Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por ricardo groetaers
    Boas imagens, ilustram muito bem a situação.



    Chegará com bom preparo e força física a cerca de 235 rpm no máximo, verifique!



    Não considere o volume e sim o nível.

    O problema não é de pressão hidrostática (devido a profundidade de imersão) e sim de resistência viscosa hidrodinâmica ao movimento. Um hipotético remador (pessoa) muito forte e de remada veloz com o barco parado e um remo fragil pode partir o remo com uma remada.

    Um eixo de engrenagens trabalhando totalmente submerso no oleo numa rotação elevada será submetido a uma resistência muito significativa ao seu movimento. O motor terá que vencer essa resistência. Pode a temperatura do oleo tambem aumentar muito, sua viscosidade diminuir e o oleo vazar pelo retentor.

    Observe na 2ª fig (nivel de oleo com caixa invertida). É possível e recomendável diminuir o nivel do oleo mas deve ser assegurado que as engrenagens do eixo primário (todas) assim como a coroa tenham contato com o oleo, isto é, pesquem o oleo. Dessa forma as engrenagens do eixo secundario seriam lubrificadas pelo contato com as engrenagens oleadas do eixo primário e por borrifo (o pinhão pela coroa oleada e por borrifo dela). A fig anexa mostra uma mera ilustração do novo nivel de oleo.

    Nesse enfoque, uma vez determinado o nível ideal de oleo, é recomendável fazer um novo orifício de enchimento neste nivel, para evitar que alguem desavisado encha demais o cambio acarretando conseqüencias indesejadas.

    O orificio de enchimento original, com seu bujão no lugar, poderia ser tampado com massa, dessa forma evitariamos confusão na hora de colocar oleo no cambio e permitiríamos sua reversão a posição original de trabalho caso desejássemos.

    Tendo certeza que os presumíveis problemas de lubrificação foram previstos e possíveis de resolver vamos em frente.
    Ricardo, nem verificarei as RPM para não passar vergonha...

    Mas, então, quando me referí a diminuir o volume de óleo da caixa era justamente para diminuir o nível do mesmo dentro dela, pois são diretamente proporcionais, mas agora está claro na minha mente que a determinação do volume será consequencia da determinação do nível correto do óleo, independente de valores, o excesso de volume escorrerá pelo novo orifício de alimentação do óleo, começou a transbordar, hora de parar de por óleo. Correto?

    Também entendi o bem a diferença entre pressão hidrostática e resistência viscosa hidrodinâmica a que se referiu, acho que vc tem razão e gostei da sua sugestão de modificar o orifício de alimentação do óleo de lugar para evitar problemas, verei o que poderemos fazer nesse sentido, a determinação do novo nível não é complicada, basta, antes de montar a caixa satélite, encaixar a coroa no pinhão e demarcar o melhor nível para que a lubrificação ocorra sem problemas, daí é seguir os outros passos recomendados por vc.

    Vamos ver no que dá.

    Abs.
    Last edited by celojr; 23-11-2008, 06:11 PM.

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Postado originalmente por flatsuda
      me corrijam se estiver errado, mas... ao inverter a posição do cambio, notei que a posição do motor irá ficar muito para baixo ou o cambio irá muito para cima teremos problemas com a conexao da alavanca do cambio e tambem com o curso das homocineticas.
      Vc tem razão , realmente os semi-eixos ficarão mais inclinados.

      Quais serão as consequencias disso, só o tempo dirá, porque temos que considerar também as suspensões, que deverão ser modificadas para a nova situação, rebaixando as suspensões, provavelmente resolveremos esse problema e ainda ganhamos em estabilidade.

      Não podemos esquecer que com o câmbio AP, obrigatoriamente, no mínimo uma IRS deverás ser providenciada, ou pelo menos as bengalas que se ligam aos facões, ficando mais fácil rebaixá-las.

      Já a alavanca seletora, não vejo maiores problemas para encaixá-la apropriadamente, mas somente saberemos melhor de suas dificuldades quando chegarmos nessa parte.

      Abs.

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Ah sim, ia me esquecendo, pretendo utilizar o sistema seletor do próprio câmbio AP, apenas o invertendo e obviamente aumentando o comprimento da haste que se conecta a caixa de marchas, vejam na imagem:


        Não creio que será muito difícil não, a pior parte do projeto, a meu ver é essa que estamos enfrentando no momento.

        Abs... E vamo que vamo.
        Arquivos Anexos

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Ricardo,
          Concordo com vc, a gente as vezes se empolga demais....hehehehe

          Mas suas considerações sobre a lubriicação são extrema importnacia. Reparei que, no olhometro, o nivel de óleo sugerido por você bate mais ou menos no centro do eixo primário. Acho que seria uma boa escolha e não haevria grandes presões hidrostática sno retentor. Acho que ele ageunta, mas só em campo mesmo pra saber se realmente aguenta.

          Flatsuda,
          Boas orbservações... Quanto ao acionamento, acho que, não será grande problema. Tem cambios de AP que usam sistema por cabos paraacioná-los, esses seriam os mais fáceis de contornar ess eprogmela.
          Quanto a altura da caixa ou do motor, deve ser observado ambém..mas acredito que só na prática ara se ter certezadisso. Qualqer cosia, pode -se manter o cambio um pouco mais alto do que o de fusca..Acho qu assm poderemos te ruma altura boa do motor em relaao ao solo...mas só testando memso....

          enfim...Vamo que vamo!

          PS: Quanto ao cambiodemotor transversal, sóv endo uma fotoe squemática mesmo. infelizmente não tenho nenhum aqui para estudar....Mas vamos deixar esse assunto de lado....é coisa par aoutro tópico....vamos até o final com esse Dark Side dDuplo-Carpado primeiro!
          Tudo perfeito, ótimas observações, até tenho os esquemas explodidos da caixa de marchas transversal, mas acho melhor não entrarmos nessa seara por enquanto para não desviarmos muito o foco, Além do mais, não temos nenhuma caixa dessa a nossa disposição... ainda, hehehe...

          Abs.

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por celojr
            Tudo perfeito, ótimas observações, até tenho os esquemas explodidos da caixa de marchas transversal, mas acho melhor não entrarmos nessa seara por enquanto para não desviarmos muito o foco, Além do mais, não temos nenhuma caixa dessa a nossa disposição... ainda, hehehe...

            Abs.
            O único problema que eu vejo em adaptarmos uma caixa transversal no fusca é o fato dela ser... transversal. Explico: a adaptação de uma caixa "de lado" iria exigir a confecção de um subchassi, pois os seus pontos de fixação são de longe parecidos com os do câmbio longitudinal. Além disto, como o motor boxer é mais largo, alguma coisa me diz que pelo menos um dos cabeçotes iria encostar na homocinética ou atrapalhar o curso dos semi-eixos. Eu acho válido a instalação dete tipo de caixa somente se a intenção for também a alteração do motor original (boxer).

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por MARCOS DURÃES
              O único problema que eu vejo em adaptarmos uma caixa transversal no fusca é o fato dela ser... transversal. Explico: a adaptação de uma caixa "de lado" iria exigir a confecção de um subchassi, pois os seus pontos de fixação são de longe parecidos com os do câmbio longitudinal. Além disto, como o motor boxer é mais largo, alguma coisa me diz que pelo menos um dos cabeçotes iria encostar na homocinética ou atrapalhar o curso dos semi-eixos. Eu acho válido a instalação dete tipo de caixa somente se a intenção for também a alteração do motor original (boxer).
              Durães, se fossemos utlizar uma caixa de marchas de motor transversal, a colocaríamos na frente do motor boxer, mas vc tem razão, não sei se funcionaria muito bem, de qualquer forma, não temos essa caixa a disposição, então ficar teorizando a respeito disso é infrutífero.

              Abs.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Postado originalmente por celojr
                Durães, se fossemos utlizar uma caixa de marchas de motor transversal, a colocaríamos na frente do motor boxer, mas vc tem razão, não sei se funcionaria muito bem, de qualquer forma, não temos essa caixa a disposição, então ficar teorizando a respeito disso é infrutífero.

                Abs.
                Acho complciado suar caixa transversal...Mais fácil colocar o motor no meio do carro e cambio AP virado pra frente(igual no Gol)..Teríamos um Fusca com um quê de Porsche Cayman... Quem sabe, usando motor plano(variant), não conseguimos alojar ele no lugar onde fica o cambio normalmente....Fazemos um sub-chassis do tipo aparafusado...Preisou baixar o motor? Desaparfusa o sub-chassis, e teremos o motor/cambio e suspensãot razeira já no chão!!!!
                Dá até pra bolar um porta-mala de pequeno porte onde ficaria o motor!!! hehehehe MAs aí, é muita viagem, muitas adaptações....

                Voltando ao projeto original,d e adaptar cambio longitudinal do Gol, o que temos de novidades?

                Abraço!
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Acho complciado suar caixa transversal...Mais fácil colocar o motor no meio do carro e cambio AP virado pra frente(igual no Gol)..Teríamos um Fusca com um quê de Porsche Cayman... Quem sabe, usando motor plano(variant), não conseguimos alojar ele no lugar onde fica o cambio normalmente....Fazemos um sub-chassis do tipo aparafusado...Preisou baixar o motor? Desaparfusa o sub-chassis, e teremos o motor/cambio e suspensãot razeira já no chão!!!!
                  Dá até pra bolar um porta-mala de pequeno porte onde ficaria o motor!!! hehehehe MAs aí, é muita viagem, muitas adaptações....

                  Voltando ao projeto original,d e adaptar cambio longitudinal do Gol, o que temos de novidades?

                  Abraço!
                  Fala Rafael,

                  Não tenho muitas novidades não, por enquanto.

                  Apenas que ainda estamos remontando o câmbio AP para enxertá-lo no motor boxer, hj nã tive tempo de ir a oficina, daí que não sei como estão as coisas por lá, não postarei imagens da remontagem porque será chover no molhado, já que todas elas já estão postadas no tópico, só que em ordem inversa.

                  Ainda não deu, mas espero essa semana já estar conversando com o torneiro para manufaturar o câmbio.

                  Estou achando que depois de tantos debates a respeito do assunto, estamos chegando bem perto do objetivo, vamos ver...

                  Gde abraço.

                  P.S.: A idéia do subchassi é boa, não exatamente para colocá-lo no meio do carro, mas no fundo mesmo, já que teremos que realizar modificações para sustentar o novo câmbio, vai ficar muito interessante, alguns parafusos e lá foi o conjunto câmbio/motor para o chão, ficaria até melhor para se trabalhar com as manutenções e tal.

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Senhores,

                    Estive agora pela manhã na oficina e os trabalhos de montagem da caixa AP estão bem adiantados, toda a parte do diferencial já está em seu devido lugar, os conjuntos de 1ª a 4ª mais a ré, também, falta montar os conjuntos da 5ª e os garfos da 3ª/4ª e 5ª/ré.

                    Mas não foi exatamente para isso que estou escrevendo esse post, a questão é a seguinte, dei uma olhada rápida no conjunto do diferencial montado e fiquei um pouco preocupado com uma coisa, na posição original do câmbio, a caixa satélite e as planetárias trabalham submersas no óleo até algo mais do que a metade de seu diâmetro, se seguirmos com o plano de baixar o nível do óleo dentro do câmbio, acho que faltará lubrificação para elas, pois a coroa também pescará muito pouco óleo nessa situação como a da imagem abaixo:


                    A coroa praticamente tangenciará o nível do óleo e não sei se será suficiente para uma lubrificação efetiva das planetárias, pois o eixo piloto não possui engrenagens nesse local, não interferindo em nada nessa circulação do óleo.

                    Dentro do compartimento das engrenagens de marchas não haverá maiores problema pois as próprias engrenagens da árvore primária cumprirão este papel de circulação do óleo, minha preocupação resume-se, no momento as planetárias.

                    Sinceramente estou achando melhor manter o nível original do óleo, realizando apenas o duplo carpado para fazê-lo agir de cabeça para baixo, mantendo essa circunstâcia:


                    Dessa forma, manteremos as planetárias bem próximas do trabalho original, o eixo piloto no diferencial é uma barra lisa, não promoverá nenhum tipo de resistência ao movimento, dentro do compartimento de marchas, ocorrerá uma modificação de quais engrenagens do conjunto trabalharão submersas, que nessa nova situação serão as do eixo primário mais uma peuqna parte do secundário, que sim, podem gerar alguma resistência, mas não acredito que seja tanta assim, pois todas as engrenagens são mais ou menos proporcionais, por fim a situação dos garfos não se altera, eles apenas mudãrão de lado, o mesmo ocorrendo com a ré. E claro, rezar para o retentor aguentar o tranco... pois este é o calcanhar de Aquiles do duplo carpado... caso ele não aguente teremos que pensar em algo para solucionar o problema.

                    Dessa forma, acredito que nos aproximaremos ao máximo da configuração de trabalho com o eixo em sua posição original, objetivo maior dessa empreitada.

                    Então, aguardo opiniões.

                    Abs.
                    Celojr
                    Last edited by celojr; 25-11-2008, 04:36 PM.

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Postado originalmente por celojr
                      Senhores,

                      Sinceramente estou achando melhor manter o nível original do óleo, realizando apenas o duplo carpado para fazê-lo agir de cabeça para baixo, mantendo essa circunstâcia:



                      Dessa forma, manteremos as planetárias bem próximas do trabalho original, o eixo piloto no diferencial é uma barra lisa, não promoverá nenhum tipo de resistência ao movimento, dentro do compartimento de marchas, ocorrerá uma modificação de quais engrenagens do conjunto trabalharão submersas, que nessa nova situação serão as do eixo primário mais uma peuqna parte do secundário, que sim, podem gerar alguma resistência, mas não acredito que seja tanta assim, pois todas as engrenagens são mais ou menos proporcionais, por fim a situação dos garfos não se altera, eles apenas mudãrão de lado, o mesmo ocorrendo com a ré. E claro, rezar para o retentor aguentar o tranco... pois este é o calcanhar de Aquiles do duplo carpado... caso ele não aguente teremos que pensar em algo para solucionar o problema.

                      Dessa forma, acredito que nos aproximaremos ao máximo da configuração de trabalho com o eixo em sua posição original, objetivo maior dessa empreitada.

                      Então, aguardo opiniões.

                      Abs.
                      Celojr
                      O que vocês acham de isolarmos a lubrificação do diferencial com a das engrenagens? Desta forma poderíamos determinar corretamente o nível de óleo que cada um precisa, tornando-os iguais ao original. É claro que teríamos que colocar dois furos de abastecimento, dois drenos de óleo, dois suspiros... mas como a troca de óleo da caixa de marcha é uma vez na vida e outra na morte, bastaria ter um pouco mais de cuidado ao realizar este serviço.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por MARCOS DURÃES
                        O que vocês acham de isolarmos a lubrificação do diferencial com a das engrenagens? Desta forma poderíamos determinar corretamente o nível de óleo que cada um precisa, tornando-os iguais ao original. É claro que teríamos que colocar dois furos de abastecimento, dois drenos de óleo, dois suspiros... mas como a troca de óleo da caixa de marcha é uma vez na vida e outra na morte, bastaria ter um pouco mais de cuidado ao realizar este serviço.
                        Durães, na verdade a comunicação entre a engrenagem e o diferencial já é bem pequena, é feita por pequenas gretas nos rolamentos do pinhão e do eixo piloto,verifiquei isso hj pois me chamou a atenção não existir nenhuma furação acessória comunicando os dois compartimentos, sua idéia é boa mas teriamos que modificar os rolamentos originais das duas árvores.

                        A grande dúvida que tenho é se o retentor do eixo primário aguentará a pressão estando submerso, pois da observação direta da peça em vários ângulos, essa é a grande modificação em relação a posição original, em se mantendo o nível gerado pelo orifício de alimentação no local original.

                        Claro que modificariam também as engrenagens trabalhando submersas no óleo, mas, quanto a isso, existe similaridade com o trabalho original das engrenagens, portanto, não chega a ser uma situação crítica que gere maiores preocupações (opinião leiga minha).

                        Nas imagens aqui postadas e editadas não dá para perceber isso bem, porque a caixa está inclinada no chão, mas na verdade, o nível que se formará com a caixa invertida é praticamente o mesmo que se forma na posição original, muda algo em torno de 10 mm, e, acho que é importante manter o funcionamento da caixa satélite o mais proximo de seu funcionamento original (algo em torno de metade de seu diâmetro submerso no óleo).

                        Não chequei isso, mas existiria a possibilidade de reforçarmos o retentor do eixo piloto? ou manufaturar um mais resistente? Acho que a solução passa por aí.

                        Abs.

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por celojr
                          Durães, na verdade a comunicação entre a engrenagem e o diferencial já é bem pequena, é feita por pequenas gretas nos rolamentos do pinhão e do eixo piloto,verifiquei isso hj pois me chamou a atenção não existir nenhuma furação acessória comunicando os dois compartimentos, sua idéia é boa mas teriamos que modificar os rolamentos originais das duas árvores.

                          A grande dúvida que tenho é se o retentor do eixo primário aguentará a pressão estando submerso, pois da observação direta da peça em vários ângulos, essa é a grande modificação em relação a posição original, em se mantendo o nível gerado pelo orifício de alimentação no local original.

                          Claro que modificariam também as engrenagens trabalhando submersas no óleo, mas, quanto a isso, existe similaridade com o trabalho original das engrenagens, portanto, não chega a ser uma situação crítica que gere maiores preocupações (opinião leiga minha).

                          Nas imagens aqui postadas e editadas não dá para perceber isso bem, porque a caixa está inclinada no chão, mas na verdade, o nível que se formará com a caixa invertida é praticamente o mesmo que se forma na posição original, muda algo em torno de 10 mm, e, acho que é importante manter o funcionamento da caixa satélite o mais proximo de seu funcionamento original (algo em torno de metade de seu diâmetro submerso no óleo).

                          Não chequei isso, mas existiria a possibilidade de reforçarmos o retentor do eixo piloto? ou manufaturar um mais resistente? Acho que a solução passa por aí.

                          Abs.
                          Celojr,
                          Consiga imagens ou se possível, fotos desse retentor pra nós aqui do fórum bolarmos algo, ok?

                          As observações quanto o nível do óleo, eu concordo com elas, é importante manter o mais próximo do original.

                          Abraço!
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Celojr,
                            Consiga imagens ou se possível, fotos desse retentor pra nós aqui do fórum bolarmos algo, ok?

                            As observações quanto o nível do óleo, eu concordo com elas, é importante manter o mais próximo do original.

                            Abraço!
                            Ok, vou ver se tiro as fotos do retentor amanhã.

                            Abs.

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Para ir adiantando o expediente, imagem com detalhe do retentor, é a peça marcada de amarelo (Nº3), dá para notar também as gretas do rolamento do eixo piloto que citei anteriormente, (peça Nº4).

                              Sabem que olhando agora com calma no esquema, o retentor até que me parece robusto...

                              Abs.

                              Arquivos Anexos
                              Last edited by celojr; 25-11-2008, 09:55 PM.

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Realmente, tá parecendo parudo mesmo esse retentor...
                                Mas vamos esperar fotos, para termos mais certeza, antes de aportar nossas fichas nele.....

                                Abraço!
                                Aos que não atualizaram ...

                                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

                                284º

                                Comment

                                Working...
                                X