Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cambio Curto

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Cambio Curto

    Aê pessoal,o negócio é o seguinte,gosto de pegar estrada com meu Fusca,mais tenho muita raiva de colocar a quarta marcha e sentir o motor cheio de saúde sendo estrangulada por uma 4 marcha tão curta.Meu Fusca é 1.6 monocarburado com cambio original,qual a melhor solução (custo x beneficio) para esse problema?
    PS.:Fora o gasto com gasolina que na estrada é um absurdo.
    Abraço.
    COPA DO MUNDO BRASIL 2014,,FALTAM 3 ANOS,12 ESTADIOS E UMA SELEÇÃO........

  • #2
    Re: Cambio Curto

    Postado originalmente por lulocco
    Aê pessoal,o negócio é o seguinte,gosto de pegar estrada com meu Fusca,mais tenho muita raiva de colocar a quarta marcha e sentir o motor cheio de saúde sendo estrangulada por uma 4 marcha tão curta.Meu Fusca é 1.6 monocarburado com cambio original,qual a melhor solução (custo x beneficio) para esse problema?
    PS.:Fora o gasto com gasolina que na estrada é um absurdo.
    Abraço.
    Tem duas que o preço fica mais ou menos a mesma coisa.
    Uma dark side, outra é o lado da "force"

    Dark side: comprar um comando girador (w-110) e o cambio curto ficara perfeito pra ele
    "Force" side: Colcoar a caixa (trocar coroa e pinhão) do fusca 1600

    Porém..o Dark side é para performance que andara como carro 1.6 e alguns 1.8 modernos....mais vc paga na gasolina... Ja o lado da "força" com o cambio longo do 1600 tornara o carro mais economico
    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

    Comment


    • #3
      Re: Cambio Curto

      Vou aproveitar o tópico e tirar algumas dúvidas com os feras do fórum.

      Vejo sempre aconselharem a trocar o conjunto coroa e pinhão para alongar as marchas, o problema a meu ver é que dessa forma todas as marchas são alongadas.

      Não haveria uma forma de alongar apenas duas marchas, por exemplo apenas 3ª e 4ª mudando diretamente a relação das engrenagens? Se sim, quem faz este tipo de serviço?

      Comment


      • #4
        Re: Cambio Curto

        Postado originalmente por Ednaldo Cordeiro
        Vou aproveitar o tópico e tirar algumas dúvidas com os feras do fórum.

        Vejo sempre aconselharem a trocar o conjunto coroa e pinhão para alongar as marchas, o problema a meu ver é que dessa forma todas as marchas são alongadas.

        Não haveria uma forma de alongar apenas duas marchas, por exemplo apenas 3ª e 4ª mudando diretamente a relação das engrenagens? Se sim, quem faz este tipo de serviço?
        Sim, todas serão alongadas.

        Alongar apenas a primeira e/ou a segunda não fica legal para motor original, alais estas duas marchas você vai querer curtas (ja que a diferença do diferencial é menos do que colocar relação diferente em marchas individuais).

        Alongando todas para um motor 1600 o conjunto todo ficará legal.
        O negocio é colocar o cambio ideal, e para um 1600 o cambio dele cai muito bem.
        Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

        Comment


        • #5
          Re: Cambio Curto

          Postado originalmente por 1300l
          Sim, todas serão alongadas.

          Alongar apenas a primeira e/ou a segunda não fica legal para motor original, alais estas duas marchas você vai querer curtas (ja que a diferença do diferencial é menos do que colocar relação diferente em marchas individuais).

          Alongando todas para um motor 1600 o conjunto todo ficará legal.
          O negocio é colocar o cambio ideal, e para um 1600 o cambio dele cai muito bem.
          Certo, mas existe alguma forma de alongar só a 3ª e 4ª??

          Comment


          • #6
            Re: Cambio Curto

            qual numeração de coroa e peão me indicarião tbm sofro com um cambio 1300 .. meu motor é 1600 com cabeçotes trabalhados não quero trocar o cambio pois meu carro é 5 furos.. tem alguma coisa que possa fazer ?

            Comment


            • #7
              Re: Cambio Curto

              Postado originalmente por williamcs
              qual numeração de coroa e peão me indicarião tbm sofro com um cambio 1300 .. meu motor é 1600 com cabeçotes trabalhados não quero trocar o cambio pois meu carro é 5 furos.. tem alguma coisa que possa fazer ?
              Oi William, pelo que entendi, no teu caso (1600) o melhor é substituir a coroa e o pinhão por um 31x8, voce irá perder um pouco na arrancada mas ganhará em final

              Comment


              • #8
                Re: Cambio Curto

                Last edited by Ednaldo Cordeiro; 11-02-2011, 08:59 AM. Razão: Resposta repetida.

                Comment


                • #9
                  Re: Cambio Curto

                  Postado originalmente por Ednaldo Cordeiro
                  Certo, mas existe alguma forma de alongar só a 3ª e 4ª??
                  Sim, trocando a relação das marchas 3 e 4.
                  Mais ficara com um "gap" enorme entre a segunda e terceira. E o motor não responderá legal.

                  Qual seu motor e cambio, e qual seria a sua reclamação (o que vc quer para um cambio ideal a vc e seu estilo de dirigir)?
                  Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                  Comment


                  • #10
                    Re: Cambio Curto

                    Postado originalmente por williamcs
                    qual numeração de coroa e peão me indicarião tbm sofro com um cambio 1300 .. meu motor é 1600 com cabeçotes trabalhados não quero trocar o cambio pois meu carro é 5 furos.. tem alguma coisa que possa fazer ?
                    Não sei a numeração, mais pra ficar mais barato, use o seu cambio do 1300 e apenas troque a coroa e pinhão (as relações de marcha de todos os cambios originais do VW a ar no brasil são as mesmas então a diferença em cada cambio é a coroa e pinhão).

                    Apenas tem um porém, os cambios apartir de 76 (todos os cambios dos VW) sairam com a quarta alongada. Mais como vc nao quer trocar a caixa de cambio (eu também não trocaria) troque apenas a coroa e pinhão e a quarta para a mais longa se necessario.

                    Vc tem 2 opções de coroa e pinhão pra colocar:
                    Eu indico, e vc ficaria com um cambio ideal (nem curto e nem muito longo) a do fusca 1600 que é a relação:
                    33x8 de coroa e pinhão

                    Mais os fucas 1600 itamar e depois de 84 se não me engano saíram com a ralação do SP2, que é muito longa para o motor, ou seja, até que ele da uma boa final e em reta vc manterá o carro em baixa rotação e ele andará muito bem nessa condição, mais em qual quer subida ele vai pedir redução pra terceira, e vc vai sentir que está em um 1300 neste ponto

                    Relação da coroa e pinhão do SP2: 31x8

                    Vai de 33x8 que vc sentirá uma diferença enorme e acho que sairá satisfeito. Se precisar alongar a quarta também a relação da quarta marcha longa dos VW apartir de 76 é 0,88x1

                    Qual quer duvida é só perguntar.
                    Aqui em SP o serviço de trocar tudo isso no seu próprio cambio, mais o óleo de cambio que será necessário sai em 400 reais com o seu cambio tirado, atualizado e reinstalado.
                    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Cambio Curto

                      concordo com 1300l, o meu era cambio de 1200 5 furos troquei pelo de brasília, mas era 35x8, enventei de colocar o 31x8, para andar de boa fica muito silencioso e economico, mas em subidas longas cai um pouco, com o antigo até aumentava a velocidade mas o motor parecia que ia sair, acho que o 33x8 é o ideal.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Cambio Curto

                        Postado originalmente por 1300l
                        Sim, trocando a relação das marchas 3 e 4.
                        Mais ficara com um "gap" enorme entre a segunda e terceira. E o motor não responderá legal.

                        Qual seu motor e cambio, e qual seria a sua reclamação (o que vc quer para um cambio ideal a vc e seu estilo de dirigir)?
                        Tô entendendo, então se eu alongar apartir da 3ª teria que esticar muito a segunda, para não perder potência.

                        O Meu é um 1300L 1979, o problema é que acho a 3ª e 4ª muito curtas, têm momentos que parece que o motor vai voar.

                        Boa parte da minha "rodagem" é na cidade, o cambio é bem ágil neste uso, mas quando coloco na estrada, acho que tá um pouco estrangulado.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Cambio Curto

                          Postado originalmente por Ednaldo Cordeiro
                          Tô entendendo, então se eu alongar apartir da 3ª teria que esticar muito a segunda, para não perder potência.

                          O Meu é um 1300L 1979, o problema é que acho a 3ª e 4ª muito curtas, têm momentos que parece que o motor vai voar.

                          Boa parte da minha "rodagem" é na cidade, o cambio é bem ágil neste uso, mas quando coloco na estrada, acho que tá um pouco estrangulado.
                          Se você alongar apenas a terceira, com o motor 1300 mesmo se vc esticar toda a segunda marcha em subidas até meio leves vc nao vai conseguir engatar a terceira pois o "gap" ainda será muito grande e o motor 1300 nao é dos mais potentes e 'torcudos"

                          A terceira até que é legal por motor 1300, mesmo porque no cambio a primeira e a segunda sempre são as marchas curtas. A terceira e quarta são longas (independente se o cambio é curto ou longo).

                          você pode tentar colocar o cambio do 1600 (trocar o diferencial) vc terá um resultado melhor do que se apenas alongar a terceira e/ou quarta, pois o cambio ficará equalizado e não terá "gaps" e nem um comportamento estranho (com marcha muito curta e derepente muito longa).

                          Mais no motor 1300 original o negocio infelizmente é manter o seu cambio do 1300 mesmo e vc ficará satisfeito se colocar o comando da kombi torque no 1300 mais carburação dupla. Ai vc vai ver como o cambio do 1300 até que fica legal pra esse motor.

                          Alguns 1300 sairam com o cambio do 1600 então se vc for abrir o cambio é melhor colocar o diferencial do 1600 ao inves de alongar as marchas individualmente.

                          normalmente é indicado alongar as marchas individualmente para motores com um turbo medio/forte
                          Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                          Comment


                          • #14
                            Re: Cambio Curto

                            Postado originalmente por 1300l
                            Se você alongar apenas a terceira, com o motor 1300 mesmo se vc esticar toda a segunda marcha em subidas até meio leves vc nao vai conseguir engatar a terceira pois o "gap" ainda será muito grande e o motor 1300 nao é dos mais potentes e 'torcudos"

                            A terceira até que é legal por motor 1300, mesmo porque no cambio a primeira e a segunda sempre são as marchas curtas. A terceira e quarta são longas (independente se o cambio é curto ou longo).

                            você pode tentar colocar o cambio do 1600 (trocar o diferencial) vc terá um resultado melhor do que se apenas alongar a terceira e/ou quarta, pois o cambio ficará equalizado e não terá "gaps" e nem um comportamento estranho (com marcha muito curta e derepente muito longa).

                            Mais no motor 1300 original o negocio infelizmente é manter o seu cambio do 1300 mesmo e vc ficará satisfeito se colocar o comando da kombi torque no 1300 mais carburação dupla. Ai vc vai ver como o cambio do 1300 até que fica legal pra esse motor.

                            Alguns 1300 sairam com o cambio do 1600 então se vc for abrir o cambio é melhor colocar o diferencial do 1600 ao inves de alongar as marchas individualmente.

                            normalmente é indicado alongar as marchas individualmente para motores com um turbo medio/forte
                            pode ir sem medo no cambio 8x33!!! o 8x31 ficaria muito "pesado" para andar na cidade no dia a dia. abração
                            IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!

                            Comment


                            • #15
                              Re: Cambio Curto

                              Valeu pessoal!!!

                              Comment

                              Working...
                              X