Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um Fusca "divisão 3" atualizado e civilizado para uso de rua

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Um Fusca "divisão 3" atualizado e civilizado para uso de rua

!!!!!!
    Last edited by Allan-gv; 06-07-2010, 04:12 PM.
    Allan G. Santarlacci
    Governador Valadares-MG

Comment

Postado originalmente por FUKETEIRO
      Olá, eu tenho aqui nos meus arquivos as receitas dos preparadores da época, Giba, Amador, do Gigante, Autozoom, esses motores tinha em média 120cv norma DIN e uns mais afoitos 150cv norma SAE, eu tenho um motor feito pelo Amador para rua, tem duas Webber 40, e comando engle FK de 308 graus, balanceiros roletados Race trimm, cabeçotes hemisféricos kit Cima 1.6, usa alcool, tem 105cv medidos em Dino de bancada....se quiserem passo as receitas, Abs.
      OOOOpaaaa,Fusketeiro, ai ser bom demais, ajuda aí. Posta por favor!!! Valeu!!!!
      Last edited by Allan-gv; 06-07-2010, 04:01 PM.
      Allan G. Santarlacci
      Governador Valadares-MG

Comment

Allan, dá uma olhada no motor atual do Vader. Veja se não é o que você quer...

Abraço,
        Flávio.
        (@\_!_/@)

Comment

Postado originalmente por Allan-gv
          Jamais achei que fosse fácil... como colocou o colega Ramirez, mesmo porque, se repararem no primeiro post, a terceira pergunta é se seria possível...sinal de que eu já achava um número muito alto.
          Acho que realmente fui longe demais, peguei uma referência apenas de potência. Fiz isso, porque em um outro tópico (Litle Devil-o carro do homi) de 30/09/2006 o Master Vader, disse a um usuário(Rafael_Mo) que era possível "TIRAR ESSA POTÊNCIA DE UM 1600 ASPRO" com comando w160 no álcool. É só ir lá e pesquisar.
          Creio que o turbo seja a melhor para se conseguir um melhor desempenho no motor 1600 a ar mesmo, porém, não neste projeto.
          Recebi um desafio ao meu humilde conhecimento em preparação, mas, como não rejeito um desafio, lá vai.
          Um amigo comprou uma Brasília a 6 meses e tá decipicionado com o rendimento do carro e me pediu para que eu desse um trato nela e arrancar o máximo de potência possível para não pagar pau para ninguém. Porém, tinha algumas exigências, se possível injetada, tinha que ser aspro e manter a cilindrada em 1600, com maior potência possível. Daí fui pesquisar e dentre muitos que vi o que mais gostei foi "D3". Porém tô vendo que é inviável esse nível de potência no pacote: 1600+aspirado+rua.
          Acredito que se conseguir tirar uns 100, 110 hps, ele já vai ficar maluco, então, acho vou por aí.
          A primeira pergunta que vc devia ter feito ao seu amigo seria quanto ele quer gastar. Para isso pode colocar uns 3 mil no mínimo, para ter tudo bem feito: Válvulas maiores, comando, injeção, balanceiros, radiador de óleo, e outras coisas.

Sds,

Cristiano.
          Cristiano A. C. Zank

(o\_!_/o) 74 - O primeiro
          |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
          (o\_!_/o) 68 - Jepo
          PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
          http://fuscami16.blogspot.com
          Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

Comment

Postado originalmente por fusca_74
            A primeira pergunta que vc devia ter feito ao seu amigo seria quanto ele quer gastar. Para isso pode colocar uns 3 mil no mínimo, para ter tudo bem feito: Válvulas maiores, comando, injeção, balanceiros, radiador de óleo, e outras coisas.

Sds,

Cristiano.
            Tá dentro do que ele se propõe a gastar. Porém, o Vader sempre tira coelho da cartola, com orçamentos módicos ou soluções alternativas ao tradicional com bons resultados. Ex. Webers.

Vamos ver se ele se pronuncia.
            Allan G. Santarlacci
            Governador Valadares-MG

Comment

Lendo no Fórum Fusca Brasil, Tópico: Receitas de veneno e Catálogo Puma de veneno. um comentário do Chico Biela:

"Os motores 1600 da Divisão 3 chegavam a 160 cv (isso que alguém disse no passado), com webers 48 e comandos nas alturas, 7000 rpm para cima."

Caramba: 160 cvs num Fusca aspirado 1600, tem que ser respeitado.

Então lá vai.

As Weber's 48 IDF são bem caras e de difícil acerto e comandos altos hoje em dia são bem mais fáceis e acessíveis, além do que, é possível trabalhar no próprio comando em empresas especializadas como a Samcams. Podemos ter um comando alto, porém, com Lob Center 112 graus, mais fácil de lidar, mesmos perdendo um pouco em alta rotações, pois, sejamos sinceros se anda mais tempo em baixa rotação do que em alta.

Bom a(s) dúvida(s) são as seguinte:

1) Qual a(s) TBI(s) que substituíria a Weber 48 IDF, com os respectivos bicos (quantidade e tamanho) de forma identica a fim de facilitar o acerto e lançar mão da tecnologia que não se possuía no passado para um acerto perfeito. Claro que não é só a injeção que vai dar esse resultado eu sei, mas, essa para mim é a principal informação.

2) Isso era feito com cabeçotes originais (8 aletas) trabalhados (polimento, aumento das vávulas, mudança do grau de assentamento, troca de molas) ou, eram substituídos?

3) Isso seria possível para um Fusca de rua, nos dias atuais?
              Olá, aí vai a receita do Amador Pedro:
              Comando de válvulas: Nacional com 324 graus (Seu Jorge da Sobe faz o comando)
              Válvulas: Admissão nacionais de 40mm, e as de escape americanas de 36mm.
              Molas de válvulas: Nacionais especiais que acompanham o comando.
              Tuchos: Estândar, com varetas de aço.
              Balanceiros: Americano, marca EMPI, de 1.4
              Cabeçotes: Trabalhados na própria oficina (câmaras especiais).
              Kit: Nacional marca CIMA, forjado.
              Taxa de compressão: 11.4:1
              Virabrequim: Estândar, balanceado e aliviado.
              Bronzinas: Nacionais com casquilho ovalar, fabricado para a oficina do Amador.
              Carburadores: 2 Weber IDA 48mm, Italianos.
              Distribuidor: Mallory (dois platinados), importado.
              Velas: Champion L57R, importadas.
              Lubrificação: Bomba de óleo dupla e cárter seco.
              Radiador de óleo: Nacional conjugado com sistema de cárter seco para 6 litros de óleo.
              Escapamento: Feito na própria oficina, tipo aranha.

Depois coloco dos outros preparadores, Abs.

Comment

Postado originalmente por AirCooled-71
                Allan, dá uma olhada no motor atual do Vader. Veja se não é o que você quer...

Abraço,
                Flávio.
                Flávio, onde vejo a configuração do motor do Vader???? Quantos pocotos???
                Last edited by Allan-gv; 06-07-2010, 10:04 PM.
                Allan G. Santarlacci
                Governador Valadares-MG

Comment

Postado originalmente por FUKETEIRO
                  Radiador de óleo: Nacional conjugado com sistema de cárter seco para 6 litros de óleo.
                  Escapamento: Feito na própria oficina, tipo aranha.

Depois coloco dos outros preparadores, Abs.
                  Valeu, Fusketeiro.
                  Allan G. Santarlacci
                  Governador Valadares-MG

Comment

Jamais achei que fosse fácil... como colocou o colega Ramirez, mesmo porque, se repararem no primeiro post, a terceira pergunta é se seria possível...sinal de que eu já achava um número muito alto.
                    Acho que realmente fui longe demais, peguei uma referência apenas de potência. Fiz isso, porque em um outro tópico (Litle Devil-o carro do homi) de 30/09/2006 o Master Vader, disse a um usuário(Rafael_Mo) que era possível "TIRAR ESSA POTÊNCIA DE UM 1600 ASPRO" com comando w160 no álcool. É só ir lá e pesquisar.
                    Creio que o turbo seja a melhor para se conseguir um melhor desempenho no motor 1600 a ar mesmo, porém, não neste projeto.
                    Recebi um desafio ao meu humilde conhecimento em preparação, mas, como não rejeito um desafio, lá vai.
                    Um amigo comprou uma Brasília a 6 meses e tá decipicionado com o rendimento do carro e me pediu para que eu desse um trato nela e arrancar o máximo de potência possível para não pagar pau para ninguém. Porém, tinha algumas exigências, se possível injetada, tinha que ser aspro e manter a cilindrada em 1600, com maior potência possível. Daí fui pesquisar e dentre muitos que vi o que mais gostei foi "D3". Porém tô vendo que é inviável esse nível de potência no pacote: 1600+aspirado+rua.
                    Acredito que se conseguir tirar uns 100, 110 hps, ele já vai ficar maluco, então, acho vou por aí.
                    Amigo,
                    Concordo que 100 a 110 cv para um aBrasília de rua já deixe o carro bem divertido de andar, e sem exageros que levem à diminuição drástica de durabilidade. Um 1600 aspro com W120 bem montado seria uma boa. Ou se quiser um pouco mais de pimenta, um VZ30(que nunca usei, mas é meu 'xodó").

É possível sim tirar 160cv de um 1600 aspirado, mas é bem complicado como o pessoal disse. Existem motores aspirado com 100cv/litro para carros de rua, dentre eles o mais conhecido é o Civic Si(antigamente tinha os VTi, que eram 1.6 e 160cv), que tem um comando "manso" e um "bravo" para conseguir essa cavalaria, alternando entre um e outro, e usa de cmbio de 6 marchas para ter bons resultados, devido ao torque vindo em altas rotações.

Um 1600 com 160cv até seria possível, mas entra na questão de escalonamento de cambio, pourcas marchas...etc..

Abraço.
                    Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                      Amigo,
                      Concordo que 100 a 110 cv para um aBrasília de rua já deixe o carro bem divertido de andar, e sem exageros que levem à diminuição drástica de durabilidade. Um 1600 aspro com W120 bem montado seria uma boa. Ou se quiser um pouco mais de pimenta, um VZ30(que nunca usei, mas é meu 'xodó").

É possível sim tirar 160cv de um 1600 aspirado, mas é bem complicado como o pessoal disse. Existem motores aspirado com 100cv/litro para carros de rua, dentre eles o mais conhecido é o Civic Si(antigamente tinha os VTi, que eram 1.6 e 160cv), que tem um comando "manso" e um "bravo" para conseguir essa cavalaria, alternando entre um e outro, e usa de cmbio de 6 marchas para ter bons resultados, devido ao torque vindo em altas rotações.

Um 1600 com 160cv até seria possível, mas entra na questão de escalonamento de cambio, pourcas marchas...etc..

Abraço.

Valeu, Rafael. Obrigado pelas dicas. Acredito que com os 100, 110 cvs ele vai ficas satisfeito e o motor vai durar razoavelmente.
                      Allan G. Santarlacci
                      Governador Valadares-MG

Comment

Escapamento: Feito na própria oficina...

Este é FERA!!!!Conhecia a Oficina vale a pena ver o Trabalho Deles Felicidades e obrigado por lembrar dos Antigos Preparadores,sem muita coisa importada faziam chover ...

Comment

Eita!! Queria ver um desses funcionando, deve ser uma coisinha linda...

Abraço,
                          Flávio.
                          (@\_!_/@)

Comment

Flávio, onde vejo a configuração do motor do Vader???? Quantos pocotos???
                            Ih rapá! Tem que achar o tópico... Vou procurar e te falo.

Abraço,
                            Flávio.
                            (@\_!_/@)

Comment

Fuketeiro,
                              vc falow que seu motor tem 105cv.
                              Passa pra gente os resultados que vc encontrou no seu motor, tipo RPM de potência e torque máximos e qual o valor de torque.

Confesso que fiquei um opuco descontente com a potência que vc encontrou com um comando de 308° e uma preparação filé que vc descreveu.
                              Mas é claro que devemos considerar que sua preparação é pra rua, com acertos de carb. e folgas visando um rodar liso e motor durável.

E continua informando as receitas dos preparadores!!
                              Show de bola!!
                              Abraço

Comment

Postado originalmente por Gabriel CTBA
                                Fuketeiro,
                                vc falow que seu motor tem 105cv.
                                Passa pra gente os resultados que vc encontrou no seu motor, tipo RPM de potência e torque máximos e qual o valor de torque.

Confesso que fiquei um opuco descontente com a potência que vc encontrou com um comando de 308° e uma preparação filé que vc descreveu.
                                Mas é claro que devemos considerar que sua preparação é pra rua, com acertos de carb. e folgas visando um rodar liso e motor durável.

E continua informando as receitas dos preparadores!!
                                Show de bola!!
                                Abraço
                                Confesso que também me senti assim...

quando vi "02 WEBER 48 IDA no pacote e um comando 308º" e 105 cvs, desabei.

O Arnaldo Keller escreveu um artigo sobre preparação de flat 4, em 1991 e o artigo diz no começo do 3º capítulo que é possível chegar a 130,140 cvs, com um comando 290º, 12,5/1 de taxa, álcool, 02 WEBER 40.

Quando li isso achei um pouco otimista, mas, o cara é o Keller.

Só que agora, o motor do Fusketeiro foi feito pelo Amador que dispensa comentários, e me deu uma ducha de realidade(ou de água fria).

Terei que rever o projeto.

R E S U M I N D O

a idéia inicial era pegar a Brasa ano 1978 e:

*trabalhar os cabeçotes, (fluxo, pontos quentes, taxa, polimento,etc)
                                * 44° no escape, 43º na admissão
                                *taxa de 9,5/1 (rodar na gasola)
                                *comando sobe simétrico (290º, 0,50 de lift, 112 de lobe) p/ dar boa lenta
                                *02 solex 40 eis (opala 4 cilindros, o do 6 é deis mais complicadinho)
                                *escape dimensionado

Se essa configuração atingir 80, 85 cvs, vou comprar uma caixa de foguetes e soltar todos e esquecer os 100,110 cvs com esse setup.

Comentem, dêem suas opniões, por favor.
                                Last edited by Allan-gv; 07-07-2010, 05:09 PM.
                                Allan G. Santarlacci
                                Governador Valadares-MG

Comment

Working...
                                X