Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Projeto 1500cc - 100 cv

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Projeto 1500cc - 100 cv

    Caros,

    Possuo um VW Sedan 1500 '73 (vulgo "Fuscão") com motorização ainda nos padrões originais. O motor está em boas condições e gostaria de aproveitar o máximo de peças possíveis nesse projeto (nem tanto pelo custo e sim pelo desafio). Gostaria de discutir com vocês as minhas idéias para montá-lo com segurança ao fim do ano.

    O objetivo inicial é obter 100cv com o kit 1500cc, bloco e virabrequim originais, para rua, em aspiração natural e queimando gasolina. Penso em usar injeção programável (provavelmente a Fueltech FT-200) com dois corpos de borboleta simples. Para tal, terei que trocar os cabeçotes, visto que os originais são entrada simples, e os coletores para injeção são específicos para dupla entrada. Eis que neste ponto surge a minha primeira dúvida. Quais seriam os cabeçotes mais indicados dentre estes:
    - 040/101355/19;
    - 040/101355/29;
    - 309/807417/10?
    Acredito que a taxa de compressão, ideal para o projeto, seja em torno de 8,5.

    Não tenho idéia de quais tamanhos de válvulas utilizar. Entretanto, penso que o comando w120 da Engle seja o mais apropriado (a não ser que este ofereça instabilidade em baixas rotações para esta configuração). Ademais, estão previstas modificações no virabrequim para melhor lubrificação, capela com radiador deslocado, bomba de óleo com maior vazão e flange para filtro de óleo.

    Estes são apenas os pontos iniciais. Sintam-se a vontade para criticar e sugerir modificações.


    Abs.

  • #2
    Re: Projeto 1500cc - 100 cv

    O iria do final 19, que deve ser com 8 aletas, tendo em vista que é pré 84. O final 29 é 6 aletas, pois é de 84 para cima.

    Sds,

    Cristiano.
    Cristiano A. C. Zank

    (o\_!_/o) 74 - O primeiro
    |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
    (o\_!_/o) 68 - Jepo
    PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
    http://fuscami16.blogspot.com
    Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

    Comment


    • #3
      Re: Projeto 1500cc - 100 cv

      100 cv num 1500 aspirado?

      Prepare bem o bolso...

      Cabeçotes trabalhados ao extremo saem bem caro...

      Fora a alimentação que esse brinquedo vai pedir...

      Não tô te desanimando, apenas mostrando que vc vai ter que investir bem no seu projeto, ok?
      Ominus Kaiser

      "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

      Comment


      • #4
        Re: Projeto 1500cc - 100 cv
        Sem a intenção de desanimá-lo também, mas apenas sendo realista, 100cv num 1500 ainda mais à gasolina, será difícil.
        Como o colega falou, terá de ter uma grande preparação nos cabeçotes, um comando bem bravo e uma big alimentação.Mas
        de qualquer forma, boa sorte no projeto.
        Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

        Comment


        • #5
          Re: Projeto 1500cc - 100 cv

          Bem os Speed atingem 118 Cvs mas a durabilidade eh bem baixa.

          Prepare o bolso, para render vai ter que girar muito e giro alto ja sabe.

          Comment


          • #6
            Re: Projeto 1500cc - 100 cv

            Postado originalmente por Museu
            Bem os Speed atingem 118 Cvs mas a durabilidade eh bem baixa.

            Prepare o bolso, para render vai ter que girar muito e giro alto ja sabe.
            Mas os Speed são 1600 à álcool com taxa de 14:1, e com os carburadores
            jogando álcool com vontade para dentro do motor.
            Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

            Comment


            • #7
              Re: Projeto 1500cc - 100 cv

              Boa sorte no projeto ! Como os amigos acima já falaram, o difícil nesse tipo de projeto é o custo das peças . E peças de boxer preparado cada dia o custo está mais alto . Alias já que estamos em época de política, algum político poderia fazer algo para abaixar o preço das peças dos boxer!!
              Hehehe!

              Abraço.

              Comment


              • #8
                Re: Projeto 1500cc - 100 cv

                100 cv, na gasolina, usando kit 1500?! Vou desistir do turbo!

                Hahahaha
                2100 aspro

                Comment


                • #9
                  Re: Projeto 1500cc - 100 cv

                  Caros,

                  O iria do final 19, que deve ser com 8 aletas, tendo em vista que é pré 84. O final 29 é 6 aletas, pois é de 84 para cima.

                  Sds,

                  Cristiano.
                  Obrigado pela dica Cristiano!

                  Pelo visto vou ter que baixar a bola por conta da durabilidade. A minha idéia veio por conta de alguns tópicos do TheSamba.com. Os gringos fazem mágica com qualquer cilindrada! Vejam só um exemplo (aproveitem para ver o vídeo):
                  http://www.thesamba.com/vw/forum/vie...1500cc&start=0

                  Porém, neste mesmo tópico, o criador fala que a durabilidade é estimada em apenas algumas corridas... Para um carro de rua ficaria inviável.

                  Neste outro tópico, o criador comenta sobre um possível artigo dos anos 60/70 de um 1500cc com 100hp (a referência está logo no início do texto) mas monta um 1641cc:
                  http://www.thesamba.com/vw/forum/vie...gle+port+100hp

                  Penso ser possível, o grande problema permanece sendo a durabilidade (e o custo)... Esses problemas a gente tenta driblar com criatividade até onde for possível.

                  Como disse, por enquanto são idéias, afinal de contas é um projeto. Talvez, no fim, eu desista e faça o tradicional. Mas até lá, há bastante tempo para discutir.

                  Agradeço a participação de todos (fusca_74, Ominus Kaiser, Celso Soares, Suchka e FILIPE A). A opnião de cada um aqui é válida. Não se sintam constrangidos achando que irão me decepcionar.


                  Abs.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Projeto 1500cc - 100 cv

                    A muito eu penso em algo pra se fazer em relação a durabilidade...

                    Pensei em "embuchar" as camisas com uma luva de uns 4mm de aço cementado e temperado, com brunimento em grana fina...Assim, as camisas demorariam muito a ovalizar e os anéis teriam "anos" pra se ajustar perfeitamente...

                    Mas o duro é em relação ao virabrequim...

                    Por causa de um projeto assim ter de usar alta rotação...entende?

                    Acabaria tendo de trocar as bronzinas em intervalos curtos de tempo...

                    As idéias florescem...nos comentamos, ainda que pareçam besterias...

                    Vai que algo se aproveite...
                    Ominus Kaiser

                    "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

                    Comment


                    • #11
                      Re: Projeto 1500cc - 100 cv

                      Postado originalmente por Ominus Kaiser
                      A muito eu penso em algo pra se fazer em relação a durabilidade...

                      Pensei em "embuchar" as camisas com uma luva de uns 4mm de aço cementado e temperado, com brunimento em grana fina...Assim, as camisas demorariam muito a ovalizar e os anéis teriam "anos" pra se ajustar perfeitamente...

                      Mas o duro é em relação ao virabrequim...

                      Por causa de um projeto assim ter de usar alta rotação...entende?

                      Acabaria tendo de trocar as bronzinas em intervalos curtos de tempo...

                      As idéias florescem...nos comentamos, ainda que pareçam besterias...

                      Vai que algo se aproveite...



                      Usar uma luva de aço temperado no meio das camisas não sei se seria a melhor idéia, aço tem coeficiente de dilatação muito alto, é muito instável a choques !!! Uma idéia seria cementar e temperar a propria camisa de Ferro Fundido, acredito q suportaria melhor as vibrações e teria a mesma resistência as fricções dos anéis.....




                      André Torneiro

                      Comment


                      • #12
                        Re: Projeto 1500cc - 100 cv

                        100cv em um fusca ja é muito bom , mais dificil de alcançar com durabilidade.entre 80 e 90 cv ja da muita diferenca por conta da relaçao peso potencia,os fusca da speed em sp nao tem muita alteracao em motor ,somente cabecote com taxa alta,comando da kombi e trabalho em carburador e ponto da ignicao.coloca uma dupla um w110 deixa com uma boa taxa e roda no alcool e vera que ja vai ter um fusca bem agil pra rodar, com certa durabilidae, a nao ser que queira o carro pra correr ai ja fica diferente a brincadeira

                        Comment


                        • #13
                          Re: Projeto 1500cc - 100 cv

                          Minha opinião.

                          Um bom desafio.
                          Dificuldades:
                          100cv em 1.5litros, significa que terá que conseguir 66,6cv/litro (em números redondos.
                          Já começa no número 666. (sugestivo não) hehe!
                          Vamos falar sério agora.
                          Esta é a potência específica de um motor 1.0 atual com bom rendimento.
                          Alguns mais evoluidos até a superam.
                          Um motor destes consegue esta potência com algo ao redor de 6000rpms ou até um pouco acima.
                          Assim devemos deixar de lado qualquer idéia de usar um comando como o da Kombi, ou mesmo o W100 da Engle, mas sim partir para um W110 ou até W120.

                          Sendo cuidadoso e esperando uma maior durabilidade e confiabilidade, eu optaria pelo W110.
                          Assim o motor já poderá chegar a pelo menos 6000rpms, e se for bem acertado a 6500rpms desde que não se exagere por exemplo em taxa de compressão e depois tenha que se limitar avanço.
                          Uma vez que já vai utilizar uma injeção FT, a situação começa a ficar favorável.

                          Os cabeçotes devem ser de 8 aletas identicos aos dos motores 1600cm3 até 1983, pois utilizam válvulas maiores originais que os do motor tork (1984 +)
                          Até aí com este comando e os cabeçotes de dupla entrada, apenas tivemos ganhos em relação a rotação, passando de 4600 para 6000 rpms.
                          Um relativo ganho de rendimento volumétrico pelo cruzamento do comando e de seu lift da ordem de 4% e mais 9% do cabeçote de dupla entrada e mais aproximadamente 4% com uma taxa de 8,5:1 perante as 6,8:1 originais do motor 1500
                          assim nossa potência estimada até agora seria de: 52Hp (originais) * 6000/4600 * 1,04 (4% do comando) * 1,09 (9% do cabeçote) * 1,04 (4% da taxa de 8,5:1), ficando:

                          P = 52 * 1,3043 * 1,04 * 1,09 * 1,04 = 79,96cv!!

                          Ainda faltam mais 20cv para chegar ao objetivo.

                          O uso de corpos de aceleração na injeção eletrônica geram ganho substancil, pois deixamos de ter restrição em função dos venturis, além de termos grandes áreas de passagem que nos auxiliam nestas rotações mais elevadas.

                          Dois corpos de 40mm podem gerar um ganho de até 8% de ganho
                          Utilizando um escape dimensionado conseguimos mais um ganho (desde que seja dimensionado mesmo e não um de Puma por exemplo, até 7%
                          Além disto pode-se ganhar um pouco mais com brunimento melhor realizado e ângulos de válvulas assimétricos de 44 e 45 graus e uma quebra de cantos vivos e lixamento dos dutos, que podem fornecer respectivamente 2% e 8% a mais.

                          Será que chega!?

                          Vamos ver.

                          Tinhamos:

                          79,96cv, e agora utilizando estes outros fatores poderemos chegar a:

                          79,96 * 1,08 (corpos de 40mm simples) * 1,07 (escape dimensionado) * 1,02 (brunimento ) * 1,08 (válvulas assentadas 44/45graus).

                          Chegamos então a:

                          79,96 * 1,08 * 1,07 * 1,02 * 1,08 = 101,8cv!

                          Ou seja possível é!
                          Num motor com muitos detalhes de preparação e com muito capricho.
                          Com as válvulas melhoradas em seus ângulos com dutos lixados com lixa 180 e depois 400, um bom escape e demais componentes e sugestões dadas.

                          Um Porsche 356 SC1500 fornecia 70cv @ 5000 rpm com dois carburadores 40mm solex de corpo simples.
                          Apesar de Porsche, este motor era muito semelhante ao do Fusca, sendo que as melhorias que possuia quanto a desempenho em relação ao Fusca estão de uma forma geral recomendadas nesta minha sugestão, com algum aprimoramento, que é: o comando mais eficiente e de maior rpm util, o sistema de alimentação e escape,mque nos Porsches em geral não eram muito melhores que os originais do Fusca quanto a desempenho, exceto nos carros de pista.

                          Ou seja...

                          Não desanime.

                          Possível é.

                          Pode não ser o motor mais coerente considerando as opções que temos hoje em dia, principalmente considerando o custo por cv obtido.
                          Se utilizar o 1500 com dupla solex e colocar um turbo por exemplo,ultrapassará em muito os 100cv e com custo menor.

                          Agora vamos aos pontos positivos do 1500.

                          Temos pistões menores, o que significa melhores condições de escoamento e fluxo do cabeçote que num 1600, pois as válvulas são as mesmas.
                          Ou seja melhor ìndice de Mach.
                          Menores possibilidades de detonação por menores distâncias para a chama se propagar, afinal a velocidade de chama é basicamente constante para determinada relação ar combustível e tipo de combustível, e como os pistões são menores, vantagem para ele.
                          Eventual menor necessidade de avanço que num motor similar porém 1600cm3, em função das mesma características geométricas deste pistão.
                          Vantagens em relação à inercia e aos esforços alternativos em função de massa menor dos pistões do 1500cm3

                          Não deixa de ser um motor bem interessante.
                          Cheio de detalhes, que se negligenciados podem gerar apenas 70cv e se seguidos à risca alcançar os 100cv!

                          Boa sorte
                          Last edited by Master Vader; 24-08-2010, 02:39 PM.
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • #14
                            Re: Projeto 1500cc - 100 cv

                            Opa!
                            Um 1500cc
                            W110 com cabeçotes de dupla entrada
                            mais dois corpos de aceleração de 40mm na FT
                            e capriche bem na preparação como o Vader disse
                            com certeza atingirá os 100cv

                            Boa sorte!

                            Abraço.
                            Amigos do Fusca Jacareí - SP / Fórum HOTVOLKS / Fórum Fusca Brasil

                            Comment


                            • #15
                              Re: Projeto 1500cc - 100 cv

                              Boaaaaaaaaa sorteeeeeeeeeee !!!! Poste pra gente sempre cada resultado alcançado po ti amigão! Estamos todos no aguardo!
                              SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

                              Comment

                              Working...
                              X