Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Passar fusca 1600 1 carburador Alcool

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Passar fusca 1600 1 carburador Alcool

Bom dia pessoal,

Estou muito interessado em passar meu fusca 1600 para alcool mas não gostaria de investir em um kit de dupla carburação, gostaria de saber se é possivel e se o desempenho fica parecido ao que tenho na Gazolina, e qual seria as modificações que são necessárias no carburador, gicleur principal gicleur ar etc..., outra dúvida, o fuscão pega sem afogador e sem kit de partida a frio?

Abraços, posto os resultados!

Re: Passar fusca 1600 1 carburador Alcool

Álvaro,

Desculpe o pequeno balde de água fria, mas a utilização de um único carburador no álcool, no caso do Fusca é bem crítica!
    Como o coletor é longo, a ocorrência de condensação é exagerada, o que fará com que gotículas de álcool escorram pelas paredes do coletor.
    Em alta rotação, nada se perceberá, pois o fluxo de ar arrastará estas gotículas evitando engasgos, porém em baixas cargas e rotações, ocorrerá o "escorrimento" destas gotículas que gerarão "cabeçadas", engasgos...
    A saída é o aquecimento do coletor, que já existe no motor a gasolina com um solex H30, e no caso do álcool deverá obrigatoriamente estar ligado, e mesmo assim acredito seja insuficiente!

Contudo caso queira experimentar o uso do alcool, a giclagem deverá ser aumentada na proporção de aproximadamente 10 a 30% maiores que os equivalentes com gasolina.
    Este percentual varia muito, pois existem variações de carburador para carburador como o uso de econostat por exemplo.

Assim um valor de "chute inicial" bem válido é 20% acima do original a gasolina.

Caso seja um solex H30PIC original do 1500 ou 1600, o mesmo terá um venturi de 24mm, daí pode-se utilizar a princípio um gicleur 150 ou 155

Se for um com venturi 22,5mm do H30PICS, o gicleur deverá ser 135 ou 140

Sugiro estes valores para um teste inicial e aí ir aumentando ou diminuindo seus valores conforme a mistura se mostre rica ou pobre.
    Para esta avaliação, o uso de um Hallmeter é o ideal, porém caso tenha alguma experiência, a avaliação da cor das velas pode ser suficiente.

Lembre-se... O sistema de aquecimento do coletor deverá ser mantido funcionando... Caso contrário haverão engasgos fortes e a mistura variará muito impossibilitando até mesmo uma avaliação da qualidade de mistura em baixas rotações pois deixará de ser homogênea.

Use obrigatoriamente o afogador para partida.
    O sistema de partida a frio quase sempre é indispensável em climas frios. Vai depender da época do ano e de onde você utilizará seu veículo.
    Em geral deve ser utilizado.

Boa sorte...
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Alvaro

Aconselho colocar dupla.

eu tambem não queria gastar e andar com a carburação simples mas engasga , ai tem que da umas pisada nas engasgada, o carro num anda nada em baixa rotação .

ou seja só dor de cabeça.

eu comprei os coletores, acionadores, e buras 32/34 pdsi po R$300,00

no ML.

compensa

Comment

Olá pessoal, depois de quase dois dias de brigas, trocas de gicleurs, injetores, e tals hehehe, cheguei a mesma conclusão que os amigos postaram acima, mono carburação, para alcool não fica bom, o carro engasga, não fica redondo, não pega pela manhã (Moro em Santa Catarina aqui é friu!), ja fiz de tudo, e acabei voltando para a gazolina mesmo.

Talvez logo coloque uma carburação dupla nele...

Mas ta ai a experiencia, motor 1600, monocarburado a alcool é complicado, não pega demanhã, soqueia, não fica redonto, não anda bem...

Obrigado a todos!

Comment

VO EXPLICA TUDO O QUE O MESTRE FALOU DE FORMA SIMPLES:

DEIXA DISSO POR QUE FICA UMA MERDA ,rsrsrsrsrs

MEU AMIGO TEIMOU COMIGO QUE DAVA CERTO , POR QUE UM MECANICO TEM , ( SÓ QUE O MECANICO SO ANDA EM ALTA , POR QUE EM BAIXA O CARRO ATE TREPIDA)
          FEZ O MOTOR DE 1300 P/ 1600 MONOCARBURADO A ÁLCOOL, RESULTADO , COM 20 DIAS MANDOU TIRAR , E OLHA QUE HAVIA COLOCADO O KITs DE MOTOR ORIGINAL A ALCOOL, MONTOU TODO ORIGINAL A GASOLINA E AINDA ME PAGOU MEIA DUZIA DE CERVAS, PELO CONSELHO QUE O MESMO NAO SEGUIU..........
          1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE

Comment

Creio que ate poderia a vim a funcionar mas teria que ser feito um trabalho especial e muito bem feito no coletor de admissão para aquecelo o suficiente e não deixar a mistura condensar..
            Abrços
            Luby
            http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Rio de Janeiro - RJ

Comment

Apenas como curiosidade "histórica" - não façam isso em casa.

Nos áureos tempos do PRO Alcool (80's), sabendo da devoção do brasileiro à "Lei de Gerson" (vide o hidrogêncio, vapor de gasolina... em moda no século XXI) retíficas convertiam o motor 1300 - carburação simples, para alcool, conversão que encontrou um certo mercado entre motoristas de taxi.

Como as retíficas não tinham tecnologia para misturar ar aquecido na entrada do carburador, tipo oTermac adotado pela VW na dupla carburação a alcool e depois usado também para gasolina, para diminuir NOX, bolaram um jeito de esquentar... o alcool.

Teste de um Fusca 1300 a alcool - carburação simples, na Quatro Rodas agosto de 1980:

https://4rturbo.blogspot.com/2013/03...o-de-1980.html

Infelizmente a qualidade do escaner não da para ver nada na foto do motor.

A reportagem diz que em baixa velocidade o sistema até funcionava, mas em alta o alcool esquentava demais, fervia e formava bolhas, o que cortava o motor - bem, isso devia ser bom para economizar combustível.

Acho que esse coletor esquisito era usado nessa "gambiarra".

Outro parecido: http://br.melinterest.com/articulo/M...carburador-vw/

Falta achar o escapamento compatível com os tubos do pre-aquecimento.
              Last edited by Iran F. de Oliveira; 23-01-2019, 10:15 PM.

Comment

Working...
              X