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Como medir um Virabrequim?

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  • Como medir um Virabrequim?

    Marcelo, tenho um vira SPG alemão roletado, com 8 furos, dos áureos tempos da divisão 3 de Interlagos, mas não sei a medida dele.
    Como posso fazer para medi-lo, e saber se ele é 69,72,82 ou ...

    Agradeço

    Airton

    PS. Continuo no aguardo da planilha...

  • #2
    Postado originalmente por Ciulada
    Marcelo, tenho um vira SPG alemão roletado, com 8 furos, dos áureos tempos da divisão 3 de Interlagos, mas não sei a medida dele.
    Como posso fazer para medi-lo, e saber se ele é 69,72,82 ou ...

    Agradeço

    Airton

    PS. Continuo no aguardo da planilha...

    Caraca...
    Não tinha uma mais fácil não!?
    kkkk!

    É o seguinte.

    O correto seria montar o vira num suporte apoiado sobre pontas em seu eixo de rotação e medí-lo com auxílio de relógios comparadores, porém como os cursos são bem definidos e não precisamos de tantas casas centesimais para obter a medida, dá para fazer o seguinte. apoie o vira numa superfície bem plana , gire-o sobre esta superfície, deixando-o na posição da figura anexa.
    meça as cotas A, B, C, D. A e B definirão a coordenada do centro do Munhão (medida x) e C e D definirão a coordenada do centro do Moente (medida y). A distância entre centros dá o raio da manivela e o dobro deste valor é o curso.

    Assim:

    x = (A+B)/2
    y = (C+D)/2
    raio manivela = y - x
    curso = 2 * raio da manivela.

    simplificando:

    curso = 2 * (((C+D)/2)-((A+B)/2))

    Ficando:
    curso = (C+D) - (A+B)

    Vide figura anexa
    Arquivos Anexos
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

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    • #3
      Valeu Marcelo, obrigado...hj a noite vou medir os 02 que tenho...coisas daas antigas como dizem...

      Abraços

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      • #4
        Postado originalmente por Master Vader
        Caraca...
        Não tinha uma mais fácil não!?
        kkkk!

        É o seguinte.

        O correto seria montar o vira num suporte apoiado sobre pontas em seu eixo de rotação e medí-lo com auxílio de relógios comparadores, porém como os cursos são bem definidos e não precisamos de tantas casas centesimais para obter a medida, dá para fazer o seguinte. apoie o vira numa superfície bem plana , gire-o sobre esta superfície, deixando-o na posição da figura anexa.
        meça as cotas A, B, C, D. A e B definirão a coordenada do centro do Munhão (medida x) e C e D definirão a coordenada do centro do Moente (medida y). A distância entre centros dá o raio da manivela e o dobro deste valor é o curso.

        Assim:

        x = (A+B)/2
        y = (C+D)/2
        raio manivela = y - x
        curso = 2 * raio da manivela.

        simplificando:

        curso = 2 * (((C+D)/2)-((A+B)/2))

        Ficando:
        curso = (C+D) - (A+B)

        Vide figura anexa
        Esse é o cara!!

        Mas..pegando uma rebarba neste tópico, gostaria de saber quais são as medidas de diâmetro dos moentes do vira de 1600 em sua medida STD quando 0km? E também qual o desgaste máximo recomendável para que se possa montá-lo (sem retificá-lo) tendo ainda bom tempo de uso?

        Pergundo isso pq comprei um vira usado, que era de uma kombi em que o motor nunca havia sido aberto, e que o mesmo ainda é STD, e que o mecânico disse que não havia necessidade de retificá-lo pq ainda está em boas condições. Será que dá pra saber se posso montar ele sem retificar, somente colocando bronzinas novas??

        Abraços......... e FELIZ NATAL PRA TODOS!!!!!!!!!!!
        ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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        • #5
          Postado originalmente por DanielRS
          Esse é o cara!!

          Mas..pegando uma rebarba neste tópico, gostaria de saber quais são as medidas de diâmetro dos moentes do vira de 1600 em sua medida STD quando 0km? E também qual o desgaste máximo recomendável para que se possa montá-lo (sem retificá-lo) tendo ainda bom tempo de uso?

          Pergundo isso pq comprei um vira usado, que era de uma kombi em que o motor nunca havia sido aberto, e que o mesmo ainda é STD, e que o mecânico disse que não havia necessidade de retificá-lo pq ainda está em boas condições. Será que dá pra saber se posso montar ele sem retificar, somente colocando bronzinas novas??

          Abraços......... e FELIZ NATAL PRA TODOS!!!!!!!!!!!

          Para se saber a medida com certeza, precisa-se de um micrômetro pela precisão da medida. O problema da folga excessiva é a queda de pressão de óleo, além de ruídos (rajadas) do motor.


          Vamos lá:

          Vira 69; 74; 76; 78,4; 82; 84mm std (fundido, forjado, do 1300, do 1600, etc tanto faz).

          medida das bronzinas
          Moente:55mm (bielas)
          Munhão:55mm
          Munhão nº 4:40mm

          Folgas:

          Moentes: 0,004mm a 0,017mm (4 a 17 milésimos de mm)
          Munhões: 0,010mm a 0,029mm (10 a 29 milésimos de mm)
          Munhão nº 4: 0.000mm a 0,016mm (0 a 16 milésimos de mm)

          PORTANTO os diâmetros dos colos são:

          Moentes: 54,994mm a 54,983mm
          Munhões: 54,990mm a 54,971mm
          Munhão nº 4: 40,000mm a 39,984mm

          Com paquímetros normais (precisão de 0,05mm), os valores encontrados não são confiáveis, pois geram erro de até 50 milésimos de mm

          Para outras medidas, basta considerar a seguinte relação:

          1ª sobremedida (0,25mm) Bronzina 54,75mm; 4º munhão 39,75mm
          2ª sobremedida (0,50mm) Bronzina 54,55mm; 4º munhão 39,50mm
          3ª sobremedida (0,75mm) Bronzina 54,25mm; 4º munhão 39,25mm
          4ª sobremedida (1,00mm) Bronzina 54,00mm; 4º munhão 39,00mm

          Utilizar as mesmas folgas e calcular o diâmetro dos colos.

          Boa sorte!
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

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          • #6
            Postado originalmente por Master Vader
            Para se saber a medida com certeza, precisa-se de um micrômetro pela precisão da medida. O problema da folga excessiva é a queda de pressão de óleo, além de ruídos (rajadas) do motor.


            Vamos lá:

            Vira 69; 74; 76; 78,4; 82; 84mm std (fundido, forjado, do 1300, do 1600, etc tanto faz).

            medida das bronzinas
            Moente:55mm (bielas)
            Munhão:55mm
            Munhão nº 4:40mm

            Folgas:

            Moentes: 0,004mm a 0,017mm (4 a 17 milésimos de mm)
            Munhões: 0,010mm a 0,029mm (10 a 29 milésimos de mm)
            Munhão nº 4: 0.000mm a 0,016mm (0 a 16 milésimos de mm)

            PORTANTO os diâmetros dos colos são:

            Moentes: 54,994mm a 54,983mm
            Munhões: 54,990mm a 54,971mm
            Munhão nº 4: 40,000mm a 39,984mm

            Com paquímetros normais (precisão de 0,05mm), os valores encontrados não são confiáveis, pois geram erro de até 50 milésimos de mm

            Para outras medidas, basta considerar a seguinte relação:

            1ª sobremedida (0,25mm) Bronzina 54,75mm; 4º munhão 39,75mm
            2ª sobremedida (0,50mm) Bronzina 54,55mm; 4º munhão 39,50mm
            3ª sobremedida (0,75mm) Bronzina 54,25mm; 4º munhão 39,25mm
            4ª sobremedida (1,00mm) Bronzina 54,00mm; 4º munhão 39,00mm

            Utilizar as mesmas folgas e calcular o diâmetro dos colos.

            Boa sorte!
            Xiii, então meu paquimetro não deve dar conta do recado.

            Quer dizer então que num vira 0KM, os moentes (por ex.) devem ter de 54,994mm a 54,983mm certo? Ou essa é a folga máxima permissível para continuar usando o vira sem necessitar de retífica?

            Se essa medida for dele 0KM, com qual desgaste máximo nos moentes e munhões que vc ainda recomendaria montar sem retificar?

            Abraços.
            ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

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