Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Solex 40 do OPALA no Fusca?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

    Pode usar essa mesmo,

    Com relação a como colocar no escape faz o seguinte:

    Pega a sonda e vai em uma loja de parafusos e pega uma porca com as medidas da rosca da Sonda, eu tenho uma aqui mas não me lembro da medida.
    Depois você escolhe o local de instalação no escape, cuidado na escolha para que a sonda não fique em uma posição que possa bater em alguma parte do carro ou então muito exposta para baixo ( no meu carro coloquei em uma posição em que ela ficou a milimetros da saia traseira e começou a bater).
    Ai é só soldar a porca no escape e colocar a sonda, usando a sonda de 1 fio fica muito mais fácil a instalação.
    Para Halmeter dá e sobra.
    2276 FK8 .

    Comment


    • #17
      Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

      acho que essa sonda não da, ele é de um fio e não tem aquecimento próprio, é para uso direto mais proximo possivel do cabeçote. se for um 4x1 tem que colocar ela depois da união dos 4 tubos para medir a mistura de ambos os lados do motor.

      i ideal para hallmeter é a de 4 fios.

      qual escape tem seu fusca?

      abraço

      Comment


      • #18
        Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

        Postado originalmente por bob_8
        acho que essa sonda não da, ele é de um fio e não tem aquecimento próprio, é para uso direto mais proximo possivel do cabeçote. se for um 4x1 tem que colocar ela depois da união dos 4 tubos para medir a mistura de ambos os lados do motor.

        i ideal para hallmeter é a de 4 fios.

        qual escape tem seu fusca?

        abraço
        Opa,


        Ja achei varias de 4 fios para vender no mercadolivre. Mas a questão é: todos os hallmeters que achei sao de 1 fio soh (positivo, negativo + hallmeter). Qual o uso dos outros 3 ?

        O aquecedor ja vem imbutido nessas sondas de 4 fios?

        Vc tem o esquema tecnico?


        Eu estava optando por pegar a de 1 fio pois nao consegui achar nenhuma informação .

        Por exemplo, neste anuncio:

        http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99303959-_JM


        A sonda tem 4 fios: 3 brancos e um preto; Qual o uso deles?


        Ah, e meu escape é aquele que junta as 4 saidas num unico cano na lateral direita. Chamado de "modelo puma".
        Last edited by orator; 10-07-2009, 09:36 AM.

        Comment


        • #19
          Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

          Postado originalmente por luiz
          Pode usar essa mesmo,

          Com relação a como colocar no escape faz o seguinte:

          Pega a sonda e vai em uma loja de parafusos e pega uma porca com as medidas da rosca da Sonda, eu tenho uma aqui mas não me lembro da medida.
          Depois você escolhe o local de instalação no escape, cuidado na escolha para que a sonda não fique em uma posição que possa bater em alguma parte do carro ou então muito exposta para baixo ( no meu carro coloquei em uma posição em que ela ficou a milimetros da saia traseira e começou a bater).
          Ai é só soldar a porca no escape e colocar a sonda, usando a sonda de 1 fio fica muito mais fácil a instalação.
          Para Halmeter dá e sobra.

          Valeu a dica.



          Mas estava matutando.


          Como são 2 carburadores que alimentam "metade" do motor cada um, o mais perfeito nao seria usar 2 sondas com 2 hallmeters?

          Pois um lado pode estar rico, e outro pobre de mistura. E se eu colocar a sonda em apenas um lado, posso estar tendo um leitura irreal do motor.

          O que acha disso?


          Eita... Daqui a pouco o motor do bicho vira uma astronave... Sensor pra tudo que é lado !

          Comment


          • #20
            Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

            Olha, esquece isso.

            Usar duas sondas é exagero.
            Mesmo porque o Halmeter é para referência, você não vai usar as informações da sonda para correção automática, portanto pode colocar uma só.
            Com relação a usar uma sonda de 4 fios, ela com certeza vai aquecer mais rápido e te dar uma leitura mais precisa.

            Só uma opinião minha, eu usaria uma sonda de 1 fio mesmo porque o instrumento é para referência somente.
            2276 FK8 .

            Comment


            • #21
              Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

              Postado originalmente por luiz
              Olha, esquece isso.

              Usar duas sondas é exagero.
              Mesmo porque o Halmeter é para referência, você não vai usar as informações da sonda para correção automática, portanto pode colocar uma só.
              Com relação a usar uma sonda de 4 fios, ela com certeza vai aquecer mais rápido e te dar uma leitura mais precisa.

              Só uma opinião minha, eu usaria uma sonda de 1 fio mesmo porque o instrumento é para referência somente.
              O unico inconveniente da de 1 fio é que vai demorar um pouquinho para a leitura correta, o que não fz muita diferença qdo ela só é usada p/ o hallmeter
              Felipe Mori
              Osasco - SP
              --------------------------------------------------------

              Comment


              • #22
                Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                Creio que o topico esta perdendo o foco:

                Solex 40 do OPALA no Fusca?
                Abrços
                Luby
                http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                Rio de Janeiro - RJ

                Comment


                • #23
                  Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                  Postado originalmente por lubisomem01
                  Creio que o topico esta perdendo o foco:
                  Solex 40 do OPALA no Fusca?
                  Calma, se não enveredar para um desvio exagerado do enfoque do tópico o lance do binômio sonda+halmeter é interessante para um acerto caseiro do(s) carburadore(s), principalmente se o preço for na prática o que foi dito.

                  Comment


                  • #24
                    Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                    Valeu Ricardo mas voltando as 40 este topico é bem interessante e como vai o trike ? vc é de algum motoclube?
                    Abrços
                    Luby
                    http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                    Rio de Janeiro - RJ

                    Comment


                    • #25
                      Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                      Postado originalmente por lubisomem01
                      Valeu Ricardo mas voltando as 40 este topico é bem interessante e como vai o trike ? vc é de algum motoclube?
                      http://www.forumfuscabrasil.com/index.php?topic=1446.0
                      A metodologia discutida para acerto dos Solex40 no Fusca pode servir de base para qualquer carburador em qualquer motor, estou acompanhando.

                      O Trike vai indo, ganhou pneus, rodas, parafusos, calotinhas e amortecedores novos na traseira (rodas antigas foram danificadas pelos buracos da Prefeitura), lanternas de caminão MB na traseira e setas diant., novo estofamento do assento e encosto do banco traseiro (sem costura, +pluvioresistentes), freio a disco (tem fotos no F4E), perdeu as tampas das correias (quebrava muito as abas de fixação) e os cromados estão ruins. Sou do Anjo Branco. Obs: isso é que é desviar do tópico.

                      Comment


                      • #26
                        Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                        Postado originalmente por luiz
                        Olha, esquece isso.

                        Usar duas sondas é exagero.
                        Mesmo porque o Halmeter é para referência, você não vai usar as informações da sonda para correção automática, portanto pode colocar uma só.
                        Com relação a usar uma sonda de 4 fios, ela com certeza vai aquecer mais rápido e te dar uma leitura mais precisa.

                        Só uma opinião minha, eu usaria uma sonda de 1 fio mesmo porque o instrumento é para referência somente.
                        Opa,


                        Voltei a tona.


                        Quanto a duas sondas ou nao, eu pensei que sairia mais barato comprar 2, nao para fazer correção automatica, mas para me auxiliar a regular os buras.


                        Talvez eu pudesse fazer 2 furos em cada lado do motor, soldar uma porca em cima para a sonda, e entao tapar um dos furos com um parafuso do tamanho da rosca da sonda. A ideia seria usar a sonda para regular os buras, usando ela de um lado, regulando, e depois colocando no outro.

                        Outra questão (que ainda nao desapareceu da minha cabeça) é: OK, sonda de 4 fios esquenta mais rapido... Mas o que a faz aquecer mais rapido? Imaginei que um dos fios ligaria algum tipo de resistencia interna na sonda que a aqueceria automaticamente.


                        Seria isso?



                        Se for, creio que isso sim seria exagero, pois o hallmeter funcionara legal depois de algum tempo de funcionamento de qualquer modo. Basta nao confiar nas leituras com escape frio. Ou nao?





                        .
                        Last edited by orator; 11-07-2009, 09:26 PM.

                        Comment


                        • #27
                          Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                          Postado originalmente por lubisomem01
                          Valeu Ricardo mas voltando as 40 este topico é bem interessante e como vai o trike ? vc é de algum motoclube?
                          http://www.forumfuscabrasil.com/index.php?topic=1446.0
                          Rapaz,


                          Li o topico. Mas ele eh bastante inconclusivo. Existem N "sugestoes" de giclagem, mas nenhuma conclusao quanto ao melhor conjunto venturi/gicleur. A nao ser por algumas dicas do chico biela que foram valiosas.


                          Eu acho que vou ser conservador mesmo e ficar na proposta da puma original para os solex 40, seria:


                          Venturi: 28
                          Gicleur de lenta: 55
                          Gicleur principal: 125 OU 130
                          Tubo injetor: 70


                          Metodologia que achei para verificar a mistura:


                          Se aparecer fumaça preta no escape após algum tempo de aceleração, eh sinal de excesso de gasolina. (as velas ficaram escuras tambem). Diminuir gicleurs.

                          A fumaça preta ocorrera normalmente nas acelerações ou quando vc estiver "bombando" o acelerador, pois isso fara acionar o injetor, que ira elevar o nivel da mistura. O problema é quando essa fumaça preta continua a sair após o acionamento dos injetores.

                          Por outro lado, se as velas ficarem muito claras, seria um sinal de mistura pobre, o que é ainda mais perigoso. Se bem que, em se tratando de um Solex 40 duplo, o maior problema mesmo seria excesso.

                          Acho que um bom metodo é adquirir logo 3 jogos de gicleurs (140, 135 e 130) e ir testando o limite até q motor responda bem se afogar ou fumacear.


                          Se bem que.... Se estiver usando o Hallmeter nao terei tantas duvidas quanto a giclagem estar certa ou nao.




                          .
                          Last edited by orator; 11-07-2009, 10:01 PM.

                          Comment


                          • #28
                            Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?

                            Postado originalmente por orator
                            Opa,


                            Voltei a tona.


                            Quanto a duas sondas ou nao, eu pensei que sairia mais barato comprar 2, nao para fazer correção automatica, mas para me auxiliar a regular os buras.


                            Talvez eu pudesse fazer 2 furos em cada lado do motor, soldar uma porca em cima para a sonda, e entao tapar um dos furos com um parafuso do tamanho da rosca da sonda. A ideia seria usar a sonda para regular os buras, usando ela de um lado, regulando, e depois colocando no outro.

                            Outra questão (que ainda nao desapareceu da minha cabeça) é: OK, sonda de 4 fios esquenta mais rapido... Mas o que a faz aquecer mais rapido? Imaginei que um dos fios ligaria algum tipo de resistencia interna na sonda que a aqueceria automaticamente.


                            Seria isso?



                            Se for, creio que isso sim seria exagero, pois o hallmeter funcionara legal depois de algum tempo de funcionamento de qualquer modo. Basta nao confiar nas leituras com escape frio. Ou nao?





                            .

                            Orator,

                            A diferença na sonda com aquecimento é exatamente essa, se você usar a sonda com 1 fio depois de aquuecida pelos gases quentes do motor ela vai começar a te dar uma leitura mais precisa.

                            Outra coisa, para você usar duas sondas, você teria que ter um escape que unisse as duas saidas de um lado e depois se juntasse com o os dois do outro lado e eu não conheço escape que seja assim.
                            Veja o exemplo do escape do Puma, as saidas dos quatro cilindros só se encontram na junção onde se junta a ponteira.



                            Duas sondas se usa com motores em V onde os coletores são separados, um para cada lado.
                            2276 FK8 .

                            Comment


                            • #29
                              Postado originalmente por Master Vader Ver Post
                              Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?



                              Quando cito um carburador na planilha, refiro-me ao modelo básico, ou seja seu corpo, assim de uma forma geral, tanto o DEIS, como o EIS podem ser usados, bastando para isto desligar a válvula de máxima.

                              A regulagem Puma tem uma relação Venturi/gicleur de 130/28 = 4,6 e a sugerida na planilha é 187,8/32 = 5,8, ou seja... subimos o gicleur e o venturi e n'ao apenas um deles!

                              A relação 5,8 x 4,6 significa aproximadamente 25% mais rica que a estequiométrica. Ou seja prioriza o desempenho.
                              Lembro que conforme consta no manual de utilização do meu simulador, bem como dos vários comentários que já fiz, que o venturi é "chute no gol" e o gicleur é um valor teórico provável, assim pode ter certeza que para sua preparação o venturi 32mm é uma ótima opção e o gicleur 187,8 (na prática 187,5 que é o valor comercial mais próximo) é o gicleur inicial de teste. Assim que montar esta configuração, avalie através de hallmeter ou cor de velas (se tiver esperiência para isto), a qualidade da mistura em alta, aumentando o gicleur de combustível se estiver pobre ou diminuindo caso esteja rica, ajustando de forma fina o valor do mesmo.

                              Quem já leu sobre a fuel tech, dve saber que ela gera um mapa aproximado para partida do motor, e aí via testes (hallmeter, etc) acerta-se a mistura e demais parâmetros.
                              Se a fuel tech se da´o direito de ter ajuste prévio, a minha planilha não tem que ser perfeita no gicleur... hehehe!!
                              Olá mestre desculpa postar aky mas estou tentando contato com vc via email e não estou tendo sucesso, precisava de umas dicas sua sobre acerto nos carburadores solex h_40 eis, vc pode me ajudar obrigado.

                              Comment


                              • #30
                                Postado originalmente por Master Vader Ver Post
                                Re: Solex 40 do OPALA no Fusca?



                                Quando cito um carburador na planilha, refiro-me ao modelo básico, ou seja seu corpo, assim de uma forma geral, tanto o DEIS, como o EIS podem ser usados, bastando para isto desligar a válvula de máxima.

                                A regulagem Puma tem uma relação Venturi/gicleur de 130/28 = 4,6 e a sugerida na planilha é 187,8/32 = 5,8, ou seja... subimos o gicleur e o venturi e n'ao apenas um deles!

                                A relação 5,8 x 4,6 significa aproximadamente 25% mais rica que a estequiométrica. Ou seja prioriza o desempenho.
                                Lembro que conforme consta no manual de utilização do meu simulador, bem como dos vários comentários que já fiz, que o venturi é "chute no gol" e o gicleur é um valor teórico provável, assim pode ter certeza que para sua preparação o venturi 32mm é uma ótima opção e o gicleur 187,8 (na prática 187,5 que é o valor comercial mais próximo) é o gicleur inicial de teste. Assim que montar esta configuração, avalie através de hallmeter ou cor de velas (se tiver esperiência para isto), a qualidade da mistura em alta, aumentando o gicleur de combustível se estiver pobre ou diminuindo caso esteja rica, ajustando de forma fina o valor do mesmo.

                                Quem já leu sobre a fuel tech, dve saber que ela gera um mapa aproximado para partida do motor, e aí via testes (hallmeter, etc) acerta-se a mistura e demais parâmetros.
                                Se a fuel tech se da´o direito de ter ajuste prévio, a minha planilha não tem que ser perfeita no gicleur... hehehe!!
                                Olá mestre desculpa postar aky mas estou tentando contato com vc via email e não estou tendo sucesso, precisava de umas dicas sua sobre acerto nos carburadores solex h_40 eis, vc pode me ajudar obrigado.

                                Comment

                                Working...
                                X