Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Virabrequim de 78mm no 1600

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Virabrequim de 78mm no 1600

Tenho um fusca 1600, para colocar um virabrequim de 78mm ou 82mm e atingir maior cilindrada eu tenho que retificar cabeçote ? mais alguma modificação é nescessária ? Qual a diferença de subir cilindrada só com virabrequim, ou usar o 69mm original, e subir cilindrada com camisas e e pistões mais largos. A diferença se da no desempenho em rotações diferentes ou fica a mesma coisa ?muito obrigado !

Re: Virabrequim de 78mm no 1600

A diferença entre usar pistões maiores e virabrequim de curso maior são muitas.. tanto em desempenho quanto em modificações.
    Se eu fosse aumentar a cilindrada do meu, hoje, eu partiria para virabrequim cursado.
    Para colocar o vira cursado tem que fazer um retrabalho interno no bloco (retirar material em algumas áreas) e dependendo do curso, no comando também, senão o motor não vira. Mas não é preciso abrir bloco e nem cabeçote, é reversível.
    Com o aumento do virabrequim, vem também uma cilindrada maior (com vira de 78 1800cc e com vira de 82 1883cc) e o torque comparando com só aumentar o tamanho dos pistões também é maior, a diferença é bem perceptível segundo a galera!!!
    Para colocar pistões maiores você terá que abrir o bloco e cabeçote para a medida da camisa nova e uma vez alterado, não tem como voltar atrás, não vai dar para colocar as camisas e pistões do 1600 novamente, ao contrário do retrabalho para receber o vira cursado.
    Rafael Fedel

1776cm³ AIR COOLED ENGINE WITH MEGASQUIRT EFI

"Para evitar decepções, reduza as expectativas."

Comment

Vinicião,

Com vira 78, tem que colocar um calço nas camisas de aproximadamente 5 mm. Com vira 82 acho desaconselhável, pois terá um calço muito grande desestabilizando as camisas, podendo gerar vazamentos.
      O que você pode também é utilizar pistões 87 mm e vira 74 e/ou 78. Neste caso só abrirá um pouco mais as camisas.
      Tudo isso tem um custo agregado;
      - Aumento de cilindrada com vira original: kit 90,5/92/94 (1775/1835/1915) - custo dos kits + abertura da carcaça + abertura dos cabeçotes

- Aumento de cilindrada com vira cursado: vira 74/78 + trabalho interno na carcaça + calços nas camisas - aqui entra a opção de pistões 87 mm AFP

CB Performance - High Performance Racing Products, CNC Ported Cylinder Heads, Carburetor Kits, Ignition, EFI Systems, Turbo Kits, Long Block Engine Kits, Disc Brake Kits, Drop Spindles, Suspension Parts, Dune Buggy and Sand Rail Parts for Aircooled Volkswagens.
      Augusto Cesar Nunes

Pesquisador
      Mecânico Entusiasta
      Analista em Informática
      gutocesa@hotmail.com
      gutocesa@terra.com.br

Comment

Nossa, muito boas as respostas, muito obrigado !Outras dúvidas, no caso de trocar o vira, posso usar as camisas e pistões que ja estão ? o curso do pistao na camisa não vai aumentar, ou seja, não vai pegar uma parte que ainda ele não "percorreu", criando atrito ou coisa do tipo ? Desculpem sou meio leigo. Quanto à cabeçotes com 40x35,5, são usados em que casos, o que melhoram ? Desde ja, muito obrigado !
        Last edited by Vinicião; 09-12-2014, 07:13 AM.

Comment

uma coisa que ajuda na utilização de vira de 78mm é usar bielas com os parafusos na parte maior e não na base.

Como essa aqui:

Com uma biela normal o rombo na carcaça tem que ser maior.
          2276 FK8 .

Comment

Legal essa dica Luiz
            Não tinha reparado nessa diferença, e olha que é bem visível!!!
            Rafael Fedel

1776cm³ AIR COOLED ENGINE WITH MEGASQUIRT EFI

"Para evitar decepções, reduza as expectativas."

Comment

Postado originalmente por Vinicião Ver Post
              Nossa, muito boas as respostas, muito obrigado !Outras dúvidas, no caso de trocar o vira, posso usar as camisas e pistões que ja estão ? o curso do pistao na camisa não vai aumentar, ou seja, não vai pegar uma parte que ainda ele não "percorreu", criando atrito ou coisa do tipo ? Desculpem sou meio leigo. Quanto à cabeçotes com 40x35,5, são usados em que casos, o que melhoram ? Desde ja, muito obrigado !
              Você pode manter suas camisas/pistões com vira de curso - veja minhas colocações acima. Quanto aos cabeçotes com válvulas grandes, dependendo do seu projeto - carburação/injeção/cilindrada/comando e do uso que vai fazer pode valer a pena ou não - fica na mesma situação da carcaça abriu não tem retorno.
              Augusto Cesar Nunes

Pesquisador
              Mecânico Entusiasta
              Analista em Informática
              gutocesa@hotmail.com
              gutocesa@terra.com.br

Comment

Postado originalmente por luiz Ver Post
                uma coisa que ajuda na utilização de vira de 78mm é usar bielas com os parafusos na parte maior e não na base.

Como essa aqui:

Com uma biela normal o rombo na carcaça tem que ser maior.
                Com certeza! Além de as bielas H (esta da foto) serem mais resistentes o que permite você buscar rotações mais altas reduzindo o risco de entortar ou quebrar a biela. É claro que para isso é necessário melhorar o arrefecimento e a lubrificação... senão a biela aguenta mas as bronzinas e todo o restante não... hehe
                D O U G L A S
                Brasilia 1974 - "Marrom"

São Miguel do Oeste - SC
                ++++++++++++++++++++
                FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

++++++++++++++++++++

RUMO AOS 1000 POSTS,
                MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

Comment

Entendi Brasa, eu vou fazer um 1800cc, carburação dupla, meu 1600 está com cabeçote de 1300, ai minha duvida é comprar eles prontos em 40x35,5 ou comprar os std msm...

Comment

Postado originalmente por Vinicião Ver Post
                    Entendi Brasa, eu vou fazer um 1800cc, carburação dupla, meu 1600 está com cabeçote de 1300, ai minha duvida é comprar eles prontos em 40x35,5 ou comprar os std msm...
                    Verifique direito, pois todos os 1600, mesmo com carburação simples, os cabeçotes são de dupla entrada com adaptador para o coletor simples.

Arquivos Anexos
                    Augusto Cesar Nunes

Pesquisador
                    Mecânico Entusiasta
                    Analista em Informática
                    gutocesa@hotmail.com
                    gutocesa@terra.com.br

Comment

Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                      Verifique direito, pois todos os 1600, mesmo com carburação simples, os cabeçotes são de dupla entrada com adaptador para o coletor simples.[ATTACH=CONFIG]29363[/ATTACH]
                      É que o meu foi trocado por de 1300. Quero colocar de 1600 e passar para dupla carburação, ai a dúvida é se compro original ou pronto em 40x35,5.vlw !

Comment

Dá uma olhada direto com a Autolinea se não me engano eles tem os dois
                        Augusto Cesar Nunes

Pesquisador
                        Mecânico Entusiasta
                        Analista em Informática
                        gutocesa@hotmail.com
                        gutocesa@terra.com.br

Comment

Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                          Verifique direito, pois todos os 1600, mesmo com carburação simples, os cabeçotes são de dupla entrada com adaptador para o coletor simples.[ATTACH=CONFIG]29363[/ATTACH]
                          A dúvida é em questão a cilindrada, 1600cc comporta cabeçote com 40x35,5. Autolinea tem os dois sim, original e modificado já, é que comprando o modificado, depois não tem o que fazer se não ficar bom.

Comment

Working...
                          X