Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o enquadramento ideal?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Qual o enquadramento ideal?

Pessoal,

Sempre montei os meus comandos com o enquadramento em S, gostaria de saber se alguém usa ou recomendaria o enquagramento diferente? Já usei este enuqdramento num W120 e num S31 (uma cópia da Sobe de 310 graus).

Um abraço
    Um dia arrumo uma kombi hood, vou mesmo!!!!

como assim vc enquadrou o comando em S?
    explica um pokinho sobre o enquadramento de um comando pra gente?
    grato!
    Novo projeto!
    1600 w140 4x2
    Aguardem!!!!!!!!!!!!!!

*Estamos trabalhando para andar na sua frente*

Comment

res

Então, não sou o conhecedor do assunto, mas vou deixar o pouco que conheço.

Na polia da retífica Sobe que eles fabricam, não sei se todas são assim, tem 5 divisões :
      A e B são adiantados, em +2 e +4 respectivamente.
      C e D são atrasados, em -2 e -4 respectivamente.
      S é standart , como é os originais.

Adiantando o comando você consegue melhorar a performance do motor em baixas rotações, geralmente feito em carros turbos ou 16v.

Atrasando o comando você consegue melhorar em altas, ao contrário do adiantado, usado em motores aspirados,...

Cada preparador (bom lógico) tem a sua receitinha para melhorar o motor, pois o tipo da preparação requer isto.
      Eu tinha de custume colocar ele em S, pois meus motores nunca foram preparados por pessoas entendiam bem do assunto.

Um abraço, qualquer coisa estamos ae!!!
      Um dia arrumo uma kombi hood, vou mesmo!!!!

Comment

Eu geralmente utilizo a marcação standard, pois antes de queremos alterar um enquadramento idealizado por uma boa marca de comandos (Engle, Isky, Erson, Crane, etc), temos que nos focar em outros pontos do motor, principalmente carburação.
        A mudança de comportamento do motor com a alteração do enquadramento central é brutal.
        Já testei ângulos de até 6 graus em motores meus, e consegui desde resultados positivos até verdadeiros “lixos” de performance.
        Costumo orientar que se faça a montagem std, porém para aqueles que compraram um comando muito forte acima de 300 graus, e percebeu que o motor ficou meio “xoxo” em baixas rotações, podemos adiantar uns 2 graus a engrenagem.
        Isto chega a derrubar as rotações de pico de torque e de potência em até 1000 rpm, o que chega a ajudar muito.
        Em motores em que utilizei comando de 328 graus (Engle W160), fiz testes com montagem std; adiantado 2 graus; adiantado 4 graus e adiantado 6 graus.
        Na posição std, o pico de potência era acima de 8000 rpm.
        Em 2 graus adiantados, mais ou menos 7200 rpm,
        Em 4 graus adiantados, 6500 rpm
        Em 6 graus adiantados... Ficou um “Lixo”, não subia de giro nem ferrando!!
        Perdeu toda a potência... Como minha mão dizia quando tinha um problema na receita de bolo: “Desandou”!

Pela minha experiência eu recomendo ser cuidadoso neste ajuste, devendo o mesmo ser feito somente em comandos com mais de 300 graus.
        Os limites que recomendo são de 2 graus (adiantado ou atrasado).
        Adiantado, teremos uma melhor curva em baixa (± 1000 rpm abaixo da posição std)
        Atrasado , teremos uma melhor curva em alta. (± 1000 rpm acima da posição std).

Contudo, se tivéssemos escolhido o comando certo para nossa aplicação, não teríamos que quebrar a cabeça com este ajuste, afinal, utilizar um comando de 300 graus e querer trabalhar com ele em rotações mais baixas, indica que na verdade deveríamos utilizar um comando de 290 ou até de 280 graus!!!
        Da mesma forma, utilizar um comando de 280, querendo que ele atinja 7500 rpm!! É um pouco de contra senso!

Antes de se mexer no enquadramento central, devemos buscar a melhor folga de válvulas, pois com o seu ajuste, conseguimos ajustar a curva de torque mais sutilmente em cima do comando escolhido.
        Folgas menores geram maiores ângulos de permanência e vice versa.
        Um comando que possui 300 graus com folga de 0,15mm nas válvulas, pode se tornar um bom comando assimétrico para torque e até uso com turbo (bem violento é claro), se fizermos regulagens assimétricas de folgas, com 0,05mm na admissão e 0,20mm no escape, onde passará a ter aproximadamente:
        306 graus na admissão e 297 graus no escape!!
        Acho mais interessante e fácil de se fazer, bem como que para ajuste fino é a melhor saída.

A receita é a seguinte:
        Uma alteração de 0,05mm na folga, gera alteração do ângulo de permanência de aproximadamente 3 graus.
        Aumentando a folga, diminuímos a permanência e vice versa.

[]s,

Vader.
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW
        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
        My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Re: Qual o enquadramento ideal?

Postado originalmente por Master Vader
          Eu geralmente utilizo a marcação standard, pois antes de queremos alterar um enquadramento idealizado por uma boa marca de comandos (Engle, Isky, Erson, Crane, etc), temos que nos focar em outros pontos do motor, principalmente carburação.
          A mudança de comportamento do motor com a alteração do enquadramento central é brutal.
          Já testei ângulos de até 6 graus em motores meus, e consegui desde resultados positivos até verdadeiros “lixos” de performance.
          Costumo orientar que se faça a montagem std, porém para aqueles que compraram um comando muito forte acima de 300 graus, e percebeu que o motor ficou meio “xoxo” em baixas rotações, podemos adiantar uns 2 graus a engrenagem.
          Isto chega a derrubar as rotações de pico de torque e de potência em até 1000 rpm, o que chega a ajudar muito.
          Em motores em que utilizei comando de 328 graus (Engle W160), fiz testes com montagem std; adiantado 2 graus; adiantado 4 graus e adiantado 6 graus.
          Na posição std, o pico de potência era acima de 8000 rpm.
          Em 2 graus adiantados, mais ou menos 7200 rpm,
          Em 4 graus adiantados, 6500 rpm
          Em 6 graus adiantados... Ficou um “Lixo”, não subia de giro nem ferrando!!
          Perdeu toda a potência... Como minha mão dizia quando tinha um problema na receita de bolo: “Desandou”!

Pela minha experiência eu recomendo ser cuidadoso neste ajuste, devendo o mesmo ser feito somente em comandos com mais de 300 graus.
          Os limites que recomendo são de 2 graus (adiantado ou atrasado).
          Adiantado, teremos uma melhor curva em baixa (± 1000 rpm abaixo da posição std)
          Atrasado , teremos uma melhor curva em alta. (± 1000 rpm acima da posição std).

Contudo, se tivéssemos escolhido o comando certo para nossa aplicação, não teríamos que quebrar a cabeça com este ajuste, afinal, utilizar um comando de 300 graus e querer trabalhar com ele em rotações mais baixas, indica que na verdade deveríamos utilizar um comando de 290 ou até de 280 graus!!!
          Da mesma forma, utilizar um comando de 280, querendo que ele atinja 7500 rpm!! É um pouco de contra senso!

Antes de se mexer no enquadramento central, devemos buscar a melhor folga de válvulas, pois com o seu ajuste, conseguimos ajustar a curva de torque mais sutilmente em cima do comando escolhido.
          Folgas menores geram maiores ângulos de permanência e vice versa.
          Um comando que possui 300 graus com folga de 0,15mm nas válvulas, pode se tornar um bom comando assimétrico para torque e até uso com turbo (bem violento é claro), se fizermos regulagens assimétricas de folgas, com 0,05mm na admissão e 0,20mm no escape, onde passará a ter aproximadamente:
          306 graus na admissão e 297 graus no escape!!
          Acho mais interessante e fácil de se fazer, bem como que para ajuste fino é a melhor saída.

A receita é a seguinte:
          Uma alteração de 0,05mm na folga, gera alteração do ângulo de permanência de aproximadamente 3 graus.
          Aumentando a folga, diminuímos a permanência e vice versa.

[]s,

Vader.
          Vader!?

Gostei da sua explicação de trocar 6 por 1/2 dúzia...
          Last edited by callotafusca; 12-11-2008, 09:19 PM.

Comment

Re: Qual o enquadramento ideal?

Bom vader e se o comando for assimétrico como q eu tenho comando s28(288 Adm/278 Esc),eu consigo equilibra as permanencias dele?

Comment

Working...
            X