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Molas de Valvulas

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  • Molas de Valvulas

    Amigos, estou em duvida quanto a montar o motor com molas de valvulas simples ou duplas.
    Minha configuraçao é = vira 78 mm, cilindros 90,5mm, aspirado, cabeçote trabalhado, valvulas inox 40 X 32 comando W100 e balanceiros 1:1,4. Pois justamente pelo balanceiros é que surgiu a duvida. Sera que a paulada nao vai ser muito forte nas valvulas, estou usando Cap Lash, mas mesmo assim a minha duvida. O motor é para um Buggy por isto o comando W 100. Quero atingir 8000 RPM.
    Abraço a todos, aguardo resposta dos especialistas.

  • #2
    Re: Molas de Valvulas

    Bom... você vai ter um lift total de 13,62 com o W100 + Balanceiro de 1,4. Se vc usasse um W130 + Balanceiro de 1,25 você teria um lift total de 13,27!!!!
    Traduzindo!
    Você esta com MUUUUIIIITO LIFT... eu não faria isso até porque a Engle não recomenda o uso de balanceiros de 1,4 com este comando.

    Outra, você falou que o motor vai ser pra um buggy. Você vai rodar mais na areia ou mais no asfalto/estradão???
    Se for para areia, não acredito que você esteja fazendo uma boa escolha, pois você vai mover a faixa de força pra uma faixa de rotação muito alta, tirando a força de rotações mais baixas, o que em minha opinião não é interessante para um veículo com rodas grandes e que terá que arrancar enterrado na areia em algumas ocasiões!

    Outra questão...

    Suas válvulas.

    40x32 é relação de 80% do tamanho da válvula de admissão para o escape. Nesta configuração, prioriza TOTALMENTE o torque.
    Quando queremos priorizar giro, aumenta-se o tamanho da válvula de escape até 88,75% do tamanho da de admissão. Exemplo 40x35,5.

    Veja melhor o que você quer, se é torque ou giro pois os dois extremos é difícil...

    Estou ai pra ajudar... desculpe se me estendi um pouco!
    D O U G L A S
    Brasilia 1974 - "Marrom"

    São Miguel do Oeste - SC
    ++++++++++++++++++++
    FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

    ++++++++++++++++++++

    RUMO AOS 1000 POSTS,
    MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

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    • #3
      Re: Molas de Valvulas

      Se mesmo assim vc quiser fazer uso deste conjunto, digo a vc que o giro máximo com "força" será algo em torno dos 6.400RPM.
      Até ai com molas simples especiais (Bugpack ou outra parecida) vai girar numa boa.

      Se vc disser... "NÃO quero que gire até os 8000RPM com este conjunto!!!"

      Ai companheiro... vai ter que colocar molas duplas e curtir a zona de "marasmo" que virá após os 6400RPM, pois força só até este giro...

      Pense bem....

      Abraço!
      D O U G L A S
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      • #4
        Re: Molas de Valvulas

        Matou a pau...

        Pouco técnico esse Douglas.. Quando crescer , eu quero ser assim tbm .

        Abraço .

        Do it yourself !

        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


        VW BRASILIA 1.600 AR.
        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



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        • #5
          Re: Molas de Valvulas

          Obrigado amigos,


          Realmente o que quero é torque. Vou andar nas ruas. Não entendi porque achaste muito alto o lift, pois qchei que assim estaria melhorando o indice match. quanto as molas de valvulas acho que o melhor é o conjunto de molas bugpack simples. O que acham ?????

          Comment


          • #6
            Re: Molas de Valvulas

            Postado originalmente por PY3IOD Ver Post
            Obrigado amigos,


            Realmente o que quero é torque. Vou andar nas ruas. Não entendi porque achaste muito alto o lift, pois qchei que assim estaria melhorando o indice match. quanto as molas de valvulas acho que o melhor é o conjunto de molas bugpack simples. O que acham ?????
            correto !
            antes 5000 rpm empurrando forte
            doq 7000 morto e tomando pau do outro
            q trocou de marcha com 5000
            trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
            escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
            www.trimilika.kit.net
            www.trimilika1.hpg.ig.com.br
            trimilika1@hotmail.com.br
            tel 035-91420977 poços de caldas MG

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            • #7
              Re: Molas de Valvulas

              reafirmo o que já falei antes...
              Se queres girar mais, não basta colocar molas duplas pra subir mais o giro sem flutuar válvulas, pois vai acontecer o que o trimilika disse....
              vc vai estar girando "alto" enquanto isso o cara que trocou marcha corretamente (na faixa de giro de maior força) vai estar lonje...

              Assim, se queres girar mais, troca o comando, parta pra um W125 ou maior!

              Se queres torque, vá de W100 com balanceiros 1,1:1 pois sua faixa de giro "boa" será até os 6000RPM na melhor das hipóteses.

              Se fizer os cálculos pela planilha do Vader, ele só considera balanceiros originais, mas dá pra vc tirar uma noção.
              Se quiser algo levando em consideração os balanceiros, tem a planilha que fiz e está postada no tópico do índice de Mach.




              Precisando estamos ai.
              D O U G L A S
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              • #8
                Re: Molas de Valvulas

                8000 rpm????

                Ri alto aqui sozinho...

                De uma lida aqui, são vários comando Engle, com descrição da taxa aconselhada, que balanceiros usar, faixa de rotação.


                Vai lhe ajudar bastante.
                Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

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                • #9
                  Postado originalmente por Brasa74 Ver Post
                  Re: Molas de Valvulas

                  Bom... você vai ter um lift total de 13,62 com o W100 + Balanceiro de 1,4. Se vc usasse um W130 + Balanceiro de 1,25 você teria um lift total de 13,27!!!!
                  Traduzindo!
                  Você esta com MUUUUIIIITO LIFT... eu não faria isso até porque a Engle não recomenda o uso de balanceiros de 1,4 com este comando.

                  Outra, você falou que o motor vai ser pra um buggy. Você vai rodar mais na areia ou mais no asfalto/estradão???
                  Se for para areia, não acredito que você esteja fazendo uma boa escolha, pois você vai mover a faixa de força pra uma faixa de rotação muito alta, tirando a força de rotações mais baixas, o que em minha opinião não é interessante para um veículo com rodas grandes e que terá que arrancar enterrado na areia em algumas ocasiões!

                  Outra questão...

                  Suas válvulas.

                  40x32 é relação de 80% do tamanho da válvula de admissão para o escape. Nesta configuração, prioriza TOTALMENTE o torque.
                  Quando queremos priorizar giro, aumenta-se o tamanho da válvula de escape até 88,75% do tamanho da de admissão. Exemplo 40x35,5.

                  Veja melhor o que você quer, se é torque ou giro pois os dois extremos é difícil...

                  Estou ai pra ajudar... desculpe se me estendi um pouco!
                  Amigo tava aqui lendo sua resposta e como estou num dilema queria saber se poderia me dar uma luz, ou outro alguém se puder...
                  Eu montei meu motor com taxa de 8:1 e comando w100, e fiquei meio desanimado, não cheguei a testar o carro na rodovia...achei ele fraco...parece até que estava mais que antes...é um puma com relação 8x31 antes ele chegava a 155 com 4500rpm, queria que ele chegasse a uns 170 ou 180 no máximo , mas que tivesse mais força pois achei ele meio fraco, parecia gritar muito mas sem torque...aí analisando aqui vi por uma página na Net que com 5500 rpm já me deixaria satisfeito pois ele atingiria em torno desse máxima desejada por mim.
                  Meu motor está aberto novamente...a pergunta é : mantenho esse comando w100 ou o 2ag que tenho aqui? Com esse 2ag eu consigo chegar aos 5500rpm só mexendo em compressão usando camisas e pistoes de 1600? Configuração dele é radiador deslocado e soprador da Kombi moderna, filtro de óleo em baixo do carro pegando ar...não aquece com taxa 8:1, tava com pistão cabecudo e cabeçote 8 aletas com mola do cabeçote de 6, mais duras ...

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