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turbo x prisioneiro grosso, aguenta ??

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  • #16
    Postado originalmente por Renato_Puma
    O problema dos prisioneiros grossos não é a resistencia e sim a elasticidade.....por isso a adoção dos prisioneiros finos.....
    Um amigo esta com um fusca 2 webers 40 e comando P3, faz 3 semanas q montou e 2 prisioneiros foram pro saco......
    Te falo ja, vai poupar 200 reais pra trocar os prisioneiros mas depois vai gastar mto mais pra retirar o motor e abrir de novo pra troca-los, pq vai ter q trocar.....
    Abração
    ok, mas estavam com buchas M14 no bloco? Quebrou onde?

    Leste o restante do tópico? Senão dá uma lida pra gente poder trocar melhor os prós e contras dessa solução: Bucha M14 + prisioneiro 10mm.

    Abração,

    EvandrO gOLTz.

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    • #17
      Li sim, mas o dele tava com a furação original.......
      Mas a rosca maior não vai melhorar a alongabilidade do prisioneiro, só torna-lo mais resistente, mas como disse o problema não é a resistencia.......
      Abração

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por Renato_Puma
        Li sim, mas o dele tava com a furação original.......
        Mas a rosca maior não vai melhorar a alongabilidade do prisioneiro, só torna-lo mais resistente, mas como disse o problema não é a resistencia.......
        Abração

        Os detalhes estão nas entrelinhas...

        O fato da elasticidade do prisioneiro M8 é verdadeira e ajuda mantendo o torque das porcas.
        Se analisarmos o ciclo de esforços num prisioneiro, veremos que ele será sempre de tração, porém com carga variável, desde a carga estática devida ao torque, até mesmo o valor máximo, devido a soma do valor inicial com à pressão máxima indicada no interior do cabeçote multiplicado pela área do pistão dividido por 4 prisioneiros.... Ufa!!!!
        Assim um prisioneiro fica sujeito a uma carga variável a qual depende violentamente da pressão no interior do cilindro.
        Um prisioneiro muito rígido, pode gerar tendência a rompimento dos filetes da rosca mais frágil (liga do bloco do motor).
        Por outro lado um prisioneiro muito flexível pode gerar a tendência de redução expressiva do contato entre cabeçote e camisa gerando perda de compressão.
        Assim ficamos entre a cruz e a espada.
        De qualquer forma em motores turbo eu optaria sempre por torque mais alto de modo a compensar a carga variável devida às maiores pressões internas.
        O problema do maior torque, é que ele pode ocasionar falha na rosca de 12mm do prisioneiro fino M8 com bucha M12!
        Daí passa a ser interessante em casos mais radicais (motores com kits grandes 92 ou 94mm e pressão acima de 1,5 kgf/cm2) o uso de prisioneiros M10 com buchas M14 e torque de 5 a 6 kgf.m.
        Nesta situação o prisioneiro M10 também tem comportamento elástico com certeza.
        Em casos menos radicais: Motores aspirados todos e turbo até 90,5mm e/ou até 1,2 kgf/cm2 acho que o prisioneiro M8 com buchas M12 é mais do que suficiente, quem sabe com torque um pouco maior de 2,5kgf.m para 3 ou 3,5 kgf.m

        Puta viajada a minha né...

        hehehehe!!!!

        []s,

        Master Vader.
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW
        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
        My email -> vaderthemaster@gmail.com

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        • #19
          Postado originalmente por Master Vader
          Os detalhes estão nas entrelinhas...

          O fato da elasticidade do prisioneiro M8 é verdadeira e ajuda mantendo o torque das porcas.
          Se analisarmos o ciclo de esforços num prisioneiro, veremos que ele será sempre de tração, porém com carga variável, desde a carga estática devida ao torque, até mesmo o valor máximo, devido a soma do valor inicial com à pressão máxima indicada no interior do cabeçote multiplicado pela área do pistão dividido por 4 prisioneiros.... Ufa!!!!
          Assim um prisioneiro fica sujeito a uma carga variável a qual depende violentamente da pressão no interior do cilindro.
          Um prisioneiro muito rígido, pode gerar tendência a rompimento dos filetes da rosca mais frágil (liga do bloco do motor).
          Por outro lado um prisioneiro muito flexível pode gerar a tendência de redução expressiva do contato entre cabeçote e camisa gerando perda de compressão.
          Assim ficamos entre a cruz e a espada.
          De qualquer forma em motores turbo eu optaria sempre por torque mais alto de modo a compensar a carga variável devida às maiores pressões internas.
          O problema do maior torque, é que ele pode ocasionar falha na rosca de 12mm do prisioneiro fino M8 com bucha M12!
          Daí passa a ser interessante em casos mais radicais (motores com kits grandes 92 ou 94mm e pressão acima de 1,5 kgf/cm2) o uso de prisioneiros M10 com buchas M14 e torque de 5 a 6 kgf.m.
          Nesta situação o prisioneiro M10 também tem comportamento elástico com certeza.
          Em casos menos radicais: Motores aspirados todos e turbo até 90,5mm e/ou até 1,2 kgf/cm2 acho que o prisioneiro M8 com buchas M12 é mais do que suficiente, quem sabe com torque um pouco maior de 2,5kgf.m para 3 ou 3,5 kgf.m

          Puta viajada a minha né...

          hehehehe!!!!

          []s,

          Master Vader.
          Hehehe, bota viajada nisso, hehehe... Mas...

          Disse tudo com as palavras certas!

          Parabéns pela excelente conclusão ao tópico.

          Abração,

          EvandrO gOLTz.

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          • #20
            Postado originalmente por EvandrO gOLTz
            É exatamente o que eu disse, e essa bucha é rosca 12mm, por isso é mais resistente que o prisioneiro grosso diretamente no bloco.

            Uma solução interessante seria colocar buchas 14mm no bloco e manter os prisioneiros grossos 10mm. Principalmente se fores usar cabeçotes modelo antigo.

            Abração,

            EvandrO gOLTz.
            Olá tudo bem?
            A diferença entre prisioneiros grossos e finos, não é mem tando as buchas que vão no bloco com diâmetro maior, mas sim a elasticidade dos prisioneiros, os prisioneiros grossos são menos elásticos que os finos, então temos uma maior trasferência de vibração para a rosca da carcaça, que por sua vez nâo aguenta e acaba cedendo....

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