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Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

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  • #31
    Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

    Acredito ainda, que vcs que usam ventoinha bem maior que a minha percam ralmente mais potência, o meu é um gol a ar e sua ventoinha é minúscula perto de uma de fusca, daí pode ser que eu não tenha sentido grande diferença, sendo minha perda menor. Mas 27 cv é o que se ganha fazendo uma pequena preparação em um motor Ap por exemplo, saltando do 90 para 120 cv e a diferença é muito grande em relação ao original. Com uma preparação dessas vc anda na frente de qualquer carro 1.6 original, inclusive com motores de 16V. Mas se foram para um dinamômetro pra medir isso, aí fica difícil questionar.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

    VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

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    • #32
      Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

      baseado no esticador de correia do fusca do vader,fiz hj um pro legacy.Alem de deixar a correia trabalhar mais certinha,evita um ruido e não fica forçando meu alternador,visto que como meu motor tá girador,ocorre um fenomeno na correia.Já to com o projeto de construir uma polia menor,visando esse topico aqui.É muito simples,já to com ela praticamente no esquema.Tudo por uns cavalinhos a mais.Abraços
      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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      • #33
        Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

        Outro aspecto em relação à correia e ao sistema acionado.

        A potência absorvida através do sistema é a da ventoinha mais a do alternador!
        Daí quando falam que se perde tantos cvs, isto e aquilo, na realidade esta potência é devida à ventoinha, mais ao alternador (dínamo).
        Assim para se ter a real idéia de quanto a ventoinha rouba de potência , deveríamos fazer a medição somente tirando a mesma, porém mantendo o alternador... Coisa meio complicada para se fazer!
        E alternador existe em qualquer veículo normal não é mesmo?
        Portanto esta perda de potência também existe!
        A mudança de polia, visando diminuição de rotação do sistema alternador ventoinha deve ser muito bem pensado, pois:

        1) Se for um dínamo, a carga da bateria já não tão eficiente ficará mais comprometida ainda!
        2) Mesmo no alternador, devemos lembra que sua capacidade de carga ocorre em regimes normais de rotação, e uma vez este sendo diminuído, a capacidade de carga também caíra!

        A potência roubada por um alternador pode ser estimada!
        Assim se tivermos um alternador de 55A, poderemos ter a seguinte potência roubada a plena carga!

        P = V*I = 14*55 = 770 Watts ou pouco mais de 1cv!!

        Usamos 14 volts como referênci, pois a carga só existe se a tensão gerada pelo alternador for superior a bateria, e realmente é, ficando nacasa dos 14Volts em média!
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW
        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
        My email -> vaderthemaster@gmail.com

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        • #34
          Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

          legal essa conta vader... agora precisamos saber qto a ventoinha consome mesmo.... bom... acrescentando o conhecimento aqui... hj estava conversando onde trabalho e lá fazemos o sistema de ventilação interna de mtos carros... e por sinal a ventoinha usada tem o mesmo principio da dos nosssos air-cooled... a informação que recebi é a seguinte... o material usado pra fazer a ventoinha não é algo que seja mto relevante nessa situação... a parte mais importante é o arrasto que o ar gera... isso realmente gera uma demanda mto grande de energia... ai tem outras coisas como turbulencia, desequilibrio e por ai vai... tambem vi que há projetos modernos pra design das pás que podem reduzir em mto o arrasto do ar... bom... paro por aqui por não ter mais informações... vou pesquisar mais e assim q souber algo mais efetivo deixo aqui.. mas vale deixar q o design das pás é muito importante para a eficiencia da ventoinha...

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          • #35
            Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

            Bem, Em relação ao roubo de pôtencia pela ventoinha, tem essa tabela do Chico Biela.

            http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=304

            Alias, essa é uma das minhas dúvidas, será que procedem os valores?

            Abs.

            **Editando: desculpem a mosca que comi, o tópico começa com essa tabela... Foi mal...

            Pelo que percebi ninguem sabe dizer se esses valores da tabela foram mensurados ou calculado teoricamente.**
            Last edited by celojr; 14-05-2009, 12:13 AM.

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            • #36
              Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

              Só para ilustrar o tópico seguem uma foto de uma ventoinha elétrica adaptada à capela.
              http://www.autodynamics.com.br/mater...s/image76.html

              Abraço!
              MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
              Ignition: COP(Coil On Plug)
              AFR controller: JAW Wideband
              Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

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              • #37
                Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                Postado originalmente por bugtec
                Só para ilustrar o tópico seguem uma foto de uma ventoinha elétrica adaptada à capela.
                http://www.autodynamics.com.br/mater...s/image76.html

                Abraço!
                Rapaz, que interessante.... Tem q voltar uma foto pra ver.

                Comment


                • #38
                  Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                  Agora vai a imagem certa. No trabalho o proxy complica tudo, até postar uma simples imagem .


                  Abraço!
                  MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                  Ignition: COP(Coil On Plug)
                  AFR controller: JAW Wideband
                  Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

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                  • #39
                    Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                    Será que fica legal num motor pra rua?!
                    N acredito não, viu...tem q arrumar uma ventoinha com fluxo igual ou maior q a usual.

                    PS.: Ainda quero ver uma ft de onde vai ficar essa zorra de intercooler, viu, paulo?! HEUAHeuaehue
                    2100 aspro

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                    • #40
                      Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                      Bom pessoal tow tbm interessado nesse esquema da ventoinha, já vi muita gente contestar a perda real de cv da ventoinha, o que queria fazer é uma entrada de ar na lateral do fusca depois das portas, estilo porsche e muito bem feito, queria saber quantos litros de ar essa ventoinha faz por hora e assim dimensionar duas entradas de ar para o fusca, com uma ventoinha eletrica que entrasse somente quando o carro estivesse muito quente assim teriamos ar forçado para dentro do compartimento como se o motor estivesse na frente...

                      ""Sem querer corrigir o Vader mas num seria P=Vi² e já vi em alguns sites que pelo menos os alternadores mais modernos geram ate 150 amper ai fica uma duvida seria potencia demais Vader por favor corrija oq estiver errado...."

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                      • #41
                        Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                        Tava lendo um topico sobre ventoinha elétrica no thesamba. Todo mundo que colocou ventoinha elétrica se deu mal e voltou atrás. Falavam que pra pista até serve, mas pra um carro de uso normal não tem como.

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                        • #42
                          Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                          Postado originalmente por iurisantana
                          Bom pessoal tow tbm interessado nesse esquema da ventoinha, já vi muita gente contestar a perda real de cv da ventoinha, o que queria fazer é uma entrada de ar na lateral do fusca depois das portas, estilo porsche e muito bem feito, queria saber quantos litros de ar essa ventoinha faz por hora e assim dimensionar duas entradas de ar para o fusca, com uma ventoinha eletrica que entrasse somente quando o carro estivesse muito quente assim teriamos ar forçado para dentro do compartimento como se o motor estivesse na frente...

                          ""Sem querer corrigir o Vader mas num seria P=Vi² e já vi em alguns sites que pelo menos os alternadores mais modernos geram ate 150 amper ai fica uma duvida seria potencia demais Vader por favor corrija oq estiver errado...."
                          Potência em Watts é igual a multiplicação da Voltagem pela Intencidade da corrente (amperagem), logo W=V.I ou W=V.A tanto faz.
                          Fusca4ever

                          E também Puma4ever!! ;)

                          Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

                          Comment


                          • #43
                            Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                            To colocando a polia menor com 15 cm de diametro (original tem 17 cm).
                            A original bateu na bomba de óleo.
                            Como vou usar bomda de circulação pro filtro, se esquentar demais, radiador extra, o que acho meio dificil por ser 1600.

                            Agora, a idéia da polia eletromagnética de A/C no lugar da polia do alternador é interessantíssima!!!!!!
                            Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                            1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                            "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                            Comment


                            • #44
                              Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                              Valeu pelaaa resposta Bolo é que achei em alguns sites Pot=vi², mas e quanto a entrada de ar na lateral? Se fizessemos uma entrada de 30x10 em cada lado teriamos 0.06m² em area total de entrada de ar, logo se estivessemos a 36 km/h teriamos 2160m³/h de vazão de ar exatamente oq a ventoinha do fusca gera.

                              Fiz uma tabela:
                              36km/h==2160m³/h
                              50km/h==3000m³/h
                              70km/h==4200m³/h
                              90km/h==5400m³/h
                              100km/h==6000m³/h

                              Esse dado da ventoinha eu converti de cfm para m³ é só multiplicar por 1,6... mas não sei a que rpm ela gera isto é importante saber a rpm para termos noção em relação a velocidade ai poderiamos calcular a rpm em relação a velocidade do fusca e vermos quanto gera nas velocidades acima.
                              Tenho uma foto de um fusca com essas entradas de ar coloquei como avatar esse fusca amarelo infelizmente só tenho essa foto pequena.
                              Last edited by iurisantana; 25-09-2009, 03:15 PM.

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