Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ABERTURA DE VELAS

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• ABERTURA DE VELAS

QUAL A ABERTURA DE VELAS IDEAL PARA UM CARRO A GASOLINA COM VELAS 7 E AMPLIFICADOR DE FAISCA.

Se forem velas convencionais BPXES (X= 6; 7; 8; ...), utilize 1,0 mm. Se forem velas com eletrodos de platina dá para utilizar 1,2mm.
    A maior folga auxilia na propagação de chama, redução de possibilidade de detonação por diminuir o tempo de queima e até pode gerar a necessidade de avanços menores.

[]s,

Vader.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

eu acho que da ultima vez eu usei 80, agora eu comprei o calibrador, vou passar pra 1 mm e ver...
      Fabiano
      VW 1600 Supercharged by Eaton M24 97% loaded
      Subaru EJ18 Supercharged by Eaton M62 and Honda 929 ITB´s loading... 60%

Comment

1.2 mm, velas grau 8... ficou menos aspero... aproveitei e vi que elas estavam bem secas, vou dar um gole no gicleur hihihih
        Fabiano

Comment

Eu tava trocando umas idéias com o Tonella, e ele me comentou que num sistema sem multipla faisca conseguiu a melhor condição com 0,6mm.
          Lembrou inclusive de uma matéria sobre o 911 (provavelemnet ainda carburado) que em algumas situações 0,55mm dava a ,elhor performance.

Ou seja com sistemas de ignição convencionais ou mesmo assitidos (ignição eletrônica por exemplo), porém sem multiplicadores de faísca (MSD e outros), a abertura da vela deve ser deixada em níveis semelhantes aos originais, somente sendo percebida melhora na queima quando temos sistemas multi spark (multiplicadores de faisca).

[]s,

Vader.
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

so testando pra ver
            Fabiano

Comment

Postado originalmente por Master Vader
              Eu tava trocando umas idéias com o Tonella, e ele me comentou que num sistema sem multipla faisca conseguiu a melhor condição com 0,6mm.
              Lembrou inclusive de uma matéria sobre o 911 (provavelemnet ainda carburado) que em algumas situações 0,55mm dava a ,elhor performance.

Ou seja com sistemas de ignição convencionais ou mesmo assitidos (ignição eletrônica por exemplo), porém sem multiplicadores de faísca (MSD e outros), a abertura da vela deve ser deixada em níveis semelhantes aos originais, somente sendo percebida melhora na queima quando temos sistemas multi spark (multiplicadores de faisca).

[]s,

Vader.
              Vader,

Creio que o aumento da abertura do eletrodo leva em conta dois fatores:

1- Estátistico: a probalidade de conseguir iniciar a explosão no tempo correto.

2- Elétrico: a capacidade de produzir faisca, que está relacionada com a capacidade isolante da mistura.

Se o eletrodo estiver muito aberto, vc consegue aumentar a probalidade de se conseguir iniciar uma explosão, mas tem o problema que tempo que a faísca permanece e a energia que ela possui devido a essa grande abertura, não sejam grandes o suficiente para iniciarem uma explosão com muita energia e até podem não iniciar a explosão. Mas se tem eergia suficiente para manter esta abertura e vencer o obstaculo do ar, a probalidade de se iniciar uma frente de chama e muito mairo que com um eletrodo mais fechado, pelo fato de se ter uma maior área de contato com a mistura.

Diminuindo a abertura do eletrodo, se consegue melhores caracteísticas elétricas e fica mais fácil de manter o arco elétrico por mais tempo, mas em compensação se reduz a probalidade de atingir a mistura e iniciar a explosão. Mas se tivermos multiplicadores de faisca e amplificadores de potência para aumentar a energia, se aumenta a probabilidade de iniciar a explosão pelo fato da faisca durar mais tempo.

Espero que tenham entendido o que quiz dizer.

ABS,

Cristiano.
              Cristiano A. C. Zank

(o\_!_/o) 74 - O primeiro
              |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
              (o\_!_/o) 68 - Jepo
              PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
              http://fuscami16.blogspot.com
              Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

Comment

Ein... deixa eu perguntar uma coisa... aquelas velas com 4 eletrodos... pra q servem? (Se me responderem, q é pro carro andar eu fico brabo!:P) Elas melhoram a queima.. ou é só bonequisse?

Valeu!

Abraços
                Legends may sleep, but they never DIE!!!!!!
                I miss you my little bug.

Comment

olha pipo, pelo que eu ouvi dizer, o quatro eletrodos não funcionam ao mesmo tempo como muitos pensam, mas a faísca saí de forma aleatória por eles....então a única vantagem é a durabilidade...me corrijam aí por favor...´[]abs
                  "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
                  Juan Manoel Fangio.

Comment

Postado originalmente por H.Codorna
                    olha pipo, pelo que eu ouvi dizer, o quatro eletrodos não funcionam ao mesmo tempo como muitos pensam, mas a faísca saí de forma aleatória por eles....então a única vantagem é a durabilidade...me corrijam aí por favor...´[]abs
                    Eu acho que não tem essa não, faisca junto.

Sei la, seguindo um pensamento que me parece lógico, a faisca vai sair sempre onde tiver a menor distancia do centro, sempre a menor faisca, são 4 eletrodos pra colar tb. Não sei se é muito vantagem não.

Comment

Folgas

Pessoal, por algum tempo venho quebrando a cabeça com a ignição do meu fusca, tentando melhorar o sistema, aproveitando o máximo de componentes originais. Pessoalmente, já tentei de tudo que me veio na cabeça para melhorar a ignição. Meu pensamento basicamente é semelhante ao do Cristiano, por tudo que já experimentei, li, e conversei com engenheiros elétricos que trabalham comigo. Com tudo que pude aprender até aqui, acredito que o maior responsável pela intensidade da faisca é o núcleo da bobina, e a capacidade que ele tem de transformar a corrente que circula no primário em campo magnético.

Imaginem que, com o platinado fechado, existe uma corrente elétrica circulando no primário da bobina, que induz um campo magnético no seu núcleo. Nesse momento, a bobina tem a sua disposição toda a corrente que precisa, pois está ligada diretamente a bateria (e alternador). A faisca só é produzida no momento em que o platinado é aberto, quando ocorre a inversão do campo magnético. Nesse momento, toda a energia que se transformará na faisca está armazenada no nucleo da bobina, na forma de campo magnético. Depende da bobina conseguir transformar todo, ou pelo menos a maior parte possivel desse campo magnetico em corrente induzida no secundário.

Nesse momento, temos uma quantidade de enegia fixa, que estava armazenada (como campo magnético) no nucleo, e se transformou em carga elétrica (induzida). Uma carga elétrica é uma quantidade finita de elétrons, que nesse caso vai tentar saltar por DUAS folgas: a distancia entre o rotor e a tampa do distribuidor ( dependendo do caso, entre 1 e 2mm!) e a folga dos eletrodos. A primeira é mais facil, pois a pressão é ambiente, o problema é a folga entre os eletrodos, onde a pressão e a temperatura são maiores. Como a carga elétrica é fixa, quanto maior a folga, maior a tensão elétrica necessária para criar o arco voltaico; a corrente nesse caso, talvez seja baixa, e tenha dificuldade para iniciar uma combustão.

Mandei um texto de um fórum antigo para o Vader, não sei se ele leu, porque é um saco ler aquilo, e pessoalmente demorei um pouco para absorver conceitos básicos que os participantes tentaram passar. Uma coisa que achei interessante comentada ali é que normalmente as pessoas compram bobinas pela tensão que são capazes de gerar, e não pelos campos magnéticos que são capazes de armazenar. Para gerar tensão, basta uma relação entre as espiras do primario e do secundário (numero de voltas dos fios). Para armazenar um campo magnetico, é necessário um nucleo de qualidade, e isso é muito mais caro, e seria uma propaganda dificil de se fazer ! Um dos participantes afirma que, num motor bem regulado, o arco voltaico se forma nos eletrodos ao redor de 8000v, independente da tensão que a bobina seja capaz de gerar; a partir dai, a tensão cai, e a descarga elétrica que vem a seguir, depende da energia que o nucleo da bobina foi capaz de armazenar.

Teoria de lado, a melhor bobina que tinha testado até a semana passada era a do Gol MI ( a preferida do Renatão, e não por acaso). Tem o núcleo fechado, nesse formato ( O ), que segundo um engenheiro elétrico que mantenho em cativeiro até que todas a minhas duvidas estejam sanadas, é muito mais eficiente que o núcleo das bobinas convencionais, com o núcleo nesse formato ( I ). Independente da tensão que ela possa gerar, se mantivermos a folga dos eletrodos dentro de valores que não elevem a tensão no secundario, e aproveitem toda a corrente possivel, o resto do circuito original pode muito bem dar conta do recado. Se quiserem comprovar isso, como eu mesmo fiz, usem 2mm de folga nos eletrodos das velas e liguem o motor na escuridão total. O que verão é parecido com o que o Imperador fez com o Luke no final do Retorno de Jedi: fugas de corrente pelos cabos de vela e proximos ao distribuidor. Se retornarem a folga para algo do tipo 0,7mm, verão que a energia está se transformando em corrente, não gerando fugas devido a tensão.

Essa foi a melhor bobina que testei até a semana passada ( GOl MI);
                      segunda feira tomei posse de uma bobina que era do meu vizinho E NÃO VOU MAIS TE DEVOLVER, FRANKLIN! Uma bobina alemã TELEFUNKEN - BERU, naõ sei onde era usada, parece a do gol mi, só que maior e com dissipador. Se alguem já viu uma dessas, por favor, fale onde é usada.
                      Renato, o meu carro não precisa mais injetar gasolina para pegar quando tá frio! Vou tirar uma foto dela, mas não sei como colocar aqui.

Me desculpem pelo tamanho do texto

Comment

Ai Tonella,

Realmente o que importa é energia, não sei se já estudou atmosferas explosivas.

Depois que o ar estivar ionizado, a tensão do arco não importa muito, como você disse.

As fugas, quando se reduz o gap da vela, tem alguma explicação? creio que seja pelo fato de a bobina estar quase em vazio, então a tensão do secundário sobe muito.

Creio que para conseguir o melhor resultado e a maior potência seria mais interessante diminuir o gap até o ponto em que não se tem fugas de corrente, pois creio que neste momento que se terá a energia máxima no gap da vela.

Se conseguir, me mande este artigo sobre energia das bobinas.

Ontem, lendo o livro How to Hot road VW engines, tem uma parte que fala que a cada 12oFareheint de temperatura da mistura, se dobra a a velocidade de propagação da frente da chama.

ABS,

Cristiano.
                        Cristiano A. C. Zank

(o\_!_/o) 74 - O primeiro
                        |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                        (o\_!_/o) 68 - Jepo
                        PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                        http://fuscami16.blogspot.com
                        Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

Comment

Cristiano,

Acredito que quando aumentamos a folga dos eletrodos, vamos aumentando a resistencia eletrica entre eles, se a bobina puder fornecer tensão alta o suficiente, até o ponto que a tensão vence a resistencia dos cabos, da tampa do distribuidor, e do que mais estiver pela frente. Faço questão de te mandar o texto, mas preciso do seu email. Pelo menos podemos quebrar a cabeça juntos! Marcelo

Comment

Manda pra mim por favor... mpc@bcsinfo.com.br vlw

Comment

Re: ABERTURA DE VELAS

Segue link com foto da bobina respondam se é a Telefunken -Beru?

http://www.thesamba.com/vw/forum/vie....php?p=3824694
                              http://www.youtube.com/watch?v=G_is4EL98gY

Comment

Working...
                              X