Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1300 + VZ25 + Weber 460 central = ???

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• 1300 + VZ25 + Weber 460 central = ???

Olá pessoal, consegui juntar uma grana e to começando a comprar as peçar para um upgrade básico COMANDO + CARBURADOR e algumas peças que propiciem esse upgrade. Andei olhando uns tópicos e achei o VZ25 interessante por conta de seu alto lift e consequentemente alto torque em baixas e médias rpm e também por ser um tanto quanto plug n play por não precisar de balanceiros diferentes dos originais, mas ai surgem as seguintes dúvidas:
    - um weber 460 central com as devidas modificações consegue puxar o vz25??
    - o meu motor é 1300 original a gasolina, apenas com uma bobina MI e uma ignição parcialmente eletronica com platinado, tem alguma restrição desse motor com o comando escolhido?
    - quais as modificações basicas pra o motor aceitar esse up(molas de valvulas, varetas..etc)??

desde ja agradeço à atenção de todos os companheiros!!!

Re: 1300 + VZ25 + Weber 460 central = ???

Postado originalmente por vw_atrevido
    Olá pessoal, consegui juntar uma grana e to começando a comprar as peçar para um upgrade básico COMANDO + CARBURADOR e algumas peças que propiciem esse upgrade. Andei olhando uns tópicos e achei o VZ25 interessante por conta de seu alto lift e consequentemente alto torque em baixas e médias rpm e também por ser um tanto quanto plug n play por não precisar de balanceiros diferentes dos originais, mas ai surgem as seguintes dúvidas:
    - um weber 460 central com as devidas modificações consegue puxar o vz25??
    - o meu motor é 1300 original a gasolina, apenas com uma bobina MI e uma ignição parcialmente eletronica com platinado, tem alguma restrição desse motor com o comando escolhido?
    - quais as modificações basicas pra o motor aceitar esse up(molas de valvulas, varetas..etc)??

desde ja agradeço à atenção de todos os companheiros!!!
    Vw_atrevido, acho que o motor não seria o ideal para tudo isso, este carbura no álcool vai ter de andar muito rico ou ter aquecimento do coletor senão vai ficar mais tempo esquentando do que andando. Caso seja a gasolina esqueça o comentario anterior, mas eu montaria um motor no mínimo 1600 retrabalhando cabeçotes para aproveitar melhor esta configuração que vc deseja.
    A troca de cabeçotes terá de acontecer senão não adiantará usar Weber.
    Os pistões são maiores e portanto terá de adequar o cabeçote ao diâmetro menor do pistão 1300, acho que já ví alguém que fazia esta adaptação nos tópicos do fórum ainda atuais e enfim vc vai gastar um montão e o resultado poderia ser melhor, mas se vc deseja mesmo um 1300 o Vader já montou 1300 fortinhos, quem sabe ele ou alguém mais te da um up.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

olá maurilio, obg pela resposta..

Acabei comprando uma dupla de solex niquelados mesmo com os coletores do 1300 alcool pretendo rodar na gasolina mesmo por enquanto até por conta da taxa muito baixa do 1300 a gasolina e com a grana que eu to só dá pro carbura e comando, por isso mudar de 1300 p 1600 ou mexer em cabeçotes não rola por pelo menos uns 8 meses.

-Dúvida: A dupla de solex se equivale à um weber 460?? qual opção tem maior CFM(assertei na sigla??) ??

estive olhando pelo forum e outra opção de comando pra mim seria o TCS20 por conta so lob center legal dele proporcionando uma lenta mais legal ainda...

mais perguntas: VZ25 e TCS20 podem ser montados normalmente em um 1300??se não, porque?

abraço à todos!

Comment

olá maurilio, obg pela resposta..

Acabei comprando uma dupla de solex niquelados mesmo com os coletores do 1300 alcool pretendo rodar na gasolina mesmo por enquanto até por conta da taxa muito baixa do 1300 a gasolina e com a grana que eu to só dá pro carbura e comando, por isso mudar de 1300 p 1600 ou mexer em cabeçotes não rola por pelo menos uns 8 meses.

-Dúvida: A dupla de solex se equivale à um weber 460?? qual opção tem maior CFM(assertei na sigla??) ??

estive olhando pelo forum e outra opção de comando pra mim seria o TCS20 por conta so lob center legal dele proporcionando uma lenta mais legal ainda...

mais perguntas: VZ25 e TCS20 podem ser montados normalmente em um 1300??se não, porque?

abraço à todos!
        O 460 montado num coletor longo (só dá para ser longo com um só) vai privilegiar o torque em detrimento de algum desempenho, quanto aos CFM´s é necessário ver a medida das borboletas do 460 pois não me lembro, venturi utilizado e o fluxo pelo coletor de admissão, caso sa borboletas tenham diâmetro parecido elas vão ser quase que equivalentes só que com funcionamento melhor na 460 pois ela ficará central e menos sujeito a variações de combustível na cuba e além disso não será necessário equalizar o sistema. Esses comandos que vc escolheu, pra mim são muito fortes para um 1300, ainda mais com um coletor simples de uma entrada apenas. O que acontecerá é que a "boca fica grande" mas vai limitar na entrada do cabeçote(garganta muito fina) e não virá a potência desejada, ainda mais com esses comandos, vc terá um motor chato de usar mesmo que eles favoreçam mais o torque em baixa do que os W, seu motor ficará fraco em baixa e sem peito para encher o pulmão que vc colocou dentro do motor(comando)...tipo precoce...a hora que vc pensa que vai abrir o giro acaba a alimentação.
        Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
        Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
        Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,

Comment

Fala vw_atrevido, tem um post do Vader aqui que explica vários tipos de modificações que podem ser feito para obter um ganho de potencia em diversos motores VW, inclusive o 1300 que é o primeiro da lista.
          Acho que lá vc vai achar o que precisa. E o comando acho que o 276º ou equivalente o w100 engle, é o mais adequado pro 1300.
          Enfim, aí vai o link : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4432
          dá uma olhada.
          1300L STD , branco 1979
          Agora dupla solex 32!
          Um dia a força vem!

Fotos : http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5921

Campinas-sp

Comment

Opa maurilio,
            agora gostei do detalhamento e entendi o porque desses comando ficarem subutilizados em um motor 1300, isso ficou claro e acho que tambem ja tirei uma das maiores dúvidas que eu tinha que era...

-eu posso usar um desses comandos no 1300 sem o motor explodir enquanto eu não troco o kit pra 1600?? acho que posso né.. ja to comprando o comando pensando no 1600, pra não ter que comprar outro comando depois. Eu acho que não me expressei direito antes..

é pq eu comprei o carro e vo abrir o motor pra dar uma geral, mas a grana só vai dar pra a dupla de solex(ja comprada) e o comando, ai daki a uns 8 meses eu vo trocar o kit pra 1600 e já vou ter o comando...

opa gabrielvuono, eu ja li bastante esse tópico e é altamente recomendado mesmo aos mais experientes, mas eu to querendo ser um pouco mais ousado e testar algo não tão comum pra ver no que dá... valeu pela dica ai...

Abraço à todos!

Comment

Opa maurilio,
              agora gostei do detalhamento e entendi o porque desses comando ficarem subutilizados em um motor 1300, isso ficou claro e acho que tambem ja tirei uma das maiores dúvidas que eu tinha que era...

-eu posso usar um desses comandos no 1300 sem o motor explodir enquanto eu não troco o kit pra 1600?? acho que posso né.. ja to comprando o comando pensando no 1600, pra não ter que comprar outro comando depois. Eu acho que não me expressei direito antes..

é pq eu comprei o carro e vo abrir o motor pra dar uma geral, mas a grana só vai dar pra a dupla de solex(ja comprada) e o comando, ai daki a uns 8 meses eu vo trocar o kit pra 1600 e já vou ter o comando...

opa gabrielvuono, eu ja li bastante esse tópico e é altamente recomendado mesmo aos mais experientes, mas eu to querendo ser um pouco mais ousado e testar algo não tão comum pra ver no que dá... valeu pela dica ai...

Abraço à todos!
              Vai de VZ15 que ao meu ver é o maximo que um 1300 pode "suportar" com seus cabeçotes de entrada simples.. mas com certeza vai fica animal! os da seria TCS são assimetricos, pra turbo não devem ficar tão legal pra um aspirado, os "W" podem ser utilizados com balanceiros maiores, ja os VZ são pra balanceiros originais e proporcionam um ganho semelhante ao de um W com balanceiro maior, dessa forma voce ganha $$$ economizando nos balanceiros.

Comment

Postado originalmente por Schmit
                Vai de VZ15 que ao meu ver é o maximo que um 1300 pode "suportar" com seus cabeçotes de entrada simples.. mas com certeza vai fica animal! os da seria TCS são assimetricos, pra turbo não devem ficar tão legal pra um aspirado, os "W" podem ser utilizados com balanceiros maiores, ja os VZ são pra balanceiros originais e proporcionam um ganho semelhante ao de um W com balanceiro maior, dessa forma voce ganha $$$ economizando nos balanceiros.
                O que o Schimit comenta procede e para o VW_atrevido, as pessoas às vezes orientam para que vc não gaste dinheiro sem necessidade talvez esperando uma mágica que muitos do fórum já tentaram. Eu mesmo sou meio louco por coisas diferentes dependendo da criatividade e da grana fazemos muita coisa, mas talvez seja melhor ir andando 1300 e grardando grana e depois montar um 1600 ajeitado para não ficar gastando sem o retorno esperado, mas isso é uma decisão sua que ninguém vai querer interferir. Quanto aos cabeçotes 1300 é que eu torço o nariz, pois já tive um motor 1621 com cabeçote entrada simples mas com válvulas de 40 x 35,5 e na época (eu não tinha dremel )pedi para fazer um retrabalho interno e alargar os dutos no limite, assim como o coletor...ficou bom, mas perto de um com dupla entrada fica mais ou menos, vai melhorar o torque em baixa mais limita na alta, principalmente se não for retrabalhado.

Comment

Postado originalmente por Schmit
                  Opa Schmit, primeiro obg pela força... vamo lá...

eu ja tinha pensado no VZ15,mas achei a graduação dele um pouco "educada"(não sei de onde tirei isso!rs!) sendo um pouco maior que a do W100 quando eu poderia ter um VZ25 com a graduação bem semelhante ao W110, que o pessoal usa aqui e tem resultados ótimos com marcha lenta rodando tranquilo no transito e com motor bem girador, INCLUSIVE em cabeçotes de entrada simples como é o caso do amigo fred cavicchia que conseguiu resultados maravilhosos em seu 1500.

o "suportar" que você fala, tem a ver só(principalmente) com o fluxo que as entradas simples podem proporcionar?
                  tem haver com a cilindrada(1300 no caso)?
                  tem haver com o lift alto do VZ25?
                  e quais as consequencia se ultrapassar o limite suportado pelo motor 1300?
                  marcha lenta ruim?
                  falta em altas rpm?
                  alguma coisa batendo dentro do motor?

nossa senhora, quanta pergunta!! kkkkk

eu ja to parecendo um xato (rsrs!) batendo tanto na tecla "VZ25", mas é como você(schmit) falou... $$$economia$$$... é n que to pensando tbm e acho q quando eu trocar o kit pra 1600 o vz15 vai ficar manso e eu vo ter que comprar outtro comando...

Postado originalmente por maurilio
                  O que o Schimit comenta procede e para o VW_atrevido, as pessoas às vezes orientam para que vc não gaste dinheiro sem necessidade talvez esperando uma mágica que muitos do fórum já tentaram. Eu mesmo sou meio louco por coisas diferentes dependendo da criatividade e da grana fazemos muita coisa, mas talvez seja melhor ir andando 1300 e grardando grana e depois montar um 1600 ajeitado para não ficar gastando sem o retorno esperado, mas isso é uma decisão sua que ninguém vai querer interferir. Quanto aos cabeçotes 1300 é que eu torço o nariz, pois já tive um motor 1621 com cabeçote entrada simples mas com válvulas de 40 x 35,5 e na época (eu não tinha dremel )pedi para fazer um retrabalho interno e alargar os dutos no limite, assim como o coletor...ficou bom, mas perto de um com dupla entrada fica mais ou menos, vai melhorar o torque em baixa mais limita na alta, principalmente se não for retrabalhado.
                  Grande maurilio que ta aguentando minha enxurrada de perguntas.. kkk

vc falou palavras importantes... criatividade e coisas diferentes.. eu sou adepto do..."usar a criatividade pra fazer coisas diferentes e minimizar custos"... por isso quero colocar um comando com uma graduação interessante(VZ25 com 286 graus) mesmo rodando subutilizado até eu colocar o kit 1600..

mas como era seu 1621, o vira era de curso maior com o kit 1500??
                  com relação aos cabeçotes eu vou ter que fazer uma baita trabalho(a criatividade da conta disso, é claro que dentro dos limites estruturais)... eu to me garantindo nos resultados do companheiro fred cavicchia que conseguiu resultados otimos no 1500 dele e ta feliz da vida levando o bixo a 6000 rpm com um w110...

Abraço amigos!

Comment

VW_Atrevido, não vejo problemas quanto a cilindrada de 1300 não, mas acho que as respostas do motor poderiam ser otimizadas com o dupla entrada, porque este coletor de 1300 já é muito fino, mesmo melhorando o fluxo dele ele sempre sofrerá restrição de alimentação por causa da entrada de mistura ser a mesma para os dois pistões, então quando um estiver em admissão o outro estará em outro ciclo que normalmente é oposto à admissão e a mistura ficará prejudicada. O coletor de 1300 é mais longo que o 1600 tb. No meu 1621cc eu usava vira de 69 e pistões álcool 86,5 última retífica e girava 6500 com W120, mas com válvulas de 40 x 35,5 o que aumenta beeem o pulmão dele. Faça o que vc quiser fazer mas pense em colocar um redutor no cabeçote 1600 para reduzir o furo para o diâmetro do 1300 e posteriormente com o aumento da cilindrada retire o redutor e boa. Comando assimétricos funcionam bem em aspro tb, e inclusive são até aconselháveis para motores com baixo torque em baixa mas que desejam potência maior em alta.

Comment

Oi maurilio sou novo aqui,tenho fusca com motor 1300 com comando 288 com duplo solex32 e escape 4x2 e chegava 6200;eu nao vejo problema na sua escola,mas os cara do forum sabe + do q eu...

Comment

Monta o vz com a dupla de solex que fia bom,problema que você terá que por o vira do 1600 e a capela da kombi e raiador deslocado e para garantir bem embuchar prisioneiros finos de 8mm e trabalhar o cabeçote e por molas mais duras que aguentem o giro , com o dinheiro gasto nisso compeça montar um 1600 vai render bem mais e voce vai gastar uns 400 500 pila a mais

Comment

boa sorte no projeto

Comment

Para baixa cilindrada o VZ14 é o mais indicado, inclusive na própria tabela da Engle.
                            Eu particularmente não gosto de comandos com mais de 274° de permanência sem borboletas individuais (não nos exqueçamos que os 1300/1500 possuem cabeçotes de 01 entrada. no máximo 02 borboletas...)
                            O limite técnico seria o VZ 15, mesmo assim com um consumo específico bem alto.

O motor tem que ter taxa, tem que ter ignição e lubrificação...

Eu fiz tudo isso, não ficou barato, mas gostei do resultado.
                            Last edited by azeitona; 06-10-2014, 04:07 PM. Razão: Correção ortográfica

Comment

Working...
                            X