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trocar a coroa e pinhão ou o comando?

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  • trocar a coroa e pinhão ou o comando?

    Boa tarde a todos.
    Gostaria de sugestões, não apenas opniões, mas com fundamentação a respeito do seguinte: tenho um fusca com motor 1600, mas com o cambio do 1300 (35x. Estou querendo trocar pela 31x8, pois o motor fica muito amarrado na estrada. Mas e se eu trocasse o comando pelo w100 ou w110 e mantivesse o mesmo cambio? Será que seria melhor? E o consumo como ficaria?
    Só para consideração, o comando custa por volta de 200,00 e a coroa e pinhão 300,00, fora a mão de obra.
    Desde já agradeço.

    mgomes
    Last edited by mgomes; 27-12-2007, 03:52 PM.

  • #2
    Essa relação pinhão x coroa do diferencial, 8x35, é bem curta, por isso como voce diz, o carro fica amarrado na estrada, o motor gira muito e o carro anda pouco.

    Essa relação é boa se voce deseja aceleração e retomadas e desempenho esportivo ou se o motor é fraquinho. Se voce deseja economia de combustivel e velocidades de cruzeiro sem esgoelar o motor a 8x31 é mais recomendada, lembre-se que voce tem um 1.600!

    Se voce trocar o comando terá um motor mais brabo e potente, mas que tambem esgoelará na estrada em velocidades de cruzeiro e o consumo será grande. Quanto mais potente for o motor, mais longo pode ser o cambio (e o diferencial).

    Com a 8x31, o alongamento será de 12,9% ((35/31-1)x100), significando que se numa determinada rotação do motor o veiculo estava a 100 Km/h, com a 8x31, estará a 112,9 Km/h.

    Estes são os fatos, a decisão é sua.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por ricardo groetaers
      Essa relação pinhão x coroa do diferencial, 8x35, é bem curta, por isso como voce diz, o carro fica amarrado na estrada, o motor gira muito e o carro anda pouco.

      Essa relação é boa se voce deseja aceleração e retomadas e desempenho esportivo ou se o motor é fraquinho. Se voce deseja economia de combustivel e velocidades de cruzeiro sem esgoelar o motor a 8x31 é mais recomendada, lembre-se que voce tem um 1.600!

      Se voce trocar o comando terá um motor mais brabo e potente, mas que tambem esgoelará na estrada em velocidades de cruzeiro e o consumo será grande. Quanto mais potente for o motor, mais longo pode ser o cambio (e o diferencial).

      Com a 8x31, o alongamento será de 12,9% ((35/31-1)x100), significando que se numa determinada rotação do motor o veiculo estava a 100 Km/h, com a 8x31, estará a 112,9 Km/h.

      Estes são os fatos, a decisão é sua.
      BOA RESPOSTA CARA.

      OUTRA. UMA DÚVIDA. QUAL A TÃO COMENTADA RELAÇÃO DA SP2? 8X33(31)? TIPO, É A MESMA DO GOL BX (8X33[31])???

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      • #4
        Postado originalmente por JRBENTO
        ........UMA DÚVIDA. QUAL A TÃO COMENTADA RELAÇÃO DA SP2? 8X33(31)? TIPO, É A MESMA DO GOL BX (8X33[31])???
        A relação do diferencial do SP2 e de todos os fuscas a partir de 1984 é 8x31. Quanto ao Gol BX, silencio, nem sei o que é Gol BX.

        Comment


        • #5
          É a mesma do fusca Itamar ou do Gol BX, ou seja é a 31 x 8. Com motor original 1600 com faixa de torque máximo na casa das 4500rpm esse câmbio vai te proporcionar uma melhora no consumo de combustível e no nível de ruído, mas com W100 ficará bom também, mas com W110 eu usaria o da Brasília com 33 x 8 para poder explorar melhor o ganho de giros em todas as marchas mas principalmente de 4ª por que se não é tão bom em termos de economia como o 31 x 8, ele mantém melhor o automóvel em subidas com uma velocidade mais constante. Quanto maior o comando, mais alta a rotação deve ser pois ocorre uma mudança nas rotações de força máxima do motor e as vezes com 31 x 8 vc precisa reduzir para terceira pois não se consegue encher o motor totalmente em 4ª marcha. Digo isso pois uso 31 x 8 e noto que se a quarta dele fosse um pouco mais curta , aí sim seria um put* câmbio bom, mas infelizmente, como só temos quatro marchas sempre vai existir esse problema de quarta curta ou quarta longa principalmente dependendo da cilindrada ou do Sapinho abaixar o preço de suas engrenagens especiais.
          Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
          Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
          Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
          Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
          Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
          volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

          VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
          Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

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          • #6
            Re: trocar a coroa e pinhão ou o comando?

            Postado originalmente por maurilio
            É a mesma do fusca Itamar ou do Gol BX, ou seja é a 31 x 8. Com motor original 1600 com faixa de torque máximo na casa das 4500rpm esse câmbio vai te proporcionar uma melhora no consumo de combustível e no nível de ruído, mas com W100 ficará bom também, mas com W110 eu usaria o da Brasília com 33 x 8 para poder explorar melhor o ganho de giros em todas as marchas mas principalmente de 4ª por que se não é tão bom em termos de economia como o 31 x 8, ele mantém melhor o automóvel em subidas com uma velocidade mais constante. Quanto maior o comando, mais alta a rotação deve ser pois ocorre uma mudança nas rotações de força máxima do motor e as vezes com 31 x 8 vc precisa reduzir para terceira pois não se consegue encher o motor totalmente em 4ª marcha. Digo isso pois uso 31 x 8 e noto que se a quarta dele fosse um pouco mais curta , aí sim seria um put* câmbio bom, mas infelizmente, como só temos quatro marchas sempre vai existir esse problema de quarta curta ou quarta longa principalmente dependendo da cilindrada ou do Sapinho abaixar o preço de suas engrenagens especiais.
            Havia o BX 1300 cc que era mais curto = 8x33; os 1600 eram 8x31

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            • #7
              Re: trocar a coroa e pinhão ou o comando?

              Postado originalmente por ricardo groetaers
              A relação do diferencial do SP2 e de todos os fuscas a partir de 1984 é 8x31. Quanto ao Gol BX, silencio, nem sei o que é Gol BX.
              Ricardo, o Gol BX é esse:

              "O Gol nasceu em 1980, fruto do projeto denominado internamente na fábrica de BX. Estava equipado com motor de 1,3 litro, um carburador e refrigerado a ar, o que lhe valeu o infame apelido de "batedeira". Por causa do desempenho muito aquém do que as linhas sugeriam, a VW lançou já em 1981 uma versão com motor 1.6 e dois carburadores, bem mais "esperta". Em 1982 é lançada a primeira série especial do Gol, o Copa, com rodas de liga-leve, pára-choques na cor do veículo, forração especial, faróis de neblina etc. "
              Fonte:Webmotors.com.br

              É a primeira versão do gol.

              Abs.

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              • #8
                Re: trocar a coroa e pinhão ou o comando?

                Valeu Celojr.

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                • #9
                  Re: trocar a coroa e pinhão ou o comando?

                  Postado originalmente por ricardo groetaers
                  Valeu Celojr.
                  Tranquilo, Ricardo,

                  Acho até que a alcunha BX se deve ao fato desse gol utilizar motor BoXer... mas não tenho certeza... só especulando.

                  Abraço.

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