Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Turbo 1300 um carburador * Ajuda...

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Turbo 1300 um carburador * Ajuda...

E ai pessoal...
    Depois de tempo sem acessar o fórum, tive que voltar pra cá pra tirar uma dúvida. Não que eu tenha deixado os VW Aircooled de lado, é que a grana ta curta mesmo...

Mas é o seguinte... Até agora não to acreditando muito nesse 1300 Turbo de um carburador só e, como é um projeto que muito me interessa, queria saber da parte de vocês se realmente é possível e também, se é possível utilizar esse carro no dia a dia...

Outra coisa que quero saber também é qual o carburador usado ( se alguém souber ) e se é necessário um radiador externo de óleo para refrigeração do sistema.

O ganho de potência, se não me engano é de 50% ( me corrijam se eu estiver errado )!!!

O interesse maior mesmo, é em 1º lugar, voltar a andar por ai com o melhor e mais conhecido carro do mundo e em 2º lugar, acelerar um carro turbo ...

Como sempre, conto com a ajuda de vocês...

PS: Já to vendendo meu Del Rey....

Re: Turbo 1300 um carburador * Ajuda...

1300 turbo com um bura só vai andar menos que um 1600 com comando de variant, taxadinho, escape, dupla...

Possível é. Já vi um muito bonito inclusive. Mas acho perda de tempo e dinheiro
    2100 aspro

Comment

Um carburador só, pode ser um carburador de corpo duplo,se for até que daria para funcionar bem na gasolina, mas com pressão de turbo pequena, acredito que no máximo 06 bar, alem disso vc vai ter o cabeçote e coletor de admissão limitando mais ainda a potencia final, teria um carro sem legalização caso pare em alguma blitz policial, a não ser que consiga regularizar, senão é guincho na certa...eu não faria isso não. Se fosse mexer nele eu ou trocaria o motor ou faria um 1300 espertinho com dupla carburação, retrabalho nos dutos dos cabeçotes para melhorar o fluxo, meio complicado nesses cabeçotes de entrada simples e mais algumas coisas com ignição eletrônica etc.
      Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
      Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
      Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
      Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
      Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
      volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
      Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

Ok.

Mas como o cara fez com aquele Fusca branco de SP?

Será que ganha tão pouca potencia assim?

E outra, se fosse num 1500, 1600, uma burra só, melhoraria?

Valew...

Comment

Postado originalmente por marcossilvestre
          Ok.

Mas como o cara fez com aquele Fusca branco de SP?
          http://youtu.be/ICrVYK14_dA

Será que ganha tão pouca potencia assim?

E outra, se fosse num 1500, 1600, uma burra só, melhoraria?

Valew...
          Em um 1600, acredito que daria para utilizar um Solex40!
          Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
          *Saudades dele....

Comment

Faça com dupla carburação!!!

Nunca mais vais querer saber de simples.
            Um Solex 40 pode render mais que uma 32, mas o coletor será o mesmo, fazendo uma bela restrição.
            Fusca 1500 1974 Verde Hippie
            1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
            "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Pelo que entendi então, o problema está no coletor
              da carburação simples... É isso?

E se fosse no 1300 com dupla? Aí melhoraria então?

Ajudaí...

Comment

Uma idéia que eu tenho mas não vou colocar em prática por enquanto é fazer 1500 com cabeçote de entrada dupla , você já teria um ganho melhorzinho porque eu creio que o 1500 ''acorde'' a turbina melhor . E no caso do 1300 e 1500 eu penso numa gt12 dos gol 16v T .Att

Comment

Bem, não entendo muito de preparação turbo, mas, mesmo assim vou tentar ajudar.

Marcos, o que acontece, é que um kit turbo, sai quase dois pilas, mais instalação isto e aquilo outro vai para pelo menos 2 pilas gastos.
                  No final das contas, vais gastar muito para chegar a pouca potencia, muita em relação a um 1300 original, mas pouca se comparado a uma preparação bem leve de um 1600.
                  O mau do 1300 e 1500 são os cabeçotes, que são entrada simples que limita MUITO, mesmo com a dupla, o próprio cabeçote ira limitar, sé for simples, nem se fala.
                  O que acontece, é que com o mesmo valor, vc consegue fazer um 1600 aspro de leve, que tende a ter muito mais tempo de vida útil, e depois ainda podes turbinar.
                  Investir em preparação de 1300 e 1200 é para quem quer realmente uma originalidade e uma preparação de época, com compressor de época e tudo mais, ou até mesmo para quem quer um 1300 brabo, mas é muito mais trabalhoso e os resultados não chegam nem perto.

Quer um conselho?
                  Compra um 1600 ou 1500 com cabeçotes entrada dupla, bota um comandinho leve(até mesmo o da kombi torque) da um acerto na taxa, faz um trampo nos dutos, dupla, compra um bom escapamento e pronto!

Pode mandar um 1300 turbo encostar do lado, a diferença, você vai ter uma vida útil bem maior, e um consumo bem menor.
                  custo x beneficil

Pessoal, nada contra os 1300 e muito menos os mile duque, bem como adimiro muito preparações de época.

Espero ter ajudado, mas tenho que certeza, que o pessoal ainda tem muito a falar.
                  Thiago Torreiro
                  86 Branco, Meu Filho!

Comment

Postado originalmente por Thiago Torreiro
                    Bem, não entendo muito de preparação turbo, mas, mesmo assim vou tentar ajudar.

Marcos, o que acontece, é que um kit turbo, sai quase dois pilas, mais instalação isto e aquilo outro vai para pelo menos 2 pilas gastos.
                    No final das contas, vais gastar muito para chegar a pouca potencia, muita em relação a um 1300 original, mas pouca se comparado a uma preparação bem leve de um 1600.
                    O mau do 1300 e 1500 são os cabeçotes, que são entrada simples que limita MUITO, mesmo com a dupla, o próprio cabeçote ira limitar, sé for simples, nem se fala.
                    O que acontece, é que com o mesmo valor, vc consegue fazer um 1600 aspro de leve, que tende a ter muito mais tempo de vida útil, e depois ainda podes turbinar.
                    Investir em preparação de 1300 e 1200 é para quem quer realmente uma originalidade e uma preparação de época, com compressor de época e tudo mais, ou até mesmo para quem quer um 1300 brabo, mas é muito mais trabalhoso e os resultados não chegam nem perto.

Quer um conselho?
                    Compra um 1600 ou 1500 com cabeçotes entrada dupla, bota um comandinho leve(até mesmo o da kombi torque) da um acerto na taxa, faz um trampo nos dutos, dupla, compra um bom escapamento e pronto!

Pode mandar um 1300 turbo encostar do lado, a diferença, você vai ter uma vida útil bem maior, e um consumo bem menor.
                    custo x beneficil

Pessoal, nada contra os 1300 e muito menos os mile duque, bem como adimiro muito preparações de época.

Espero ter ajudado, mas tenho que certeza, que o pessoal ainda tem muito a falar.

E os cabeçotes de dupla entrada, não serve no 1300?
                    Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
                    *Saudades dele....

Comment

Eu não posso te afirma com 100% de certeza, mas até onde ouvi falar, o que da para ser feito, ainda é 1500 com cabeçotes dupla entrada.
                      Outra coisa MUITO importante, é o vira, que do 1300 tem uma lubrificação muito reduzida. Não sei ao certo que rotação pode se conseguir com um 1300 turbo, mas creio que este vira não de conta dos 5500( mas acho que o motor não chegue a isto tudo).
                      Outra coisa, que não podes dispensar, é o retrabalho das bronzinas, capela com radiador deslocada e ignição eletrônica.
                      É o que eu estou dizendo, no final das contas, o kit 1600 ou 1500 é a parte mais barata da historia.
                      eu conversei já com uma pessoa que tinha um 1500, entrada simples, bura central, turbo, ele disse que os resultados eram bons, mas que não o suficiente, na ocasião, ele estava comprando uma dupla um kit1600 e um cabeçote, depois não tive mais a oportunidade de conversar com ele, mas tenho certeza que o carro deve ter mudado da água para o vinho.
                      Thiago Torreiro
                      86 Branco, Meu Filho!

Comment

Postado originalmente por Ulysses-F73
                        E os cabeçotes de dupla entrada, não serve no 1300?
                        Tem pessoas que conseguem BONS resultados na preparação destes cabeçotes, mas eu, particularmente, acho que o s fins não justificam os meios.

Muito trabalho, mas, tem quem faça, eu já vi até um tópico aqui no forum de alguém que virava quase 6000 RPMs com estes cabeçotes, MUITO BEM FEITOS, sé não me engano era um 1300.
                        Também não tenho muita certeza dos resultados, no sentido de não lembrar exatamente se eram estes, mas lembro-me que fiquei espantado com o trampo.

O massa deste tipo de coisa, é a exclusividade!
                        Thiago Torreiro
                        86 Branco, Meu Filho!

Comment

Postado originalmente por Thiago Torreiro
                          Eu não posso te afirma com 100% de certeza, mas até onde ouvi falar, o que da para ser feito, ainda é 1500 com cabeçotes dupla entrada.
                          Outra coisa MUITO importante, é o vira, que do 1300 tem uma lubrificação muito reduzida. Não sei ao certo que rotação pode se conseguir com um 1300 turbo, mas creio que este vira não de conta dos 5500( mas acho que o motor não chegue a isto tudo).
                          Outra coisa, que não podes dispensar, é o retrabalho das bronzinas, capela com radiador deslocada e ignição eletrônica.
                          É o que eu estou dizendo, no final das contas, o kit 1600 ou 1500 é a parte mais barata da historia.
                          eu conversei já com uma pessoa que tinha um 1500, entrada simples, bura central, turbo, ele disse que os resultados eram bons, mas que não o suficiente, na ocasião, ele estava comprando uma dupla um kit1600 e um cabeçote, depois não tive mais a oportunidade de conversar com ele, mas tenho certeza que o carro deve ter mudado da água para o vinho.
                          Certíssimo!!!

Cilindrada é poder, ponto final!!!
                          Se não fosse, não haveria virabrequins de 80 e tantos mm e pistões de 90 e tantos milímetros!
                          Montem um 1600, é o básico!!!!!!!!!!!!
                          Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                          1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                          "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Postado originalmente por alanbique
                            Certíssimo!!!

Cilindrada é poder, ponto final!!!
                            Se não fosse, não haveria virabrequins de 80 e tantos mm e pistões de 90 e tantos milímetros!
                            Montem um 1600, é o básico!!!!!!!!!!!!
                            Para quem não que mais de 65 cv 1300 aspirado dá e sobra muito.
                            O bom é que por ninguém dar valor e enxergar potencial no 1300 seus cabeçotes saem por preço de banana.
                            O custo de preparar um 1300 é o mesmo de preparar um 1600 e é logico que com mais cilindrada vem mais potência, porém, já constatei que o menor diâmetro de pistões, dentro do limite de potência supracitado ou um pouco acima, propcia mais economia durante o uso civilizado e mais durabilidade.
                            Depois de 2 anos rodando com o 1300 beirando os 80 cv eu vou abrir o motor (após a troca da carroceria e pintura...) para verificar o estado dos internos e talvez trocar o comando por um tcs10 antes de partir para fase turbo do projeto.
                            Só não botei o motor para mostrar o limite por conta dos freios e suspensões originais, parando quando o ponteiro chegou na lampada do óleo.
                            Já empurrei pouco mais de 6000 RPM em 3ª, mas rendeu melhor trocando pouco acima de 5500 RPM.

Um aBRaço a todos!

Comment

Os viras são de mesma medida em todos (1300/1500/1600) e realmente os do 1600 tem mais furos de lubrificação e portanto são melhores para aguentar um aumento de potência desse tipo. Os cabeçotes de entrada simples funcionam muito bem e giram até mais de 6000, pois no meu Gol a ar, os cabeçotes originais eram de entrada simples e eu instalei valvulas maiores de 40 x 35,5 neles e ficou muito bom no 1621 cc com pistões 86,5 e dependendo da vontade do dono nem deveria mexer na válvula de escape para melhorar o torque em baixa, mas não ficou fraco com 35,5 no meu caso e utilizava duas solex 32 aumentadas para 34. Mexer em 1300/1500/1600 é questão de gosto e disponibilidade de grana, alguns com amior relação custo benefício que outros, mas apenas quando se vê o resultado na prática nós ja sentimos uma grande realização. Eu particularmente gosto de ir mudando com o tempo, senão a brincadeira acaba logo e temos de mudar de projeto, então já tive 1300/1500/1600/1700 e agora estou com 1800 para futuramente ir para 1900 ou 2100/2300.
                              Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                              Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                              Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                              Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                              Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                              volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                              Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

Working...
                              X