Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carburador de venturi variável

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Carburador de venturi variável

Postado originalmente por casantosef Ver Post
    A quem interessar esse tópico: Está claro o que estou mostrando ou está apresentado de forma obscura? As fotos estão claras ou não? Estou aberto a sugestões e perguntas.
    casantosef .

pode continuar com seus posts , pois é informação valiosa para quem for se aventurar com esse carburador de venturi variavel .

o pessoal não ta opinando , pq esse é o primeiro caso que vejo aqui no forum de alguém que esteja revisando essa peça, e talvez por isso falte até duvidas sobre esse tipo de carburador .

estou acompanhando suas explicações desde o inicio..

abraço .

Do it yourself !

Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

VW BRASILIA 1.600 AR.
    Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

Comment

Ok. Então vamos seguir que é pra frente que a coisa precisa andar e ainda falta muito.

Este é o 2º e dá para ter uma ideia de como fica mais completo.
      Log into Facebook to start sharing and connecting with your friends, family, and people you know.

Para quem duvida da capacidade de um carburador desse, é bom lembrar que este tipo de carburador equipou Jaguar(dupla), Aston Martin(trio) e alguns carros do grupo Rover. Ah, o mini cooper(o carrinho do Mister Bean) também usava um SU desse só que a com borboleta de 35mm. Então capacidade tem.
      Outro ponto a relembrar é o tamanho da pequenina borboleta: 45mm. Então capacidade de gerar cfm esse SU tem de sobra. Isso é inquestionável. E porque ele não fez sucesso aqui no país? Preço individual e peças. Tudo importado e caro pra caramba além do fato que poucos eram os mecânicos com conhecimento para executar a manutenção de carburadores como esses. Há casos de Polaras que tiveram seus carburadores originais trocados por Solex 30 pois era mais simples de mexer. Eu, pessoalmente, não criticaria essa atitude por dois motivos: dinheiro não nasce em árvores para ficar comprando peças caras e se nem mesmo as autorizadas da época faziam a manutenção corretamente porque eu iria ficar com uma tranqueira dessas? Chegavam a utilizar óleo singer quando o correto era sae 30. Isso era feito concessionárias.

Log into Facebook to start sharing and connecting with your friends, family, and people you know.
      Last edited by casantosef; 03-11-2013, 05:03 PM.

Comment

O Tonella, em um de seus vídeos, mostra um esboço(corte transversal) de um Solex 30 e ele fala algo que acho que vale para qualquer carburador.
        Ele disse:
        - "Agora vou falar da regulagem da boia que neste caso em particular é a regulagem mais importante".

E neste SU não é diferente, no caso de minha adaptação com o carburador na horizontal, pois o quero como fluxo descendente, é ainda mais crítico esse critério. Apanhei muito até perceber isso. Agora o terror deste carburador:

A válvula agulha: https://www.facebook.com/photo.php?f...type=3&theater

Se comprar a original aqui no Brasil a empreitada sai salgada: R$ 104,50 E ela é importantíssima.

Mas alguns colegas me indicaram o Blog do Polara e achei uma solução 10 vezes mais barata que é o uso da agulha do Monza 96/97

Olha só:

Já melhorou não foi? Pelo menos para mim foram R$ 189,00 e como moro no Aracaju-Sergipe-Nordeste e essa agulha(a original) ficava em São Paulo economizei também o frete de R$ 38,00. Somando: deixei de gastar R$ 227,00.
        O pior de tudo é que a válvula-agulha tem o mesmo tamanho, formato e realmente tem cumprido sua função com louvor.

Comment

A quem se interessou pelo post minhas mais sinceras desculpas. Faltou explicar a presença de um pequeno parafuso meio que escondido e de uma pequena tomada de vácuo.

Os dois estão situados próximos ao eixo: O parafuso no canto direito mais baixo. E a tomada de vácuo fica mais em cima e parece um pequeno pininho.

O parafuso serve para regular a abertura a borboleta e a tomada vácuo para ligar ao distribuidor.
          Ah, a tomada de vácuo é pequena mesmo. O motivo é bem simples. O vácuo é sempre alto em todas as situações por causa do venturi que varia a mantém a velocidade de admissão. Um amigo sugeriu aumentar o furo para melhorar o avanço do distribuidor. Não quis fazer no corpo original, pois essa tomada responde muito bem à curva de avanço do meu distribuidor(platinado). Caso resolva aumentar o resultado não será legal, pois a capsula de avanço será acionada até mesmo na lenta. Como sei disso? Peguei um corpo central de carburador mais velho, revisei e fiz esta alteração. O carro acelerava muito até mesmo na lenta. Tentei minimizar ao máximo as falhas, porém algumas (invariavelmente) ocorreram. Por sorte foi em um corpo central obtido em um desmanche.

Olha só a primeira forta no canto superior esquerdo da foto deste link e veja uma pequena chave de fenda para regular o parafuso

Last edited by casantosef; 23-10-2013, 06:59 PM.

Comment

Olá Carlos, no Ebay tem bastante peças do SU, de repente podes achar alguma que tenha necessidade:

Get the best deals for Su Carburetor at eBay.com. We have a great online selection at the lowest prices with Fast & Free shipping on many items!

Abraço
            Augusto Cesar Nunes

Pesquisador
            Mecânico Entusiasta
            Analista em Informática
            gutocesa@hotmail.com
            gutocesa@terra.com.br

Comment

Valeu mesmo. Há um mês me adiantei e adquiri uma cuba com tampa, um copo, dois jatos e duas boias e em relação e o custo realmente ficou bem mais barato comprar lá fora, mesmo pagando todos os impostos.
              Last edited by casantosef; 02-07-2013, 07:33 PM.

Comment

Vamos à cuba, e sua ligação com o corpo central:

A descrição da esquerda para a direita:

Cuba, flange espaçadora, corpo central e parafuso.

Olha só a parte externa da cuba que se liga à flange. Repare nos vincos e ressaltos

A mesma cuba pelo mesmo angulo só que com a flange interligada.

E é com essa flange e sua relativa posição com o copo que permitem uma inclinação de até 74º (neste carburador em particular). O motivo disso é que alguns carros ingleses para reduzir seu peso para aumentar a relação peso/potência reduziam o tamanho do cofre do motor e consequentemente os alguns modelos precisaram readequar a posição relativa de seus coletores de admissão e seus respectivos carburadores. Então ficou mais fácil e econômico produzir carburadores que já tivessem essa "disposição" para ficar inclinados. Foram o Mini Coooper, Jaguar, Astorn Martin, Aston Seven e muitos carros do grupo Rover.
                Olha só a flange com suas marcações e ressaltos que servem como travas para posicionar a cuba nas posições previamente marcadas de acordo com a necessidade da maioria dos motores ingleses.

Olha só como ficou com os 74º

Outro detalhe é esse pequeno pino que está na borda do furo por ponde passa o parafuso que se liga a cuba.

Last edited by casantosef; 15-08-2013, 05:01 PM.

Comment

Acredito que sejam as últimas postagens sobre a desmontagem e revisão. Pretendo criar um tópico que possa ajudar de alguma forma aqueles que pretendem se aventurar com um carburador desse no fusca e similares.
                  Aqui vão as fotos:

Este é o mecanismo que aciona o jato de tal maneira que funcione como um afogador

E esse é o resultado visto por cima nas duas situações

Last edited by casantosef; 03-07-2013, 03:57 PM.

Comment

amigos, por acaso esses carburadores de moto com guilhotina são de venturi variavel também ou apenas aqueles com diafragma???

vmmanual rounded side mikuni
                    Arquivos Anexos
                    saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                    miura 1979...................60% loading
                    fusca 1977...................aguardando na fila
                    sp2 1973.....................aguardando na fila
                    Puma 1971...................aguardando na fila
                    bianco 1977.................aguardando na fila
                    projeto gordini boxer.....aguardando na fila

Comment

Charles.marchi,

É sim um carburador de secção variável, porém não é hidropneumático. É um carburador conhecido como carburador a pistão ou carburador a guilhotina é de secção variável e como não é hidropneumático tem bastante limitações. Nele existe dois circuitos: o principal que regula a mistura e o secundário que empobrece a mistura em algumas situações, pois o pistão sobe de acordo com a aceleração do manete da moto e por isso existe alguns dispositivos de enriquecimento da mistura em acelerações. Apesar das soluções, esse carburador perde e muito em relação ao da twister por exemplo. Tem interesse em usá-lo em algum motor? Qual a sua ideia?
                      Last edited by casantosef; 06-08-2013, 10:54 PM.

Comment

Charles.marchi

Desculpe, mas eu perguntei sobre sua ideia e citei o carburador da twister e vou explicar o por quê da minha pergunta: o poder de atomização da mistura do venturi variável como o da twister é muito superior, pois não existe "buraco" na aceleração como esse mikuni. Falo buraco porque na abertura do pistão existe um circuito que compensa a queda na velocidade de admissão do fluxo e enrique a mistura. No da twister isso não ocorre a mistura está sempre na mesma proporção. A mistura fica tão atomizada que otimiza duas situações: o fluxo rotacional horizontal (FRH) e o fluxo rotacional vertical (FRV). A consequência disso é o aumento da turbulência na câmara de combustão e consequente aumento da velocidade da frente da chama e isso reduz as temperatura na câmara de combustão, evita pontos de super aquecimento e consequentemente a pré-ignição. Isso favorece uma gama enorme de preparações.
                        Como estarei muito atarefado até outubro não terei condições de postar nada a respeito das adaptações dos SU até lá. Por enquanto só comento um post ou outro e desculpe se não fui claro.
                        Last edited by casantosef; 03-11-2013, 05:08 PM.

Comment

ola casantosef; obrigado pela resposta. na verdade eu nao penso em utilizar esse tipo de carburador já, mas no futuro seria uma solucao bem interessante. na verdade a pergunta sobre carburadores sobre venturi variavel é mais para obter alternativas aos carburadores SU que sao mais dificeis encontrar. carburadores de moto evoluiram muita mais do que os carburadores de carros, pois nos carros eles foram logo substituidos pela injecao eletronica.
                          como gosto muito de carburadores, me interesso em utiliza-los.

minha duvida é se carburadores menores em diametros, como os da twister e das maiorias das motos de menor cilindrada, geralmente com 28, 30mm de venturi, seriam suficientes para a alimentacao de um motor 1600 preparado por exemplo.

se forem suficientes, entao teremos opcoes baratas de carburador e até melhores para nossos carros.

pensei nos mikuni e keihen, dentre outros, com 40mm ou maior como alternativas aos weber 40 ou solex 40 para motores boxer preparados, pois o preco deles pode ser melhor que os weber e solex.

Comment

Desculpe-me pela intromissão, pois fiquei curioso. Qual a sua proposta de preparação para 1600 no futuro? Pergunto isso porque a definição do uso do(s) carburador(es) vai depender de alguns fatores que, normalmente, são pré-definidos antes da montagem. Que comando pretende usar? Vai haver retrabalho no cabeçote? Uma das vantagens de carburadores como esses é que dá para montar uma carburação simples, dupla, trio e até mesmo uma quadrupla. Digo isso porque é um projeto futuro que pretendo executar. Criar um coletor que enfileire três ou quatro carburadores acionados por cabos e alimentem "muito bem" um 1.9 por exemplo. Não é nenhuma novidade, pois alguns modelos de jaguar vieiram com três SUs e um Aston Martins com quatro. Mas isso é apenas uma especulação para um futuro breve já que estou finalizando a equalização da minha dupla SU. Ainda pretendo mostrar as etapas de produção e os resultados. Infelizmente esta parte ficará para os primeiros dias de novembro.

Comment

bacana seu projeto e estou acompanho seu topico tambem.
                              hoje eu tenho um 1600 turbo com comando pauter e weber 40 dcoe na turbina na minha miura.
                              mas tenho uma saveiro bx que ainda nao defini que preparação fazer. não sei se faço um 1800cc ou um 1600cc preparado.
                              mas a duvida mesmo era se tanto os carburadores menores com diafragma ou os acionados por cabos com guilhotina se equivaleriam para uma preparação dos nosso boxer, pois vc sabe que carburadores com diafragma de motos são mais comumente encontrados em diametros menores dos diametros que estamos acostumados usar em preparações nos boxer, como 40mm em diante.

Comment

É verdade. A facilidade de encontrá-los acaba viabilizando muitos projetos neste sentido. Agora, este tipos de carburadores só tem uma ressalva: são inviáveis quando se fala em instalação de turbo alimentadores. Precisam de muita modificação estrutural para funcionar bem com turbo. Agora numa preparação aspirada posso afirmar que dá para usar até mesmo carburadores menores se você souber modificá-los para suprir uma necessidade maior de fluxo. Quem determina o fluxo de admissão de gases é o motor e não o carburador. Os carburadores de motos tem borboletas relativamente maiores porque os motores de motos possuem um funcionamento mais "instável" por possuírem apenas um ou dois cilindros e por isso precisam manter a qualquer custo a velocidade de admissão da mistura sempre alta em todas as situações para não perder torque e sustentar potência e estes carburadores são ideais para esta situação. Os carburadores SUs tem borboletas de no máximo 45 mm e são ainda mais sofisticados que estes carburadores de moto apesar da simplicidade de seu funcionamento enquanto que os de venturi fixo se tiverem borboletas deste tamanho precisam de pessoas muito qualificadas e experientes para acertar sem perder a dirigibilidade. Se não for pedir muito, quando definir seu projeto e iniciá-lo nos avise e abra um tópico.
                                Last edited by casantosef; 14-12-2013, 10:27 PM.

Comment

Working...
                                X