Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pergunta de inciante... mesmo! Luz alta do fusca 80

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Pergunta de inciante... mesmo! Luz alta do fusca 80

Espero não ser banido do forum depois da pergunta ridícula que eu vou fazer.

Sempre fui apaixonado por fusca, mas só agora consegui comprar um pra mim.

Mas a pergunta até que imbecil, onde feu ligo a luz alta do fusca 1980?

Espero que entendam minha duvida.

Agradeço a todos que me ajudarem.

E parabéns pelo forum

tentar te ajudar !!!

Postado originalmente por tonete_cm
    Espero não ser banido do forum depois da pergunta ridícula que eu vou fazer.

Sempre fui apaixonado por fusca, mas só agora consegui comprar um pra mim.

Mas a pergunta até que imbecil, onde feu ligo a luz alta do fusca 1980?

Espero que entendam minha duvida.

Agradeço a todos que me ajudarem.

E parabéns pelo forum
    se o seu painel for do novo com velocimentro quadrado acho q acende do lado esquerdo, perto do termostato...se não funcionar pode esta com problemas ou ate mesmo com a lampada ruim...se precisar estamos ai

[]s

Comment

Normalmente é feito a mudança para o facho alto no comando de seta é somente puxa-lo para sua direção que ira aciona-lo.

Comment

Olha só...
        Se vc puxa a alavanca do pisca para trás e nada acontece, nenhum "clic", provavelmente vc tem um problema no relê. Pode ser um simples fusível, um fio com o conector solto ou até um relê queimado.

O jeito é ir até o porta-malas (o do fusca está mais para porta-lancheiras), achar o relê (é um cebolão redondo, de plástico preto, que tem tanto fio ligado que parece um polvo) e testar o circuito. Deve ter na internet o diagrama elétrico do fusca, onde vc pode descobrir qual fio é a entrada do comando da luz alta. Se estiver chegando corrente nele qdo a alavanca é acionada e vc não ouve o "clic" o problema deve ser no relê. Se há o clic e a luz não acende, provavelmente é fusível ou lâmpadas queimadas, mas se não há corrente chegando, pode ser um problema da chave (alavanca da seta) ou até um fio partido.

Na primeira olhada o troço assusta um pouco, mas com um diagrama na mão e um pouco de paciência tudo se resolve.

Abraço
        --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

Comment

Muito obrigado pela ajuda, o meu tem o velocimetro é redondo, painel do modelo antigo.

É bem provável que seja problema no rele mesmo, como disse o amigo acima, quando eu puxo a alavanca do pisca pra minha direção não faz nenhum clic. Vou dar um jeito de arrumar isso.

Mas uma outra pergunta, sempre que saio com ele a noite com a luz acesa, parece que a bateria nao aguenta. Ele usa dinamo ainda.

Será que pode ser que a bateria esteja arriada?

Obrigado. Abraços!

Comment

Ops !!!

Muito obrigado pela ajuda, o meu tem o velocimetro é redondo, painel do modelo antigo.

É bem provável que seja problema no rele mesmo, como disse o amigo acima, quando eu puxo a alavanca do pisca pra minha direção não faz nenhum clic. Vou dar um jeito de arrumar isso.

Mas uma outra pergunta, sempre que saio com ele a noite com a luz acesa, parece que a bateria nao aguenta. Ele usa dinamo ainda.

Será que pode ser que a bateria esteja arriada?

Obrigado. Abraços!

poh amigo, peço desculpa por não ter explicado direito la em cima, tinha feito maior texto explicando todos os motivos, mas deu erro na msg e fiquei com raiva de escrever tudo de novo....rsrsrs...agora que já sei que painel é o seu, vamos lá:

1) FAROL ALTO NÃO ACENDE: agora sei que vc não consegue alternar, e fica bem mais facil achar os problemas dessa forma! bom vamos ver o que pode ser passo a passo, vc mesmo pode fazer numa tarde de domingo, melhor que ver tv..rsrsrs

a) primeiro abra o caput e ache o relé do farol, acredito que se for original vai ser redondo, nele vai entrar uma pancada de fio, ele serve para alternar entre farol alto e baixo, pegue-o retire todos os fios, mas seria bom se vc não sabe o que é cada um, marca-los com alguma fita, sei la...de modo que vc possa depois bota-los no lugar, para testa-lo ja em suas mãos livres de fios pegue dois fios qualquer não tão finos nem tão grosso, 1mm tah bom, e prenda um pedaço no negativo (-) da bateria, depois coloque a outra ponta do fio que esta no negativo na saida numerada como 31 do relé ( 31 é a massa/terra do sistema eletrico ) ai vc deverá ver no seu relé pelo menos mais 3 saidas...numeradas assim 56, 56a e 56b
            prenda de uma das pontas do outro fio q ainda não usou no 56a que é responsavel por alimentar o relé para a luz alta e fique só com a sua outra ponta solta na mão, esfregue rapidamente sobre o positivo da bateria, tem que fazer um tec, tec..cada vez que passar a cabeça do fio positivo ligado ao 56a, dando certo ou não faça o mesmo com o o 56b, fazendo o mesmo procedimento, pelo que sei e me lembro os dois tem que fazer tec, se somente um fizer pode ser o relé, ai vc ja anota em um papel tipo, 56a não da sinal (não faz tec) e partiremos para os outros possiveis problemas, coloque o relé no lugar, sabendo que:

31 = TERRA (só ver o fio que vem da lataria e esta aterrado em algum lugar)
            56 = RESPONSAVEL PELO INTERRUPITOR, PRA ACENDER O FAROL, mais dificil de achar eu vou testando entre eles ate acender o farol
            56a = RESPONS. PELA LUZ ALTA
            56b = RESPONS. PELA LUZ BAIXA

b) Só não tentaremos aqui verificar os fios, pq já é um pouco mais complicado, mas de uma olhada no comando de seta tmb para ver se a palheta que alterna não esta quebrada ou muito longe, a minha quebrou, tive q fazer uma gambiarra com um pedaço de lamina, deixe o farol alto e com uma faca bem devagar vai meio q passando a ponta entre os metais se nada acontecer ou se tiver intacto as palhetas do alternado tudo ok com ele, se no teste do relé fez tec duas vezes tanto no 56a como no 56b, tmb não é relé, se um deles não fez o relé pode estar ruim, o rele serve pra fechar a tensão, ele fica aberto e quando jogamos uma tensão eletrica nele ele se fecha gerando corrente

2)BATERIA

a)primeiro verifique a amperagem da sua bateria, se for 40 amperes partiria para outra, 40 não presta nem pra moto..rsrsr coloque no minimo uma de 60 de qualquer marca mais conceituadinha, não precisa ser moura...e veja tmb se ela leva agua, abra os pinos dela e veja, perdi uma bateria pq n sabia q ela levava agua, se tiver baixo o nivel ou seca ela n carrega direito e não pega carga, tente comprar solução pra bateria e testar se for o caso, mas geralmente quando ela fica seca por muito tempo é perda total pra ela.

b) agora mesmo sem ver seu carro, seu eu fosse dar uma olhada nele de cara ia ver a condição dos fios se nada do que te falei fosse a causa do problema, ate pela questão da bateria..as vezes e isso é danado no fusca, o meu tava assim...o fio se parte e toca na lata fechando curto, pode ser o fio do farol alto que esta fazendo isso, conclusão vai queimar o fusivel e não vai acender, vai fazer um terra direto com a bateria e vai descarregar a bateria toda, pode ate iniciar um incendio.

TOMARA QUE TUDO ISSO LHE AJUDE DE ALGUMA FORMA

[]s

Comment

fuscapower

Amigo, muito obrigado pela ajuda que você me deu, durante a semana não tenho tempo de mexer no "bonito" (nome do fusca), mas já imprimi tudo que você escreveu e no fim de semana eu vou arrumar isso.

Não tenho como agradecer a ajuda que você(s) me deram. Dá cada vez mais vontade de deixar o fusca bala.

Obrigado mesmo, um abraço

Depois eu postos os resultados>

Comment

= ]

fuscapower

Amigo, muito obrigado pela ajuda que você me deu, durante a semana não tenho tempo de mexer no "bonito" (nome do fusca), mas já imprimi tudo que você escreveu e no fim de semana eu vou arrumar isso.

Não tenho como agradecer a ajuda que você(s) me deram. Dá cada vez mais vontade de deixar o fusca bala.

Obrigado mesmo, um abraço

Depois eu postos os resultados>

No possivel agente ajuda, não é dificil mexer, se vc tiver paciencia, principalmente para aprender com seus erros e força de vontade, logo logo vai estar sabendo um monte de coisa, eu por exemplo estou me aventurando agora a abrir o motor, vamos ver no que dá..estou contando com a ajuda dos mais experientes aqui e de um material que eu tenho.Enfim faça tudo com bastante calma e capricho, porque quando agente acha o defeito e consegue consertar, vale a pena o sacrificio é muito bom, só fazendo para sentir!!!

[]s

qualquer coisa que não conseguir fazer ou se não conseguir re-colocar alguma peça no lugar, posta que eu e nossos colegas te ajudamos!!

Comment

Então cara,

No domingo fui mexer na porta dai demorou, e nao deu tempo de ver a fundo o problema da luz, mas um fato curioso é que eu abri o porta malas, dai vi que tinha um fio solto e um lugar sobrando em uma peça redonda preta, dai pensei: "deve ter caído dalí" ai peguei o fio e fui encaixar no lugar que estava faltando um fio, aí antes que eu chegasse a encostar o fio no conector fez uma faísca e fez o "tec", dai fiquei com medo de mexer, e deixei o cabo como estava (desencaixado). O que percebi a noite foi que a luz alta estava (e com a luzinha azul no painel acesa). Aí vem a minha pergunta, será que eu posso ligar esse cabo que está solto e deixar conectado na peça preta redonda (desculpa a ignorancia, mas não sei o nome). Pode causar algum curto? Porque estou desconfiando que o contato da alavanca do lado do voltante deve estar travada....

Abraços e tenha uma ótima semana.

Comment

Hoje coloquei o fio de volta e o farol acendeu, mas ficava alternando alto e baixo, sem mexer na alavanca ao lado do volante.

Alguém tem ideia do que pode ser?

Comment

tenta trocar a chave de seta, acho que não é caro, e é facinho trocar

é só tirar o volante, tirar uma e colocar a outra.

só que na hora de comprar tem que comprar pro ano do seu fusca pq nos mais novos a chave do limpador também fica nela, e nos antigos fica no painel em cima do radio
                      Felipe Mori
                      Osasco - SP
                      --------------------------------------------------------

Comment

vamos la!!

Hoje coloquei o fio de volta e o farol acendeu, mas ficava alternando alto e baixo, sem mexer na alavanca ao lado do volante.

Alguém tem ideia do que pode ser?
                        faz o que o nosso colega sugeriu, pode ser duas coisas, os fios podem estar ligados errados ao relé (caixinha redondinha ) e quando vc encostou fechou a tensão e o "tec" foi a tensão alternado o relé, não se preocupe com faiscas, e sim com fumaça..rsrsrsrs, é normal vc ver muita faisca em sistema eletrico, significa q o terminal não esta bem preso, (apertado) me corrijam se estiver falando besteira, mas a faisca nada mais é que uma corrente pulando de um lugar para outro, ou seja, quando o fio esta a uma certa distancia (geralmente mm) da onde vai fechar o circuito (pode ser uma chapa) e ele contem o polo (+) essa distancia n impede que a corrente passe, porém ela vira uma especie de relampago miniatura, é facil mas é dificil entender..rrs, dependendo da potencia do circuito vc pode por mais distancia, exemplo a bobina, vc pode por um pouco longe da parte metalica que mesmo assim da centelha ou faisca...agora tmb pode e é mais certo que seja um problema no comando de seta mesmo, o ruim é tirar o volante, tem que ter uma chave meio chata de ter, mas de resto, é bem barato e é só ligar os fios...

[ ]s

Comment

deve estar em curto alguma coisa
                          ou a chave de seta na onde vc liga a luz está com problemas ...

Comment

fuscapower,
                            Era bem o que você tinha dito. Fui numa loja de baterias e as placas já estavam coladas... por isso não pegava carga, o dinamo está carregando normalmente e a parte elétrica não está em curto, comprei uma bateria mais em conta, paguei 120,00 numa de 60A. No meu fusca não tem som, somente as luzes normais, (um CBE que nunca ligo) e a partida.

Obrigado pela ajuda novamente. Agora eu vou consertar o comando da luz alta,
                            a)primeiro verifique a amperagem da sua bateria, se for 40 amperes partiria para outra, 40 não presta nem pra moto..rsrsr coloque no minimo uma de 60 de qualquer marca mais conceituadinha, não precisa ser moura...e veja tmb se ela leva agua, abra os pinos dela e veja, perdi uma bateria pq n sabia q ela levava agua, se tiver baixo o nivel ou seca ela n carrega direito e não pega carga, tente comprar solução pra bateria e testar se for o caso, mas geralmente quando ela fica seca por muito tempo é perda total pra ela.

Comment

fico feliz!!

fuscapower,
                              Era bem o que você tinha dito. Fui numa loja de baterias e as placas já estavam coladas... por isso não pegava carga, o dinamo está carregando normalmente e a parte elétrica não está em curto, comprei uma bateria mais em conta, paguei 120,00 numa de 60A. No meu fusca não tem som, somente as luzes normais, (um CBE que nunca ligo) e a partida.

Obrigado pela ajuda novamente. Agora eu vou consertar o comando da luz alta,

Na escola do lado negro eu estou estudando e aprendendo direitinho para um dia quem sabe ser um mestre tmb..rsrs

[]s

Comment

Working...
                              X