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Tampa da caixa, Variant 2

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  • Tampa da caixa, Variant 2

    Pessoal,

    comprei a suspensão da variant 2, mas o cara do ferro velho não me mandou a caixa junto, to meio puto, mas,

    é o seguinte,

    Tem como montar o semi eixo da Variant 2 na caixa antiga do fusca, sem eu ter as tampas das caixas? As da kombi servem?

    O cara falou que vai me mandar as tulipas e tudo o resto, menos a caixa e as tampas. Então, o cara quer fuder comigo ou tá me zoando.

    Paguei 500 conto para o conjunto e era para ser com a caixa, segundo meu irmão, agora o cara do ferro-velho vem me zoando, dizendo que era sem a caixa e que meu irmão estava enganado.

    Preciso de opiniões, pois to a fim de devolver toda a tranqueirada pro cara e pedir meu dinheiro devolta e caçar as peças de novo em São Paulo ou outro lugar por ai.

    ABS,

    Cristiano.
    Cristiano A. C. Zank

    (o\_!_/o) 74 - O primeiro
    |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
    (o\_!_/o) 68 - Jepo
    PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
    http://fuscami16.blogspot.com
    Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

  • #2
    Salve fusca_74!

    Paguei R$ 300,00 na minha, sem os semi-eixos e sem a caixa. Gastei quase R$ 700,00 em rolamentos, retentores, semi-eixos, pontas-de-eixo, buchas, etc.

    O forista mister_d (o Diego) me deu uma baita ajuda para essas peças. Posso te passar o contato dele, se precisar. Além dele, o Chico Biela também passou umas dicas importantes.

    Vou usar uma caixa da kombi, com as homocinéticas dela também e demais detalhes.

    Abraço!
    Air Power 4ever!

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    • #3
      Teria como passar as dicas do Chico para mim.

      Mande o contato do Mister_d para mim, pode ser nesta mensagem ou uma MP.

      ABS,

      Cristiano.
      Cristiano A. C. Zank

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      • #4
        Dicas by Chico Biela (fórum fuscaragua):

        Olá Chico!

        É uma boa receita de câmbio. Serve para os câmbios que vão de suspensão IRS com homocinéticas. Como é o meu caso, pergunto:

        1) A carcaça de câmbio da kombi, serve de qualquer ano? Acho que até 78 tem alguma diferença devido às caixas de redução. Correto? A carcaça pode ser das kombis atuais ou tem diferença daquelas pós-84?

        ==> Com exceção das caixas de câmbio dos fuscas 1200 e dos primeiros 1300 (do qual fui dono de um, com caixa da embreagem menor), todos os outros câmbios têm as mesmas medidas internas para aceitar qualquer jogo de engrenagens e eixos. O que diferencia um câmbio de kombi homocinética para os outros é sua estrutura, reforçada externamente com mais e maiores nervuras. Para carregar 1000 kg a mais, essa carcaça foi fabricada só para a kombi. No caso ainda das kombis homocinéticas, as tampas de diferencial são de ferro fundido e mais grossas que as de gol (feitas de magnésio), justamente para suportar o esforço da coroa sendo acionada pelo pinhão com mais segurança. Minha 911 tem tudo isso. Minha kombi safari é 82 e já veio com homocinéticas, mas não sei se é original do ano. Mais antigas tinham cruzetas no lugar da homocinética e redução nas rodas. As com a frente antiga tinham semi-eixos e redução nas rodas, que as faziam capotáveis...

        2) Na suspensão usada que comprei, não vieram as pontas de eixo. Qual a melhor solução? Pontas de eixo da kombi? (lembrando que quero algo que agüente motor mais forte).

        ==> Sem as pontas de eixo originais, vai ficar difícil montar sua IRS. As pontas de eixo IRS são mais longas e mais finas que as de kombi. Se você tiver um torneiro bom, ele poderá reusinar as pontas de kombi e refazer o estriado e quanto ao comprimento menor, o cubo deverá ser encurtado (o que não é bom, pois o estriado vai ficar menor). Além das pontas de eixo da IRS, tem que achar os rolamentos, que são de medidas não convencionais. Você tem os eixos que ligam as homocinéticas do câmbio às das pontas de eixo? Eles são mais curtos que os de kombi.

        3) Há algum ponto negativo em fazer a solda nas 3ª e 4ª, conforme mencionado?

        ==> Tem que ser rápido na solda, para evitar o superaquecimento dos dentes. Se ocorrer um superaquecimento (dentes começarem a fumegar), sua têmpera vai enfraquecer e os dentes se desgastarão muito rápido no uso.

        E:

        ==> As taças que seguram as homocinéticas têm um parafuso de 8 mm que fixam as planetárias nessas taças. A planetária tem um furo com estrias e a taça uma ponta estriada que se encaixa nesse furo. A transferência de potência é perfeita, sem risco de quebra. O limite é a resistência mecânica dos dentes das planetárias e dos satélites. Com as tampas laterais de ferro fundido e a carcaça de kombi homocinética, o câmbio só pode quebrar nos dentes.

        E

        ==> Na 911 usei os cubos e freios de brasília. O estriado da ponta de eixo da IRS e da semi-árvore é o mesmo.

        Se procurar com calma, vai achar o que procura. Observe sempre os detalhes, pois sem eles, nada pode ser construído.

        Vá no fotoblog www.chicobiela.nafoto.net e verá a IRS e o chassi da 911, antes de colocar a carroceria em cima.

        ----------
        Além das dicas do Chico Biela, o Mister_D me confirmou que irá utilizar a relação longa 8x31 do Gol BX no câmbio dele. Existe também a opção 8x33 do Gol 1300 e da Variant II. Por fim, exite a relação das kombi mais recentes: 7x36, curtíssima.

        Abraço!
        Air Power 4ever!

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        • #5
          Valeu Mucke,

          Estarei entrando em contato com o Mister D para ver minhas dúvidas, mas grande parte delas já foi sanada, nem sei mais o que perguntar.

          ABS,

          Cristiano.
          Cristiano A. C. Zank

          (o\_!_/o) 74 - O primeiro
          |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
          (o\_!_/o) 68 - Jepo
          PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
          http://fuscami16.blogspot.com
          Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

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          • #6
            Eu tenho as tampas do gol bx e estou pensando em colocar a caixa satélite da Kombi com relação 8 x 31 na caixa do Fusca o q vcs acham da certo ?

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