Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

Jackes é verdade, pegou transito já era pois não terá fluxo de ar hehehehe.

Mas existe solução para tudo, erá só ligar uma ventoinha eletrica que tal?
    Fusca4ever

E também Puma4ever!! ;)

Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

Comment

Postado originalmente por Jacques
      bolo,

a ideia é boa... só não pode pegar transito...
      aí entraria uma eltrica suplementar pra suprir .abraços
      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

a idéia da correia frouxa eu fiz,só que ferrei uma polia e os rolamentos do alternador.Abraços
        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

Postado originalmente por André
          O problema não é peso dela , Ominus, mas o deslocamento do ar e por onde este ar passa com certa pressurização e criando certa turbulencia!!! Uma vez meu preparador contou uma história de um piloto de Speed 1600 ao qual ele preparava o carro. Ele tava na pista colada na traseira de outro Fusca qdo de repente a correia arrebentou e ele deu uma "pancada de leve" no carro da frente, foi como se ele tivesse apertado o botão do "nitro"!

André Torneiro
          Valeu André, ia citar exatamente o que você informou. Só ratificando. Pelo que eu entendo o peso de todo o conjunto móvel relacionado a refrigeração do motor VW-ar (polia do motor, polia do alternador, componentes internos do alternador e ventoinha) cria a famosa inércia móvel que atrapalha na subida de giro do motor, é como se o carro estivesse carregando mais peso, mas acredito que seja insignificante comparavel a resistência causada pelo ar no deslocamento das pás da ventoinha, essa sim tira bastante potência do motor, atua como um freio! É igual ao efeito da helice de avião.

Gostei da história do nitro! Já pensou na Speed, a potência ganha é mais de 15 cv pois esses motores beiram os 6000 rpm, e deve ser espontaneo!
          Last edited by bolo; 16-03-2009, 11:22 PM.
          Fusca4ever

E também Puma4ever!! ;)

Comment

Talvez então o esquema fosse fazer que enm turbina de avião, com enbreagens eletromagnéticas acionadas gradativamente conforme a rotação...rsrsrs...
            Laiááááááááá....
            Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Comment

Creio que a melhor idéia seria adaptar uma embreagem de ar condicionado na polia do alternador, seria perfeito! Apertava um botãozinho e puf!!!!! 27 cv saindo no capricho!
              Fusca4ever

E também Puma4ever!! ;)

Comment

fla ae pessoal.. li o topico td e estava pensando... se facilitarmos a entrada de ar pra ventoinha, talvez a perda causada pela força q a ventoinha faz pra sugar o ar, fosse menor usando assim menos potencia do motor... comentem ai...

Comment

A potência perdida é realmente em função da rotação.
                  Nada linear...
                  Na verdade a potência roubada cresce praticamente proporcionalmente ao quadrado da rotação, ou seja se dobrarmos a rotação a potência roubada será quatro vezes maior!
                  Contudo os 27cv a 6500rpms me parecem um pouco altos!
                  Digo isto, pois um blower ligado neste motor (um Eaton 24 por exemplo), rouba pouco mais de 20cv gerando vazão além de pressão bem mais elevada.
                  A pressão da ventoinha é baixíssima e a potência absorvida por ela também depende da pressão!
                  Eu diria que uns 10 cv a 6000rpm é mais coerente!
                  Agora se mediram... Beleza... quem sou eu para negar!
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Sério pessoal...
                    O que já passou pela minha cabeça, foi aumentar o tamanho das aletas das camisas e cabeçotes, para obrigar uma maior dissipação, aumentando assim a eficiência da coisa...rsrsrs.
                    Quanto a ventoinha...
                    Eu tava imaginando, por que ela leva no mesmo eixo o dínamo/alternador, que toda essa restrição é por causa do conjunto que eles formam.

Imagine, bateria em carga+arrasto da ventoinha.
                    Agora, se fossem dois mecanismos a parte...rsrsrs.
                    O que eu disse sobre o material é que tem uma fórmula lá dos momentos inerciais, em que conforme a velocidade angular, maior é a energia gasta pra movimentar o corpo.
                    Assim, menos peso = menos energia gasta = mais potência no motor!

Aonde eu trabalhava, tinha uns equipamentos que utilizavam trocadores de calor, que se valiam de turbinas elétricas semelhantes a do fusca, porém feitas de antimônio. Os motores de acionamento das turbinas tinham três rotações, conforme a necessidade de resfriamento.
                    Eram 1000, 2000 e 3000 RPM's. o consumo do motor elétrico era de 24Vx3A=72W!

Não me lembro o quanto de caloria ele conseguia dissipar por minuto...
                    Mas me lembro que o usávamos para refrigear ambientes confinados com uma dissipação interna de 5000W...é coisa pra caramba!

Depois vejo se acho aqui algo a respeito desses dissipadores...
                    Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Comment

ja foi tema de discussao tbm la no FFB,deem uma olhada la,tem algumas ideias,comentem elas ai
                      valeu
                      http://www.forumfuscabrasil.com/index.php?topic=12685.0

Comment

Vou ver se esse final de semana consigo fazer testes com a ventoinha acionada normalmente e sem a ventoinha. Meus testes serão o de 0 a 100 Km/h e retomada de 80 a 120 Km/h em 4a marcha (o teste que mais gosto de fazer) e posto aqui.

Creio que fazendo algums calculos de acordo com o peso do carro, relação de marcha, pneu, carburação, comando, cabeçote e etc... da para ter uma noção de quantos cavalos ganhou de acordo com a diferença de perfomance. Lembrando que usarei as rotações maximas do meu motor que é até 5200 rpm (bom fiz trabalho no cabeçote, não sei ainda se ele ganhou mais rotação, pois depois que fiz uma leve preparação no motor colocando os kits de pistões cabeçudos de alcool e preparo no cabeçote, essa é a primeira vz que testarei para valer)

A minha idéia é adaptar uma polia com embregem eletromagnetica de arcondicionado. Da para deixar ela acionada enquato anda com o carro e na hora de uma arrancada forte é só desacionar apertando um botãozinho.

Acho que essa seria a melhor solução.
                        Last edited by bolo; 17-03-2009, 08:32 AM.
                        Fusca4ever

E também Puma4ever!! ;)

Comment

cuidado com a temperatura nesses testes sem ventoinha hein?! ela sobe rapidinho sem ela...
                          1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

Comment

Eu também pensei nessa história da embreagem eletromagnética...
                            Bolo, você vai realemnte tentar usa-la??

Comment

Postado originalmente por Guga Pedrosa
                              Eu também pensei nessa história da embreagem eletromagnética...
                              Bolo, você vai realemnte tentar usa-la??
                              Opa! Quem sabe num futuro proximo, ai faço um tutorial pra galera e até um videozinho mostrando o funcionamento. Quem me deu essa idéia foi meu irmão, ele tambem posta aqui no forum com o meu apelido!
                              Fusca4ever

E também Puma4ever!! ;)

Comment

Postado originalmente por Gump-GTI
                                cuidado com a temperatura nesses testes sem ventoinha hein?! ela sobe rapidinho sem ela...
                                Bom, já viu aqueles tubos metalicos que vendem em loja de autopeça, tipo uma sanfona que estica? Estou pensando em utilizar aquilo para captar o ar que vem pelas rodas traseiras, mas o problema é que terei que furar a parte de traz da capela, e a minha capela de 1200 está semi-nova, já é raro achar uma capela dessa.... É graças a pressurização dela e o esqueminha que fiz no radiador de oleo que hoje o meu motor assubia que nem carro turbo!
                                Fusca4ever

E também Puma4ever!! ;)

Comment

Working...
                                X