Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Câmbio: Dá para desmontar em casa?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Câmbio: Dá para desmontar em casa?

    Caros amigos foristas. Estou com meu Fusca parado a dois meses e alguns dias por problemas no câmbio. Desde quando comprei ele apresentava dificuldade para engatar a 1ª (na verdade ela escapava quase sempre) e por duas vezes o câmbio ''encavalou'', uma vez em 2ª e uma em 3ª. Na primeira vez um mecânico conseguiu criar espaço afastando o conjunto motor/câmbio para tras e abriu parcialmente a tampa seletora desencavalando o câmbio. Na segunda vez foi retirado o conjunto motor/câmbio para desencavalar e foi feita a troca do garfo que aprasentava desgaste. A 1ª melhorou um pouco mas continuava a escapar, mesmo tendo sido trocado garfo, alavanca e kit da mesma, a bucha que fica logo abaixo da alavanca, a bucha qua liga o trambulador ao garfo e a bucha da caixa. Também os calços de caixa e motor foram trocados na ocasião. Isso foi a quase um ano e como já citei meu carro está parado a dois meses e alguns dias. Encavalou de novo em 2ª marcha.

    Ontem, 29 de Agosto incorporei mecânico que existe em mim e abaixei todo o conjunto sozinho em minha garagem. Confesso que hoje parece que levei uma surra, tô moidinho da silva . Daí eu pergunto a vocês o seguinte: Pretendo trocar o câmbio por outro, cansei de sofrer com o antigo. Mas gostaria de aproveitar os ''braços'', junto com tambores, rolamentos, freios, etc...Mas como nunca havia visto um câmbio desses aberto não tinha muita noção de como seria tal tarefa. Imaginava e já tinha ouvido dizer que era só tirar a tampa e desencaixar o eixo completo. Tentei tirar primeiro a tampa pequena do câmbio sem sucesso. Depois a maior, novo fracasso, o eixo continua fixo. Existe uma maneira correta para isso? Ou não dá? Só abrindo o câmbio no meio para seperar os eixos da caixa ? Ou se eu soltar a porca da ponta do eixo dá pra ir retirando as peças e por fim tirar a tampa menor para soltar a ''capa'' do eixo? Ou eu compro a caixa completa com tudo e reviso rolamentos e freios?

    De qualquer maneira fica a pergunta e acho que serve também para que muitos aqui aprendam um pouco sobre o câmbio de seus carros. Abraços a todos.
    Last edited by junior porto seguro; 30-08-2009, 12:44 PM.

  • #2
    Re: Câmbio: Dá para desmontar em casa?

    tem uma trava que é preciso ser retirada para que as pontas possam sair, vou postar umas fotos.

    Comment


    • #3
      Re: Câmbio: Dá para desmontar em casa?

      Junior Blz, da sim para manter os braço, o meu cambio é de brasilia 1.600 com panelas 4 furos e os exios são os originais do 1.200 com panelas 5 furos, no meu caso foi preciso manter os exios e as cornetas(capa do eixo) para manter o aspecto original e não perder o conjunto.
      Digão Osasco S.P

      Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

      Comment


      • #4
        Re: Câmbio: Dá para desmontar em casa?

        segue as fotos de como tirar os semi eixos
        Arquivos Anexos

        Comment


        • #5
          Re: Câmbio: Dá para desmontar em casa?

          Opa, valeu amigo. Vou analisar direito na peça e por em prática. Obrigado.

          Comment

          Working...
          X