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ABERTURA DE VELAS

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  • ABERTURA DE VELAS

    QUAL A ABERTURA DE VELAS IDEAL PARA UM CARRO A GASOLINA COM VELAS 7 E AMPLIFICADOR DE FAISCA.

  • #2
    Se forem velas convencionais BPXES (X= 6; 7; 8; ...), utilize 1,0 mm. Se forem velas com eletrodos de platina dá para utilizar 1,2mm.
    A maior folga auxilia na propagação de chama, redução de possibilidade de detonação por diminuir o tempo de queima e até pode gerar a necessidade de avanços menores.

    []s,

    Vader.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

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    • #3
      eu acho que da ultima vez eu usei 80, agora eu comprei o calibrador, vou passar pra 1 mm e ver...
      Fabiano
      VW 1600 Supercharged by Eaton M24 97% loaded
      Subaru EJ18 Supercharged by Eaton M62 and Honda 929 ITB´s loading... 60%

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      • #4
        1.2 mm, velas grau 8... ficou menos aspero... aproveitei e vi que elas estavam bem secas, vou dar um gole no gicleur hihihih
        Fabiano
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        • #5
          Eu tava trocando umas idéias com o Tonella, e ele me comentou que num sistema sem multipla faisca conseguiu a melhor condição com 0,6mm.
          Lembrou inclusive de uma matéria sobre o 911 (provavelemnet ainda carburado) que em algumas situações 0,55mm dava a ,elhor performance.

          Ou seja com sistemas de ignição convencionais ou mesmo assitidos (ignição eletrônica por exemplo), porém sem multiplicadores de faísca (MSD e outros), a abertura da vela deve ser deixada em níveis semelhantes aos originais, somente sendo percebida melhora na queima quando temos sistemas multi spark (multiplicadores de faisca).

          []s,

          Vader.
          "Master Vader"
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          • #6
            so testando pra ver
            Fabiano
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            • #7
              Postado originalmente por Master Vader
              Eu tava trocando umas idéias com o Tonella, e ele me comentou que num sistema sem multipla faisca conseguiu a melhor condição com 0,6mm.
              Lembrou inclusive de uma matéria sobre o 911 (provavelemnet ainda carburado) que em algumas situações 0,55mm dava a ,elhor performance.

              Ou seja com sistemas de ignição convencionais ou mesmo assitidos (ignição eletrônica por exemplo), porém sem multiplicadores de faísca (MSD e outros), a abertura da vela deve ser deixada em níveis semelhantes aos originais, somente sendo percebida melhora na queima quando temos sistemas multi spark (multiplicadores de faisca).

              []s,

              Vader.
              Vader,

              Creio que o aumento da abertura do eletrodo leva em conta dois fatores:

              1- Estátistico: a probalidade de conseguir iniciar a explosão no tempo correto.

              2- Elétrico: a capacidade de produzir faisca, que está relacionada com a capacidade isolante da mistura.

              Se o eletrodo estiver muito aberto, vc consegue aumentar a probalidade de se conseguir iniciar uma explosão, mas tem o problema que tempo que a faísca permanece e a energia que ela possui devido a essa grande abertura, não sejam grandes o suficiente para iniciarem uma explosão com muita energia e até podem não iniciar a explosão. Mas se tem eergia suficiente para manter esta abertura e vencer o obstaculo do ar, a probalidade de se iniciar uma frente de chama e muito mairo que com um eletrodo mais fechado, pelo fato de se ter uma maior área de contato com a mistura.

              Diminuindo a abertura do eletrodo, se consegue melhores caracteísticas elétricas e fica mais fácil de manter o arco elétrico por mais tempo, mas em compensação se reduz a probalidade de atingir a mistura e iniciar a explosão. Mas se tivermos multiplicadores de faisca e amplificadores de potência para aumentar a energia, se aumenta a probabilidade de iniciar a explosão pelo fato da faisca durar mais tempo.

              Espero que tenham entendido o que quiz dizer.

              ABS,

              Cristiano.
              Cristiano A. C. Zank

              (o\_!_/o) 74 - O primeiro
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              Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

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              • #8
                Ein... deixa eu perguntar uma coisa... aquelas velas com 4 eletrodos... pra q servem? (Se me responderem, q é pro carro andar eu fico brabo!:P) Elas melhoram a queima.. ou é só bonequisse?

                Valeu!

                Abraços
                Legends may sleep, but they never DIE!!!!!!
                I miss you my little bug.

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                • #9
                  olha pipo, pelo que eu ouvi dizer, o quatro eletrodos não funcionam ao mesmo tempo como muitos pensam, mas a faísca saí de forma aleatória por eles....então a única vantagem é a durabilidade...me corrijam aí por favor...´[]abs
                  "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
                  Juan Manoel Fangio.

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                  • #10
                    Postado originalmente por H.Codorna
                    olha pipo, pelo que eu ouvi dizer, o quatro eletrodos não funcionam ao mesmo tempo como muitos pensam, mas a faísca saí de forma aleatória por eles....então a única vantagem é a durabilidade...me corrijam aí por favor...´[]abs
                    Eu acho que não tem essa não, faisca junto.

                    Sei la, seguindo um pensamento que me parece lógico, a faisca vai sair sempre onde tiver a menor distancia do centro, sempre a menor faisca, são 4 eletrodos pra colar tb. Não sei se é muito vantagem não.

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                    • #11
                      Folgas

                      Pessoal, por algum tempo venho quebrando a cabeça com a ignição do meu fusca, tentando melhorar o sistema, aproveitando o máximo de componentes originais. Pessoalmente, já tentei de tudo que me veio na cabeça para melhorar a ignição. Meu pensamento basicamente é semelhante ao do Cristiano, por tudo que já experimentei, li, e conversei com engenheiros elétricos que trabalham comigo. Com tudo que pude aprender até aqui, acredito que o maior responsável pela intensidade da faisca é o núcleo da bobina, e a capacidade que ele tem de transformar a corrente que circula no primário em campo magnético.

                      Imaginem que, com o platinado fechado, existe uma corrente elétrica circulando no primário da bobina, que induz um campo magnético no seu núcleo. Nesse momento, a bobina tem a sua disposição toda a corrente que precisa, pois está ligada diretamente a bateria (e alternador). A faisca só é produzida no momento em que o platinado é aberto, quando ocorre a inversão do campo magnético. Nesse momento, toda a energia que se transformará na faisca está armazenada no nucleo da bobina, na forma de campo magnético. Depende da bobina conseguir transformar todo, ou pelo menos a maior parte possivel desse campo magnetico em corrente induzida no secundário.

                      Nesse momento, temos uma quantidade de enegia fixa, que estava armazenada (como campo magnético) no nucleo, e se transformou em carga elétrica (induzida). Uma carga elétrica é uma quantidade finita de elétrons, que nesse caso vai tentar saltar por DUAS folgas: a distancia entre o rotor e a tampa do distribuidor ( dependendo do caso, entre 1 e 2mm!) e a folga dos eletrodos. A primeira é mais facil, pois a pressão é ambiente, o problema é a folga entre os eletrodos, onde a pressão e a temperatura são maiores. Como a carga elétrica é fixa, quanto maior a folga, maior a tensão elétrica necessária para criar o arco voltaico; a corrente nesse caso, talvez seja baixa, e tenha dificuldade para iniciar uma combustão.

                      Mandei um texto de um fórum antigo para o Vader, não sei se ele leu, porque é um saco ler aquilo, e pessoalmente demorei um pouco para absorver conceitos básicos que os participantes tentaram passar. Uma coisa que achei interessante comentada ali é que normalmente as pessoas compram bobinas pela tensão que são capazes de gerar, e não pelos campos magnéticos que são capazes de armazenar. Para gerar tensão, basta uma relação entre as espiras do primario e do secundário (numero de voltas dos fios). Para armazenar um campo magnetico, é necessário um nucleo de qualidade, e isso é muito mais caro, e seria uma propaganda dificil de se fazer ! Um dos participantes afirma que, num motor bem regulado, o arco voltaico se forma nos eletrodos ao redor de 8000v, independente da tensão que a bobina seja capaz de gerar; a partir dai, a tensão cai, e a descarga elétrica que vem a seguir, depende da energia que o nucleo da bobina foi capaz de armazenar.

                      Teoria de lado, a melhor bobina que tinha testado até a semana passada era a do Gol MI ( a preferida do Renatão, e não por acaso). Tem o núcleo fechado, nesse formato ( O ), que segundo um engenheiro elétrico que mantenho em cativeiro até que todas a minhas duvidas estejam sanadas, é muito mais eficiente que o núcleo das bobinas convencionais, com o núcleo nesse formato ( I ). Independente da tensão que ela possa gerar, se mantivermos a folga dos eletrodos dentro de valores que não elevem a tensão no secundario, e aproveitem toda a corrente possivel, o resto do circuito original pode muito bem dar conta do recado. Se quiserem comprovar isso, como eu mesmo fiz, usem 2mm de folga nos eletrodos das velas e liguem o motor na escuridão total. O que verão é parecido com o que o Imperador fez com o Luke no final do Retorno de Jedi: fugas de corrente pelos cabos de vela e proximos ao distribuidor. Se retornarem a folga para algo do tipo 0,7mm, verão que a energia está se transformando em corrente, não gerando fugas devido a tensão.

                      Essa foi a melhor bobina que testei até a semana passada ( GOl MI);
                      segunda feira tomei posse de uma bobina que era do meu vizinho E NÃO VOU MAIS TE DEVOLVER, FRANKLIN! Uma bobina alemã TELEFUNKEN - BERU, naõ sei onde era usada, parece a do gol mi, só que maior e com dissipador. Se alguem já viu uma dessas, por favor, fale onde é usada.
                      Renato, o meu carro não precisa mais injetar gasolina para pegar quando tá frio! Vou tirar uma foto dela, mas não sei como colocar aqui.

                      Me desculpem pelo tamanho do texto

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                      • #12
                        Ai Tonella,

                        Realmente o que importa é energia, não sei se já estudou atmosferas explosivas.

                        Depois que o ar estivar ionizado, a tensão do arco não importa muito, como você disse.

                        As fugas, quando se reduz o gap da vela, tem alguma explicação? creio que seja pelo fato de a bobina estar quase em vazio, então a tensão do secundário sobe muito.

                        Creio que para conseguir o melhor resultado e a maior potência seria mais interessante diminuir o gap até o ponto em que não se tem fugas de corrente, pois creio que neste momento que se terá a energia máxima no gap da vela.

                        Se conseguir, me mande este artigo sobre energia das bobinas.

                        Ontem, lendo o livro How to Hot road VW engines, tem uma parte que fala que a cada 12oFareheint de temperatura da mistura, se dobra a a velocidade de propagação da frente da chama.

                        ABS,

                        Cristiano.
                        Cristiano A. C. Zank

                        (o\_!_/o) 74 - O primeiro
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                        (o\_!_/o) 68 - Jepo
                        PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                        http://fuscami16.blogspot.com
                        Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

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                        • #13
                          Cristiano,


                          Acredito que quando aumentamos a folga dos eletrodos, vamos aumentando a resistencia eletrica entre eles, se a bobina puder fornecer tensão alta o suficiente, até o ponto que a tensão vence a resistencia dos cabos, da tampa do distribuidor, e do que mais estiver pela frente. Faço questão de te mandar o texto, mas preciso do seu email. Pelo menos podemos quebrar a cabeça juntos! Marcelo

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                          • #14
                            Manda pra mim por favor... mpc@bcsinfo.com.br vlw

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                            • #15
                              Re: ABERTURA DE VELAS

                              Segue link com foto da bobina respondam se é a Telefunken -Beru?

                              http://www.thesamba.com/vw/forum/vie....php?p=3824694
                              http://www.youtube.com/watch?v=G_is4EL98gY

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