Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Montando Um Motor Blower

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Montando Um Motor Blower

Postado originalmente por Mateus Z
    nao pois o pois o 1600 consome mais ar q o 1300 emtao presisa um volume maior de ar pra pressurisa-lo

portando o 1300 com menos rotaçao pressurisa mais q um 1600 com a mesma rotaçao
    Então realmente um M24 fica melhor no 1300 ehehehehe. Pensamentos insanos.

Sds,

Cristiano.
    Cristiano A. C. Zank

(o\_!_/o) 74 - O primeiro
    |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
    (o\_!_/o) 68 - Jepo
    PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
    http://fuscami16.blogspot.com
    Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

Comment

Mateus, show de bola!!!!

Bom que o ronco dica de "aspirado" hehehe

O compressor não faz muito barulho fora do carro?
      Sei que os Fiesta Supercharger são mais "barulhentos" que os Gol Turbo.

Valeu
      Fusca 1500 1974 Verde Hippie
      1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
      "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Parabéns pelo tópico! Muito interessante o passo-a-passo. Muito legal ter a coragem de montar um motor destes e provar que o resultado é bom.
        Last edited by AIRpower; 18-08-2009, 10:07 AM.
        AIRpower (vIniCIUs fonSEcA) (o\ ! /o) São Paulo - SP

SPA Turbo. Acesse: https://www.spaturbo.com.br / https://www.facebook.com/spaturbo / https://www.youtube.com/user/spaturbobrasi

Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse www.fuscanafoto.com e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

Comment

Meu amigo...

Só posso dizer uma coisa, Meus parabéns!!!

Se deu esse resultado em um miletrinca...não consigo nem alcançar como ficará no 1600.

Parabéns de novo, belíssimo projeto.

Abraço.

Comment

agradeço pela força

obrigado a todos os coments

abs
            Apesar dos muitos já recebidos, também vou deixar meus parabens !!!

Tenho vontade de fazer um projeto com supercharger, só não decidi se com a TBI antes ou depois do SC. Caso utilize a TBI depois, ele funcionará como um turbo, pelo que a instalação é muito mais facil, podendo usar até mesmo a flange original do Fiesta.

Já no seu modo, com injeção de kombi, precisaria utilizar uma flange para ligar o SC ao coletor. Qto à flange que vc utilizou para o carburador, penso em colocar uma curva de 90º e um TBI:

Agora minhas duvidas:

a) qdo seu carro esta na marcha lenta (ou qdo esta em alta rotação mas sem pisar no acelerador, tipo engrenado em uma descida), deve existir um vacuo enorme no coletor de admissão que vc fez, posto que o SC esta puxando ar, mas a borboleta do carbura esta fechado. Esse SC já tem alguma valvula de bypass ou similar? Vc acha interessante instalar uma diverter valve (igual do A3 turbo) entre o coletor de admissão que vc fez e logo após SC para circulação do ar e diminuição do vacuo enquanto a borboleta do carbura esta fechada?

B) Qd vc esta em marcha lenta e ponto morto e dá uma acelerada rapida, tipo bombando o acelerador, já marca pressão? Qdo vc está tipo em terceira marcha à uns 40 km/h (rotação baixa) e pisa fundo no acelerador marca pressão positiva de imediato?

C) Qto à instalação do SC, como fez para fixa-lo? Onde usou suportes?

D) Qto à altura do SC, para que na parte traseira possa ser montado uma flange ou uma TBI, tem como deixa-lo mais baixo ou não? Vc já tentou com capelinhas diferentes? Seria possivel colocar um duto que atrevesse a capela e sai do lado de tras ou será que pega na ventoinha?

Abraços,
            Alvaro.

Comment

Agora minhas duvidas:

a) qdo seu carro esta na marcha lenta (ou qdo esta em alta rotação mas sem pisar no acelerador, tipo engrenado em uma descida), deve existir um vacuo enorme no coletor de admissão que vc fez, posto que o SC esta puxando ar, mas a borboleta do carbura esta fechado. Esse SC já tem alguma valvula de bypass ou similar? Vc acha interessante instalar uma diverter valve (igual do A3 turbo) entre o coletor de admissão que vc fez e logo após SC para circulação do ar e diminuição do vacuo enquanto a borboleta do carbura esta fechada?

O vácuo que existe em lenta é de -0,6bar
              acelerando rápido e tirando o vácuo é de -1bar

(essas medidas são depois do SC ”entre ele e o motor”)

Se instalar uma válvula desviando o ar do coletor e para antes da borboleta ocorrerá duas coisas
              1 ele ira ficar acelerado
              2 ira empobrecer a mistura pois esta “pulando’’ carburador

Porque a idéia de diminuir o vácuo???
              Vc diz q ele é prejudicial ??

B) Qd vc esta em marcha lenta e ponto morto e dá uma acelerada rapida, tipo bombando o acelerador, já marca pressão? Qdo vc está tipo em terceira marcha à uns 40 km/h (rotação baixa) e pisa fundo no acelerador marca pressão positiva de imediato?

Sim eh so pisar ate o fundo rapidamente q a pressão bate em 0,2 não importando se esta forçando o motor em baixa, alta ou em marcha lenta

(0,2 eh a máxima pois a relação da polia eh pequena)

C) Qto à instalação do SC, como fez para fixa-lo? Onde usou suportes?

Fixei com a flange direto no coletor original 1300 só aumentei os prisioneiros de 8mm pra 10mm
              Mais um suporte q liga a base do SC no parafuso da bomba de combustível feito em chapa 3/16”

D) Qto à altura do SC, para que na parte traseira possa ser montado uma flange ou uma TBI, tem como deixa-lo mais baixo ou não? Vc já tentou com capelinhas diferentes? Seria possivel colocar um duto que atrevesse a capela e sai do lado de tras ou será que pega na ventoinha?

O problema que a entrada do SC pra invadir a capela e raspar na ventoinha

Ate teria como modificar a capela precisava saber a medida ti tubo q vai passar dentro dela para não bloquear a passagem do ar

Não usei outras capelas pois é muito ruim de refrigeração ira aquecer demais

A do gol bx seria a mais fácil mais não presta pra refrigerar (eu não arisco)
              (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
              LINK DA MONTAGEM
              http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

Comment

O vácuo que existe em lenta é de -0,6bar
                acelerando rápido e tirando o vácuo é de -1bar

(essas medidas são depois do SC ”entre ele e o motor”)

Se instalar uma válvula desviando o ar do coletor e para antes da borboleta ocorrerá duas coisas
                1 ele ira ficar acelerado
                2 ira empobrecer a mistura pois esta “pulando’’ carburador

Porque a idéia de diminuir o vácuo???
                Vc diz q ele é prejudicial ??

Essa medida de vacuo vc fez no coletor original de admissão, certo? (depois do SC). O funcionamento do SC preve que para uma mesma rotação de motor a quantidade de ar seria sempre a mesma, pois a relação de polias é fixa. Isso não ocorre e temos vacuo pq não entrar ar no SC qdo a borboleta esta fechada e apesar de ele estar rodando, não consegue puxar ar.

Eu acredito que o problema de vacuo não seja esse que vc mediu (esse foi criado pelo motor que aspira ar), mas sim o vacuo entre o carburador e o SC. Imagine que vc esta à 5000rpm à plena aceleração com o SC empurrando 0,2 kg - isso representa uma enorme massa de ar que esta passando pelo carburador (por isso tem condensação). Dai vc tira o pé do acelerador totalmente, oque fecha quase por completo a passagem de ar pelo carburador, porem o SC ainda continua naquela rotação de 5000rpm tentando puxar aquela enorme massa de ar (sem sucesso pois a borboleta do SC esta fechada), oque deve gerar um vacuo absurdo entre o carbura e o SC.

Por isso que utiliza-se a valvula bypass (na figura que te passei), como ela é ligada depois do carburador e após o SC, o que passa nessa valvula já é a mistura que vem do carburador, assim não tem como ficar probre. Acredito tb que o carro não fique acelerado pois a quantidade de ar que passa pelo carbura é a mesma. A valvula apenas desvia o vacuo no coletor que vc fez.

Qdo ocorre a aceleração, a inexistencia de vacuo no coletor de admissão depois do SC fecha a valvula e ele funciona como esta hj. Contudo, qdo vc tira o pe do acelerador, a valvula abre e circula o ar+comb no SC, ou seja, o SC fica puxando e empurrando parte do mesmo ar+comb, de forma a não ter vacuo muito forte no coletor entre o carbura e SC.

Alguns compressores tem valvula incorporada, porem como o M-24 é utilizado no Fiesta como se fosse um turbo (TBI depois do SC), não sei se tem essa valvula incorporada.

Olha um texto sobre o assunto, do site da eaton:

"The Eaton supercharger system incorporates a specially designed bypass valve, which is actuated by a vacuum motor near the throttle body, and recirculates the supercharger air flow when boost is not required."

Outra duvida, qdo vc fala que a relação de polia é pequena, vc esta utlizando a do gol e a do SC no tamanho original, correto? Vc sabe se existe alguma polia de vira que dá para ser adaptada na mesma forma que vc fez, mas que seja maior, dando uma relação de uns 3,5, para qdo o carro estiver em 5000rpm o SC esteja em 17,5 mil rpm (quase no limite de giro e pressão)?

P.S.: To me empolgando. Acho que vou correr atras de um SC pra mim !!!!

Comment

[quote]
                  Essa medida de vacuo vc fez no coletor original de admissão, certo? (depois do SC). O funcionamento do SC preve que para uma mesma rotação de motor a quantidade de ar seria sempre a mesma, pois a relação de polias é fixa. Isso não ocorre e temos vacuo pq não entrar ar no SC qdo a borboleta esta fechada e apesar de ele estar rodando, não consegue puxar ar.

Sim a medição é feita entre o SC e o motor

Concordo...

Eu acredito que o problema de vacuo não seja esse que vc mediu (esse foi criado pelo motor que aspira ar), mas sim o vacuo entre o carburador e o SC. Imagine que vc esta à 5000rpm à plena aceleração com o SC empurrando 0,2 kg - isso representa uma enorme massa de ar que esta passando pelo carburador (por isso tem condensação). Dai vc tira o pé do acelerador totalmente, oque fecha quase por completo a passagem de ar pelo carburador, porem o SC ainda continua naquela rotação de 5000rpm tentando puxar aquela enorme massa de ar (sem sucesso pois a borboleta do SC esta fechada), oque deve gerar um vacuo absurdo entre o carbura e o SC.

Sim, mais se eu colocar a válvula fazendo um desvio de antes da borboleta para depois da borboleta o motor não desacelerara

Por isso que utiliza-se a valvula bypass (na figura que te passei), como ela é ligada depois do carburador e após o SC, o que passa nessa valvula já é a mistura que vem do carburador, assim não tem como ficar probre. Acredito tb que o carro não fique acelerado pois a quantidade de ar que passa pelo carbura é a mesma. A valvula apenas desvia o vacuo no coletor que vc fez.

Qdo ocorre a aceleração, a inexistencia de vacuo no coletor de admissão depois do SC fecha a valvula e ele funciona como esta hj. Contudo, qdo vc tira o pe do acelerador, a valvula abre e circula o ar+comb no SC, ou seja, o SC fica puxando e empurrando parte do mesmo ar+comb, de forma a não ter vacuo muito forte no coletor entre o carbura e SC.

Então essa válvula fica pos borboleta “pulando” o SC e conectada ao coletor ????

Só para recircular o vácuo??

Alguns compressores tem valvula incorporada, porem como o M-24 é utilizado no Fiesta como se fosse um turbo (TBI depois do SC), não sei se tem essa valvula incorporada.

No SC não tem essa válvula não no fiesta ela deve ser separada...

Olha um texto sobre o assunto, do site da eaton:

"The Eaton supercharger system incorporates a specially designed bypass valve, which is actuated by a vacuum motor near the throttle body, and recirculates the supercharger air flow when boost is not required."

Compreendo... são não intendo pq o esse vácuo e prejudicial

Outra duvida, qdo vc fala que a relação de polia é pequena, vc esta utlizando a do gol e a do SC no tamanho original, correto? Vc sabe se existe alguma polia de vira que dá para ser adaptada na mesma forma que vc fez, mas que seja maior, dando uma relação de uns 3,5, para qdo o carro estiver em 5000rpm o SC esteja em 17,5 mil rpm (quase no limite de giro e pressão)?

Com a polia do gol 130Ø
                  O SC gira a 12000rpm a 5000rpm no motor
                  A polia do SC permanece original de 54Ø

Para 17500rpm a 5000rpm no motor a polia terá q ter Ø189mm
                  A pressão vai beirar os 0,6bar no 1600
                  Se a polia for 195Ø SC a 18000rpm vai pra +/- 0,7bar

Não sei se existe pronta qualquer coisa vá a um torneiro q ele faz

o limite de trabanho eh de 18000 o limite de pico eh 19000rpm

a 18000 produs 6660l\min de vazao de ar

o volume admitido pelo o 1600 a 5000rpm eh de 4000l/min

abs
                  LINK DA MONTAGEM

Comment

Cara, muito legal, parabéns! Gostaria de fazer algo parecido! Mas acho que blower do fiesta não daria prum 1800, né? Daí fica caro! Se vc colocasse uma dupla carburação no seu militrinca, tb ia ficar bom, hein?

Comment

Mateus! se o SC produz 6660l/min então ele pode gerar até aprox 1,2 de pressão num 1300 original, considerando rotação maxima de 4500 no motor e 18000 no SC?

ou to falando besteira?...

Abs

Comment

Postado originalmente por Schmit
                        Mateus! se o SC produz 6660l/min então ele pode gerar até aprox 1,2 de pressão num 1300 original, considerando rotação maxima de 4500 no motor e 18000 no SC?

ou to falando besteira?...

Abs

EH ISSO AI ESTA CERTINHO

USADO UMA POLIA DE Ø 216mm A 18000RPM NO BLOWER 1,2 BAR ok
                        LINK DA MONTAGEM

Comment

belo trabalho!! praticamente um tutorial!!
                          parabens pelo motor envocado!

Comment

Postado originalmente por kafinski
                            belo trabalho!! praticamente um tutorial!!
                            parabens pelo motor envocado!
                            obrigado
                            LINK DA MONTAGEM

Comment

Mateus, uma dúvida;

nesse esquema que vc montou, com o carburador antes do compressor, não há a necessidade de valvula de prioridade, mas se eu montar o compressor antes da TBI ou Carburador, eu tenho que instalar uma valvula de prioridade, correto?
                              saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                              miura 1979...................60% loading
                              fusca 1977...................aguardando na fila
                              sp2 1973.....................aguardando na fila
                              Puma 1971...................aguardando na fila
                              bianco 1977.................aguardando na fila
                              projeto gordini boxer.....aguardando na fila

Comment

Postado originalmente por charles.marchi
                                Mateus, uma dúvida;

nesse esquema que vc montou, com o carburador antes do compressor, não há a necessidade de valvula de prioridade, mas se eu montar o compressor antes da TBI ou Carburador, eu tenho que instalar uma valvula de prioridade, correto?
                                o carburador esta antes do blower, nao a nessecidade pois regulei a pressao pela relação da polia e quando a borboleta fecha o blower fica no vacuo

se por a borboleta depois tem q ter a prioridade sim senao quando fechar fai sobrecarregar a borboleta com a pressao

abs
                                Arquivos Anexos
                                Last edited by Mateus Z; 26-11-2009, 01:23 PM.
                                LINK DA MONTAGEM

Comment

Working...
                                X