Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual coletor de admissão usar??

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Qual coletor de admissão usar??

    Tenho aki em casa os coletores de admissão antigos (longos), usados nas brasilias e fuscas antigos, e os curtos, usados nas kombis e fusca itamar mais novos com motor torque, todos para dupla carburação.
    Qual voces recomendam usar num motor 1600 (antigo) com comando W100 à gasolina??

    Abraços.
    ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

  • #2
    Coletores longos levam o comportamento do motor pra mais torque em baixa, curtos pra mais potencia em alta...
    1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

    Comment


    • #3
      Bom o Gump já disse tudo e acho q no final das contas o q vale é pra torque em baixa, o coletor alto vc sente um melhor rendimento para o seu carro.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por DanielRS
        Tenho aki em casa os coletores de admissão antigos (longos), usados nas brasilias e fuscas antigos, e os curtos, usados nas kombis e fusca itamar mais novos com motor torque, todos para dupla carburação.
        Qual voces recomendam usar num motor 1600 (antigo) com comando W100 à gasolina??

        Abraços.

        Os mais longos.
        Os mais longos acabam dando algum ganho na casa dos 5000 a 6000rpms.
        Já os mais curtos costumam ajudar somente em rotações acima de 6500rpms.

        Quanto mais longos melhores em rotações mais baixas e mais curtos em alta, porém os comprimentos destes coletores (mesmo o mais longo), só vão gerar efeito em rotações a partir de 5000 rpm.

        Por este motivo sempre recomendo ( e uso) os mais longos em motores com comandos desde o original até um 294 graus.

        Outra coisa que se deve levar em consideração é a rugosidade interna dos dutos destes coletores, que devem ser minimizadas para não opcorrer um efeito colateral de perda de carga. Neste caso o coletor grande sofre mais que o curto s enão houver melhoria da rugosidade.


        Se for para usá-los originais sem nenhum retrabalho, aí os mais curtos são melhores pois terão menor perda de carga e turbulência, porém sem nenhum efeito ligado a rotações.

        Boa sorte.
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW
        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
        My email -> vaderthemaster@gmail.com

        Comment


        • #5
          Por Vader: Outra coisa que se deve levar em consideração é a rugosidade interna dos dutos destes coletores, que devem ser minimizadas para não opcorrer um efeito colateral de perda de carga. Neste caso o coletor grande sofre mais que o curto s enão houver melhoria da rugosidade.


          Se for para usá-los originais sem nenhum retrabalho, aí os mais curtos são melhores pois terão menor perda de carga e turbulência, porém sem nenhum efeito ligado a rotações.

          Boa sorte.[/quote]



          Pergunta:
          Um preparador me disse que essa rugosidade em carros carburados deve sim ser minimizada, porém, não tanto quanto em um motor injetado, pois quando carburado, caso as paredes sejam lisas por demais, o combustível acaba meio que condensando, fazendo com que além de gastão, perca potencia etc.
          Quando injetado, a palavra já diz, o combustível é injetado não ocorrendo contato com as paredes do coletor, por isso até os carros atuais tem saído com coletores de plastico por exemplo. Algo mais ou menos assim.
          Qual seu comentário Vader ? Abraço.
          Porsches & VW air cooled, that's what I like!
          www.floripaboxer.blogspot.com

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por nando do fusca
            Por Vader: Outra coisa que se deve levar em consideração é a rugosidade interna dos dutos destes coletores, que devem ser minimizadas para não opcorrer um efeito colateral de perda de carga. Neste caso o coletor grande sofre mais que o curto s enão houver melhoria da rugosidade.


            Se for para usá-los originais sem nenhum retrabalho, aí os mais curtos são melhores pois terão menor perda de carga e turbulência, porém sem nenhum efeito ligado a rotações.

            Boa sorte.


            Pergunta:
            Um preparador me disse que essa rugosidade em carros carburados deve sim ser minimizada, porém, não tanto quanto em um motor injetado, pois quando carburado, caso as paredes sejam lisas por demais, o combustível acaba meio que condensando, fazendo com que além de gastão, perca potencia etc.
            Quando injetado, a palavra já diz, o combustível é injetado não ocorrendo contato com as paredes do coletor, por isso até os carros atuais tem saído com coletores de plastico por exemplo. Algo mais ou menos assim.
            Qual seu comentário Vader ? Abraço.[/QUOTE]

            ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

            ja ouvi isso tambem, mas no caso estavamos falando de um ap, que dentro do coletor do ap tem vairos ferrinhos que servem para segurar um pouco a velocidade com que a mistura chega no cabeçote, ele falou que dar uma raspada nelas, ou tirar alguns vale apena, mas nao tirar todos...

            é tipo um porco espinho dentro do coletor... hahahahaha

            flw!!!
            WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

            Comment


            • #7
              Me corrijam se estiver errado, mas nos casos de veiculos a alcool (o meu por exemplo) não ha duvidas quanto a utilização dos coletores curtos uma vez que o longo provocaria um condensação do alcool em seu corpo; acho q de encontro com essa ideia tb, nos casos do alcool devemos evitar tb o polimento interno dos coletores. existe sim a possibilidade de manter o coletor aquecido para ter uma certeza maior de aspersão do combustivel , mas ai se torna mais dificil de se encontrar tal solução.

              pergunta estupida agora. o volume de combustivel a ser admitido pelos coletores independera das caracteristicas do coletor correto? entretanto se conseguirmos mandar o combustivel sem "condensação nenhuma" conseguiriamos uma maior regularidade na marcha lenta e economia em combustivel?

              aproveitando o topico so um pouquinho, estou com 2 coletores longos para venda em casa! foi quando fiz a troca pro curto e melhor bastante as falhas e regularidade do meu fuka!
              Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por nando do fusca
                Por Vader: Outra coisa que se deve levar em consideração é a rugosidade interna dos dutos destes coletores, que devem ser minimizadas para não opcorrer um efeito colateral de perda de carga. Neste caso o coletor grande sofre mais que o curto s enão houver melhoria da rugosidade.


                Se for para usá-los originais sem nenhum retrabalho, aí os mais curtos são melhores pois terão menor perda de carga e turbulência, porém sem nenhum efeito ligado a rotações.

                Boa sorte.


                Pergunta:
                Um preparador me disse que essa rugosidade em carros carburados deve sim ser minimizada, porém, não tanto quanto em um motor injetado, pois quando carburado, caso as paredes sejam lisas por demais, o combustível acaba meio que condensando, fazendo com que além de gastão, perca potencia etc.
                Quando injetado, a palavra já diz, o combustível é injetado não ocorrendo contato com as paredes do coletor, por isso até os carros atuais tem saído com coletores de plastico por exemplo. Algo mais ou menos assim.
                Qual seu comentário Vader ? Abraço.[/QUOTE]

                Por isto falei em minimizar rugosidade e não em polimento.
                O polimento ajuda, porém só em rotações altas. Em baixas existirá "escorrimento" do combustível condensado nas paredes e portanto variações da relação ar combustível em função do tempo. na média ficará igual, mas em determinados momentos mais pobre e em outros mais rica (somente em baixas rpm é bom lembrar). Condensação ocorre sempre, porém com rugosidade o combustível condensado não escorre sendo apenas arrastado pelo fluxo de ar e mantendo a relação ar combustível praticamente constante.

                Até agora não havia falado em polimento.

                Deve-se ter em mente que para carros que andam na rua rugosidade controlada é interessante nos coletores, pois assim o "escorregamento" do combustível por condensação continua pequeno e deixamos de ter o excesso de turbulência em baixos regimes de rotação que reduz potência por queda de rendimento volumétrico.

                Como já disse antes.

                Coletores mais curtos sem retrabalho de diminuição de rugosidade, comparados com coletores mais longos (também originais), podem dar uma condição melhor por terem menor perda de carga.
                Agora se fizerem o retrabalho de reduzir as rugosidades em ambos, desde que o motor tenha algum comando a partir do W100, verão que o mais longo dará um pouco mais de fôlego em rotações acima de 5000rpm sem prejuízo em baixas e médias.
                O prinípio é o mesmo do dimensionamento de escape, aplicado a coletores de admissão onde o comprimento do tubo de admissão depende da rotação escolhida.

                Quando fazemos o dimensionamento de coletor de admissão (poucos fazem isto), chegamos a conclusão que cada tubo deve ter aproximadamente 50 a 60cm de comprimento!!!
                Como em geral isto fica inviável no aspecto construtivo, passamos a calculá-lo na segunda ou até na terceira harmônica da frequencia relativa a rotação escolhida.
                Com isto chegamos a coletores de aproximadamente 15cm para rotações médias de 5000rpm.
                ou seja mais próximos aos mais longos.

                Motores injetados podem sim ser sempre polidos, pois o combustível é injetado após o coletor quase na cara dá válvula, portanto o combustível não passa pelo duto.

                Motores que não tem pretensões de andar na rua também podem ter seus dutos polidos mesmo sendo carburados pois em alta o efeito de combustível escorrendo é eliminado pela alta velocidade do ar no seu interior.
                "Master Vader"
                The Lord of the Sith VW
                My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                My email -> vaderthemaster@gmail.com

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por lordvellos
                  Me corrijam se estiver errado, mas nos casos de veiculos a alcool (o meu por exemplo) não ha duvidas quanto a utilização dos coletores curtos uma vez que o longo provocaria um condensação do alcool em seu corpo; acho q de encontro com essa ideia tb, nos casos do alcool devemos evitar tb o polimento interno dos coletores. existe sim a possibilidade de manter o coletor aquecido para ter uma certeza maior de aspersão do combustivel , mas ai se torna mais dificil de se encontrar tal solução.

                  pergunta estupida agora. o volume de combustivel a ser admitido pelos coletores independera das caracteristicas do coletor correto? entretanto se conseguirmos mandar o combustivel sem "condensação nenhuma" conseguiriamos uma maior regularidade na marcha lenta e economia em combustivel?

                  aproveitando o topico so um pouquinho, estou com 2 coletores longos para venda em casa! foi quando fiz a troca pro curto e melhor bastante as falhas e regularidade do meu fuka!
                  Acredito que quanto à condensação e comprimentos o comentário anterior explica um pouco.

                  Quanto à quantidade de combustível, ou mesmo mistura ar combustível, esta não muda (muito) com a mudança dos coletores.

                  No fundo a quantidade de mistura muda sim, principalmente na faixa de rotações em que o comprimento do tubo está sintonizado.
                  Desta forma o coletor de admissão mais longo gera um aumento da quantidade de mistura por volta de 5000 rpm em relação aos mais curtos. Esta varição é por volta de 5% por ser um coletro sintonizado na 3ª harmônica.

                  O mais curto faz o mesmo efeito porém em rotações da ordem de mais de 7000rpms. Isto fica impraticável geralmente, pois motores para rodar a 7000rpms ou mais utilizam comandos bem fortes os quais em geral utilizam carburadores maiores, daí os coletores já terão que ser outros.
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Master Vader
                    Os mais longos.
                    Os mais longos acabam dando algum ganho na casa dos 5000 a 6000rpms.
                    Já os mais curtos costumam ajudar somente em rotações acima de 6500rpms.

                    Quanto mais longos melhores em rotações mais baixas e mais curtos em alta, porém os comprimentos destes coletores (mesmo o mais longo), só vão gerar efeito em rotações a partir de 5000 rpm.

                    Por este motivo sempre recomendo ( e uso) os mais longos em motores com comandos desde o original até um 294 graus.

                    Outra coisa que se deve levar em consideração é a rugosidade interna dos dutos destes coletores, que devem ser minimizadas para não opcorrer um efeito colateral de perda de carga. Neste caso o coletor grande sofre mais que o curto s enão houver melhoria da rugosidade.


                    Se for para usá-los originais sem nenhum retrabalho, aí os mais curtos são melhores pois terão menor perda de carga e turbulência, porém sem nenhum efeito ligado a rotações.

                    Boa sorte.
                    Como não tenho ferramenta para reduzir a rugozidade dos coletores e não tenho a noção certa do quanto devo retirar neles e nem conheço ninguem que tenha capacidade de fazer pra mim (puxa que pobreza!!!), acho que será melhor deixá-los originais.
                    Sendo assim, seria + recomendável usar os curtos certo??

                    Mas fazendo uma comparação entre o uso dos curtos e os longos (sem retirar as rugozidades) qual seria a diferença de comportamento entre os dois? No meu caso usarei um comando 276° em meu 1600 e meus trajetos são meio a meio entre estrada e cidade.
                    Qual seria sua recomendação final??

                    Abraços.
                    ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por DanielRS
                      Como não tenho ferramenta para reduzir a rugozidade dos coletores e não tenho a noção certa do quanto devo retirar neles e nem conheço ninguem que tenha capacidade de fazer pra mim (puxa que pobreza!!!), acho que será melhor deixá-los originais.
                      Sendo assim, seria + recomendável usar os curtos certo??

                      Mas fazendo uma comparação entre o uso dos curtos e os longos (sem retirar as rugozidades) qual seria a diferença de comportamento entre os dois? No meu caso usarei um comando 276° em meu 1600 e meus trajetos são meio a meio entre estrada e cidade.
                      Qual seria sua recomendação final??

                      Abraços.

                      Aproveitando o gancho, alguem teria uma sugestão "caseira" para melhorar a rugosidade interna dos coletores?? (não polimento..)

                      Obrigado

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por DanielRS
                        Como não tenho ferramenta para reduzir a rugozidade dos coletores e não tenho a noção certa do quanto devo retirar neles e nem conheço ninguem que tenha capacidade de fazer pra mim (puxa que pobreza!!!), acho que será melhor deixá-los originais.
                        Sendo assim, seria + recomendável usar os curtos certo??

                        Mas fazendo uma comparação entre o uso dos curtos e os longos (sem retirar as rugozidades) qual seria a diferença de comportamento entre os dois? No meu caso usarei um comando 276° em meu 1600 e meus trajetos são meio a meio entre estrada e cidade.
                        Qual seria sua recomendação final??

                        Abraços.
                        Neste caso, realmente se for para usá-los originais, o mais curto é a melhor saída.

                        Dê uma olhada no gráfico a seguir em que mostro aproximadamente o resultado que o dimensionamento (ca´lculo do comprimento do duto principalmente) de um coletor de admissão gera.
                        Esta é a situação menos eficiente que temos, pois é uma curva típica de 3ª harmônica em que o ganho chega a ser de até 5% na faixa útil do coletor.

                        Neste gráfico, temos o comparativo de um coletor original bem curto de boa qualidade e outro com comprimento calculado para a rotação util do motor (torque máximo à potência máxima de faixa útil em geral).
                        O primeiro em vermelho e o segundo em verde.
                        Para rotações muito baixas, ambos tem a mesma eficiência, ou seja não ajudam e nem atrapalham (lembrem que falei que ambos são de boa qualidade, portanto com rugosidade baixa).
                        Isto funciona até a rotação N1.
                        O coletor de admissão dimensionado foi calculado para gerar ganho na faixa de rotação N2 até a rotação N3 (normalmente N2 é torque máximo e N3 é potência máxima.
                        O dimensionado tanto no trecho de N1 até N2 como acima de N2 chega a gerar perda de eficiência (+- 3%).
                        Assim conclui-se que o coletor dimensionado de admissão de 3% ordem gera ganho de potência de até 5%.

                        Quando conseguimos fazer um coletor de admissão de 1ª ordem chegamos a ter ganhos de mais de 10% nesta faixa, além da faixa ficar mais larga.

                        O tipo de gráfico é exatamente o mesmo que conseguimos com escapes dimensionados, portanto a título de curiosidade o escape dimensionado faz a mesma coisa, ou seja ajuda em rotações entre N2 e N3 e atrapalha de N1 até N2 , assim como acima de N3.

                        Ufa...
                        Arquivos Anexos
                        "Master Vader"
                        The Lord of the Sith VW
                        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                        My email -> vaderthemaster@gmail.com

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por pubifelder
                          Aproveitando o gancho, alguem teria uma sugestão "caseira" para melhorar a rugosidade interna dos coletores?? (não polimento..)

                          Obrigado
                          Lixas...

                          Primeiro uma 120 e no fim uma 400.
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • #14
                            Este tratamento também se aplica a coletores de ferro?
                            Deve ser extremente cansativo fazer polimento neles.

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por Master Vader
                              Lixas...

                              Primeiro uma 120 e no fim uma 400.

                              Opa, obrigado...mãos a obra!!hehehehe

                              Comment

                              Working...
                              X