Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vistoria 2012 com Inspeção de Emissão de Poluentes

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Vistoria 2012 com Inspeção de Emissão de Poluentes

Boa noite pessoal!

Preciso de ajuda!

Tenho vistoria com o meu Fusca 1978 no dia 19/01 (quinta-feira) no DETRAN do RJ. Lamentavelmente descobri que a partir desse ano o DETRAN aqui do Rio reprovará carros com emissão de poluentes superior ao permitido pelo CONAMA (algum instituto de meio ambiente desses por aí).

Sei que em São Paulo isto já é obrigatório há algum tempo.

Alguém tem idéia de quanto um Fusca emite de poluentes estando com a sua regulagem em dia? Tem alguém no Fórum que já fez inspeção em São Paulo ou no Rio?

Se tiver peço divulgarem o resultado dos laudos técnicos para que eu possa me basear e procurar uma solução.

Estou com medo de não passar porque já sei que os motores refrigerados a ar são mais poluente. Meu carro está revisado, mas mesmo assim não sei se vai passar. Queria saber dos amigos se tiveram dificuldades e o que fizeram pra passar.

Um abraço a todos.

Herald Santos e o Fuscão Bege

Re: Vistoria 2012 com Inspeção de Emissão de Poluentes

Bom eu sou cá do sul, mas realmente sei que isso está deixando muito fusqueiro sem cabelo por aí...

O que mata no Fusca é a marcha lenta que emite muito poluente, então o principio básico é deixar ela o mais alta possível, que se não me falha é de 1200 RPM...
    Aqui tem uns vídeos do Marcelo Tonella que relata tudo que deve ser feito no fusca pra passar, regulagens e etc. Algumas coisas devem serem feitas antes da inspeção, e depois de aprovado, voltar para o usual.
    O ponto da ignição por exemplo, atrasa-se o máximo possível (o motor fica fraco) e depois da inspeção volta-se ao normal (usual de 10 ou 12 graus)
    os videos falam tudo!

http://www.youtube.com/watch?v=vS7FE0BtwXE

http://www.youtube.com/watch?v=ma5y3JZxjLQ

abs
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

Comment

Depois coloca o resultado pra gente Herald..
      Abrços
      Luby
      http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Rio de Janeiro - RJ

Comment

Em suma fora a manutençao de praxe.

Ponto atrasado e marcha lenta alta em torno de 1200rpms... deixe um pouquinho menos para nao passar de 1200rpms.

E ainda tem um pessoal que indica oleo do motor novo.

Comment

Pois é pessoal...

Tá chegando a hora. Vai ser amanhã pela manhã. Infelizmente não tive tempo para fazer qualquer modificação no carro a não ser a regulagem normal.

Bom, mesmo que não passe tenho 30 dias de prazo após a reprovação para adequar o carro.

Vou amanhã e na volta divulgo o resultado.

Seja o que Deus quizer.

Abraço a todos.

Comment

Postado originalmente por Herald Fusca 1978
            Boa noite pessoal!

Preciso de ajuda!

Tenho vistoria com o meu Fusca 1978 no dia 19/01 (quinta-feira) no DETRAN do RJ. Lamentavelmente descobri que a partir desse ano o DETRAN aqui do Rio reprovará carros com emissão de poluentes superior ao permitido pelo CONAMA (algum instituto de meio ambiente desses por aí).

Sei que em São Paulo isto já é obrigatório há algum tempo.

Alguém tem idéia de quanto um Fusca emite de poluentes estando com a sua regulagem em dia? Tem alguém no Fórum que já fez inspeção em São Paulo ou no Rio?

Se tiver peço divulgarem o resultado dos laudos técnicos para que eu possa me basear e procurar uma solução.

Estou com medo de não passar porque já sei que os motores refrigerados a ar são mais poluente. Meu carro está revisado, mas mesmo assim não sei se vai passar. Queria saber dos amigos se tiveram dificuldades e o que fizeram pra passar.

Um abraço a todos.

Herald Santos e o Fuscão Bege
            Aqui em SP, eu particularmente, não estou tendo problema de passar os fuscas que por aqui vem, geralmente eu faço regulagem de valvular por volta de 0.30mm, regulo o ponto de ignição em 5ºAPMS e o(s) carburador(es) com a calibragem que tem nas tabelas da brosol, de acordo com o motor que está instalado, e o escapamento tem de estar bem vedadinho.
            e a rotação de marcha lenta em torno dos 1000rpm, n]ap precisa de ser mais que isso
            a regulagem da mistura tem de ser fechando até cair um pouco a rotação e abrir bem devagar até ficar liso novamente, coisa de 1/2 volta no parafuso.

aqui em SP os limites pra os carros do ano do teu, e é 6.00% de CO e 700 ppm de HC

CONAMA é conselho nacional de meio ambiente, e foi instituido por volta dos anos 80, nos Gols, de 88 em diante tem uma etiqueta prateada, que tem algumas informações de regulagem, e tem a referencia da resolução, nessa etiqueta.
            Anor Mecânico

Reparação Automotiva
            Instalação de Acessórios
            Personalização de Motores
            Adaptação de Equipamentos
            Especializado em Antigos e VW ar

Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
            e-mail: anor-mecanico@outlook.com

Comment

Boa tarde a todos!

Pois é pessoal, fiz a vistoria do meu querido Fusca 1978 hoje pela manhã.

Cheguei muito apreensivo no posto de vistoria. Foram checados todos os itens de segurança, como de praxe. Não havendo nenhum problema, fomos para a temida inspeção de emissão de poluentes.

Quando liguei o carro e inspetor colocou as sondas para medição e comecei a ficar preocupado com a cara do sujeito. Vendo meu sofrimento o mesmo me disse:

- Vai ser reprovado. Mas não se preocupe, para os carros antigos é quase impossível passar. Vou liberar seus documentos.

Quando o mesmo me disse isso, confesso que fiquei feliz por um lado, afinal, pude pegar os documentos do meu carro, devidamente licenciado 2012. Por outro lado, fiquei preocupado com a situação, porque vejo que todo ano vou ter que contar com a boa vontade de um funcionário do Detran-RJ ou então fazer modificações no carro toda vez que for fazer uma vistoria...

Pois bem, peguei os documentos e recebi um LAUDO DE VISTORIA DE EMISSOES, com os seguintes dados:

Emissão de CO

Máximo: 6.00%
              Medido: 10.11%
              Avaliação: REPROVADO

Diluição (CO + CO2)

Medido: 9.82%
              Avaliação: APROVADO (?)

Emissão de HC

Máximo: 700ppm vol
              Medido: 3690 ppm vol

Bom, é isso pessoal.

Vejo que teremos lutas no futuro para manter nossos fuscas na legalidade.

Pelo menos hoje, posso ficar tranquilo.

Um abraço a todos.

Comment

Boa tarde a todos!

Pois é pessoal, fiz a vistoria do meu querido Fusca 1978 hoje pela manhã.

Cheguei muito apreensivo no posto de vistoria. Foram checados todos os itens de segurança, como de praxe. Não havendo nenhum problema, fomos para a temida inspeção de emissão de poluentes.

Quando liguei o carro e inspetor colocou as sondas para medição e comecei a ficar preocupado com a cara do sujeito. Vendo meu sofrimento o mesmo me disse:

- Vai ser reprovado. Mas não se preocupe, para os carros antigos é quase impossível passar. Vou liberar seus documentos.

Quando o mesmo me disse isso, confesso que fiquei feliz por um lado, afinal, pude pegar os documentos do meu carro, devidamente licenciado 2012. Por outro lado, fiquei preocupado com a situação, porque vejo que todo ano vou ter que contar com a boa vontade de um funcionário do Detran-RJ ou então fazer modificações no carro toda vez que for fazer uma vistoria...

Pois bem, peguei os documentos e recebi um LAUDO DE VISTORIA DE EMISSOES, com os seguintes dados:

Emissão de CO

Medido: 10.11%

Diluição (CO + CO2)

Emissão de HC

Máximo: 700ppm vol
                Medido: 3690 ppm vol

Bom, é isso pessoal.

Vejo que teremos lutas no futuro para manter nossos fuscas na legalidade.

Pelo menos hoje, posso ficar tranquilo.

Um abraço a todos.
                essas medidas foram tomadas em que condições de rotação?
                acelerado a 2500, ou em rotação de marcha lenta?

Aqui em SP, o laudo da inspeção sai conforme a foto que tirei, ta meio apagadinha pois é com papel do tipo de extrato bancario, e foi feito em 30/07/11.
                Anor Mecânico

Reparação Automotiva
                Instalação de Acessórios
                Personalização de Motores
                Adaptação de Equipamentos
                Especializado em Antigos e VW ar

Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                e-mail: anor-mecanico@outlook.com

Comment

Vou dar uma olhada...

Vou ver se tiro uma foto pra postar...

Comment

Muito bem pessoal. Respondendo a pergunta acima. A medição foi na marcha lenta, entre 600 e 1200 rpm.

Comment

Muito bem pessoal. Respondendo a pergunta acima. A medição foi na marcha lenta, entre 600 e 1200 rpm.
                      Não são os valores de referência, mas a rotação exata que estava seu motor.
                      Se durante a medição ele estiver com a rotação normal do fusca, por volta de
                      600rpms não passa nunca, o ideal é ficar entre 1000 e 1100.
                      Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

Comment

Postado originalmente por Celso Soares
                        Não são os valores de referência, mas a rotação exata que estava seu motor.
                        Se durante a medição ele estiver com a rotação normal do fusca, por volta de
                        600rpms não passa nunca, o ideal é ficar entre 1000 e 1100.

Segue pra vocês o folder da inspeção veicular. Espero que ajude.

Abraços
                        Arquivos Anexos
                        Augusto Cesar Nunes

Pesquisador
                        Mecânico Entusiasta
                        Analista em Informática
                        gutocesa@hotmail.com
                        gutocesa@terra.com.br

Comment

.....
                          Vendo meu sofrimento o mesmo me disse:

......
                          Diluição (CO + CO2)

Máximo: 6.00% <------------

.
                          Aqui no Rio a análise de gases não está mais impedindo o licenciamento anual. De fato, houve muita chiadeira e talvez, quem sabe, ações judiciais.

Parece até que os funcionários não sabem operar o equipamento ou este não funciona adequadamente ou os dados nele armazenados (ou inseridos pelo inspetor) estão furados ou o combustivel não presta ou tudo isso combinado mais alguma coisa.

Em outubro do ano passado (2011) fiz a vistoria do meu carro (Fiat Elba 1993 injetado) em outra cidade do Estado do RJ e o veículo foi aprovado com larga margem. Agora em março (2012) fiz a vistoria aqui na Capital, não rodei nem 1.000 Km de lá para cá, e o veículo foi reprovado.

Perguntei ao vistoriador porque não inseriu o medidor de temperatura no orificio da vareta de óleo, ele respondeu que não precisava. Perguntei porque os parâmetros de emissões estavam mais rígidos que no ano passado, ele não soube responder.

Obs: No texto de seu post acima, onde se lê:
                          Máximo, leia-se MÍNIMO, voce provavelmente digitou errado.

Comment

É verdade, consta no laudo MÁXIMO mesmo.

Abraço!

Comment

É meu primeiro post e vou relatar a experiência que tive hoje (22/05/2012) com o meu fusca 1972 motor 1500.

É o seguinte: no dia 19 eu fui fazer a minha transferência e vistoriar o fusca. Como o motor estava sujo de óleo o cara reclamou um pouco, mas depois resolveu fazer o teste de emissão. O cara até que foi maneiro, mas no teste deu quase 3000 de HC, o resto estava dentro do limite.
                              Instalei o módulo de ignição assistida, um tal de FET10, e fui novamente hoje (22/05).
                              Na fila, meu carro morreu e não pegava nem por decreto. Empurrei até o lado de fora e fiquei verificando tudo. Depois de algumas horas um cara fez chupeta com a bateria dele no meu carro e ele pegou. Voltei pra fila, sem desligar o carro.
                              Quando o cara colocou aquela vareta no escapamento deixou um tempo antes de iniciar o teste e me mostrou que o carro estava com o HC acima (800ppm), o restante estava bom. Perguntei se eu podia mexer no carburador enquanto o teste não começava. Ele permitiu. Comecei fechando um pouco a mistura, o HC aumentou. Então abri a mistura até o final. O HC caiu para 750, dei uma aumentada na lenta e vi o CO aumentar um pouco enquanto o HC diminuía. No final eu estava com 5% de CO e com 152 de HC - PASSEI.
                              Chegando em casa o carro morreu e não pegou mais, fui trabalhar de moto..rsrs..

Minhas válvulas estão reguladas em 0.10mm (todas)
                              Velas novas
                              Tampa do distribuidor novo
                              Carburador limpo
                              Ponto em 7° (na primeira marquinha da polia) - ajustei seguindo os vídeos do Tonella no youtube.

É isso....

Comment

Working...
                              X