Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

    Bom, procurei aqui no fórum e não achei nada sobre esta caixa, gostaria de tornar esse tópico uma fonte de informação e desmistificação sobre este câmbio.



    Sempre vejo chamarem esta caixa de "câmbio da Kombi mexicana", dizendo que é montada numa Kombi feita aqui e exportada p/ o México, pra mim isso é lenda, já que o nome dessa caixa por lá é "091" e foi feita lá por muitos anos, portanto sem sentido a informação de que é exportada pra lá.

    O que eu sei sobre ela: é considerada a caixa de série (caixa tipo câmbio e diferencial no mesmo corpo) mais robusta e resistente feita pela VW, tão forte que aguenta motores V6 sem problemas.
    Só vejo fotos dela por aqui novas, na caixa inclusive, sei de uma gaiola no sul com uma; ano passado perdi uma também no sul por R$ 1500,00 e sei de uma aqui perto, em Ribeirão Preto, parece que montada numa gaiola também.

    Essa da gaiola no sul o sujeito disse ter comprado da Crestana, mas já liguei lá e disseram que não tem mais e que é rara de achar.

    Como eu já disse por aqui, um conhecido que tenho, dono de concessionária VW me garantiu que ela seria usada nas Kombis novas provavelmente a partir desse ano.

    Sabe-se que ela tem relação curta, e é 4 marchas (existem 5 marchas também). Poderia a VW estar planejando o uso desta caixa 5 marchas também!? Será que mudariam alguma coisa na jurássica Kombi!? Seria uma solução também para quem quer 5 marchas no Fusca! Afinal o câmbio usado na KOmbi nova 1.4 ainda é o mesmo usado há quase 30 anos, tá na hora de mudar.

    Eu to meio cansado desse mistério sobre esta caixa e resolvi postar aqui pra acabar com isso, alguém do fórum que souber mais alguma coisa sobre ela, é bemvindo pra contribuir! No mercado livre tem uma por R$ 2500,00 sinceramente muito cara, já que mais de uma vez vi (azaradamente, sempre vi depois de vender...) por 1200 a 1500 reais, pois apesar de ser nova, o pessoal ainda tem medo de usar, eu não to nem aí, to atrás de uma dessas e se achar compro mesmo!
    Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 06-07-2009, 08:22 AM.

  • #2
    Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

    Mais alguns detalhes: na Europa ela foi usada nas peruas Synchro VW, um tipo de evolução da Kombi, nunca fabricada por aqui, se não me engano a maioria era 4x4, inclusive esse câmbio pode ser convertido pra esse uso com um pto que é montada nele, mais uma razão pelo meu interesse nele!

    Mais fotos:





    Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 06-07-2009, 08:33 AM.

    Comment


    • #3
      Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

      Caixa com saída para 4x4 e diferencial dianteiro, apesar de pequenas diferenças, é praticamente a mesma caixa, as Synchro eram com motores traseiros refrigerados a água, não sei se existiram a ar:







      Mais: também tem versões com bloqueio de diferencial!

      Comment


      • #4
        Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

        Marcelo,

        Ótimo tópico!
        Realmente, falta essas caixas aqui no Brasil!
        Espero que os rumores da produção desse cambio para nossas Kombis sejam verdadeiras!

        Você sabe qual é a diferença nas caixas "normais" 091 e s 5 marcchas ou as 4x4? Digo, os eixos do cambio são os mesmos, apenas com um "apendice" acoplado na parte traseira? Se for, maravilha!

        Abraço!
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #5
          Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Marcelo,

          Ótimo tópico!
          Realmente, falta essas caixas aqui no Brasil!
          Espero que os rumores da produção desse cambio para nossas Kombis sejam verdadeiras!

          Você sabe qual é a diferença nas caixas "normais" 091 e s 5 marcchas ou as 4x4? Digo, os eixos do cambio são os mesmos, apenas com um "apendice" acoplado na parte traseira? Se for, maravilha!

          Abraço!
          Vi uma caixa dessa em um Fusca AP q um amigo tá mon_
          tando,por ser diferente perguntei d q carro era,ele disse
          ser da Kombi flex,meu irmão tem uma Kombi flex vou ver
          na dele e depois confirmo se está sendo utilizada na Kom_
          bosa.

          Abraço à todos

          Comment


          • #6
            Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

            Fabrício, "interrogue" seu amigo pra sabermos onde ele conseguiu!!!

            Comment


            • #7
              Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

              Bom, mas até agora elas só exisetm dcom cambio de 4 marchas, alguém já viu alguma com 5 marchas?

              Abs.

              Comment


              • #8
                Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

                o problema é q essa caixa tem encaixe para motor ap e nao para o a ar.......

                Comment


                • #9
                  Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

                  Esse cambio foi usado nos ultimos modelos das kombis alemãs.

                  Tem um conhecido meu que "achou" uma dessas la em curitiba.
                  E o que me deu ate raiva foi que ele pagou R$ 300,00....hehehe


                  []s
                  Dum
                  Fusca 65
                  Fusca 80

                  Comment


                  • #10
                    Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

                    Não me fala uma coisa dessas... 300 conto... putz!
                    Pelo que soube teve um carregamento de 15 caixas dessas que foi apreendido pela receita federal e foi leiloado.
                    Eu perdi uma a 1500 reais ano passado... e já tava achando barato!
                    Mas continuo na busca!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

                      Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
                      Não me fala uma coisa dessas... 300 conto... putz!
                      Pelo que soube teve um carregamento de 15 caixas dessas que foi apreendido pela receita federal e foi leiloado.
                      Eu perdi uma a 1500 reais ano passado... e já tava achando barato!
                      Mas continuo na busca!
                      será que vale mais a mais pena uma dessas ou comprar tudo forjado tipo Sapinho ?

                      pensando em resistência, para um 2100 turbo
                      Felipe Mori
                      Osasco - SP
                      --------------------------------------------------------

                      Comment


                      • #12
                        Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

                        Postado originalmente por felipedmori
                        será que vale mais a mais pena uma dessas ou comprar tudo forjado tipo Sapinho ?

                        pensando em resistência, para um 2100 turbo
                        Creio que sim!
                        2100 aspro

                        Comment


                        • #13
                          Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

                          Postado originalmente por felipedmori
                          será que vale mais a mais pena uma dessas ou comprar tudo forjado tipo Sapinho ?

                          pensando em resistência, para um 2100 turbo
                          Felipe, se achar desse câmbio por aí, me dá um toque que tenho interesse ok, te pago até uma comissão! hehe
                          Bom, não sei se serviria bem a esse propósito, para off-road nos EUA ele é muito usado pois é o câmbio VW de série mais forte que já foi feito... e, para aplicações de corrida (desert racing), tem peças especiais pra eles lá, em material melhor, aços melhores... o que aqui convencionou-se (erroneamente) a chamar de "forjado"!

                          Comment


                          • #14
                            Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

                            Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
                            Felipe, se achar desse câmbio por aí, me dá um toque que tenho interesse ok, te pago até uma comissão! hehe
                            Bom, não sei se serviria bem a esse propósito, para off-road nos EUA ele é muito usado pois é o câmbio VW de série mais forte que já foi feito... e, para aplicações de corrida (desert racing), tem peças especiais pra eles lá, em material melhor, aços melhores... o que aqui convencionou-se (erroneamente) a chamar de "forjado"!
                            O Sr. Paulo da PHF tem dois, mas uma vez perguntei, para postar aqui, acho q vc mesmo estava procurandop e ele pediu R$ 5000,00

                            sem noção.
                            Ele tem uma Kombi mexicana 0km lá que nunca andou, nunca foi emplacada, mas foi importada numa época que ainda não tinha acordo de importação com o méxico que barateou muito os carros fabricados lá.

                            ela tem motor a água e um acabamento muito superior as nossas, segundo ele foi importada pela Vw quando estavam estudando para fazer as nossas com motor a água, e ele acabou comprando depois.

                            então fica meio caro fazer o doc, se não me engano ele queria R$ 12.000,00 na kombi

                            e ele tem motor e cambio reserva guardado.
                            mas dependendo eu posso ficar enxendo o saco dele ou pegar numa hora q ele num dia que bom e conseguir um preço legal hehe
                            Felipe Mori
                            Osasco - SP
                            --------------------------------------------------------

                            Comment


                            • #15
                              Re: Caixa VW 091 ou caixa "mexicana"

                              Postado originalmente por felipedmori
                              O Sr. Paulo da PHF tem dois, mas uma vez perguntei, para postar aqui, acho q vc mesmo estava procurandop e ele pediu R$ 5000,00

                              sem noção.
                              Ele tem uma Kombi mexicana 0km lá que nunca andou, nunca foi emplacada, mas foi importada numa época que ainda não tinha acordo de importação com o méxico que barateou muito os carros fabricados lá.

                              ela tem motor a água e um acabamento muito superior as nossas, segundo ele foi importada pela Vw quando estavam estudando para fazer as nossas com motor a água, e ele acabou comprando depois.

                              então fica meio caro fazer o doc, se não me engano ele queria R$ 12.000,00 na kombi

                              e ele tem motor e cambio reserva guardado.
                              mas dependendo eu posso ficar enxendo o saco dele ou pegar numa hora q ele num dia que bom e conseguir um preço legal hehe
                              Putz... 5000 ... sem noção mesmo!
                              Bom, vai tentando, um dia vai que ele faz um preço bom mesmo, aí eu encaro!
                              É uma pena esse negócio de acabamento da VW, nos fóruns gringos o pessoal mete o pau no acabamento das peças brasileiras, é triste de ler.
                              Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 30-10-2009, 07:54 AM.

                              Comment

                              Working...
                              X