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Apesar dos muitos já recebidos, também vou deixar meus parabens !!!
Tenho vontade de fazer um projeto com supercharger, só não decidi se com a TBI antes ou depois do SC. Caso utilize a TBI depois, ele funcionará como um turbo, pelo que a instalação é muito mais facil, podendo usar até mesmo a flange original do Fiesta.
Já no seu modo, com injeção de kombi, precisaria utilizar uma flange para ligar o SC ao coletor. Qto à flange que vc utilizou para o carburador, penso em colocar uma curva de 90º e um TBI:
Agora minhas duvidas:
a) qdo seu carro esta na marcha lenta (ou qdo esta em alta rotação mas sem pisar no acelerador, tipo engrenado em uma descida), deve existir um vacuo enorme no coletor de admissão que vc fez, posto que o SC esta puxando ar, mas a borboleta do carbura esta fechado. Esse SC já tem alguma valvula de bypass ou similar? Vc acha interessante instalar uma diverter valve (igual do A3 turbo) entre o coletor de admissão que vc fez e logo após SC para circulação do ar e diminuição do vacuo enquanto a borboleta do carbura esta fechada?
B) Qd vc esta em marcha lenta e ponto morto e dá uma acelerada rapida, tipo bombando o acelerador, já marca pressão? Qdo vc está tipo em terceira marcha à uns 40 km/h (rotação baixa) e pisa fundo no acelerador marca pressão positiva de imediato?
C) Qto à instalação do SC, como fez para fixa-lo? Onde usou suportes?
D) Qto à altura do SC, para que na parte traseira possa ser montado uma flange ou uma TBI, tem como deixa-lo mais baixo ou não? Vc já tentou com capelinhas diferentes? Seria possivel colocar um duto que atrevesse a capela e sai do lado de tras ou será que pega na ventoinha?
a) qdo seu carro esta na marcha lenta (ou qdo esta em alta rotação mas sem pisar no acelerador, tipo engrenado em uma descida), deve existir um vacuo enorme no coletor de admissão que vc fez, posto que o SC esta puxando ar, mas a borboleta do carbura esta fechado. Esse SC já tem alguma valvula de bypass ou similar? Vc acha interessante instalar uma diverter valve (igual do A3 turbo) entre o coletor de admissão que vc fez e logo após SC para circulação do ar e diminuição do vacuo enquanto a borboleta do carbura esta fechada?
O vácuo que existe em lenta é de -0,6bar
acelerando rápido e tirando o vácuo é de -1bar (essas medidas são depois do SC ”entre ele e o motor”)
Se instalar uma válvula desviando o ar do coletor e para antes da borboleta ocorrerá duas coisas 1 ele ira ficar acelerado 2 ira empobrecer a mistura pois esta “pulando’’ carburador
Porque a idéia de diminuir o vácuo??? Vc diz q ele é prejudicial ??
B) Qd vc esta em marcha lenta e ponto morto e dá uma acelerada rapida, tipo bombando o acelerador, já marca pressão? Qdo vc está tipo em terceira marcha à uns 40 km/h (rotação baixa) e pisa fundo no acelerador marca pressão positiva de imediato?
Sim eh so pisar ate o fundo rapidamente q a pressão bate em 0,2 não importando se esta forçando o motor em baixa, alta ou em marcha lenta
(0,2 eh a máxima pois a relação da polia eh pequena)
C) Qto à instalação do SC, como fez para fixa-lo? Onde usou suportes?
Fixei com a flange direto no coletor original 1300 só aumentei os prisioneiros de 8mm pra 10mm Mais um suporte q liga a base do SC no parafuso da bomba de combustível feito em chapa 3/16”
D) Qto à altura do SC, para que na parte traseira possa ser montado uma flange ou uma TBI, tem como deixa-lo mais baixo ou não? Vc já tentou com capelinhas diferentes? Seria possivel colocar um duto que atrevesse a capela e sai do lado de tras ou será que pega na ventoinha?
O problema que a entrada do SC pra invadir a capela e raspar na ventoinha
Ate teria como modificar a capela precisava saber a medida ti tubo q vai passar dentro dela para não bloquear a passagem do ar
Não usei outras capelas pois é muito ruim de refrigeração ira aquecer demais
A do gol bx seria a mais fácil mais não presta pra refrigerar (eu não arisco)
O vácuo que existe em lenta é de -0,6bar
acelerando rápido e tirando o vácuo é de -1bar (essas medidas são depois do SC ”entre ele e o motor”)
Se instalar uma válvula desviando o ar do coletor e para antes da borboleta ocorrerá duas coisas 1 ele ira ficar acelerado 2 ira empobrecer a mistura pois esta “pulando’’ carburador
Porque a idéia de diminuir o vácuo??? Vc diz q ele é prejudicial ??
Essa medida de vacuo vc fez no coletor original de admissão, certo? (depois do SC). O funcionamento do SC preve que para uma mesma rotação de motor a quantidade de ar seria sempre a mesma, pois a relação de polias é fixa. Isso não ocorre e temos vacuo pq não entrar ar no SC qdo a borboleta esta fechada e apesar de ele estar rodando, não consegue puxar ar.
Eu acredito que o problema de vacuo não seja esse que vc mediu (esse foi criado pelo motor que aspira ar), mas sim o vacuo entre o carburador e o SC. Imagine que vc esta à 5000rpm à plena aceleração com o SC empurrando 0,2 kg - isso representa uma enorme massa de ar que esta passando pelo carburador (por isso tem condensação). Dai vc tira o pé do acelerador totalmente, oque fecha quase por completo a passagem de ar pelo carburador, porem o SC ainda continua naquela rotação de 5000rpm tentando puxar aquela enorme massa de ar (sem sucesso pois a borboleta do SC esta fechada), oque deve gerar um vacuo absurdo entre o carbura e o SC.
Por isso que utiliza-se a valvula bypass (na figura que te passei), como ela é ligada depois do carburador e após o SC, o que passa nessa valvula já é a mistura que vem do carburador, assim não tem como ficar probre. Acredito tb que o carro não fique acelerado pois a quantidade de ar que passa pelo carbura é a mesma. A valvula apenas desvia o vacuo no coletor que vc fez.
Qdo ocorre a aceleração, a inexistencia de vacuo no coletor de admissão depois do SC fecha a valvula e ele funciona como esta hj. Contudo, qdo vc tira o pe do acelerador, a valvula abre e circula o ar+comb no SC, ou seja, o SC fica puxando e empurrando parte do mesmo ar+comb, de forma a não ter vacuo muito forte no coletor entre o carbura e SC.
Alguns compressores tem valvula incorporada, porem como o M-24 é utilizado no Fiesta como se fosse um turbo (TBI depois do SC), não sei se tem essa valvula incorporada.
Olha um texto sobre o assunto, do site da eaton:
"The Eaton supercharger system incorporates a specially designed bypass valve, which is actuated by a vacuum motor near the throttle body, and recirculates the supercharger air flow when boost is not required."
Outra duvida, qdo vc fala que a relação de polia é pequena, vc esta utlizando a do gol e a do SC no tamanho original, correto? Vc sabe se existe alguma polia de vira que dá para ser adaptada na mesma forma que vc fez, mas que seja maior, dando uma relação de uns 3,5, para qdo o carro estiver em 5000rpm o SC esteja em 17,5 mil rpm (quase no limite de giro e pressão)?
P.S.: To me empolgando. Acho que vou correr atras de um SC pra mim !!!!
[quote] Essa medida de vacuo vc fez no coletor original de admissão, certo? (depois do SC). O funcionamento do SC preve que para uma mesma rotação de motor a quantidade de ar seria sempre a mesma, pois a relação de polias é fixa. Isso não ocorre e temos vacuo pq não entrar ar no SC qdo a borboleta esta fechada e apesar de ele estar rodando, não consegue puxar ar.
Sim a medição é feita entre o SC e o motor
Concordo...
Eu acredito que o problema de vacuo não seja esse que vc mediu (esse foi criado pelo motor que aspira ar), mas sim o vacuo entre o carburador e o SC. Imagine que vc esta à 5000rpm à plena aceleração com o SC empurrando 0,2 kg - isso representa uma enorme massa de ar que esta passando pelo carburador (por isso tem condensação). Dai vc tira o pé do acelerador totalmente, oque fecha quase por completo a passagem de ar pelo carburador, porem o SC ainda continua naquela rotação de 5000rpm tentando puxar aquela enorme massa de ar (sem sucesso pois a borboleta do SC esta fechada), oque deve gerar um vacuo absurdo entre o carbura e o SC.
Sim, mais se eu colocar a válvula fazendo um desvio de antes da borboleta para depois da borboleta o motor não desacelerara
Por isso que utiliza-se a valvula bypass (na figura que te passei), como ela é ligada depois do carburador e após o SC, o que passa nessa valvula já é a mistura que vem do carburador, assim não tem como ficar probre. Acredito tb que o carro não fique acelerado pois a quantidade de ar que passa pelo carbura é a mesma. A valvula apenas desvia o vacuo no coletor que vc fez.
Qdo ocorre a aceleração, a inexistencia de vacuo no coletor de admissão depois do SC fecha a valvula e ele funciona como esta hj. Contudo, qdo vc tira o pe do acelerador, a valvula abre e circula o ar+comb no SC, ou seja, o SC fica puxando e empurrando parte do mesmo ar+comb, de forma a não ter vacuo muito forte no coletor entre o carbura e SC.
Então essa válvula fica pos borboleta “pulando” o SC e conectada ao coletor ????
Só para recircular o vácuo??
Alguns compressores tem valvula incorporada, porem como o M-24 é utilizado no Fiesta como se fosse um turbo (TBI depois do SC), não sei se tem essa valvula incorporada.
No SC não tem essa válvula não no fiesta ela deve ser separada...
Olha um texto sobre o assunto, do site da eaton:
"The Eaton supercharger system incorporates a specially designed bypass valve, which is actuated by a vacuum motor near the throttle body, and recirculates the supercharger air flow when boost is not required."
Compreendo... são não intendo pq o esse vácuo e prejudicial
Outra duvida, qdo vc fala que a relação de polia é pequena, vc esta utlizando a do gol e a do SC no tamanho original, correto? Vc sabe se existe alguma polia de vira que dá para ser adaptada na mesma forma que vc fez, mas que seja maior, dando uma relação de uns 3,5, para qdo o carro estiver em 5000rpm o SC esteja em 17,5 mil rpm (quase no limite de giro e pressão)?
Com a polia do gol 130Ø O SC gira a 12000rpm a 5000rpm no motor A polia do SC permanece original de 54Ø
Para 17500rpm a 5000rpm no motor a polia terá q ter Ø189mm A pressão vai beirar os 0,6bar no 1600 Se a polia for 195Ø SC a 18000rpm vai pra +/- 0,7bar
Não sei se existe pronta qualquer coisa vá a um torneiro q ele faz
o limite de trabanho eh de 18000 o limite de pico eh 19000rpm
a 18000 produs 6660l\min de vazao de ar
o volume admitido pelo o 1600 a 5000rpm eh de 4000l/min
Cara, muito legal, parabéns! Gostaria de fazer algo parecido! Mas acho que blower do fiesta não daria prum 1800, né? Daí fica caro! Se vc colocasse uma dupla carburação no seu militrinca, tb ia ficar bom, hein?
Mateus! se o SC produz 6660l/min então ele pode gerar até aprox 1,2 de pressão num 1300 original, considerando rotação maxima de 4500 no motor e 18000 no SC?
Mateus! se o SC produz 6660l/min então ele pode gerar até aprox 1,2 de pressão num 1300 original, considerando rotação maxima de 4500 no motor e 18000 no SC?
ou to falando besteira?...
Abs
EH ISSO AI ESTA CERTINHO
USADO UMA POLIA DE Ø 216mm A 18000RPM NO BLOWER 1,2 BAR ok
nesse esquema que vc montou, com o carburador antes do compressor, não há a necessidade de valvula de prioridade, mas se eu montar o compressor antes da TBI ou Carburador, eu tenho que instalar uma valvula de prioridade, correto?
saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook miura 1979...................60% loading fusca 1977...................aguardando na fila sp2 1973.....................aguardando na fila Puma 1971...................aguardando na fila bianco 1977.................aguardando na fila projeto gordini boxer.....aguardando na fila
nesse esquema que vc montou, com o carburador antes do compressor, não há a necessidade de valvula de prioridade, mas se eu montar o compressor antes da TBI ou Carburador, eu tenho que instalar uma valvula de prioridade, correto?
o carburador esta antes do blower, nao a nessecidade pois regulei a pressao pela relação da polia e quando a borboleta fecha o blower fica no vacuo
se por a borboleta depois tem q ter a prioridade sim senao quando fechar fai sobrecarregar a borboleta com a pressao
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