Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como regular o ponto para rodar a alcool com taxa a gasolina me ajudem

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Como regular o ponto para rodar a alcool com taxa a gasolina me ajudem

    Tenho fusca 1600 com dupla carb. Goataria de saber como adiantar o ponto do motor para compensar taxa do carro gasolina, como eu faco este adiantamento do ponto.

  • #2
    Postado originalmente por lelo
    Tenho fusca 1600 com dupla carb. Goataria de saber como adiantar o ponto do motor para compensar taxa do carro gasolina, como eu faco este adiantamento do ponto.
    O correto é vc levá-lo em um mecânico e com uma pistola de ponto com avanço regula-lo entre 15° e 18° e por esse serviço que é muito simples os mecânicos não costumam nem cobrar. Vc só precisa sentir se seu carro não vai ficar grilando depois do aumento do ponto para não causar mais problemas ao invés de benefícios, e se grilar vc reduz por exemplo, de 18° para 17° e assim por diante até estabilizar o motor.
    Last edited by maurilio; 16-09-2007, 09:04 PM.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

    VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

    Comment


    • #3
      Não pode esquecer de trocar as giglagens e colocar as correspondentes para o alcool.
      Abrços
      Luby
      http://pumaslubisomem.blogspot.com/

      Rio de Janeiro - RJ

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por maurilio
        O correto é vc levá-lo em um mecânico e com uma pistola de ponto com avanço regula-lo entre 15° e 18° e por esse serviço que é muito simples os mecânicos não costumam nem cobrar. Vc só precisa sentir se seu carro não vai ficar grilando depois do aumento do ponto para não causar mais problemas ao invés de benefícios, e se grilar vc reduz por exemplo, de 18° para 17° e assim por diante até estabilizar o motor.
        Maurílio se a ignição dele for por platinado ele consegue acertar sozinho, meu tio me deu uma explicada sobre acertar o ponto estático e depois fazer o ajuste fino pelo ponto dinâmico e agora o carro ficou show e eu mesmo acertei, se for platinado ele pode fazer ou não?

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Rubens Rittes
          Maurílio se a ignição dele for por platinado ele consegue acertar sozinho, meu tio me deu uma explicada sobre acertar o ponto estático e depois fazer o ajuste fino pelo ponto dinâmico e agora o carro ficou show e eu mesmo acertei, se for platinado ele pode fazer ou não?
          Pode fazer até na tentativa e erro, basta a ignição não ficar pesada na hora de dar a partida e o motor não grilar quando forçado, existem marcas na polia de 5°,10° etc mas é necessário saber se essas marcas estão realmente corretas utilizando aquele esquema de 1° e 3° cilindro em PMS para ver se as marcas estão batendo com os PMS do 1° e 3° cilindros.Èu falo para usar lâmpada de ponto pois o acerto é bem mais fácil e como aqui existem muitos fuscas,Brasílias,gaiolas, golzinho a ar e etc os mecânicos nem cobram pelo serviço mas caso ele queira utilizar o esquema do seu tio, não existe nada que impeça.
          Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
          Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
          Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
          Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
          Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
          volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

          VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
          Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

          Comment


          • #6
            Re: Como regular o ponto para rodar a alcool com taxa a gasolina me ajudem

            Será que voces não teriam um passo a passo !! sei lá umas fotos.

            se tiverem posetm por favor.

            pois tambem me interessa muito andar no alcool aqui onde moro é quase R$1.00 o litro

            obrigado

            Comment


            • #7
              Re: Como regular o ponto para rodar a alcool com taxa a gasolina me ajudem

              complicado...

              no alcool o ponto inicial tem que aumentar...

              e o final tem que diminuir...

              se vc usa um distribuidor gasolina e na gasolina ele tinha ponto inicial 10º e final 40º (+ ou - ideal p/ gasolina), qdo vc usar o ponto inicial 15 no alcool, o final vai ser 45º, sendo que o ponto final ideal pra alcool é entre 28º e 32º...

              aí tem que mexer com molas ou os entreferros do distribuidor pra ajustar esse ponto final tb...
              1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

              Comment


              • #8
                Re: Como regular o ponto para rodar a alcool com taxa a gasolina me ajudem

                Postado originalmente por Gump-GTI
                complicado...

                no alcool o ponto inicial tem que aumentar...

                e o final tem que diminuir...

                se vc usa um distribuidor gasolina e na gasolina ele tinha ponto inicial 10º e final 40º (+ ou - ideal p/ gasolina), qdo vc usar o ponto inicial 15 no alcool, o final vai ser 45º, sendo que o ponto final ideal pra alcool é entre 28º e 32º...

                aí tem que mexer com molas ou os entreferros do distribuidor pra ajustar esse ponto final tb...
                Eu acho que não Gump.
                Como a taxa de compresão vai ser baixa, poderemos rodar com um ponto final maior. Daí que o distribuidor do modelo a gasolina vai ser melhor, pois terá mais avanço.
                Last edited by Guga Pedrosa; 30-06-2009, 08:42 PM.

                Comment


                • #9
                  Re: Como regular o ponto para rodar a alcool com taxa a gasolina me ajudem

                  nao creio.
                  1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

                  Comment


                  • #10
                    Re: Como regular o ponto para rodar a alcool com taxa a gasolina me ajudem

                    Guga Pedrosa e Gump-GTI,

                    Muito boa essa questão. Mas eu acho que o ponto de ignição não tem muito a ver (só um pouco a ver) com a taxa de compressão do motor e por tabela com a octanagem do combustível e sim (mais a ver) com o tempo de queima de cada combustivel.

                    Num motor flex sua taxa de compressão é invariante (não muda), o combustivel que tiver que pré detonar sozinho (antes da centelha), predetonará, seja ele qual for (nem que seja acetona ou éter), nada, até certo ponto, a ver com ponto de ignição, visto que a centelha ainda não aconteceu. O ponto nesses motores varia com o percentual de cada combustivel existe na mistura (e, é claro, com outos fatores comuns a qualquer motor não flex, rotação, carga), não com a taxa, que é fixa.

                    Srs, eis a minha questão, a bola quadrada está no ar.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Como regular o ponto para rodar a alcool com taxa a gasolina me ajudem

                      Postado originalmente por maurilio
                      Pode fazer até na tentativa e erro, basta a ignição não ficar pesada na hora de dar a partida e o motor não grilar quando forçado, existem marcas na polia de 5°,10° etc mas é necessário saber se essas marcas estão realmente corretas utilizando aquele esquema de 1° e 3° cilindro em PMS para ver se as marcas estão batendo com os PMS do 1° e 3° cilindros.Èu falo para usar lâmpada de ponto pois o acerto é bem mais fácil e como aqui existem muitos fuscas,Brasílias,gaiolas, golzinho a ar e etc os mecânicos nem cobram pelo serviço mas caso ele queira utilizar o esquema do seu tio, não existe nada que impeça.
                      como faço essa verificação?

                      Comment


                      • #12
                        Re: Como regular o ponto para rodar a alcool com taxa a gasolina me ajudem

                        Postado originalmente por fernando ferro
                        como faço essa verificação?
                        Vc retirando a vela do primeiro e terceiro cilindro, vai dar uma aliviada na compressão do motor para vc virar na porca da polia do virabrequim com a chave 24 ou 30..as vezes a medida é diferente. Colocando uma chave de fenda média com a ponta para dentro do cilindro, insira-a até perceber que encostou na cabeça do pistão, depois vire a porca da polia sempre sentido horário para não soltá-la e veja que a chave de fenda começará a subir, querer sair para fora(tome cuidado para que ao subir a chave não trave torta entre o local da vela e o pistão podendo causar danos irreparáveis na rosca da vela) que vai chegar um momento que o pistão vai parar(a força que vc faz para virar o motor será bem menor) e começar a descer, daí vc volta um pouquinho que seu motor estará em ponto morto superior e a marcação atrás da polia original deve estar em +- 10°, veja se a marca coincide, depois repita a operação com o terceiro cilindro e note que o mesmo têm que acontecer a 180° da primeira marcação. Se estiver batendo está tudo bem. Daí vc já pode funcionar o motor e caso queira adiantar o ponto é sempre o contrário do relógio(adiantar= anti-horário e atrasar= horário).
                        Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                        Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                        Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                        Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                        Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                        volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                        VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                        Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                        Comment


                        • #13
                          Re: Como regular o ponto para rodar a alcool com taxa a gasolina me ajudem

                          Maurilio, vc acha pouco prudente ajustar o ponto "de ouvido"? Eu solto um pouco a base do distribuidor e vou girando ele (milimetricamente) ouvindo se a rotação sobe ou desce e segurando a aceleração em alta pra ver se não dá sinais de pré-detonação. Depois desligo e ligo novamente pra ver se não girou pesado (adiantado demais).

                          Comment


                          • #14
                            Re: Como regular o ponto para rodar a alcool com taxa a gasolina me ajudem

                            Postado originalmente por Gump-GTI
                            complicado...

                            no alcool o ponto inicial tem que aumentar...

                            e o final tem que diminuir...

                            se vc usa um distribuidor gasolina e na gasolina ele tinha ponto inicial 10º e final 40º (+ ou - ideal p/ gasolina), qdo vc usar o ponto inicial 15 no alcool, o final vai ser 45º, sendo que o ponto final ideal pra alcool é entre 28º e 32º...

                            aí tem que mexer com molas ou os entreferros do distribuidor pra ajustar esse ponto final tb...
                            O Gump-GTI tocou num ponto no qual pouca gente fala. Vejo gente comprando distribuidores recondicionados, sem saber se são para álcool ou gasolina (e, incrível, os caras que vendem também não sabem a diferença). Sempre soube que eles têm curvas de avanço diferentes. Não se trata de pegar qualquer distribuidor e adiantar ou atrasar o ponto.
                            Por experiência, meu carro tinha um rendimento estranho à medida que acelerava. Tinha um distribuidor para álcool, bastou colocar a peça certa e tudo melhorou (no caso, um Bosch 025{centrífugo} da Kombi 1200, gasolina).
                            O tema é interessante e polêmico.
                            Abraços.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Como regular o ponto para rodar a alcool com taxa a gasolina me ajudem

                              Postado originalmente por realenemy
                              Maurilio, vc acha pouco prudente ajustar o ponto "de ouvido"? Eu solto um pouco a base do distribuidor e vou girando ele (milimetricamente) ouvindo se a rotação sobe ou desce e segurando a aceleração em alta pra ver se não dá sinais de pré-detonação. Depois desligo e ligo novamente pra ver se não girou pesado (adiantado demais).
                              É a maneira correta de fazer isso, mas na hora que vc colocar carga nele, tipo pisar de 3ª a baixa velocidade por exemplo, ele poderá grilar pois todos os testes feitos foram sem carga. às vezes com duas pessoas dentro já dá diferença se amargem estiver muito pequena.
                              Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                              Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                              Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                              Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                              Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                              volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                              VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                              Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                              Comment

                              Working...
                              X