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cambio 5 marchas

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  • Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por MARCOS DURÃES
    Na verdade, o câmbio sofre um giro de 180 graus em relação ao eixo piloto e outros 180 em relação a um eixo imaginário, perpendicular ao eixo piloto (este último para poder ser instalado na traseira do Fusca). Um verdadeiro duplo carpado a lá Fusca 4 ever...

    Seria interessante verificar no interior da carcaça do câmbio AP se existem aletas de direcionamento de óleo lubrificante, pois quando o Posseidom estiver de cabeça para baixo, talvez ocorra a falta de lubrificação em algum lugar. Quem sabe até colocando mais óleo do que o original resolva este problema.

    Corretíssimo,
    Eu falei do giro só em torno ao eixo principal, pois de tanto pensar em Fusca, já considerava o cambio virado para a trazeira do carro...hehehehe
    Quanto ao óleo, ótima observação... Tem que ser observdo como funciona a lubficação das engrenagens memso, pq se essa faltar...o cambio via pro pau...
    Aos que não atualizaram ...

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    • Re: cambio 5 marchas

      Postado originalmente por MARCOS DURÃES
      Que isto pessoal... gênios somos todos nós, que estamos pensando exaustivamente com o objetivo de conquistarmos um dos "Santo Graal" dos aircooled.

      Parabéns a todos.

      Mesmo assim... recomendaria que fosse feita uma simulação da seguinte forma: pegar uma caixa completa (tanto faz se for AP ou a ar) realizar o "Duplo Carpado" (gostei desta...), arranjar um jeito de girar o eixo primário no sentido de rotação do motor e ver para que lado as rodas irão girar, sempre lembrando que o resultado deverá ser o inverso da caixa original.

      Um abraço a todos,
      Modesto o homem não?

      Agora brincadeiras a parte, entendi o que vc quiz dizer...

      Só me faltava essa, já imaginou se o giro do motor AP for o mesmo do aircooled, porque se for, basta encaixar a caixa AP realizando um carpado simples no eixo longitudinal da caixa, é isso mesmo? entendi certo?

      Girar o eixo no sentido do eixo do motor é mole, tem uma manivela própria que encaixa no eixo piloto ou no pinhão, não sei agora, que cumpre esse papel, da para girar nos dois sentidos.

      Vai ser de rachar se for só isso hein? Acho que não é não, não é possível, não tem como escapar do duplo carpado (tb gostei do nome, "Dark Five Speed Gear - double carpal")

      Abs
      Last edited by celojr; 19-11-2008, 09:54 AM.

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      • Re: cambio 5 marchas

        Celojr,
        Como eu tinha dito...olhe um motor AP e um motor de fusca, de frente, se ambos tiverem o memso sentido de rotação, o cambio AP deverá ser montado de cabeça pra baixo. Se o sentido de rotação do motor AP for o inverso do motor de Fusca(o que eu acho que não é, definitivamente), aí não precisaria montar o cambio de cabeça para baixo.

        Eh isso....
        Se tudo der certo..rapaz......Fusca 5 marchas....viajar num desse deve ser muito bom...pqp..

        Abraço a todos!
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        • Re: cambio 5 marchas

          É, ralmente também estou achando que vai ser no duplo carpado mesmo, só que agora tô com outra dúvida, qual seria a espessura ideal para o flange, meu dilema: flange muito fino = frágil; flange muito espesso = falta de comprimento entre eixo do motor-embreagem para eixo piloto (não irão conectar-se entre sí, ficando assim: final do eixo piloto-espaço-embreagem).

          Se a turma do RENEGADE puder me ajudar com isso,peço que meçam a espessura do flange que une o motor AP ao câmbio do Fusca e se souberem de que material ele é feito ajuda também, para podermos fazer o duplo carpado nele e partir para o abraço...

          É somente essa informação que está faltando, em breve o cambio AP estará montado. Estaremos produzindo o flange em seguida.

          Abs.

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          • Re: cambio 5 marchas

            Pelo visto deu uma reanimada pra terminar o projeto, hein?
            hehehehehehe
            2100 aspro

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por MARCOS DURÃES
              Seria interessante verificar no interior da carcaça do câmbio AP se existem aletas de direcionamento de óleo lubrificante, pois quando o Posseidom estiver de cabeça para baixo, talvez ocorra a falta de lubrificação em algum lugar. Quem sabe até colocando mais óleo do que o original resolva este problema.
              Isso é muito importante, mas o enfoque deve ser determinar o nível do oleo, a quantidade seria conseqüência.

              Considerando o cambio em sua posição normal, quando o nivel do oleo atinge a borda inferior do orificio de enchimento, devemos verificar:

              Se algum conjunto de engrenagens (eixo de baixo, o secundário) fica totalmente submerso no oleo (acredito que não) ou fica parcialmente submerso (mais provavel) ou apenas resvala na superficie do oleo?

              Quando o cambio ficar de cabeça para baixo essa condição deverá ser mantida no eixo que ficar embaixo (eixo primário). De fato, se originalmente nenhum eixo trabalhar totalmente submerso no oleo e nós forçarmos essa condição, a resistência ao movimento imposta pelo oleo será muito grande e poderá causar danos ou roubar potência do motor.

              Por outro lado o cambio de cabeça para baixo pode não formar um "carter" (eu acho que não forma mesmo) e se obedecermos a condição anterior (sem eixo totalmente submerso) o conjunto do diferencial poderá não ser lubrificado, a coroa não pescará o oleo e a caixa satélite tambem não.

              A ausência de carter ou um carter raso demais pode propiciar que as engrenagens em rotação elevada abram um "buraco" na poça de oleo e conseqüentemente trabalhem "a seco".

              Lembremos que embora cambio e diferencial estejam na mesma carcaça, estão em compartimentos diferentes e o conjunto diferencial é acionado pelo eixo secundario (eixo do pinhão) que originalmente fica embaixo e em contato com o oleo. As engrenagens do eixo primario são lubrificadas por contato com as secundarias oleadas, mas principalmente por borrifo.

              Se virarmos o cambio de cabeça para baixo, as engrenagens do eixo primario em contato com o oleo lubrificarão as engrenagens do eixo secundario por contato ou borrifo, mas estando o diferencial em compartimento diferente o borrifo nele não haverá.

              Devemos considerar tambem que o eixo primario se prolonga para fora do cambio (engata no disco de embreagem) e possui um retentor. Esse retentor impede vazamento de oleo para a embreagem devido a respingos e balanços, mas daria conta do recado se trabalhasse submerso no oleo?



              Obs: O "Cara" do ML que vende o cambio AP de cabeça para baixo e usinado não o colocou em seu próprio carro.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Postado originalmente por celojr
                Só me faltava essa, já imaginou se o giro do motor AP for o mesmo do aircooled, porque se for, basta encaixar a caixa AP realizando um carpado simples no eixo longitudinal da caixa, é isso mesmo? entendi certo?
                Todos os motores giram no mesmo sentido (sentido horário) quando observados pelas polias. Nunca vi um diferente, nem de aeromodelo.

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por MARCOS DURÃES
                  Que isto pessoal... gênios somos todos nós, que estamos pensando exaustivamente com o objetivo de conquistarmos um dos "Santo Graal" dos aircooled.
                  E dos "Santo Graal" dos AP com cambio de aircooled.

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por ricardo groetaers
                    Isso é muito importante, mas o enfoque deve ser determinar o nível do oleo, a quantidade seria conseqüência...

                    Obs: O "Cara" do ML que vende o cambio AP de cabeça para baixo e usinado não o colocou em seu próprio carro.
                    Essa última obs é muito importante, por quê ele não usa o próprio produto que vende? Chega a ser preocupante.

                    Abs

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                    • Re: cambio 5 marchas

                      Postado originalmente por FILIPE A
                      Pelo visto deu uma reanimada pra terminar o projeto, hein?
                      hehehehehehe
                      Foi mesmo, uma bela reanimada, o que estava me emp*tecendo era a baixíssima perspectiva de sucesso, parecia que tudo que tinha sido feito até então, tinha sido em vão.

                      Agora, apareceu mais uma luz no fim do túnel, vamos ver, tomara que não seja uma locomotiva em sentido contrário... mas acho que não.

                      Abs.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por ricardo groetaers
                        Todos os motores giram no mesmo sentido (sentido horário) quando observados pelas polias. Nunca vi um diferente, nem de aeromodelo.
                        Muito bem, isso queima uma etapa, o duplo carpado é necessário.

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                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por ricardo groetaers
                          E dos "Santo Graal" dos AP com cambio de aircooled.
                          Rapaz, quando equacionarmos todas as questões (nível de óleo, diferencial, retentores, embreagem, suspensão...), teu triciclo vai ficar indigesto hein?

                          Juízo com ele viu?

                          ;);)Abs

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por ricardo groetaers

                            Postado originalmente por MARCOS DURÃES
                            Seria interessante verificar no interior da carcaça do câmbio AP se existem aletas de direcionamento de óleo lubrificante, pois quando o Posseidom estiver de cabeça para baixo, talvez ocorra a falta de lubrificação em algum lugar. Quem sabe até colocando mais óleo do que o original resolva este problema.
                            Isso é muito importante, mas o enfoque deve ser determinar o nível do oleo, a quantidade seria conseqüência.

                            Considerando o cambio em sua posição normal, quando o nivel do oleo atinge a borda inferior do orificio de enchimento, devemos verificar:

                            Se algum conjunto de engrenagens (eixo de baixo, o secundário) fica totalmente submerso no oleo (acredito que não) ou fica parcialmente submerso (mais provavel) ou apenas resvala na superficie do oleo?

                            Quando o cambio ficar de cabeça para baixo essa condição deverá ser mantida no eixo que ficar embaixo (eixo primário). De fato, se originalmente nenhum eixo trabalhar totalmente submerso no oleo e nós forçarmos essa condição, a resistência ao movimento imposta pelo oleo será muito grande e poderá causar danos ou roubar potência do motor.

                            Por outro lado o cambio de cabeça para baixo pode não formar um "carter" (eu acho que não forma mesmo) e se obedecermos a condição anterior (sem eixo totalmente submerso) o conjunto do diferencial poderá não ser lubrificado, a coroa não pescará o oleo e a caixa satélite tambem não.

                            A ausência de carter ou um carter raso demais pode propiciar que as engrenagens em rotação elevada abram um "buraco" na poça de oleo e conseqüentemente trabalhem "a seco".

                            Lembremos que embora cambio e diferencial estejam na mesma carcaça, estão em compartimentos diferentes e o conjunto diferencial é acionado pelo eixo secundario (eixo do pinhão) que originalmente fica embaixo e em contato com o oleo. As engrenagens do eixo primario são lubrificadas por contato com as secundarias oleadas, mas principalmente por borrifo.

                            Se virarmos o cambio de cabeça para baixo, as engrenagens do eixo primario em contato com o oleo lubrificarão as engrenagens do eixo secundario por contato ou borrifo, mas estando o diferencial em compartimento diferente o borrifo nele não haverá.

                            Devemos considerar tambem que o eixo primario se prolonga para fora do cambio (engata no disco de embreagem) e possui um retentor. Esse retentor impede vazamento de oleo para a embreagem devido a respingos e balanços, mas daria conta do recado se trabalhasse submerso no oleo?



                            Obs: O "Cara" do ML que vende o cambio AP de cabeça para baixo e usinado não o colocou em seu próprio carro.
                            Bem,

                            Acabei de chegar da oficina, dei uma boa olhada no interior da caixa AP.

                            O que ocorre é o seguinte, não existem aletas de direcionamento do óleo e ambos os compartimentos com óleo se intercomunicam através de furações, existem duas furações cardinais que atravessam a carcaça verticalmente, uma superior que é o suspiro do óleo e outra inferior que é o dreno do óleo. Pensei em apenas inverter suas posições, aproveitando as furações originais de cada uma quando do duplo carpado.

                            Em relação a formar um carter na parte inferior, acredito que forme sim, só que será um carter inclinado no diferencial, porque, originalmente, a parte inferior é plana e a superior tem uma leve inclinação positiva no sentido do fundo do carro e ao virarmos o conjunto, tudo se inverte. Qual significado prático isso pode ter, não sei, acredito que somente com testes de campo teremos essas respostas.


                            Acredito que o borrifo no diferencial ocorrerá, porquê os dentes do pinhão agirão como as pás de um liquidificar e promoverão um turbilhonamento do óleo, mesmo que seja por deslocamento de ar, no caso delas não entrarem em contato com o óleo, caso isso aconteça, a única hora em que não haverá um turbilhonamento mais efetivo será durante marchas mais lentas pois o giro do pinhão talvez não tenha força suficiente para deslocar o óleo.

                            abs.
                            Last edited by celojr; 21-11-2008, 10:52 PM.

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                            • Re: cambio 5 marchas

                              Povo,
                              pelo que falei com meu irmão, a caixa AP, na posição original dela, tem um suspiro em cima(na região do digerencial) e o bujão de sangramento do óleo na parte das marchas, que fica ais em baixo....

                              Logo, ao inverter o cambio(duplo carpado), teríamos que abrir o suspiro e colcoar alí o bujjão, e no antigo bujão, pode-se fazer o suspiro! hehehe

                              Quanto ao nível de óleo, deve-se observar a caixa originale tirar as conclusões, fazer uns testes e pronto...

                              Talvez com engrenagens do cambio "frezadas", elas consigam carregar melhor o óleo lubrificante, ajudando na lubrificação do conjuto!

                              Abraço a todos!
                              Aos que não atualizaram ...

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                              • Re: cambio 5 marchas

                                Postado originalmente por Rafael_MO
                                Povo,
                                pelo que falei com meu irmão, a caixa AP, na posição original dela, tem um suspiro em cima(na região do digerencial) e o bujão de sangramento do óleo na parte das marchas, que fica ais em baixo....

                                Logo, ao inverter o cambio(duplo carpado), teríamos que abrir o suspiro e colcoar alí o bujjão, e no antigo bujão, pode-se fazer o suspiro! hehehe

                                Quanto ao nível de óleo, deve-se observar a caixa originale tirar as conclusões, fazer uns testes e pronto...

                                Talvez com engrenagens do cambio "frezadas", elas consigam carregar melhor o óleo lubrificante, ajudando na lubrificação do conjuto!

                                Abraço a todos!
                                Em relação ao dreno e ao suspiro é exatamente isso, Rafael, só que não há a necessidade de abrir novas furações, dá para aproveitar as já existentes, invertendo somente o suspiro e o parafuso do dreno (colocando um no lugar do outro).

                                Acho, também, que não será necessário frezar as engrenagens do câmbio, a exceção da ré, todos os conjuntos são diagonais, o que formará um fluxo helicoidal no nível do óleo, tipo aquele que observamos no ralo da pia ou banheira quando a água vai escoando (redemoinho), só que o óleo, por estar confinado dentro da carcaça do câmbio, não terá para onde escoar, então baterá contra as paredes da carcaça e retornará para o local de origem de seu movimento, ininterruptamente enquanto as engrenagens estiverem atuando.

                                No diferencial, o conjunto pinhão, coroa e caixa satélite promoverão o mesmo movimento de vai e vem helicoidal.

                                Quanto ao nível do óleo, Concordo com o Groetaers, é mais importante determinar o nível do que o volume empírico a ser colocado, mas acho também que se por ventura colocarmos um pequeno excedente no volume do óleo, o suspiro da caixa se encarregará de realizar as devidas correções no nível.

                                Torno a dizer, não sou especialista, mas como curioso, não acredito que teremos maiores problemas com a lubrificação da caixa.

                                Me corrija se eu estiver desafiando as leis da física.

                                Abs.
                                Celojr

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