Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Projeto 1600 Apimentado.

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Projeto 1600 Apimentado.

Então galera, consegui guardar uma grana e agora quero fazer um motor mais esperto para meu fusca, hoje ele está um 1600 com comando 284 e volante aliviado em 900kg, cabruração dupla solex 32. É um bom motor mas quero algo mais.
    A minha idéia era melhorar os cabeçotes com válvulas maiores, molas duplas, taxa de leve e polimento do mesmo.
    Um comando novo mas de mesma graduação e está chegando para mim carburadores weber 40.
    Gostaria de conselhos e dicas para que meu fusca seja forte e rápido até 160km/h.
    Para alcançar este resultado, qual seria a receita necessária????
    Qual o melhor comando; tamanho de válvulas; carburação é suficiente????
    Não tenho tanto conhecimento em preparação, por isso necessito de ajuda.
    Agradeço desde já pelas informações que puderem me passar.
    Um abraço.................
    Last edited by fucayellow; 12-08-2009, 11:02 AM.

Re: Projeto 1600 Apimentado.

pq não parte para injeção logo? teus cabeçotes estão como (taxa,dutos valvulas)?

Comment

Postado originalmente por fucayellow
      Então galera, consegui guardar uma grana e agora quero fazer um motor mais esperto para meu fusca, hoje ele está um 1600 com comando 284 e volante aliviado em 900kg, cabruração dupla solex 32. É um bom motor mas quero algo mais.
      A minha idéia era melhorar os cabeçotes com válvulas maiores, molas duplas, taxa de leve e polimento do mesmo.
      Um comando novo mas de mesma graduação e está chegando para mim carburadores weber 40.
      Gostaria de conselhos e dicas para que meu fusca seja forte e rápido até 160km/h.

Olá Fuscayellow, os cabeçotes você pode fazer um retrabalho como os meus http://www.fusca4ever.com.br/showthr...e+retrabalhado , usar valvulas 40x35,5 com molas dupla. Como vc mesmo citou vai usar weber 40 para alimentação esta de bom tamanho. Sugiro uma bomba de oléo + radiador para manter uma boa temperatura.

Abraços e boa sorte.

Comment

Postado originalmente por vinifsa
        pq não parte para injeção logo? teus cabeçotes estão como (taxa,dutos valvulas)?
        Caro amigo, os cabeçotes de meu fusca estão intactos/originais.
        Um abraço..........

Comment

Postado originalmente por Karlos Alberto
          Olá Fuscayellow, os cabeçotes você pode fazer um retrabalho como os meus http://www.fusca4ever.com.br/showthr...e+retrabalhado , usar valvulas 40x35,5 com molas dupla. Como vc mesmo citou vai usar weber 40 para alimentação esta de bom tamanho. Sugiro uma bomba de oléo + radiador para manter uma boa temperatura.

Abraços e boa sorte.
          Olha amigo, a idéia é esta, porém não saberia dizer a medida certa para o que desejo. Agradeço pela dica.
          Um abraço...........

Comment

Fucayellow,

Você tá com boas idéias. bacana isso!
            Escolha de tamanho de válvulas -> vá em "Insanidade" e veja o tópico fixo sobre "índice Mach" que o Vader criou. Acredito que terá informações o suficiente para essa escolha.
            Quanto ao comando, é questão de gosto. Eu gosto muito dos Alto lift(série VZ da Engle, que são os especiais de alto lift para balancins originais). Nunca usei comando sportivo no meu carro(infelizmente), mas quando usar, ou de VZ 30(298º e cerca de 12,4mm de lift na válvula, se não me engano). Acho que deve dar uma boa pegada em baixa/média, e boa potencia em alta. Dê uma olhada no site do Fuscanet, no anuncio dos comandos Engle, tem uma tabela dos comandos dessa fabricante.

Acredito que com um comando desses da série VZ, com as duas webber que você vai colocar, trabalho no cabeçote, 4x1 dimensionado, seu carro deve chegar nos 160km/h fácil!

Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Opa, o Bizorrão vai ficar mais forte!!!!!!

Se vai mecher nas válvulas e manter o motor com 1600 cc, coloque valvulas 40 x 32, semelhantes a do motor do SP2, que vão garantir boa respiração e bom torque, ainda mais que vc usa escape direto!!!
              Se manter o motor na gasolina, use taxa de até 8,5;1 e um bom retrabalho nos dutos. Isso ajuda muito.
              Aproveite e faça um balanceamento dinamico do virabrequim, volante, plato e polia do virabrequim, e um balanceamento estatico dos pistões e bielas, pra evitar vibração e aumentar a durabilidade.

Logo logo meu motor vai estar pronto, e pra Curitiba vai ser uma perseguição hehehehe

Abraço
              Fusca 1500 1974 Verde Hippie
              1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
              "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Postado originalmente por alanbique
                Opa, o Bizorrão vai ficar mais forte!!!!!!

Se vai mecher nas válvulas e manter o motor com 1600 cc, coloque valvulas 40 x 32, semelhantes a do motor do SP2, que vão garantir boa respiração e bom torque, ainda mais que vc usa escape direto!!!
                Se manter o motor na gasolina, use taxa de até 8,5;1 e um bom retrabalho nos dutos. Isso ajuda muito.
                Aproveite e faça um balanceamento dinamico do virabrequim, volante, plato e polia do virabrequim, e um balanceamento estatico dos pistões e bielas, pra evitar vibração e aumentar a durabilidade.

Logo logo meu motor vai estar pronto, e pra Curitiba vai ser uma perseguição hehehehe

Abraço

Opa caro amigo, realmente são dicas muito importantes, uma outra coisa que me ocorreu foi colocar o kit 1700, que encontri a venda em uma auto-peças, o que acha, será que valerá a pena????
                Este trabalho de balanceamento de peças faço em retíficas????
                Um abraço.............

Comment

Opa caro amigo, realmente são dicas muito importantes, uma outra coisa que me ocorreu foi colocar o kit 1700, que encontri a venda em uma auto-peças, o que acha, será que valerá a pena????
                  Um abraço.............
                  Fucayellow,

Sim, esses balanceamentos são feitos em retífica mesmo. Aí a importância de ir em uma boa!

Quanto ao kit 1700, depende muito do valor que você encontrou nelas. Dependendo dele, vale a pena partir para um kit 90,5mm(importado, tem no Fuscanet também). Mas para esse, precisa-se de abrir o alojamento da camisa no bloco e no cabeçote. No kit de 1700 não precisa fazer isso.

Espero ter ajudado!

Abraço.

PS: Tem gente que usa válvulas 40x35 em Fusca 1600. Alguns até usam as válvulas de admissão no lugar das de escape, mas não sei o quão confiável é essa adaptação, visto que a válvula de escape sofre com grandes cargas térmicas.
                  Last edited by Rafael_MO; 13-08-2009, 11:14 AM.

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Megasquirting

284º

Comment

Um abraço.............
                    Olha, kit´s 1700 podem ser os famosos 1600 "ultima medida" ou com pistões de 88 mm. Nesse caso, esses kits usam camisas do 1600 alargadas, e ficam com as paredes muito finas.
                    Neste site: http://www.aircooled.net/gnrlsite/re...es/t1hpeng.htm eles não recomendam o uso desses kit´s, e nem dos kit´s de 92 mm, por apresentarem o mesmo "defeito".
                    Então, se for aumentar a cilindrada, kit de 90,5 mm (1775 cc) ou 94 mm (1915 cc), ou mesmo um virabrequim. Mas ai vai longe hehehe

O balanceamento dinâmico e feito somente em algumas retificas. Aqui no Vale só achei em Rio do Sul, retífica Trevo, fone 47 3531-5200.

Valeu
                    Last edited by alanbique; 13-08-2009, 11:31 AM.
                    Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                    1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                    "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Agradeço desde já todas as informações me passadas.
                      Com estas informações poderei escolher sem medo o projeto que mais se aproxima a minha necessidade.
                      Uma outra informação que necessito, é qual seria a taxa ideal para este projeto, e qual seria melhor: gasolina x alcool.
                      Um abraço............

Comment

Agradeço desde já todas as informações me passadas.
                        Com estas informações poderei escolher sem medo o projeto que mais se aproxima a minha necessidade.
                        Uma outra informação que necessito, é qual seria a taxa ideal para este projeto, e qual seria melhor: gasolina x alcool.
                        Um abraço............
                        Fucayellow,

Quanto a escolha do combustível, tem que ver se as webber que você comprou são preparadas(niqueladas) para poder receber álcool. Se forem, se problemas.

Ah relatos de pessoas que usaram álcool no carburador sem esse tratamento, e não deu problema. Mas o seguro morreu de velho! hehehe. E existem pessoas que aplicam esse revestimento nos carburas, caso eles não o tenham.

E a taxa vai depender de cada combustível. Eu, pessoalmente, iria de 8,5:1 na gasolina e de 10,5 a 11,5:1 pro álcool. Taxaz mais baixas que o considerado "ideal", mas fica mais fácil de se conseguir mais rpm, sem ter problemas com batida de pino.

Abraço!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                          Fucayellow,

Quanto a escolha do combustível, tem que ver se as webber que você comprou são preparadas(niqueladas) para poder receber álcool. Se forem, se problemas.

Ah relatos de pessoas que usaram álcool no carburador sem esse tratamento, e não deu problema. Mas o seguro morreu de velho! hehehe. E existem pessoas que aplicam esse revestimento nos carburas, caso eles não o tenham.

E a taxa vai depender de cada combustível. Eu, pessoalmente, iria de 8,5:1 na gasolina e de 10,5 a 11,5:1 pro álcool. Taxaz mais baixas que o considerado "ideal", mas fica mais fácil de se conseguir mais rpm, sem ter problemas com batida de pino.

Abraço!
                          Pelo que li a respeito, os carburadores weber são feito de um material diferente de outros carburadores e este material não apresenta corrosão em nenhum dos dois tipos de combustível citados.
                          Agora só resta verificar se a informação é correta.
                          Um abraço..................

Comment

Vc disse bem...WEBER!!! As que rolam por aí são as HPMX, da empi!
                            Mesmo assim, todo mundo que eu conheço (q roda no alcool) niquela as webers...

Qto a taxa -> 10:1 no alcool e compensa no ponto! Vai reduzir a probabilidade de batida de pino e a temp no cabeçote!
                            Fala com o andré torneiro. Ele usa esse esquema no dele!
                            2100 aspro

Comment

Postado originalmente por FILIPE A
                              Vc disse bem...WEBER!!! As que rolam por aí são as HPMX, da empi!
                              Mesmo assim, todo mundo que eu conheço (q roda no alcool) niquela as webers...

Qto a taxa -> 10:1 no alcool e compensa no ponto! Vai reduzir a probabilidade de batida de pino e a temp no cabeçote!
                              Fala com o andré torneiro. Ele usa esse esquema no dele!

Então o que li tem um fundo de verdade.
                              Mas como já disseram, "seguro morreu de velho".
                              É caros amigos, a receita está se formando, graças a ajuda dos amigos logo encontrarei a receita ideal e poderei passar para a concretização do mesmo.
                              Agradeço desde já por todas as informações passadas.
                              Um abraço....................

Comment

Working...
                              X