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Montando Um Motor Blower

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  • Montando Um Motor Blower

    Ola pessoal

    Um pouco da minha historia

    Queria um motor de +/- 110cv para empurrar meu fusca há tempos fez um tópico perguntado qual receita era mais durável e confiável cheguei a conclusão com os amigos do fórum que o melhor seria um 1800(85.5x78.4) álcool gerando em torno de 100cv comecei comprar as peças para montá-lo. A um mês atrás andei em um Fiat uno com o blower e percebi que teve um bom ganho de potencia, ai me veio a idéia “porque não um blower no 1600” ai lancei mais um tópico com parando o 1600 blower com o 1800 pois meu queria um motor confiável e durável sai a caça do tal blower EATON M24 liguei em mais de 20 desmanches e auto peças e nada então resolvi ligar para os grandes CRESTANA, SPORTSYSTEM E BLOWER COMPANY, na crestana R$1000,00 novo, na blower company estava R$1500,00 novo mas ele tinha um usado por R$700,00 com garantia arrematei na hora liguei na Sportsystem liguei atrás de um comando w110 pedi para falar com o Sandro e joguei a idéia do 1600 blower ele gostou da idéia apesar de ele nunca ter feito, foi muito atenciosos e tirou as minhas duvidas sobre os comandos e deixou a disposição para tirar qualquer duvidas.


    Idéia principal:

    Kit 1600 álcool
    Comando w110
    Cabeçotes com válvulas 40 x 32 câmara AP e taxa de 9:1 no álcool e molas do AP
    2E ou Solex 34 (duplo do opala) ou Injeção
    + blower com 0,5


    Lista de peças

    CARCAÇA DE MOTOR ........................AS 21 Prisioneiros fino retentor na polia OK
    VIRABREQUIM ORIGINAL...................Lepe 0,25 (original variant 1975) OK
    CABEÇOTE + VALVULAS ...................8 aletas (aguardando válvulas de 40mm) OK
    ENGRENAGENS..................................Origi nal OK
    BOMBA DE COMBUSTIVEL................Original a álcool OK
    RADIADOR DE OLEO..........................Original OK
    FLANGE P/ RADIADOR.......................Original OK
    CAPELA DESLOCADA + LATARIAS...Original OK
    BIELAS............................................ ..... Original de aço OK
    BALANCINS......................................... .Original
    KIT CAMISA PISTAO ANEL.................STD 85,5 (1600 ALCOOL)
    MOLAS DE VALVULAS........................Original motor torque e interna do AP
    BOMBA DE GASOLINA........................Original a álcool
    VOLANTE DO MOTOR.........................Original 1600
    COMANDO DE VALVULAS..................FEDERAL MOGUL W-110
    BOMBA DE OLEO................................CIRCULAÇAO SHARDEK
    ALIMENTAÇÃO....................................CAR BURADOR 3E SOLEX 34 DUPLO OU INJEÇÃO
    RADIADOR DE OLEO EXTERNO
    FILTRO DE OLEO
    BRONZINAS DAS BIELAS
    BRONZINAS DO MANCAL
    BRONZINA DE COMANDO
    TUCHOS DE VALVULA
    VARETAS
    CAPAS DE TUCHOS


    Especificações do Blower EATON M24

    Volume gerado = 0,37L
    Vazão a 18000rpm = 6660L/min. ou 111L/s

    Essa é a idéia definitiva.

    ---------------\\--------------------

    Mas enquanto vou economizando para comprar o resto das peças para o 1600 vou montar o blower no 1300 original para ver a reação e ter mais a noção da regulagem de pressão



    Dando inicio ao projeto “cobaia” 1300 '' enquanto economiso pra montar o 1600''


    Valor meio por cima

    700 blower
    50 polia
    50 usinagem
    100 auto peças (correia esticador parafusos etc)
    25 de material p/ flanges fiz en casa com chapa 1/4 p/ base e chapa 14 e tubo 1,1/2 para os dutos
    a capela e a flange do radiador e a mangueira da brasilha ja tinha

    925r$



    Dados do motor
    1300 original a gasolina
    ignição eletrônica + bobina mi
    4500rpm



    Esquema 1300:

    -Motor 1300
    -RPM Maximo 5000
    -Ø polia do motor 140
    -Ø polia do blower 54
    -RPM Blower 12900
    -Pressão 0,47 bar

    Ok
    -------//-------

    Já no 1600 ...(+w110; 9:1; álcool)


    -RPM Maximo

    -Ø polia do motor 150
    -Ø polia do blower 54
    -RPM Blower 18000
    -Pressão 0,28 bar

    Já se a rotação for limitada a 5500rpm
    Da para usar uma polia maior de Ø 177mm e a pressão vai subir para 0,5bar.
    Last edited by Mateus Z; 23-11-2011, 08:25 PM.
    (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
    LINK DA MONTAGEM
    http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441


  • #2
    Re: Montando Um Motor Blower

    FOTOS DO PROCESSO

    blower eaton m24





    confecção da flange











    fotos geral do motor co carburador vai ficar perto da dobradiça do capo do lado da bobina e o capo pera q ficar 4 dedos abertos ,7 ,7



    polia do virabrequim do gol at 1.0 com 130 de diametro so para testes no 1300





    vira retificado 0,25 lepe para o futuro 1600





    começando a instalaçao no 1300


    >>>>>>>>nao esta com o acabamento definitivo montei tudo antes para testar <<<<<<<<<

    Retirando a polia original




    Nova polia



    Poli v


    Novo parafuso e arruela de calço




    Alinhamento




    Flange do carburador








    Colocando capela com radiador deslocado para garantir a refrigeração





    blower com as flanges

    (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
    LINK DA MONTAGEM
    http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

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    • #3
      Re: Montando Um Motor Blower

      Cabo do acelerador de kombi + modificaçao no tubo





      Mangueira do filtro de ar da Brasília + filtro original (esta na gambiarra ate eu terminar o suporte) F(



      Detalhe flange


      Detalhe carburador


      Flange condensando



      A tampa teve q ficar um pouco aberta pois ia pegar na polia, em breve irei comprar uma tampa aletada nova e recortar debaixo do aba da luz de placa para ter espaço para a polia sair e mante-la fechada




      FUI RETIRAR UMA VELA PARA TER A IDEIA DA MISTURA QUANDO ME DEPAREI COM UMA VELA QUEBRADA



      COLORAÇAO DA VELA QUEBRADA




      COLORAÇAO DA VELA DO 3 CILINDRO (VELA OK)


      PARECE-ME QUE A MISTURA ESTAVA POBRE

      COLOQUEI O GICLE 125 NA GASOLINA

      TESTES REALIZADOS COM O GIGLE 125

      RODEI 15 MIN NA CIDADE EM BAIXA 40, 60 KM/H >>TEMP. EM 95 A 100°C

      DAI 1° ESTICADA NA RETA EM SEGUIDA 2 ESTICADA EM SUBIDA VIDEO 1

      DEPOIS 3 ESTICADA EM DECIDA VIDEO 2

      MAIS 5 MIN RODANDO EM BAIXA NA CIDADE ATE CHEGAR EM CASA

      RESULTADO TEMPERATURA FOI PARA O 120°C




      VIDEO 1
      http://www.youtube.com/watch?v=G9h-7hZTT8s

      VIDEO 2
      http://www.youtube.com/watch?v=B6B99Q8IoSo

      Já descobri pq esquentava tão rápido deixei sem a lata q separa o escape do motor, depois que coloquei a temperatura caiu para 95-100°C na cidade na estrada ainda não testei

      Estou planejando colocar um radiador externo

      Assim que mexer mais atualizo aki

      obr
      (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
      LINK DA MONTAGEM
      http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

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      • #4
        Re: Montando Um Motor Blower

        Ola Mateus, parabens pelo empenho e determinação, muitos tentam
        e não conseguem terminar e você ainda fez um PILOTO pra testar
        antes de passar ao definitivo.

        Estou com um projeto parecido em andamento , em breve devo postar
        as primeiras fotos e ideias, queria lhe fazer 3 perguntas:

        1 - Qual Polia voce usou junto com a original ?

        2 - Qual a pressão que esta conseguindo ?

        3 - Na sua montagem o combustivel passa por dentro do BLOWER,
        no caso do M24 nos carros originais apenas a borboleta fica antes,
        passando apenas AR antes de ser pressurizado, você não acha que
        o combustivel pode danificar o COMPRESSOR ?


        abraços
        Last edited by sergiort; 11-08-2009, 03:53 PM.

        Comment


        • #5
          Re: Montando Um Motor Blower

          Muito bom... acho que isso é o importante... saber onde quer chegar.

          Já estou comprando as peças para um projeto parecido... junto com o amigo Sergio. Sobre a tampa do motor.... voce acha possivel fecha-la sem cortes?
          Hamilton Nicoletti
          Santo André - SP
          1969 EFI 5 speed
          1915T
          1968 RAT Coming...

          Comment


          • #6
            Re: Montando Um Motor Blower

            Bacana!! acelera forte!!

            Qdo montar um 1600 mecere uma carburação e admissão melhor!!

            []'s

            Lucas

            Comment


            • #7
              Re: Montando Um Motor Blower

              Meus PARABÈNS pelo projeto ficou bacana mesmo.

              Tambem to pensando em fazer um projeto parecido.
              Porem com dupla carburação.

              MAS ASSIM COMO O SERGIORT FIQUEI COM UMA DUVIDA.

              QUANtO AO COMBUSTIVEL PASSAR POR DENTRO DO COMPRESSOR, SERA QUE NÂO VAI DANIFICA-LO?

              Comment


              • #8
                Re: Montando Um Motor Blower

                Postado originalmente por fucabala
                Bacana!! acelera forte!!

                Qdo montar um 1600 mecere uma carburação e admissão melhor!!

                []'s

                Lucas
                é mesmo. E arrisco dizer que pelo jeito que ele montou, a injeção da kombi seria perfeita
                Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                Comment


                • #9
                  Re: Montando Um Motor Blower

                  muito bom o tópico e parabéns pela adaptação.


                  eu mesmo tenho vontade de fazer uma preparação com blower, mas em motores 1600 ou maiores, ,a preparação fica melhor com compressores m45 pra cima.


                  e esses compressores ainda são caros aqui no brasil.

                  mas....quem sabe um dia.


                  abraço a todos.
                  saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                  miura 1979...................60% loading
                  fusca 1977...................aguardando na fila
                  sp2 1973.....................aguardando na fila
                  Puma 1971...................aguardando na fila
                  bianco 1977.................aguardando na fila
                  projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                  Comment


                  • #10
                    Re: Montando Um Motor Blower

                    Parabéns pelo tópico. Está muito explicativo.

                    Só acho que tem algum erro no seu cálculo. Pois quando se aumenta a rotação do blower se aumenta a pressão, então, para 18000 RPM no 1600 tinha que dar mais que os 0,47 bar a menos rotações no 1300. Mas o projeto está muito legal e está fazendo de 0 @ 100 em uns 11 seg. Está ótimo para um 1300 monocarburado com solex 30.

                    Sds,

                    Cristiano.
                    Cristiano A. C. Zank

                    (o\_!_/o) 74 - O primeiro
                    |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                    (o\_!_/o) 68 - Jepo
                    PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                    http://fuscami16.blogspot.com
                    Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

                    Comment


                    • #11
                      Re: Montando Um Motor Blower

                      Postado originalmente por sergiort
                      Ola Mateus, parabens pelo empenho e determinação, muitos tentam
                      e não conseguem terminar e você ainda fez um PILOTO pra testar
                      antes de passar ao definitivo.

                      Estou com um projeto parecido em andamento , em breve devo postar
                      as primeiras fotos e ideias, queria lhe fazer 3 perguntas:

                      1 - Qual Polia voce usou junto com a original ?

                      2 - Qual a pressão que esta conseguindo ?

                      3 - Na sua montagem o combustivel passa por dentro do BLOWER,
                      no caso do M24 nos carros originais apenas a borboleta fica antes,
                      passando apenas AR antes de ser pressurizado, você não acha que
                      o combustivel pode danificar o COMPRESSOR ?


                      abraços
                      1-A polia que usei eh do vira do gol 1.0AT (Ø130)+ a original do fusca

                      2-no 1300 com essa polia da 0,37bar se aumentar a polia chega a 1 bar

                      3-sobre a gasolina passar por dentro do blower nao tem problema nenhum trabalha quente, assim q desliga o carro o combustivel que esta dentro dele evapora rapido
                      (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
                      LINK DA MONTAGEM
                      http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

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                      • #12
                        Re: Montando Um Motor Blower

                        Postado originalmente por hjn
                        Muito bom... acho que isso é o importante... saber onde quer chegar.

                        Já estou comprando as peças para um projeto parecido... junto com o amigo Sergio. Sobre a tampa do motor.... voce acha possivel fecha-la sem cortes?
                        nao vai ter que fazer um corte debaixo do chapeu da luz da placa ela encosta na polia

                        se for pressurisar o carburador da pra jogar o blower mais para baixo ai axo que fecha sem problemas
                        (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
                        LINK DA MONTAGEM
                        http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

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                        • #13
                          Re: Montando Um Motor Blower

                          Postado originalmente por 1300l
                          é mesmo. E arrisco dizer que pelo jeito que ele montou, a injeção da kombi seria perfeita
                          com certeza o coletor da kombi injetada fikara muito bom estou caçando para injetar o 1600 quando montar
                          (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
                          LINK DA MONTAGEM
                          http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

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                          • #14
                            Re: Montando Um Motor Blower

                            Postado originalmente por fusca_74
                            Parabéns pelo tópico. Está muito explicativo.

                            Só acho que tem algum erro no seu cálculo. Pois quando se aumenta a rotação do blower se aumenta a pressão, então, para 18000 RPM no 1600 tinha que dar mais que os 0,47 bar a menos rotações no 1300. Mas o projeto está muito legal e está fazendo de 0 @ 100 em uns 11 seg. Está ótimo para um 1300 monocarburado com solex 30.

                            Sds,

                            Cristiano.
                            nao pois o pois o 1600 consome mais ar q o 1300 emtao presisa um volume maior de ar pra pressurisa-lo

                            portando o 1300 com menos rotaçao pressurisa mais q um 1600 com a mesma rotaçao
                            (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
                            LINK DA MONTAGEM
                            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

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                            • #15
                              Re: Montando Um Motor Blower

                              agradeço pela força

                              obrigado a todos os coments

                              abs
                              (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
                              LINK DA MONTAGEM
                              http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

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