Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Prisioneiros de aço 4340

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Prisioneiros de aço 4340

Olá, pessoal!
    Preciso confirmar se prisioneiros de 10mm, ou seja, do tipo grosso, de aço 4340 suporta preparação turbo.
    Utilizei a ferramenta de pesquisas e nada encontrei a respeito.
    Vou comprar uma barra deste aço, cortar nas medidas do prisioneiros e "roscar" nas duas pontas.
    Obrigado!
    Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Re: Prisioneiros de aço 4340

Bicho...existem kits vendidos pra alta performance (inclusive blocos hipermegamasterpluseliminator) que são de 10mm. O problema é a dilatação, já que se parte de um volume inicial maior, tem-se uma variação de volume (devido à variação de temp) maior, o que, com o tempo, vai terminar causando uma "folguinha" ou uma trinca!
    O aço 4340 é duro pacacete! É o aço usado nos viras e bielas forjadas, por exemplo. É uma ótima idéia essa de confeccionar os prisioneiros!
    Se vc for bem sucedido, me dê um toque, farei igual

Abçs
    2100 aspro

Comment

Então, Felipe...
      Justamente pela dureza maior e pela maior resistência a tração que o aço 4340 apresenta, pensei em usá-lo no lugar de prisioneiros finos, por que têm o plus da área da rosca no bloco com as buchas de aço, que o Vader comentou uima vez.
      Só hj rodei vários sites de preparação e nada encontrei sobre estes prisioneiros...
      Quanto a roscar, no torno é rapidinho...hehehe.
      Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Comment

Postado originalmente por Ominus Kaiser
        Então, Felipe...
        Justamente pela dureza maior e pela maior resistência a tração que o aço 4340 apresenta, pensei em usá-lo no lugar de prisioneiros finos, por que têm o plus da área da rosca no bloco com as buchas de aço, que o Vader comentou uima vez.
        Só hj rodei vários sites de preparação e nada encontrei sobre estes prisioneiros...
        Quanto a roscar, no torno é rapidinho...hehehe.
        Procura uma fabrica de parafusos q eles tem a laminadora de rosca . As roscas feitas neste tipo de máquina são mais resistentes pois são geradas por esmagamento o q aumenta a dureza superficial e resistencia do mesmo!

André Torneiro

Comment

Lembrei de um outro material q deve dar um efeito de "mola" q os prisioneiros devem dar, o SAE 5160 ou SAE 6150, são aços mola nobres porém menos caros q os SAE 4340 q na veedade são indicados para eixos ou engrenagens e para peças q necessitam resistir a tração e compressão como é o caso de bielas e virabrequins!

André Torneiro

Comment

André,
            Para que fosse possível vc usinar estes materiais, inclusive o 4340, não é necessário recozimento, não é mesmo?
            Quero dizer...o material "in natura" já permite a vc fazer rosca nele?
            Ominus Kaiser

Comment

André,
              Para que fosse possível vc usinar estes materiais, inclusive o 4340, não é necessário recozimento, não é mesmo?
              Quero dizer...o material "in natura" já permite a vc fazer rosca nele?
              Pode mandar bala nele "cru" q fica bom sim. O q realmente necessita de recozimento ou alivio de tensões são aços menos nobres como os ao carbono como os SAE 1020 e SAE 1045.

André Torneiro

Comment

Olá, pessoal!
                Preciso confirmar se prisioneiros de 10mm, ou seja, do tipo grosso, de aço 4340 suporta preparação turbo.
                Utilizei a ferramenta de pesquisas e nada encontrei a respeito.
                Vou comprar uma barra deste aço, cortar nas medidas do prisioneiros e "roscar" nas duas pontas.
                Obrigado!

Ominus,

Fica mto bom trocar os prisioneiros originais pelos de aço 4340, mas não faça têmpera depois de pronto, pois ficam com resistencia a fadiga ea tração mto baixos.

[]'s

Lucas

Comment

Em linha com o que o André disse, acho arriscado fazer rosca no torno.
                  As roscas usinadas com retirada de material são bem menos resistentes que as feitas por conformação do material.
                  Imagine como se a barra de aço fosse feita por inúmeras fibras paralelas e no mesmo sentido do comprimento.
                  Ao usinar, algumas destas fibras teriam sua continiuidade rompida, e justamente aquelas que estarão nos filetes de rosca.
                  Quando se faz a rosca por conformação, as fibras apenas são deslocadas, mantendo a resistência à tração.

Eu ainda acho que o bom e velho 8.8 dos prisioneiros convencionais é bem adequada.
                  Não vejo quebra deles por aí mesmo em motores turbo!
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

É que no caso, Vader, os prisioneiros são de 10mm.
                    O problema deles é a dilatação e não a quebra, não é mesmo?
                    Por que são menos elásticos...
                    Ominus Kaiser

Comment

Ominus,

Acredito que o Vader tenha citado esse exemplo no sentido de falar que, a região onde fez-se a rosca pode ficar fragilizada. Seria como você atarrachar o prisioneiro no bloco, puxar ele e a parte das roscas ficarem n bucha do bloco, e o "miolo das roscas" ficar preso ao prisioneiro.

O difícil é conseguir alguém que faça as roscas em 4340,em baixa quantidade, por conformação a um preço justo ou camarada.

Mas a sua idéia é ótima, Ominus!
                      Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Bom, gente...a pesquisa continua...hehehe.
                        Fui conversar com o torneiro. Ele me disse que se eu encontrar a barra de 4340 laminada com 10mm, ele faz um teste pra mim pra ver o quanto vai ter que cobrar por rosca.
                        Também fui ver pra laminar a rosca.
                        Porém o cara que têm a laminadora disse que com 4340 não rola é que como o processo é por conformação, a barra teria que ter um diâmetro quebrado, próximo ao diâmetro primitivo da rosca.
                        Ou seja, teria que usinar as peças pra poder pôr na laminadora.
                        Legal, né?
                        Resumindo, no caso da laminadora, o "molho" pode sair mais caro que toda a "macarronada".
                        Mas...
                        Na internet, entrei no site da Metalac, empresa aqui em Sorocaba, especializada na fabricação de parafusos...
                        Segue o link do site: http://www.metalac.com.br/?cat=faq
                        As explicações sobre as classes de parafuso estão bem claras aqui, mas além destas, a explicação sobre suas características é que me chamaram mais a atenção.

Como eles afirmam que um parafuso 12.9 é menos dúctil que um 8.8, acredito que para o diâmetro de 10mm não haverá o problema de "soltar" os cabeçotes, não é mesmo?
                        Na verdade, a carga de aperto não é o mais crítico para a nossa montagem.

No entanto, há um comentário sobre um limite de temperatura de 300ºC em que o limite de escoamento sofre alteração.

Gostaria que meus amigos ponderassem comigo a respeito.
                        Uma visão do pessoal mais experiente é muito importante.

Conforme os comentários do pessoal, mudo a idéia.
                        Senão vou ter de adotar o empirismo...hehehe

Desde já, obrigado, pessoal!
                        Ominus Kaiser

Comment

Postado originalmente por Master Vader
                          Em linha com o que o André disse, acho arriscado fazer rosca no torno.
                          As roscas usinadas com retirada de material são bem menos resistentes que as feitas por conformação do material.
                          Imagine como se a barra de aço fosse feita por inúmeras fibras paralelas e no mesmo sentido do comprimento.
                          Ao usinar, algumas destas fibras teriam sua continiuidade rompida, e justamente aquelas que estarão nos filetes de rosca.
                          Quando se faz a rosca por conformação, as fibras apenas são deslocadas, mantendo a resistência à tração.

Eu ainda acho que o bom e velho 8.8 dos prisioneiros convencionais é bem adequada.
                          Não vejo quebra deles por aí mesmo em motores turbo!

Vader,

Vc tem razão qto a resistencia, mas pra resolver isto basta temperar e revenir posterior com uma dureza de 42 a 45 hrc. Normalizando a estrutura cristalina do aço e aumentando a ductibilidade.

Se realizar-mos tempera somente, a resistencia a tração, choque e fadiga cai substancialmente.

Tb nunca vi prisioneiros soltarem, nem os de 10mm, nem os de 8mm...

Att

Lucas

Comment

Postado originalmente por fucabala
                            Vader,

Vc tem razão qto a resistencia, mas pra resolver isto basta temperar e revenir posterior com uma dureza de 42 a 45 hrc. Normalizando a estrutura cristalina do aço e aumentando a ductibilidade.

Se realizar-mos tempera somente, a resistencia a tração, choque e fadiga cai substancialmente.

Tb nunca vi prisioneiros soltarem, nem os de 10mm, nem os de 8mm...

Att

Lucas
                            Sem dúvida Lucas, porém para que fazer isto se os comuns dão conta do recado?
                            Entendeu meu ponto de vista?
                            Acho que gastaríamos muito tempo e dinheiro em cima de um item que comercialmente já supre as necessidades por um preço bem razoável.
                            "Master Vader"
                            The Lord of the Sith VW
                            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                            My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Postado originalmente por Master Vader
                              Sem dúvida Lucas, porém para que fazer isto se os comuns dão conta do recado?
                              Entendeu meu ponto de vista?
                              Acho que gastaríamos muito tempo e dinheiro em cima de um item que comercialmente já supre as necessidades por um preço bem razoável.
                              Vader,

Entendi sim...

Comment

Working...
                              X