Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como montar um 1900 - Detalhado!

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Como montar um 1900 - Detalhado!

Olá pessoal,

ando interessado por um motor 1900cc e gostaria de saber com detalhes o que preciso mudar no motor pra virar um 1900.

por exemplo, eu tenho um fusca 1300 83 a alcool(comprei ele ja mudado pra gasolina... extrema maldade!) e quero montar um 1900 em cima desse motor.

ja pesquisei aqui no forum e em outros lugares mas pra mim ficar bastante abstraido algumas coisas.
    O uqe eu ja sei é:
    não vo trocar o virabrequim, portanto será necessário pistoes de 92mm ou 94mm, ai começa o problema, porque eu vejo aqui no forum ..."compra um kit 1800 ou 1900 e bota..." ou "arranja um kit de pistão de 92mm e bota, mas vai precisar usinar nao sei aonde pra ele entrar..." desculpa a ignorancia mas assim fica muito abstrato pra mim..

só um exemplo que aconteceu hoje, eu liguei pra uma autopeças referencia em vw aqui em Caruaru-PE e perguntei:

EU: Vocês tem ai um kit de camisa e pistao de 92mm pro fusca?

R: eu nunca medi o diametro do pistão não mas posso medir com um paquimetro pra saber se é essa a medida, mas o senhor quer pra fusca 1600 é ?

EU:É que eu tenho um 1300 e vo aumentar a cilindrada dele, ai preciso de pistões com diametro maior, é da marca Mahle ou outro, vocês tem?

R:O senhor pode ligar daqui a 15 min que eu vo medir os pistoes que eu tenho aqui e digo se é da medida que o senhor quer

EU:ta bom, obrigado!

não sei se eu soube pedir certo a peça, alguem me diz ai...
    e se eu precisar pedir um virabrequim de curso maior(o que não é meu caso),mas como peço?
    tem tambem a questão da mão de obra que nem sei se os mecanicos daqui da minha cidade vão saber fazer os serviços corretos que eu nem sei quais são, por isso preciso de detalhes pra não fazer errado e nem deixar ninguem f**** meu carro...

resumindo, gostaria de um passo-a-passo com as peças necessárias e mudanças necessárias no motor original, tipo..

o que vem no kit de pistão 92mm?
    em que parte do bloco eu vo precisar mandar usinar pra o kit novo entrar?
    vo precisar mudar os cabeçotes, qual eu boto?mudo alguma coisa nele?

agradeço imensamente a atenção galera!!!

Re: Como montar um 1900 - Detalhado!

Postado originalmente por vw_atrevido
    Olá pessoal,

ando interessado por um motor 1900cc e gostaria de saber com detalhes o que preciso mudar no motor pra virar um 1900.

por exemplo, eu tenho um fusca 1300 83 a alcool(comprei ele ja mudado pra gasolina... extrema maldade!) e quero montar um 1900 em cima desse motor.

ja pesquisei aqui no forum e em outros lugares mas pra mim ficar bastante abstraido algumas coisas.
    O uqe eu ja sei é:
    não vo trocar o virabrequim, portanto será necessário pistoes de 92mm ou 94mm, ai começa o problema, porque eu vejo aqui no forum ..."compra um kit 1800 ou 1900 e bota..." ou "arranja um kit de pistão de 92mm e bota, mas vai precisar usinar nao sei aonde pra ele entrar..." desculpa a ignorancia mas assim fica muito abstrato pra mim..

só um exemplo que aconteceu hoje, eu liguei pra uma autopeças referencia em vw aqui em Caruaru-PE e perguntei:

EU: Vocês tem ai um kit de camisa e pistao de 92mm pro fusca?

R: eu nunca medi o diametro do pistão não mas posso medir com um paquimetro pra saber se é essa a medida, mas o senhor quer pra fusca 1600 é ?

EU:É que eu tenho um 1300 e vo aumentar a cilindrada dele, ai preciso de pistões com diametro maior, é da marca Mahle ou outro, vocês tem?

R:O senhor pode ligar daqui a 15 min que eu vo medir os pistoes que eu tenho aqui e digo se é da medida que o senhor quer

EU:ta bom, obrigado!

não sei se eu soube pedir certo a peça, alguem me diz ai...
    e se eu precisar pedir um virabrequim de curso maior(o que não é meu caso),mas como peço?
    tem tambem a questão da mão de obra que nem sei se os mecanicos daqui da minha cidade vão saber fazer os serviços corretos que eu nem sei quais são, por isso preciso de detalhes pra não fazer errado e nem deixar ninguem f**** meu carro...

resumindo, gostaria de um passo-a-passo com as peças necessárias e mudanças necessárias no motor original, tipo..

o que vem no kit de pistão 92mm?
    em que parte do bloco eu vo precisar mandar usinar pra o kit novo entrar?
    vo precisar mudar os cabeçotes, qual eu boto?mudo alguma coisa nele?

agradeço imensamente a atenção galera!!!
    para transformar em 1900 você vai precisar do kit de 94mm
    em auto peças comuns vc não vai encontrar

já peguei meu carro 1.8 e precisei de um kit novo
    qdo comecei a procurar eu tinha um pistão derretido de 90,5 (isso eh outra história), com o pistão na mão ouvi cada asneira nas auto-peças que vc nem imagina, do tipo isso não tava no fusca não, ou esse pistão é de monza ou de opala.
    onde consegui começar a ir pelo caminho certo foi quando comecei a perguntar nas retificas, pelos menos os caras sabiam do que eu tava falando.

voltando ...
    vc vai encontrar o kit em lojas especializadas em preparação
    sportsystem
    ancona
    belquip
    raceforce
    o kit vem pistões camisas anéis e pinos

para instalar precisa usinar os cabeçotes e a carcaça(bloco) do motor

para aumetar o buraco p/ acomodar a nova camisa que é maior.

Esse cabeçote e a carcaça são da autolinea e já estão abertos

Arquivos Anexos
    Felipe Mori
    Osasco - SP
    --------------------------------------------------------

Comment

Só acrescentando o que o nosso amigo Felipe disse,

Há dois modelos de carcaça da Autolínea, uma 1600STD(para encaixar as camisas do motor 1600, cujo pistão tem 85,5mm de diâmetro). E tem a carcaça já pronta para receber pistões de 94mm(nessa é só comprar a carcaça, os kits de pistões, e instalar, pulg'n'play e sem retífica alguma).

Como nosso amigo via partir de um motor 1300 original, terá sim que abrir os furos laterais do bloco, onde entra a camisa dos pistões. Coisa simple,s qualquer retífica deve saber fazer. E claro, abrir os cabeçotes também, para que esses encaixem nas camisas maiores. Tudo isso conforme as indicações muito bem ilustradas de nosso amigo Felipe.

Mais alguma dúvida? Só perguntar, o pessoal aqui do fórum gosta é de ajudar, pra depois ver um vídeo do motor girando alto e roncando grosso!!!!hehehehe

Abraço!
      Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Complementando..

Tera que trocar os cabeçotes tambem, pois o do 1300 vai acabar com o desempenho de um 1900, nem sei existe a possibilidade de manter os cabeçotes (do 1300), esses cabeçotes que vc tem, possuem apenas um duto na admissão oque deixaria um motor "maior" mal alimentado.

Comment

Dupla carburação com maior passagem de ar (Weber 40) e um comando de válvulas mais invocado também iriam bem, 286° ou 290°, O que vcs acham?

Abs.

Comment

Opa coisa boa!!!

essa galera nunca me deixa na mão...

grande felipe, valew pelo tutorial altamente explicativo e com figuras(nao tem jeito melhor!rs). Você sabe dizer quanto ta custando um kit desses felipe? essas lojas(sportsystem ancona belquip raceforce...) que vc citou enviam pelos correios?(eu to no interior de Pernambuco)

e valew tbm Rafa(po dexar q o video ja ta certo jah com um 4x1 dimensionado com abafador desenvolvido por mim roncando feito gente grande...eh soh ta pronto...rs!), Shmit e celo pelos complementos...

dúvida bem iniciante mesmo...
            Camisa do pistão e cilindro do pistão são mesma coisa?

outras dúvidas,

poderia usar os cabeçotes(8 aletas) do meu 1300 com carburação dupla usando coletores de 1300 a alcool por enquanto eu nao coloco um comando maior?(posso até tentar inventar depois uma forma de abrir a passagem da admissão do cabeçote 1300 pra ficar com uma vazão maior)

posso usar o virabrequim original do meu 1300 83 alcool?soube até por um documento do Vader que fala sobre virabrequim que ele é forjado.

alguem sabe dizer se as bielas do meu carro(1300 83 alcool) são forjadas tbm?se não, de qual modelo as bielas são forjadas?

Abraços a todos!

Comment

bacana esse tópico.... gostei mto mesmo pois é exatamente oq eu pretendo fazer... colocar pistões 94mm e manter o vira de 69mm....
              vou acompanhar de perto e creio q as minhas duvidas serão as mesmas do atrevido...
              abraço!!

Comment

O virabrequim do 1300 tem furos de lubrificação a menos comparado com o mesmo virabrequim para um motor de 1600. Sugiro que troque seu virabrequim também ou refaça os canais de lubrificação dele. Tem tópicos aqui no forum sobre isto

Abraço
                Um dia arrumo uma kombi hood, vou mesmo!!!!

Comment

Sem falar q os cabeçotes do 1300 estão fora de cogitação!!!!
                  Compra dois de 1600 usados q já tá de bom tamanho =D
                  Abçs
                  2100 aspro

Comment

Postado originalmente por FILIPE A
                    Sem falar q os cabeçotes do 1300 estão fora de cogitação!!!!
                    Compra dois de 1600 usados q já tá de bom tamanho =D
                    Abçs
                    Um trabalho de cabeçotes sempre é bem vindo, mas fica muito bom só montar o kit com o cabeçote do 1600 original mesmo.

claro que o faz muita diferença e tal, mas acho que dá pra deixar original que já vai sentir uma diferença violenta pro q vc tem, e depois tirar o cabeçote em um outro momento qdo tiver uma folga de $$ e fazer não é tããão complicado

fazer tudo de uma vez as vezes fica pesado financeiramente

a sportsystem deve enviar
                    eu achei meio caro, porém o dólar subiu e pode ser esse o motivo
                    http://www.sportsystem.com.br/loja/p...9cc79def1e29c4

se atente que tem dois modelos de kit de 94mm na sportsystem diz que um é p/ 2.3 e outro p/ 1.9

a diferença é a posição do pino do pistão
                    o que é p/ 2.3 é p/ usar com virabrequim de curso maior, dependendo da loja chama ele de kit com pino deslocado
                    é so informar que vai usar o vira original qdo for comprar

tem alguns membros do fórum que estão mais perto de vc, não sei se eles compram peças por aí ou em SP ou outro lugar.
                    talvez possam te ajudar
                    Felipe Mori
                    Osasco - SP

Comment

Opa juliano, eu ja tava ligado na parada da lubrificação do vira 1300..mas valew ai por reforçar..

felipe A...acho q da sim pra aguentar enquanto eu nao compro os cabeçotes 1600..isso se eu nao conseguir alguma forma de aumentar consideravelmente a admissão simples do cabeçote 1300.. Dark side é um reduto de inventores..rs!

e aew f mori.. pois eh, o fator financeiro é grande atenuante na questão de as peças chegarem mais cedo ou mais tarde na minha mão... e valew pela diga do pistão com pino deslocado...nem fazia idéia q isso existia

vo dar uma sondada na galera proxima de mim...

Abração à todos!

Comment

Postado originalmente por vw_atrevido
                        Opa coisa boa!!!

essa galera nunca me deixa na mão...

grande felipe, valew pelo tutorial altamente explicativo e com figuras(nao tem jeito melhor!rs). Você sabe dizer quanto ta custando um kit desses felipe? essas lojas(sportsystem ancona belquip raceforce...) que vc citou enviam pelos correios?(eu to no interior de Pernambuco)

e valew tbm Rafa(po dexar q o video ja ta certo jah com um 4x1 dimensionado com abafador desenvolvido por mim roncando feito gente grande...eh soh ta pronto...rs!), Shmit e celo pelos complementos...

dúvida bem iniciante mesmo...
                        Camisa do pistão e cilindro do pistão são mesma coisa?

outras dúvidas,

poderia usar os cabeçotes(8 aletas) do meu 1300 com carburação dupla usando coletores de 1300 a alcool por enquanto eu nao coloco um comando maior?(posso até tentar inventar depois uma forma de abrir a passagem da admissão do cabeçote 1300 pra ficar com uma vazão maior)

posso usar o virabrequim original do meu 1300 83 alcool?soube até por um documento do Vader que fala sobre virabrequim que ele é forjado.

alguem sabe dizer se as bielas do meu carro(1300 83 alcool) são forjadas tbm?se não, de qual modelo as bielas são forjadas?

Abraços a todos!
                        Aqui é assim mesmo cara! Eu manjava um pouquinho só tinha uma idéia do q era uma preparação de um VW a AR. Posso dizer com segurança q uns 85% do q sei sobre Fusca hj foi aqui q aprendi! Desmistifiquei muitas coisas q me falavam, muitas lendas!!! E hj tenho carrinho muito bom de andar. Graças as orientações dos amigos daqui. Faça um bom projeto , e expõe pra galera comentar!!!!

André Torneiro

Comment

Postado originalmente por felipedmori
                          Um trabalho de cabeçotes sempre é bem vindo, mas fica muito bom só montar o kit com o cabeçote do 1600 original mesmo.

claro que o faz muita diferença e tal, mas acho que dá pra deixar original que já vai sentir uma diferença violenta pro q vc tem, e depois tirar o cabeçote em um outro momento qdo tiver uma folga de $$ e fazer não é tããão complicado

fazer tudo de uma vez as vezes fica pesado financeiramente

a sportsystem deve enviar
                          eu achei meio caro, porém o dólar subiu e pode ser esse o motivo
                          http://www.sportsystem.com.br/loja/p...9cc79def1e29c4

se atente que tem dois modelos de kit de 94mm na sportsystem diz que um é p/ 2.3 e outro p/ 1.9

a diferença é a posição do pino do pistão
                          o que é p/ 2.3 é p/ usar com virabrequim de curso maior, dependendo da loja chama ele de kit com pino deslocado
                          é so informar que vai usar o vira original qdo for comprar

tem alguns membros do fórum que estão mais perto de vc, não sei se eles compram peças por aí ou em SP ou outro lugar.
                          talvez possam te ajudar
                          Nossa tá bem caro na Sportsystem. Na Crestana se não me engano tá R$ 1.300,00/1.400,00. Saudades do tempo que um kit saia por R$ 800,00/900,00.

Quanto ao colega VW Atrevido, boa sorte na montagem e saiba que aqui no fórum tem conteúdo para montar um mostrinho que dá canceira em muita gente grande sem gastar rios de dinheiro.
                          Uma opnião pessoal: não monte aos poucos. Motor não é uma coisa que se pode ficar mexendo sempre. Se não pode montar o motor com comando e carburação compatíveis, é melhor guardar o dinheiro ou ir comprando as peças aos poucos e só montra quando estiver com tudo na mão. Além do que, existem os periféricos com ignição, lubrificação, instrumentação, suspensão, freios e os imprevistos que infelizmente sempre acontecem.
                          Não quero lhe desanimar de forma alguma, somente estou lhe dando um conselho de quem já viveu essa situação. Espero logo ver seu 1.900 gritando por ai.
                          Last edited by AIRpower; 03-12-2008, 09:37 PM.
                          AIRpower (vIniCIUs fonSEcA) (o\ ! /o) São Paulo - SP

SPA Turbo. Acesse: https://www.spaturbo.com.br / https://www.facebook.com/spaturbo / https://www.youtube.com/user/spaturbobrasi

Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse www.fuscanafoto.com e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

Comment

Postado originalmente por AIRpower
                            Nossa tá bem caro na Sportsystem. Na Crestana se não me engano tá R$ 1.300,00/1.400,00. Saudades do tempo que um kit saia por R$ 800,00/900,00.

Quanto ao colega VW Atrevido, boa sorte na montagem e saiba que aqui no fórum tem conteúdo para montar um mostrinho que dá canceira em muita gente grande sem gastar rios de dinheiro.
                            Uma opnião pessoal: não monte aos poucos. Motor não é uma coisa que se pode ficar mexendo sempre. Se não pode montar o motor com comando e carburação compatíveis, é melhor guardar o dinheiro ou ir comprando as peças aos poucos e só montra quando estiver com tudo na mão. Além do que, existem os periféricos com ignição, lubrificação, instrumentação, suspensão, freios e os imprevistos que infelizmente sempre acontecem.
                            Não quero lhe desanimar de forma alguma, somente estou lhe dando um conselho de quem já viveu essa situação. Espero logo ver seu 1.900 gritando por ai.
                            como eu havia dito
                            eu acho que a unica coisa que dá pra esperar se não der pra fazer é o trabalho de cabeçotes
                            eu andei um tempão de 1.8 turbo de solex 32 com os cabeçotes completamente originais (até molas e vinha 7000 rpm apesar de muitos duvidarem de mim) andava com quase 2kg de pressão e era beem forte o carro

repito que os cabeçotes trabalhados dão uma boa melhora mas não são essenciais quando se que um motor mais forte sem estar no limite.

se vc com um 1.9 vai tomar pau de um 1600 com preparo de cabeçote pode até ser, mas vc nunca sabe qto o cara gastou, q comando tem qto tem de taxa, se o motor dele aguenta só mais 5000 km e o seu 200.000

na época que pegava os rachas aqui em osasco eu de 1.8 (90,5x69) de solex 32 nunca tomei pau de fusca 1600
                            (isso tb é relativo, podem falar que eu nunca encontrei o Vader pelo caminho hehe)
                            Felipe Mori
                            Osasco - SP

Comment

Postado originalmente por André
                              Aqui é assim mesmo cara! Eu manjava um pouquinho só tinha uma idéia do q era uma preparação de um VW a AR. Posso dizer com segurança q uns 85% do q sei sobre Fusca hj foi aqui q aprendi! Desmistifiquei muitas coisas q me falavam, muitas lendas!!! E hj tenho carrinho muito bom de andar. Graças as orientações dos amigos daqui. Faça um bom projeto , e expõe pra galera comentar!!!!

André Torneiro
                              Faço minhas as suas palavras e ainda acrescento que, no meu caso, o pouquíssimo (pouquíssimo mesmo!!) que sei de mecânica de fusca e mecânica em geral, devo, 98%, ao F4E, o Verruga ainda está manso, mas em breve ele começa a por os pneuzinhos de fora e mostra a que veio.

Gde Abraço

Celojr

Comment

Working...
                              X