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Turbina KKK K16???????

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  • #16
    Postado originalmente por Master Vader
    Eu não acho que ela seja grande para um motor 1600, desde que a preparação seja leve a média. Potência de no máximo uns 180cv e com pressões na casa do 1kgf/cm2. É uma turbina que deixa o motor bem elástico nesta faixa, porém sem possibilidades de trabalhar com pressões mais altas, como 1,5 kgf/cm2 . Colocando o diagrama de admissão simplificado do motor (vazões e pressões) sobre o diagrama real do compressor deste turbo compressor, vemos que o mesmo fica deslocado para a direita, forçando a trabalhar numa região de rendimento um pouco baixa (veja diagrama anexo). Por outro lado com esta turbina o motor vai encher rápido a partir das 2000 a 2500rpm podendo já estar a 1kgf/cm2 nesta faixa de rotações.
    A limitação dela é principalmente pela pressão máxima que ela trabalhará, ficando no máximo no máximo em 1,4 kgf/cm2.
    Com o diagrama simplificado em vermelho que tracei no diagrama original do compressor, podemos concluir que:
    1) Deve-se trabalhar com pressões acima de 0,8kgf/cm2 sob pena de não termos bom rendimento adiabático do compressor (muita perda de energia e pouco resultado de ganho de potência e alto consumo de combustível)
    2) Para pressões da ordem de 1 a 1,2 kgf/cm2 temos bom rendimento adiabático e podemos aproveitar bem o seu desempenho, inclusive com ótimo torque em baixa.
    3 Pressão máxima de operação a 1,4 kgf/cm2 sob pena de trabalhar fora do diagrama da turbina, gerando instabilidade em baixa rotação e over speed da turbina em alta.

    Assim seu uso nesta aplicação é positivo.
    1600cm3 Engle W110 2 solex 35
    com potencial de ultrapassar os 180cv com 1 kgf/cm2 e torque superior a 25kgf/cm2

    espero ter ajudado.

    []s,

    Master VAder.
    Nossa Perfeito.

    Lucas

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    • #17
      Pessoal,

      Deem uma olhada nesse programa.



      É um soft para dimensionamento de turbinas, é meio antigo, mas possui mapas de fluxo de turbinas famosas como a GT-25 ball bearing, o unico inconveniente é o valor da eficiência volumétrica que tem que ser no chutômetro, mas vale a noção sua tb da preparação do cabeçote do motor que se deseja turbinar, bem como comando escolhido.

      Espero que seja util.

      []'s

      Lucas

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      • #18
        Estou estudando a possibilidade de colocar um turbo no meu Puminha VW a ar. Como eu não tenho e entendo nada sobre turbo, gostaria de receber algumas recomendações dos colegas,

        Ats,

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        • #19
          Postado originalmente por ablgalego
          Estou estudando a possibilidade de colocar um turbo no meu Puminha VW a ar. Como eu não tenho e entendo nada sobre turbo, gostaria de receber algumas recomendações dos colegas,

          Ats,
          Glaego, temos q ver qto vc tem de $$$ e qual a potencia q vc quer, combustivel......
          Abração

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          • #20
            Postado originalmente por Master Vader Ver Post


            Achei legal avaliarmos esta kkk pois ao meu ver ela cai como uma luva para motores 1.6 desde que o comando seja um pouquinho mais forte que o original, como o W100, TCS10 ou W110.

            Para comando original como o 116 da Kombi num 1600 ela passa a ser um pouco grande, acabando por ser lerda (turbo lag) exagerado e por outro lado, se fosse montar num motor 1.8 por exemplo, ou mesmo um motor 1.6 com comando mais forte Um TCS20 ou TCS30, aí ela seria muito pequena.

            A turbina tem que ser casada (matching) com o motor traçando as curvas básicas do motor na curva característica do compressor. Com este procedimento até que simples, pode-se ter um grau de acerto muito grande de qual turbo compressor escolher.
            E olha que em nenhum momento falamos do A/R aqui hein...
            Basta o diagrama...

            []s,

            Master Vader.
            tenho um fusca originalmente 1300, agora com kit 1600, cabeçote 1500, gostaria de colocar comando tcs20, dupla carburação solex 40, e cambio sp2 8x31, estava pensando na k16, mas como dito aqui ela ficara pequena, qual turbina usar? o que me rendera? e o consumo mudara muito?

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