Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acerto fusca 1600 w110 dupla solex 32/34 alcool

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Acerto fusca 1600 w110 dupla solex 32/34 alcool

Primeiramente, vou descrever a configuração,a qual foi me passada pelo preparador Fernando Camilo, e o que esta ocorrendo com o carro.

Kit 1600 álcool(cabeçudos)
    Cabeçotes, 6 aletas, tork, rebaixados e retrabalhados, com taxa de compressão de 13:1
    Válvulas originais tork
    Molas de opala
    Por em quanto quanto, platinado com bobina kw, o modulo de ignição assistida deve estar chegando esta semana.
    Comando s28 288 duração, 107 lob, 10,8 de lift
    Escapamento 4x2 cruzado, tipo speed, dimensionado.
    Volante aliviado em 700 gramas.( disse o preparador que balanceado).
    Dupla solex 32/34:

Venture 22; borboleta 32; venture suplementar; gicle de alta 175( com quase certeza, mas acredito que amanha eu esteja arrancando os buras fora apara atestar); lenta 70; ar (não lembro).
    O carro estava sem dar lenta e me foi dito que era entrada falsa de ar pela borboleta, fiz o embuchamento e continuou do mesmo jeito.
    Filtro de ar esportivo cônico mono flux.
    Agora vamos aos problemas.

1° Sinto que quando o carro passa dos 2500RPMs ele limpa e sobe rapido, porem quando chega à 4500 começa a dar uma amarrada mas aparenta sobir, não tentei pois ainda esta em período de amasse-amento.
    2° O carro esta soltando alcool liquido pelo escapamento, até sei do cruzamento de válvulas, mas ele esta jogando muito, quando eu entro com o carro em casa, do primeiro andar da para sentir o cheiro do alcool.
    3°acredito que aqui esteja o principal, quando ligo o carro(frio), ele pega rapidamente(mesmo que catarro na parede) e fica estabilizado em 1200RPMs, porem, apos dar uma esticada ou o motor atingir temperatura de trabalho, a rotação cai para 500 e vai caindo até morrer, à menos, claro, que eu fique acelerando um pouco no pé e sustentando ele em 1000/900 RPMs
    4°Esta é a mais preocupante o carro esta fazendo 2Km/l e me levando a falência!!!!!!!!!!!!

Detalhes adicionais:

Estou equalizando com um vacuômetro, mas a alta estou equalizando com o olho(varetas)
    Flautas retrabalhadas, a alcool(compradas na carburador brasil), 3 furos centrais abertos para 1,2 e conico 2, polidas com lixa 1200.( antes do retrabalho das flautas o carro já estava com tais características).
    Ponto acertado no talo, desde que o carro pegue bem, sem pistola.

Em anexo segue a foto da vela, antes do retrabalho das flautas.

SOCORROOOO!!!!! Este motor levou 6 meses para ser feito e agora estou com medo de ter que me desfazer pois com este consumo, só sendo dono de engenho!

Abração à todos e um feliz ano novo.
    Last edited by Thiago Torreiro; 01-01-2012, 09:12 PM.
    Thiago Torreiro
    86 Branco, Meu Filho!

Re: Acerto fusca 1600 w110 dupla solex 32/34 alcool

Thiago,

O funcionamento do meu estava da mesma forma, li pavão e depois perdia força. Eu acredito ser os cabeçotes... Mas vamos aguardar os amigos daqui do fórum passar alguma outra idéia.

Quanto ao balanceamento. Pode acreditar que o volante não foi balanceado, pois não tem quem faça esse serviço aqui em Jampa. Eu procurei muito por este serviço e a reação do pessoal aqui era de espanto.

A solução que seu preparador me apresentou foi de balancear em borra batia, na mesma máquina de balancear pneus. Mas a mesma não encaixa o volante.

Infelizmente é assim mesmo.

Ajuda aí galera...

Comment

a princípio não vejo nada de anormal nessa configuração na carburação. Da uma conferida nas valvulas, veja o ponto na pistola, escutando somente e vendo arranque não da pra ter noção nenhuma, qualquer leve girada muda bastante os graus. veja regulagem de platinado também e de preferencia coloque ignição eletronica e não modulo de ignição assitida, até hoje esses modulos não se mostraram confiáveis. nessa configuração partiria para venture 24 deve estar dando muito excesso com 175 ainda mais que tem venture suplementar, ja tive motor a ar a alcool e venture 24 fica bem melhor de rendimento.

Abraço

Comment

Bom, montei um motor muito mais simples, um 1500 com w100 e bura simples, e de inicio é meio chato o acerto mesmo, fica calmo...

O negócio inicial é abrir um pouco a folga das válvulas pra tentar acalmar um pouco a marcha lenta facilitar as regulagens. Provavelmente a folga usada é a original (0.10mm). Aumenta pra 0.20 e veja o que acontece...

Regula estes buras com o motor bem quente, no momento em que ela teima em ficar em 500 RPM. Não sei, mas isso é sintoma de que estas regulando com o motor frio

Sem contar verificações básicas, como na bóia/agulha dos buras (questão do excesso), e os itens da ignição!

poste novidades
        Jéferson S.
        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

Comment

Mau noticia, volante desbalanceado já é um grande problema.
          A impressão que da é exatamente de excesso, principalmente na lenta.
          estou pensando em jogar 65 na lenta e amanha vou retirar as velas novamente para ver a cor depois do retrabalho.
          Quanto a ignição assistida, agora já foi Esta a caminho e me custou 100 pila, eu até tenho uma hall aqui, faltando o cabo, porem esta à venda para tentar suprir os gastos da preparação, ou melhor do preparador!

Então eu parto para ventures 24 e dou uma baixada na alta para 170?
          O de ar eu mantenho?

De fato, eu regulei ele quente mas antes de esticar, ele parado, sé eu ligar e deixar, ele fica em 1200 e não morre nem a pau, porem se eu tirar o carro da garagem ele já começa a piorar.
          Gastei 30 reais(15 litros) para andar aproximadamente 20 km.

Quanto as válvulas, 20mm e depois volto para 10? ou deixo em 20?
          Em termos de velocidade, ele vai bem até 150 à 4000 RPMs de quarta. Não tentei passar, mais ai ele ainda estava com ignição eletronica, porem alimentada por um fio de telefone, que derreteu e levou meu modulo junto!

A minha ideia agora, é bem custo beneficio mesmo.

Andersom, eu realmente continuo teimando, é muita BURRICE, uma pessoa que trabalha com isto, mesmo que MAL, errar um calculo de compressão e ainda por cima, deixar as câmaras com volumes diferentes.
          Sé for o caso, é partir para a ideia que o motor esta totalmente mal montado e com apertos errôneos e por ai vai.
          E ele esta com um funcionamento aceitável, o que me aparenta ser é acerto.

Abração à todos e valeu pela força.
          Thiago Torreiro
          86 Branco, Meu Filho!

Comment

Na minha opinião, só troca o venture de 22 pra 24 inicialmente. E vê o que acontece, talvez precise até subir um pouquinho o principal depois, se assim não ficar ideal... (mexa sempre numa coisa primeiro, teste e depois mexa em outra, tipo não mexa no venture e no giclê principal ao mesmo tempo)

As válvulas tu passa pra 0.20 e inicialmente "esquece" elas assim mesmo. Depois mais tarde, quando conseguir uma bela regulagem, e também quando os tuchos já estiverem mais acentados no comando, volta pro 0.10mm (aqui no meu caso precisei passar pra 0.15, e se fosse necessário, iria pra 0.20, mas no 0.15 a lenta já se acalmou um tanto suficiente)

abs
            Jéferson S.
            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

Comment

esse comando 288 da sóbe ,
              não é tão alto assim para dar trabalho na marcha lenta.
              porem ele requer um venturi maior,
              pq venturi pequeno é para força em baixa rotação,
              (comando original ou pequeno),
              quando vc da comando maior p o motor ,
              comando q vai trabalhar em regimes mais altos de rotação,
              vc tem q dar venturi maior ,
              pq senaum ,o venturi pequeno acaba a função dele,
              quando o comando ta começando a falar ou no meio da pegada dele !

eu faria o seguinte:
              1- verificaria o nivel de bóia,derrepente ta vumitando alcool ,por isso o cheiro de alcool, e querer morrer quando quente
              2- com quanto ta em mm o alimentador de alta (furo) ?
              3- coloca venturi 24
              4- g de marcha lenta de 65 a 75 p rua
              5- vc naum mencionou q medida é a medalha corretora de ar 50 ou 100
              6-a correção de ar será de 100 tmb
              e g,principal de 175 para cima ,.
              7- verifica se a agulha está mantendo a cuba cheia quando vc ta com o pé em baixo,derrepente ela póde estar pequena e a cuba seca !
              uma agulha boa p vc usar é 175 ,acho q é do chevete a alcool com bura soléx 35.
              8- a regulagem de valvula desse comando é 0,10 e no maximo 0,15 em mm

9- outra pipa é q vc mexeu na caneta
              entaum vai ter q descobrir essa mexida oq afetou no bura para vc poder acertar segundo oq está acontecendo,oq a mexida na caneta péde !
              se g principal maior ou menor

10 -e principal,
              sempre mexa uma coisa por vez e vá experimentar para ver se melhorou o se piorou, a não ser q vc já saiba oq ta errado tipo mais de uma cáca !

enfim ,
              e tem outra,essa bobina deve estar sobrecarregando o condensador e consequentemente dando pipa no platinado,pq ela é mais forte q a original p o platinado

a receita é boa do seu motor ,porem ta apanhando no acerto ,

outra coisa importante
              são poucos os carros a alcool da vw a vento q sairam com distribuidor a platinado,
              derrepente vc ta com um distribuidor a gasolina aí e ta apanhando feio,
              e vê se o centrifogo dele ta funcionando

eu iria de ign eletronica p motor a alcool,
              me lembro de 3 tipos agora
              ela tem final:
              14
              26
              64

num bura original do motor 1600 a álcool

a receita basica p começo de acerto para motor 1600 alcool mexido é :
              venturi 24
              -g.principal de 175 p começo de acerto,se necessario aumentar gradativamente até chegar no acerto final
              -c de ar 100 á 110
              -g de m lenta de 65 á 75 p rua
              -sem filtro de ar
              - sem alimentador de alta a principio

obs- o alimentador de alta é bom
              porem o g principal p ele será menor doq p o bura q naum tem ele,
              por isso é importante saber com quanto ta o alimentador de alta ,

o cheiro de alcool póde ser pq ta dando ecesso na cuba,
              tmb quando esquenta quer morrer,
              tira os filtros e funciona ele e olha por cima,pela boca dos buras se naum ta pingando alcool p dentro do venturi pelo difusor ,
              outro jeito de saber
              é vc funcionar o carro num lugar plano,
              depois desligue ele,
              solte as mangueiras de comb da tampa do bura,
              tire as duas tampas e olhe o nivel da cuba como está
              e se os dois lados estão iguais
              Last edited by trimilika; 01-01-2012, 11:26 PM.
              trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
              escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
              www.trimilika.kit.net
              www.trimilika1.hpg.ig.com.br
              trimilika1@hotmail.com.br
              tel 035-91420977 poços de caldas MG

Comment

Gente, primeiramente, muito obrigado pela força.

Hoje fiz alguns testes, fui atras de um torneiro(para abrir o venture).
                Vamos aos resultados.
                Um dos bicos estão jogando na borboleta, não deixando passar o jato e as duas boias estão desreguladas, gotejando, não muito mas estão.
                Adiciono mais uma arruela em cada válvula?
                A unica loja que vende as agulhas, hoje estava fechada, abre apenas na quinta, pois estão se mudando.

Quanto as agulhas, notei que quanto mais abro mais sobe o giro e quando eu removo-as(testei em ambos os lados, primeiro separadamente e depois com as duas) a aceleração sobe cerca de 500RPMs.

Vamos agora repassar a giclagem:

Medida da medalha: 100
                Corretor de ar: 115
                Lenta: 65
                Alta: 170
                Bico injetor: 70(de um lado) 55(do outro)
                Venture 22
                Venture suplementar: Usando uma régua, pois estou sem parquímetro, aparenta ter 1,1cm de diâmetro, com as bordas e de diâmetro interno 1e a parte de baixo, aparenta ter 1,1 de diâmetro interno com 1,2 de externo.

As velas, apos a mudança da flauta ,ao que me aparenta, escureceram, mas é difícil de comparar com a foto do computador, amanha eu posto fotos.

Quanto ao distribuidor, eu gostaria de saber se existe a possibilidade de ficar com este e utilizando o modulo assistido (por uns 6 meses), até poder dar uma recapitalizada e comprar um alcool(hall) ou sé a diferença é muito gritante.
                Utilizo que ponto, 15°?

Parto logo para a receita baica?
                O que me aparentou, quando removi as agulhas, é que por ter entrada de ar "falsa"(não sei se tornasse uma entrada falsa de ar e nem se o caminho do raciocínio é este) ele melhora, como se tivesse ou muito combustível ou pouco ar.

venturi 24
                -g.principal de 175 p começo de acerto,se necessario aumentar gradativamente até chegar no acerto final
                -c de ar 100 á 110
                -sem filtro de ar

Segue foto do venture suplementar.
                Estas fotos foram retiradas antes que eu fizesse o retrabalho com as flautas e este amarelado na lateral era Epoxi, mas foi retirado.

Gente, mais uma vez, muito obrigado pela força!
                Thiago Torreiro
                86 Branco, Meu Filho!

Comment

Postado originalmente por Thiago Torreiro
                  Gente, primeiramente, muito obrigado pela força.

Hoje fiz alguns testes, fui atras de um torneiro(para abrir o venture).
                  Vamos aos resultados.
                  Um dos bicos estão jogando na borboleta, não deixando passar o jato e as duas boias estão desreguladas, gotejando, não muito mas estão.
                  Adiciono mais uma arruela em cada válvula?
                  A unica loja que vende as agulhas, hoje estava fechada, abre apenas na quinta, pois estão se mudando.

Quanto as agulhas, notei que quanto mais abro mais sobe o giro e quando eu removo-as(testei em ambos os lados, primeiro separadamente e depois com as duas) a aceleração sobe cerca de 500RPMs.

Vamos agora repassar a giclagem:

Medida da medalha: 100
                  Corretor de ar: 115
                  Lenta: 65
                  Alta: 170
                  Bico injetor: 70(de um lado) 55(do outro)
                  Venture 22
                  Venture suplementar: Usando uma régua, pois estou sem parquímetro, aparenta ter 1,1cm de diâmetro, com as bordas e de diâmetro interno 1e a parte de baixo, aparenta ter 1,1 de diâmetro interno com 1,2 de externo.

As velas, apos a mudança da flauta ,ao que me aparenta, escureceram, mas é difícil de comparar com a foto do computador, amanha eu posto fotos.

Quanto ao distribuidor, eu gostaria de saber se existe a possibilidade de ficar com este e utilizando o modulo assistido (por uns 6 meses), até poder dar uma recapitalizada e comprar um alcool(hall) ou sé a diferença é muito gritante.
                  Utilizo que ponto, 15°?

Parto logo para a receita baica?
                  O que me aparentou, quando removi as agulhas, é que por ter entrada de ar "falsa"(não sei se tornasse uma entrada falsa de ar e nem se o caminho do raciocínio é este) ele melhora, como se tivesse ou muito combustível ou pouco ar.

venturi 24
                  -c de ar 100 á 110
                  -sem filtro de ar

Segue foto do venture suplementar.
                  Estas fotos foram retiradas antes que eu fizesse o retrabalho com as flautas e este amarelado na lateral era Epoxi, mas foi retirado.

Gente, mais uma vez, muito obrigado pela força!
                  nunca ví isso q ta aparecendo na foto ,q vc descreve como venturi suplementar,
                  oq eu tava falando é alimentador de alta ou ecnostat,
                  que naum é isso,
                  nunca vi isso !
                  será q a pipa naum está aí tmb ?
                  www.trimilika.kit.net

Comment

Postado originalmente por trimilika
                    nunca ví isso q ta aparecendo na foto ,q vc descreve como venturi suplementar,
                    oq eu tava falando é alimentador de alta ou ecnostat,
                    que naum é isso,
                    nunca vi isso !
                    será q a pipa naum está aí tmb ?
                    Já arranquei fora, até vi algo sobre esta ideia em algum tópico por aqui, mas esta uma caca, tudo enferrujado e com medidas não precisas, ate onde notei, é desnecessário. Principalmente se você faz motores bem mais fortes com estes buras.

E dando mais uma olhada, descobri que as válvulas da boia são diferentes, uma é DS 151 e outra SCHUK 1.5, alem de que uma tem garrinha e outra não.
                    Amanha pretendo comprar um par de válvulas e um um jogo novo de juntas..
                    Quanto a regulagem, uso duas ou uma arruela?
                    Compro boias com garra ou sem?

Quanto o que fazer sobre a giclagem, parto logo para a receita basica? Ou vou de passo à passo?

Abraços e mais uma vez, muito obrigado pela força.
                    Thiago Torreiro
                    86 Branco, Meu Filho!

Comment

Já arranquei fora, até vi algo sobre esta ideia em algum tópico por aqui, mas esta uma caca, tudo enferrujado e com medidas não precisas, ate onde notei, é desnecessário. Principalmente se você faz motores bem mais fortes com estes buras.

E dando mais uma olhada, descobri que as válvulas da boia são diferentes, uma é DS 151 e outra SCHUK 1.5, alem de que uma tem garrinha e outra não.
                      Amanha pretendo comprar um par de válvulas e um um jogo novo de juntas..
                      Quanto a regulagem, uso duas ou uma arruela?
                      Compro boias com garra ou sem?

Quanto o que fazer sobre a giclagem, parto logo para a receita basica? Ou vou de passo à passo?

Abraços e mais uma vez, muito obrigado pela força.
                      se seu bura for aquele q usa a bóia com o sextavado de 13mm
                      a agulha da bóia a ser usada é a 175 ou 176 do chevete a alcool ou do monza a alcool com bura soléx 35
                      aí vc monta com uma arruéla só

se for com sextavado de 15mm,vai ter q tentar achar uma agulha com o furo maior q 151,

quanto a regulagem do bura
                      arranca essa gambiarra aí e troca as agulhas só,póde ser as agulhas sem garra mesmo
                      apesar q sendo as duas iguais naum tem pipa naum ,
                      coloca os bicos do injetor da mesma medida ,e para regular o parafuso da mistura,vc faz assim :
                      fecha ele todo e abre 3 voltas
                      dos dois lados isso,
                      o ponto dele com esse gicle de m. lenta vai ser entre 3 voltas a 2 e meia
                      regula os parafusos de aceleração iguais ,aqueles q vaum na frente do bura q pega no acionamento:
                      solta tudo ele,
                      aí vc vem de 1/4 de volta á 1/4 de volta apertando ele até começar a acionar o bura,quando vc perceber q ta começando a acionar,vc aperta ele acionando o bura 2 voltas ,faz a mesma coisa do outro lado.isso com as varetas soltas,
                      feito isso vc regula as varetas p elas estarem no ponto de acionarem os dois buras juntos e iguais, feitop isso vc da partida no motor e deixa na lenta,
                      ai se ficar muito acelerado vc solta os parafusos de aceleração 1/4 de volta de cada lado e vê se a lenta ficou na rotação q vc quer ,se continua alta a lenta vc solta mais 1/4 de volta ,ou aperta sempre iguais os dois lados
                      e pronto

aí vc vai sai com o carro e vê se o carro melhorou sem essa gambi dos buras ,
                      depois disso vc parte p a afinação do motor
                      www.trimilika.kit.net

Comment

Postado originalmente por trimilika
                        se seu bura for aquele q usa a bóia com o sextavado de 13mm
                        a agulha da bóia a ser usada é a 175 ou 176 do chevete a alcool ou do monza a alcool com bura soléx 35
                        aí vc monta com uma arruéla só

se for com sextavado de 15mm,vai ter q tentar achar uma agulha com o furo maior q 151,
                        Mais um problema, o meu é de 15mm sextavada e só achei com 151.
                        Sera que eu posso passar uma broca de 2cm? No furo de entrada?
                        Eu pensava que estas agulhas fossem baratas, me cobraram 24 pilas em cada.
                        Só que eu tenho duas aqui de 151 iguais e com as garras.
                        O que eu faço?
                        Já o injetor, só na quinta feira, pois só tem em um canto.
                        Abração.
                        Thiago Torreiro
                        86 Branco, Meu Filho!

Comment

Mais um problema, o meu é de 15mm sextavada e só achei com 151.
                          Sera que eu posso passar uma broca de 2cm? No furo de entrada?
                          Eu pensava que estas agulhas fossem baratas, me cobraram 24 pilas em cada.
                          Só que eu tenho duas aqui de 151 iguais e com as garras.
                          O que eu faço?
                          Já o injetor, só na quinta feira, pois só tem em um canto.
                          Abração.
                          naum mexe no furo q naum veda mais nunca,
                          coloca essas mesmo por enquanto
                          a do monza é 222 e dá certo aí tmb
                          www.trimilika.kit.net

Comment

com esse venture suplementar estrangulou o carburador, além do venture 22 pequeno a area ficou muito reduzida com esse venture suplemantar. deixar o carburador mais original possivel, faça funcionar certinho, depois de funcionando bem vc pensa o que pode melhorar nele. carburador muito futricado perde tudo os parâmetros. pra mexer em carburadores dessa maneira é bom ter bastante experiência e entender o funcionamento do carburador de cabo a rabo, isso só se conhece com anos de pratica.

Comment

Hoje, coloquei as a agulhas do monza 221, injetor 70 nos dois lados e troquei um dos corpos, pois o corpo antigo, quando foi soldado, o "preparador" fexou aquele tubinho lateral que passa por traz, no sentido vertical, acredito que seja para lenta. Tirei também toda a quela gambiarra.
                              Passei a flauta, sifão e aquele furinho que fica acima do gicle de lenta(2mm), para o corpo novo.
                              O motor teve uma melhora considerável porem ainda esta encharcando.
                              Só que não pelo bico injetor e sim pelo difusor( acredito que seja assim que se chame) Ele lembra o injetor, só que bem maior e mais grosso, bem como fica no corpo e se comunica com a flauta, corretor de ar e g de alta. Pensei que por ali só passasse ar. Ou só é para passar ar?
                              Porem isto só ocorre em um dos buras, o outro esta trabalhando perfeitamente.
                              Notei também, que quando eu tampo com as mãos parte da boca do bura(restringindo o ar) a rotação sobe, notoriamente, obviamente que quando eu tampo muito cai.
                              A ultima coisa, é que o bico injetor, após ter sido mal colocado por mim, foi sugado pelo motor, mas eu só ouvi depois e ele não fez nenhum som e continuou funcionando perfeitamente.
                              Muito problema?
                              Pois é bob, eu senti exatamente o carro menos amarrado, acredito que tenha sido exatamente isto.
                              E quem botou, foi o "preparador" que fez o motor e afinou o mesmo!
                              Mas, faz parte.
                              Abraço a todos e mais uma vez muito obrigado.
                              Thiago Torreiro
                              86 Branco, Meu Filho!

Comment

Working...
                              X