Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

    Boa tarde aos amigos do forum.
    Como já tenho relatado por aqui, estou com problemas em minha caixa de marchas do meu fusca 69. Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre colocar no fusca uma caixa de marchas do 1500 (relação 8x33) ou do 1600 (relação 8x31). Tenho verificado que as caixas de marchas são todas iguais entre si, somente diferindo com relação à coroa (35, 33 ou 31 dentes - 1300, 1500 ou 1300cc, respectivamente). Alguém já passou por essa experiência e, em caso positivo, quais foram os resultados obtidos? Gostaria muito que os amigos opinassem, pois tenho encontrado em desmanches apenas caixas de motores 1600cc (relação 8x31, a famosa relação dos SP II).
    Grato pela colaboração dos amigos.
    Fiquem com Deus.
    hélio.

  • #2
    Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

    se na sua região tem os 8x31 pode comprar, pois estes são raros, mas o ideal para o 1300 é o 8x35 para um carro mais esperto e que ande com mais de 3 pessoas, 8x33 para quem quer um certo desempenho com mais economia, mas o 8x31, ficaria muito fraco com o 1300 mas dá para usar até tem um forista aqui que usa e o dele ainda usa GNV.

    Comment


    • #3
      Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

      o militrinca tem boa subida de giros,mas torque e baixo.Pra usar a rela 8x31 tem que fazer um motor 1300 vitaminado.No meu motor 1622cc ele empurra a rela 8x31 bem mas tem que dar uma pisada maior na saida(alonga bem todas as marchas),o que aumentou o meu consumo um pouco.Mas o carro depois disso deslancha,a conversa muda totalmente(aproveita muito o motor,como se fosse 6 marchas).Ficou ruim pras subidas,perdi a disposiçao de escalador que o fusca tinha,mas como priorizo estradas.O miliseis com rela 8x35 canta pneus e da pulos como nunca mas quando chega a 60 km/h fica amarradissimo n~~ao desenvolve.Essa caixa ´´e ideal nesse caso pra bajas ,bugres.Sugest~~ao monta um 1600 original e depois parte pra caixa 8x31 ou um 1500 com a rela 8x33.Abraços
      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

      Comment


      • #4
        Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

        Andei em um 1300 com 8x33 e na estrada fica maravilhoso. Anda a 120 km ( em retas) e nem se escuta o motor. Além de ficar economico. Na cidade fica meio sem força. Vai depender da sua utilização (muita estrada ou muito na cidade).
        Ab.

        Márcio

        Comment


        • #5
          Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

          Acho que fica no meio termo.

          Usa a 8x33.
          Fusca 1974
          1600cc Tork Dupla Solex 32
          http://www.fusca4ever.com.br/showthr...Futuro-GL-1974

          Comment


          • #6
            Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

            Postado originalmente por Antonio carlos
            o militrinca tem boa subida de giros,mas torque e baixo.Pra usar a rela 8x31 tem que fazer um motor 1300 vitaminado.No meu motor 1622cc ele empurra a rela 8x31 bem mas tem que dar uma pisada maior na saida(alonga bem todas as marchas),o que aumentou o meu consumo um pouco.Mas o carro depois disso deslancha,a conversa muda totalmente(aproveita muito o motor,como se fosse 6 marchas).Ficou ruim pras subidas,perdi a disposiçao de escalador que o fusca tinha,mas como priorizo estradas.O miliseis com rela 8x35 canta pneus e da pulos como nunca mas quando chega a 60 km/h fica amarradissimo n~~ao desenvolve.Essa caixa ´´e ideal nesse caso pra bajas ,bugres.Sugest~~ao monta um 1600 original e depois parte pra caixa 8x31 ou um 1500 com a rela 8x33.Abraços
            Caro amigo Antônio,como fica o miliseis com a 8X35 ???? Dá pra cantar pneu? E fala aí mei amigo...os 1300L sairam com a 8X33 ??? Mas os 1300 antigos eram 8X35? É isso mesmo????????????
            SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

            Comment


            • #7
              Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

              Postado originalmente por juliocezar.lee
              Caro amigo Antônio,como fica o miliseis com a 8X35 ???? Dá pra cantar pneu? E fala aí mei amigo...os 1300L sairam com a 8X33 ??? Mas os 1300 antigos eram 8X35? É isso mesmo????????????
              como eu disse canta pneu sim,dá pulo quando arranca forte,só que a caixa é muito curtinha pra esse motor acaba por amarrar demais o carro.Bom para bajas,bugres.8x35 é caixa do 1300 e primeiro a variant ganhou o cambio 8x35 deppis foi pro fusca mas ao mesmo tempo a 8x31 era muito usada no spII pra tb depois vir pro fusca em 1983.Se é priorizando passeios em estradas faça como eu vai de 8x31,se for pra viagens e subidas 8x35 .Sou mais o 8x31,o motor pode ser muito mais aproveitado.Abraços
              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

              Comment


              • #8
                Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

                Antonio Carlos eu também sou fã da 8x31; Meu fusca e um 1600 com comando w100+dupla carb.+cabecote 1500, um motor bom de torque e economico no dia a dia, a estrada ando tranquilo 110, 120 numa boa, estou muito satisfeito.

                Comment


                • #9
                  Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

                  amigo , eu recomendo a 8x31, do 1600, pois vc pode pensar em cilindradas mais altas no futuro, dai o cambio ja nao seria um incoveniente, ok


                  abraço
                  1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE





                  Comment


                  • #10
                    Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

                    eu uso o motor 1300 no cambio 8x31, na saida o motor trepida mesmo com o carro vazio (oleo e vela sujas), porem é o que ja falaram é so acelerar, reta não tem pra ninguem vai suave parece que alonga o motor, se o motor estiver certinho (oleo e velas novas, regulado direito) a trepidação na saida diminue muito e na subida mantem a velocidade, para quem pensa em mudar a CC do motor é crucial uma relação de velocidade.

                    Tenho outro motor 1600 turbo quando rodava com 35x8 tinha uma puxada mais forte porem não desenvolvia velocidade não tinha mais cambio pra andar, tinha que trocar de macha bem rapido pra manter aceleração.

                    Aquele motor 1300 "Torcudo" com a relação 31x8 no cambio vai fica pesado pra ele empurrar o mesmo que empurrava com 35x8, tem seu lado bom pra estrada como todo mundo ja falo que maravilha ele anda mais sem esguelar o motor tudo tranquilo gastando menos $$$, porem na subida pode perder um pouco dependendo da inclinação e velocidade.

                    Resumindo 31x8 perde potencia mais ganha em final.... seria um cambio mais pesado e longo, igual da bicicleta....

                    Comment


                    • #11
                      Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

                      Postado originalmente por bifox
                      eu uso o motor 1300 no cambio 8x31, na saida o motor trepida mesmo com o carro vazio (oleo e vela sujas), porem é o que ja falaram é so acelerar, reta não tem pra ninguem vai suave parece que alonga o motor, se o motor estiver certinho (oleo e velas novas, regulado direito) a trepidação na saida diminue muito e na subida mantem a velocidade, para quem pensa em mudar a CC do motor é crucial uma relação de velocidade.

                      Tenho outro motor 1600 turbo quando rodava com 35x8 tinha uma puxada mais forte porem não desenvolvia velocidade não tinha mais cambio pra andar, tinha que trocar de macha bem rapido pra manter aceleração.

                      Aquele motor 1300 "Torcudo" com a relação 31x8 no cambio vai fica pesado pra ele empurrar o mesmo que empurrava com 35x8, tem seu lado bom pra estrada como todo mundo ja falo que maravilha ele anda mais sem esguelar o motor tudo tranquilo gastando menos $$$, porem na subida pode perder um pouco dependendo da inclinação e velocidade.

                      Resumindo 31x8 perde potencia mais ganha em final.... seria um cambio mais pesado e longo, igual da bicicleta....


                      Para não criar outro topico!
                      vou perguntar nesse antigo mesmo!
                      veja bem
                      meu motor é 1600 novo(feito faz pouco tempo)
                      porem minha caixa de marcha é original do carro,
                      ou seja 1300 (tb mandei fazer ela esses dias)
                      queria saber se eu fosse fazer uma viajenzinha de 2 horas
                      mantendo uns 110 Km
                      Tem algum problema , o carro vai ficar muito amarradão ?
                      vai danificar meu motor ou cambio ?
                      Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
                      *Saudades dele....

                      Comment


                      • #12
                        Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

                        O que dever ser analisado e o seguinte

                        a relação da 4 marcha e 0,89:1 x (35/ = 3,89:1 ou seja o cambio tem que girar 3 vezes para 1 do motor

                        Fazendo umas contas mais rapidas ateriamos

                        35/8 x 0,89 = 3,89:1
                        33/8 x 0,89 = 3,67:1
                        31/8 x 0,89 = 3,44:1

                        Entao se essa escala ir diminuindo em 4 marchas vai se tornando mais pesado para que o carro esteja em movimento, o grande lance nao e alongar d+ o cambio para nao escutar o barulho do motor, e sim ter a relação ideal para ter torque ao sair com o carro e ter uma relação confortavel de final

                        Baseado nisso desenvolvi o cambio de fuscsa 5 marchas criação minha sem nunca ver um pessoalmente aberto foi bastante estudos e dor de cabeça

                        peguei um cambio de fusca 1300 - 8x35
                        inverti a terceira (nao ronca) basta fazer acerto de folga = 0,757:1

                        E obetive o seguinte resukltado 3,31:1
                        Se obeservarem tenho um cambio em 5 marcha mais longo que o do SP2 (8x31) e um cambio torcudo nas primeiras marchas

                        bem queria apenas dividir isso com os amigos pois e interessante.

                        e fica a dica nem sempre cambio longo e a melhor opçao a quarta fica muito pesada para motor de pulmao pequeno

                        abraço a tofos

                        Fusca ap

                        Comment


                        • #13
                          Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

                          Postado originalmente por Fusca Ap
                          O que dever ser analisado e o seguinte

                          a relação da 4 marcha e 0,89:1 x (35/ = 3,89:1 ou seja o cambio tem que girar 3 vezes para 1 do motor

                          Fazendo umas contas mais rapidas ateriamos

                          35/8 x 0,89 = 3,89:1
                          33/8 x 0,89 = 3,67:1
                          31/8 x 0,89 = 3,44:1

                          Entao se essa escala ir diminuindo em 4 marchas vai se tornando mais pesado para que o carro esteja em movimento, o grande lance nao e alongar d+ o cambio para nao escutar o barulho do motor, e sim ter a relação ideal para ter torque ao sair com o carro e ter uma relação confortavel de final

                          Baseado nisso desenvolvi o cambio de fuscsa 5 marchas criação minha sem nunca ver um pessoalmente aberto foi bastante estudos e dor de cabeça

                          peguei um cambio de fusca 1300 - 8x35
                          inverti a terceira (nao ronca) basta fazer acerto de folga = 0,757:1

                          E obetive o seguinte resukltado 3,31:1
                          Se obeservarem tenho um cambio em 5 marcha mais longo que o do SP2 (8x31) e um cambio torcudo nas primeiras marchas

                          bem queria apenas dividir isso com os amigos pois e interessante.

                          e fica a dica nem sempre cambio longo e a melhor opçao a quarta fica muito pesada para motor de pulmao pequeno

                          abraço a tofos

                          Fusca ap

                          É mais um cambio desse ^^^!
                          não esta dentro de um humilde orçamento uahauhauah!

                          Mais com o meu cambio que é 1300 e motor 1600 ,
                          tem problema pegar uma viagem em uma velo de 110 Km durante umas duas horas ?????????????????????????
                          Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
                          *Saudades dele....

                          Comment


                          • #14
                            Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

                            Postado originalmente por ulysses fernandes chagas
                            É mais um cambio desse ^^^!
                            não esta dentro de um humilde orçamento uahauhauah!

                            Mais com o meu cambio que é 1300 e motor 1600 ,
                            tem problema pegar uma viagem em uma velo de 110 Km durante umas duas horas ?????????????????????????

                            Estamos desenvolvendo kits para montar a 5 marcha e isso ira agilizar na produçao dos cambios faciltiar transporte e caberá no orçamento de muitas pessoas pois pode ir pelo correios e a pessoa que comprar basta levar no mecanico de confiança e fazer a modificaçao pois mandaremos um prospecto bem pratico com gabaritos e tudo mais.

                            Quanto a problema em ter um cambio 8x35 em um fusca 1600 nao tem nenhum problema apenas voce nao tera uma final maior que o motor 1600 poderia te passar com uma relaçao 8x33 de brasilia como por exemplo. Mais na arrancada nao tem pra ninguem.

                            a isso que quero que todos entenda 8x31 e bom pra quem tem motor mais forte a Ar de preferencia com dupla carburaçao, caso contrario a quarta marcha fica muito pesada na estrada

                            abraço a Todos

                            Fusca ap

                            Comment


                            • #15
                              Re: Motor 1300cc Com Relação 8x33 ou 8x31

                              Postado originalmente por Fusca Ap
                              Estamos desenvolvendo kits para montar a 5 marcha e isso ira agilizar na produçao dos cambios faciltiar transporte e caberá no orçamento de muitas pessoas pois pode ir pelo correios e a pessoa que comprar basta levar no mecanico de confiança e fazer a modificaçao pois mandaremos um prospecto bem pratico com gabaritos e tudo mais.

                              Quanto a problema em ter um cambio 8x35 em um fusca 1600 nao tem nenhum problema apenas voce nao tera uma final maior que o motor 1600 poderia te passar com uma relaçao 8x33 de brasilia como por exemplo. Mais na arrancada nao tem pra ninguem.

                              a isso que quero que todos entenda 8x31 e bom pra quem tem motor mais forte a Ar de preferencia com dupla carburaçao, caso contrario a quarta marcha fica muito pesada na estrada

                              abraço a Todos

                              Fusca ap
                              A então blz!
                              é meu motor é uma 1600 um carbura , então da pra viajar legal!
                              mais e esse seu cambio
                              ja tem dele pronto ?
                              Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
                              *Saudades dele....

                              Comment

                              Working...
                              X