Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: cambio 5 marchas

    Rafael,

    Nem eu, nem meu mecânico, a quem promoví a preparador senior de motores air cooled (pela experiência com motores turbo na Fiat), tivemos tempo nesses dias para desmontar a caixa de marchas do motor AP e tirar medidas mais precisas.

    Porém, nem tudo está perdido, consegui tb uma caixa de marchas de motor CHT para testes, só que meu mecânico disse que ela não é muito forte pq usa tulipas ao invés de juntas deslizantes para encaixar os semieixos na caixa satélite e elas se quebram com facilidade; de qualquer forma, vai ficar em prontidão para avaliar uso de alguma peça.

    Em relação a caixa AP, seu diâmetro, pelo menos a olho nu, parece maior que o da caixa do boxer, daí acho que aquela minha idéia de unir a caixa de engrenagens do AP no Boxer vai envolver um trabalho muito grande de usinagem e sem garantia nenhuma de robustes ou encaixes perfeitos. Além do que, não tenho ferramentas de precisão apropriadas para isso, e na melhor das hipóteses sairia um baita dum armengo. Por enquanto vou arquivar essa idéia.

    Algumas medidas que consegui verificar:

    Caixa AP:
    relação coroa/pinhão: 9/37
    diâmetro vertical caixa seca: 35 cm
    diâmetro horizontal: 34 cm

    Caixa fusca:
    relação coroa/pinhão: 8/33
    diâmetro vertical caixa seca: 33 cm
    diâmetro horizontal: 30 cm

    Caixa CHT:
    relação coroa/pinhão: ainda sem medição
    diâmetro vertical caixa seca: 36 cm
    diâmetro horizontal: 33 cm

    Não preciso nem dizer que a furação das três é completamente diferente, mas nada que um flange não resolva.

    Conversei com meu mecânico a respeito da Gene Berg, inclusive mostrei umas fotos postadas pelo Sedan74turbo que imprimi de outro tópico aqui do F4E, ele gostou da idéia, levou as fotos para casa para analisar com mais calma, mas está mais confiante em realizar o alívio da coroa antes da Gene Berg Dark 5.

    Consegui também os semi-eixos e as juntas deslizantes da caixa AP, ficaram faltando as juntas homocinéticas , os cubos das rodas e o conjunto de freios a disco, mas acho que não terei problemas para conseguí-los também.

    Lamento muito informar que não existe compatibilidade nenhuma entre os eixos das rodas do fusca e a caixa AP, os sistemas são completamente diferentes, meu mecânico, mesmo engajado completamente neste projeto taxou de loucura essa idéia, a adaptação requer quase que manufaturar uma transmissão nova. Daí, por enquanto, também vou arquivar essa idéia para referência futura e centrar meus esforços em hipotéses mais facilmente executáveis.

    No inicio dessa semana que entra, provavelmente estaremos desmontando a caixa AP para novas medidas e avaliações. Peço a todos que me perdoem se o projeto esta caminhando lentamente, mas é que ele está sendo realizado nas horas de folga tanto do mecânico quanto minhas e também porque precisamos estar muito seguros do que faremos para não por tudo a perder, afinal não é todo dia que nasce um genuíno Dark Five Speed Gear By F4E (por mim o nome Dark 5 já está sacramentado), inclusive com duas versões disponíveis: Traditional (Gene Berg) & Super Insane (Caixa AP).

    Avaliei outras possibilidades também, a coroa do fusca me pareceu mais fina que a do AP, mas ainda não medí seu diâmetro, daí, penso que talvez consiga uma relação coroa/pinhão híbrida 9/33 mais facil de encaixar na transmissão AP. Agora somente com testes de campo para avaliar a robustes desse conjunto.

    E vamo nois....

    Gde Abraço.

    Comment


    • #32
      Re: cambio 5 marchas

      Celojr,

      Bacana suas novidades! Se der certo de colocar a coroa do Fusca no diferencial AP, e inverter o diferencial....vixi...Tá feito o projeto! hehehe

      Mas vamos ver o que vira....

      Sei como é isso de manter um projeto na horas vagas...é complicado mesmo. mas você está indo muito bem, sempre pensando na segurança do projeto!

      Se der certo, meu Fusca também terá uma transmissão Dark 5!

      Abraço!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #33
        Re: cambio 5 marchas

        Não li o tópico inteiro, mas a caixa de 5m vendida no M.L. por antes quase 2.000,00 estava por 1.300,00 ou pouco mais, para compensar todo esse trampo e ficar na adpatação ainda e esse preço ainda pode ser parcelado, me parece.
        Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
        Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
        Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
        Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
        Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
        volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

        VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
        Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

        Comment


        • #34
          Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por maurilio
          Não li o tópico inteiro, mas a caixa de 5m vendida no M.L. por antes quase 2.000,00 estava por 1.300,00 ou pouco mais, para compensar todo esse trampo e ficar na adpatação ainda e esse preço ainda pode ser parcelado, me parece.
          Pô, maurilio, mas o gostoso disso tudo tá sendo esse trampo todo, senão não tem graça..., já imaginou se der certo o tamanho da nossa satisfação? o cambio já foi batizado e tudo

          Se num der certo, paciencia uai, a gente segue em frente pensando em uma outra solução...

          Gde Abs.
          Celojr

          Comment


          • #35
            Re: cambio 5 marchas

            E pensar que esse tópico iniciou justamente com essa caixa vendida no ML

            Comment


            • #36
              Re: cambio 5 marchas

              Excelências,

              Não manjo de cambios nem tenho vivencia em desmontagem e montagem deles, mas acho que a solução ideal, se existir, consistirá em alguns componentes das marchas de outro veículo em carcaça de cambio e mecanismo diferencial de VW-AR. Talvez montar engrenagens do VW-AR em eixos de "AP".

              A 5ª marcha provavelmente ficaria alí pela carcaça da alavanca seletora de garfos (peças nº 32 e 20 da fig da msg nº25). Essas peças provavelmente viriam da carcaça de outro cambio (AP?).

              Não gosto da idéia de "esmerilhar" engrenagens (coroa) ou carcaças. Soldar carcaças, só se tivermos eletrôdo apropriado (mesma liga da carcaça) senão a solda será rejeitada.

              Pinhão e coroa são peças casadas durante a fabricação, são vendidas sempre em conjunto, não se pode usar um pinhão e uma coroa distintos, ainda mais de veículos diferentes (AP-AR).

              Comment


              • #37
                Re: cambio 5 marchas

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Então, tava pensando, a caixa de gol é feita de duas partes: a caixa de engrenagens e a "capa seca" (onde se não me engano via o diferencial), e as duas partes são aparafusadas. A do Fusca, não é. Então, você está pensando em cortar fora do cambio do fusca a parte do diferencial, e aparafusá-lo na ciaxa de engrenagens do cambio AP?
                .
                Obs: Desculpe Rafael, mas voce se empolgou. "Capa ou Caixa Seca" é o compartimento da carcaça do câmbio onde se aloja o mecanismo da embreagem. O diferencial não pode trabalhar a seco.

                Comment


                • #38
                  Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por maurilio
                  .........., mas a caixa de 5m vendida no M.L. por antes quase 2.000,00 estava por 1.300,00 ou pouco mais,..........ainda pode ser parcelado, me parece.
                  Grande Maurilio,

                  Onde voce viu por 1.300,00? Poste o link aí para nós. "Sacumé", pobre quando vê muita esmola desconfia.

                  Observe minha msg nº9 http://forum.fusca4ever.com.br/showp...86&postcount=9 , Ou o "cara do ML" (que sumira da comunidade) realmente faz um bom produto e os "compradores" existiram e estão satisfeitos ou é um 71 com boa saliva e "compradores" fantasmas, esperando um trouxa para "morrer" em 2.000,00 Reais.

                  Comment


                  • #39
                    Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por ricardo groetaers
                    Obs: Desculpe Rafael, mas voce se empolgou. "Capa ou Caixa Seca" é o compartimento da carcaça do câmbio onde se aloja o mecanismo da embreagem. O diferencial não pode trabalhar a seco.
                    Ricardo,
                    Obrigado pela correção.
                    Acho que fiz confusão pois pelas fotos que o Celojr mandou, deu pra identificar a caixa sendor formada de duas partes, unidas por parafuso. basta ver a primeira foto que ele mandou. E assim, fiz essa confusão.

                    Abraço.
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • #40
                      Re: cambio 5 marchas

                      Senhores,

                      Ainda não tive tempo de andar com esse projeto, essa semana entrou rasgando no trecho, mas assim que possível vou a oficina para verificar todas essas informações novas.

                      Postado originalmente por ricardo groetaers
                      Excelências,

                      Não manjo de cambios nem tenho vivencia em desmontagem e montagem deles, mas acho que a solução ideal, se existir, consistirá em alguns componentes das marchas de outro veículo em carcaça de cambio e mecanismo diferencial de VW-AR. Talvez montar engrenagens do VW-AR em eixos de "AP"...

                      Não gosto da idéia de "esmerilhar" engrenagens (coroa) ou carcaças. Soldar carcaças, só se tivermos eletrôdo apropriado (mesma liga da carcaça) senão a solda será rejeitada.

                      Pinhão e coroa são peças casadas durante a fabricação, são vendidas sempre em conjunto, não se pode usar um pinhão e uma coroa distintos, ainda mais de veículos diferentes (AP-AR).
                      Então Groetaers, tb não sou nenhum expert em cambios, já me passou pela cabeça colocar as engrenagens do gol no fusca, mas de qualquer forma, o eixo do pinhão do fusca teria que ser alongado por solda, senão, não cabe a quinta, não tinha pensado em utilizar as engrenagens do fusca na carcaça do gol, mas eu acho que não dá não porque os encaixes dos eixos não casam, de qualquer forma vou levantar a questão com meu mecânico e ver o que ele acha,depois posto aqui a opinião dele.

                      Esmerilhar a coroa foi uma das idéias que me passaram pela cabeça, não se esqueça que estamos falando de um cambio condenado ao ferro-velho, apto a se fazer todo tipo de experiência que nossas mentes imaginarem, por isso fico confortável com essa idéia. Nao tinha pensado em soldar as carcaças, e sim juntá-las com flange, mas é totalmente impossivel, foi algo que me veio a cabeça durante um brain storm, que aqui na minha terra chama "toró de palpites", e já está devidamente arquivada, diria eu, talvez até, abandonada.

                      Pois bem também sei que coroa/pinhão são produzidas casadas, mas a justificativa para meus experimentos é a mesma que a anterior, essa caixa está condenada ao cemitério de máquinas e só servirá para reciclagem, e repare que até sublinhei a palavra talvez. Por enquanto, são apenas idéias que virarão experimentos e daí teremos algo concreto.

                      Postado originalmente por ricardo groetaers
                      Grande Maurilio,

                      Onde voce viu por 1.300,00? Poste o link aí para nós. "Sacumé", pobre quando vê muita esmola desconfia.

                      Observe minha msg nº9 http://forum.fusca4ever.com.br/showp...86&postcount=9 , Ou o "cara do ML" (que sumira da comunidade) realmente faz um bom produto e os "compradores" existiram e estão satisfeitos ou é um 71 com boa saliva e "compradores" fantasmas, esperando um trouxa para "morrer" em 2.000,00 Reais.
                      Então, Ricardo, segue o link do cambio do mercado livre, me parece que é um gene berg disfarçado... http://produto.mercadolivre.com.br/M...omb-sp2-mp-_JM

                      Veja o detalhe, existe uma extensão no cambio na parte da frente, não ei se tem alguma casca de banana embutida por aí, pois todos que avaliaram o vendedor positivamente, ainda não receberam o câmbio... mas, enfim...



                      Só para finalizar minha pequena bíblia, aprecio muito a opinião de todos, pois acho que é esse o caminho para chegarmos a uma solução, seja ela positiva...ou não ().

                      Grande abraço.

                      P.S.: desculpem-me pelo tamanho da mensagem...
                      Last edited by celojr; 08-10-2008, 11:54 PM.

                      Comment


                      • #41
                        Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por Rafael_MO
                        Ricardo,
                        Obrigado pela correção.
                        Acho que fiz confusão pois pelas fotos que o Celojr mandou, deu pra identificar a caixa sendor formada de duas partes, unidas por parafuso. basta ver a primeira foto que ele mandou. E assim, fiz essa confusão.

                        Abraço.
                        Rafael, realmente são duas peças unidas por parafusos, vou verificar o que está unido a que e posto aqui para tirarmos nossas conclusões...

                        Abs.

                        Comment


                        • #42
                          Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por celojr
                          Então, Ricardo, segue o link do cambio do mercado livre, me parece que é um gene berg disfarçado... http://produto.mercadolivre.com.br/M...omb-sp2-mp-_JM

                          Veja o detalhe, existe uma extensão no cambio na parte da frente, não ei se tem alguma casca de banana embutida por aí, pois todos que avaliaram o vendedor positivamente, ainda não receberam o câmbio... mas, enfim......
                          Obrigado pelo link, parece que o Vendedor e o produto voltaram ao ML. Quanto ao preço, nenhuma alteração, é só somar:

                          - cambio a base de troca = 1400,00
                          - sem troca ................. = 250,00
                          - coroa e pinhão 8x31 .... = 350,00
                          ______________________ _______
                          Total -------------------> 2.000,00


                          Não manjo de cambios, mas observando a fig. parece que da ponta para trás é tudo VW-AR, inclusive o orificio do motor de arranque e as relações de marcha. Na frente, onde está a alavanca seletora de garfos, talvez fique o sistema da 5ª marcha. Observe que é ali que vai o lacre, que se violado, anula a garantia.



                          Não sei ainda, mas acho que vou pagar para ver. Como disse em minha msg n° 9, se em 1 ano o cambio não der problema, não será depois que vai dar.

                          O meu brinquedo (triciclo), com motor AP e coroa-pinhão 8x31, que atualmente faz uma média de 10 a 12 Km/l, poderia, em tese, melhorar essa marca.

                          No entanto, pobre quando ve muita esmola desconfia. Essa transação pode virar uma novela macabra e sem fim.
                          Last edited by ricardo groetaers; 01-10-2008, 01:35 AM.

                          Comment


                          • #43
                            Re: cambio 5 marchas

                            Ele pede 60 dias para a entrega, para a coroa e o pinhão serem os originais do fusca, o pinhão tem que ter seu eixo alongado por solda. São dois fatores importantes a serem considerados.
                            Abs

                            Comment


                            • #44
                              Re: cambio 5 marchas

                              Postado originalmente por celojr
                              Ele pede 60 dias para a entrega, para a coroa e o pinhão serem os originais do fusca, o pinhão tem que ter seu eixo alongado por solda. São dois fatores importantes a serem considerados.
                              Abs
                              Concordo...
                              A menos que o cra tenha feito um par de coroa e pinhão(este já mais londo), o que eu acho muiuto difícil de ser verdade. Deve ter sido na Solda.

                              No projeto do Gurgel 4x4 do Marcelo, ele soldou um alongamento no pinhão, para ter uma "tomada de força" para o eixo dianteiro. É um sistema baseado na Kombi 4x4 (adaptada) que tem aqui no Brasil. Ele usou um tipo de solda que também é usado em reparo de eixos de tratores(eixos que transmitem movimento para implementos, se não me engano) que é muito resistente. O ideal seria um teste com esse tipo de solda....Mas é complicado....

                              Acho que seria interessante a Solda, só como ultimo recurso mesmo!
                              Infelizmente, fabricar um jogo de coroa e pinhão(este já alongado) não seria muito fácil...

                              Abraço pessoal.
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • #45
                                Re: cambio 5 marchas

                                Senhores,

                                Dei um pulo rápido na oficina para uma sessão de fotos, o cambio do Gol já estava indo para a mesa de desmontagem.

                                Seguem algumas fotos, o cambio é formado por tres partes, detalhes de cada uma após desmontagem.

                                A parte da frente vem a pinça seletora dos garfos das marchas e as engrenagens da 5ª, a parte do meio aloja as outras engrenagens de marchas, e na parte mais proxima do motor está o diferencial., coroa, pinhão, caixa satélite e planetárias.

                                Meu mecânico tb não acha que seja a melhor alternativa usar relação coroa/pinhão descasadas, mas somente teremos uma opinião mais sólida após tentarmos o encaixe. Ele também acha que não enfraqueceria a coroa a diminuição de sua espessura. só que por enquanto estamos apenas na teoria, quando chegar a prática aí saberemos.

                                Depois mando as medidas das peças dsmontadas... As imagens já são do cambio do gol.

                                Abs.
                                Arquivos Anexos

                                Comment

                                Working...
                                X