perifericas que tinha de ser trocadas tb.


    Retentor do volante do motor


    Kit de juntas de roda


    Juntas de cambio


    Coifas de cambio


    Coxins de cambio e motor

    O volante de motor Tb foi trocado pois o de 1300, não servia na nova embreagem, por incrivel que pareça esta peça foi a mais dificil de achar, mas comprei nova e original


    Volante de 1300, ao lado do novo de 1600


    Detalhe comprova a originalidade da peça

    INSTALAÇÃO DO CAMBIO


    Carro, ja sem o cambio




    Como o cambio, era de uma brasilia, a tampa da frete do cambio, teve de ser trocada pela que estava no meu antigo cambio


    Numeração comprova, que o cambio é realmente para motores 1600



    Novo retentor instalado

    OS SEMI-EIXOS

    A duvida era, mantinha os semi eixos do cambio antigo ou seguia-se uma dica do Lemos e deixava-se os semi-eixos do cambio moderno e adapta-se as panelas de roda de 5 furos, optamos pela, dica do Lemos


    Roda da 64 do Lemos, que usa cambio moderno e rodas de 5 furos

    As vantagens desta adaptação, é que as rodas ficam mais para fora, como nos Fuscas mais modernos, melhorando a estabilidade.
    Mas para esta adaptação é preciso colocar um causo, entre a porca e a panela de roda, e para isso usei a parte interna, de um rolamento.


    Rolamentos usados na adaptação


    Ja desmontados, os rolamentos, as partes internas deles, foram usadas como causos



    Rodas ja montadas, com os causos instalados




    Cambio novo, instalado no carro


    Nova embreagem


    Disco e volante para motores 1600(esquerda), e 1300(direito)



    Rolamento novo instalado


    Coifas novas instalados


    Combio velho, que foi retirado do carro

    Amanha tem mais...

  • #2
    Continuando...

    Hora de colocar o volante do motor




    Sequencia mostra a instalação do volante do motor

    A EMBREAGEM




    Eixo piloto de cam,bio de Fusca usado como guia na montagem da embreagem




    Embreagem colocada

    O MOTOR

    Depois do cambio novo no lugar e a embreagem montada é hora do motor voltar para seu lugar tb



    Antes de subir o motor, as valvulas foram reguladas


    Cambio pronto para receber o motor


    Motor no lugar


    O Edes montando o escape




    Motor com tudo montado é hora de testar


    O 66 e o 84 do Felippo, em manutenção

    Apos a montagem do carro fui trocar o oleo de cambio, e testar o novo cambio.
    O cambio ficou otimo, e o carro muito mais confortavel de se dirigir. mas quando chgeguei em casa o carro apresentou um vazamento de oleo de cambio na roda esquerda, talvez o novo retentor com algum problema, mas como segunda o carro vai voltar para a oficina do Felippo para alguns ajustes, isso sera corrigido.

    Continua...

    Comment


    • #3


      O vazamento de oleo, de cambio, na roda, provavelmente defeito no novo retentor de roda, sera verificado na segunda

      Comment


      • #4
        Hoje foi dia de trocar o retentor de roda que tinha estourado



        Vasamento de oleo de cambio pela roda, foi solucionado com a troca do retentor


        As porcas do eixo da roda tb foram trocadas



        Depois de tudo montado, o vazamento, sumiu

        Amanha tem mais

        Comment


        • #5
          Ajustes finais

          Como a panela da roda estava pegando no espelho, tivemos que esmerilhar um pouco o calso, entre a porca e a panela


          Mais uma vez desmontamos a roda para ajustes


          Calso sendo esmerilhado



          O espelho pegava na panela


          A porca teve de ser trocada novamente, pois espanou

          O ditribuidor

          Meu distribuidor, apresentava alguns problemas no avanço, o desmonta-mos para verificar


          Motor sem o distribuidor


          Avanço novo, para ser trocado



          Distribuidor, em bancada sendo desmontado




          Distribuidor, ja desmontado


          Indutor, com problemas




          Como o indutor e o avanço estavam com problemas, descidimos trocar o distribuidor, por um ja revisado


          Distribuidor novo, instalado



          O felippo, ajustando o ponto do motor

          Comment


          • #6
            Hoje so uma fotinhos, para mostrar como as rodas ficaram mais para fora com o novo cambio

            ANTES




            DEPOIS



            Comment


            • #7
              Bom pessoal, com este pequena revisão no motor e com a troca do cambio, alem das melhoras consideraveis em estabilidade, ruido, e conforto, o que melhorou bem foi o consumo tb pois a primeira media tirada depois de realizado oi serviço, o consumo que era de 6,8 km por litro, foi para 8,2 km por litro, eu considero isto, uma bela melhora

              Comment


              • #8
                Dalton,

                Há dois dias o meu câmbio começou a sair fora a 3ª, hehe... agora nem segurando a alavanca com o pé ela fica engatada... enfim, estou só com a 1ª, 2ª e 4ª,...

                ... como tenho um câmbio reserva e a possibilidade dele estar muito melhor que o meu é grande, penso em trocá-lo pelo reserva.

                Como não quero ter surpresas, pergunto-lhe se vc não teria o código dessa peça que vc teve que trocar do cambio que colocou com o seu câmbio antigo, teria?

                Se tiver foto das duas também ajuda. ;)

                Muito grato!
                Last edited by Juncker; 22-08-2007, 06:03 PM.
                Roberto Juncker

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Juncker
                  Dalton,

                  Há dois dias o meu câmbio começou a sair fora a 3ª, hehe... agora nem segurando a alavanca com o pé ela fica engatada... enfim, estou só com a 1ª, 2ª e 4ª,...

                  ... como tenho um câmbio reserva e a possibilidade dele estar muito melhor que o meu é grande, penso em trocá-lo pelo reserva.

                  Como não quero ter surpresas, pergunto-lhe se vc não teria o código dessa peça que vc teve que trocar do cambio que colocou com o seu câmbio antigo, teria?

                  Se tiver foto das duas também ajuda. ;)

                  Muito grato!
                  Este seu cambio reserva é de que carro, se for de Fusca é plug and play

                  Comment


                  • #10
                    Teoricamente é de Brasilia, e eu tenho uma Brasilia, o problema é que quando o comprei, há mais de 1 ano, o cara tinha dois câmbios de "Brasília", mas um era diferente do outro,... escolhi o que aparentemente estava melhor e boua.

                    As hastes que saem da tampa do câmbio eram de comprimentos diferentes,... não lembro se havia algum detalhe na tampa que também era diferente, mesmo sabendo que, na pior dar hipóteses, é "só" tirar a tampa do antigo e passar pro "novo", como eu disse anteriormente, queria evitar, ou ao menos estar psicologicamente preparado para isso,... já que muito provavelmente serei eu mesmo que farei o "seuviço"... ;)

                    [ ]'s
                    Last edited by Juncker; 25-08-2007, 02:59 AM.
                    Roberto Juncker

                    Comment

                    Working...
                    X