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Fusca 1300 TURBO - dúvidas

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  • Fusca 1300 TURBO - dúvidas

    Tenho uma pequena oficina no Ipiranga, porém mexo mais em carros V8, apesar do trabalho tenho paixão por VW-AR. Possuo um Fusca 1300 ano 1971 e resolvi turbina-lo. Porém a turbina não está enchendo, gostaria de saber se alguém pode me ajudar:

    Motor 1300 - original - gasolina
    1 carburador 30 pic - gicle combustivel 140 - gicle ar 120
    Ignição Pertronix - ponto ignição 15°
    turbina Biagio T2 .48/.35
    cambio do 1300 original

    Sintomas: A turbina não enche facilmente, dá no máximo 0,2 de pressão, mas pra dar isso tem que estar de terceira marcha a 100km/h isto é, tirando o fígado do carro (rs...)

    Queria saber se alguém pode me ajudar a melhorar a performance do meu carro.

    Obrigado desde já!!!

  • #2
    Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

    Postado originalmente por gustavo recco
    Tenho uma pequena oficina no Ipiranga, porém mexo mais em carros V8, apesar do trabalho tenho paixão por VW-AR. Possuo um Fusca 1300 ano 1971 e resolvi turbina-lo. Porém a turbina não está enchendo, gostaria de saber se alguém pode me ajudar:

    Motor 1300 - original - gasolina
    1 carburador 30 pic - gicle combustivel 140 - gicle ar 120
    Ignição Pertronix - ponto ignição 15°
    turbina Biagio T2 .48/.35
    cambio do 1300 original

    Sintomas: A turbina não enche facilmente, dá no máximo 0,2 de pressão, mas pra dar isso tem que estar de terceira marcha a 100km/h isto é, tirando o fígado do carro (rs...)

    Queria saber se alguém pode me ajudar a melhorar a performance do meu carro.

    Obrigado desde já!!!
    Boa noite, amigo. Seja bem-vindo.

    Vou tentar te ajudar. Mesmo sem ser um conhecedor ou preparador profissional, mas tenho motor turbo também. E com certeza já aprendi muito com a ajuda da galera do fórum.

    1 - Verificar qualquer vazamento na pressurização. O menor que seja já tira bastante a possibilidade de pressões mais altas.

    2 - Regulagem da abertura da válvula de alívio. A regulagem do parafuso de regulagem da mola que fica no topo da válvula é importante. Tente apertar mais o parafuso e ver no que dá. No meu ligo o motor, e vou apertando o parafuso até que qualquer aceleração faça ela fechar.

    3 - Não sei comentar quanto ao tamanho da turbina em motor 1300, mas já usei no meu 1600, e achei ela um pouco pequena. Então acredito que pro 1300 seja melhor.

    4 - Gicles do carburadores. Talvez o uso de um valor um pouco maior no principal também ajude.

    5 - Se o distribuidor estiver travado, acredito que 15º para gasolina esteja de bom tamanho, talvez até 18º, mas se não estiver travado, este também pode ser um grande agravante. Já tentei usar com avanço centrífugo, mas deu pra trás. Pressão e avanço não combinam.

    É por aí. Esperemos a ajuda dos mais experientes, e me corrijam se falei alguma besteira.

    Grande abraço. E posta algumas fotos aí do seu fusca e do motor pra gente ver.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
    1976 1600 Turbo

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    • #3
      Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

      Postado originalmente por gustavo recco
      Tenho uma pequena oficina no Ipiranga, porém mexo mais em carros V8, apesar do trabalho tenho paixão por VW-AR. Possuo um Fusca 1300 ano 1971 e resolvi turbina-lo. Porém a turbina não está enchendo, gostaria de saber se alguém pode me ajudar:

      Motor 1300 - original - gasolina
      1 carburador 30 pic - gicle combustivel 140 - gicle ar 120
      Ignição Pertronix - ponto ignição 15°
      turbina Biagio T2 .48/.35
      cambio do 1300 original

      Sintomas: A turbina não enche facilmente, dá no máximo 0,2 de pressão, mas pra dar isso tem que estar de terceira marcha a 100km/h isto é, tirando o fígado do carro (rs...)

      Queria saber se alguém pode me ajudar a melhorar a performance do meu carro.

      Obrigado desde já!!!
      Qual turbina?
      O 1300 não tem um fluxo muito bom pois seu cabeçote é de entrada simples (um cabeçote do motor 1600 te ajudaria).
      Outra coisa, o virabrequim do 1300 não lubrifica legal, ou você melhora os furos de lubrificação, ou vá atras do vira do 1600.
      E o radiador também obstrui o ar nos cilindros 3 e 4, procure capela e flange para radiador deslocado (fusca apos 84).

      Quanto ao turbo, provavelmente a turbina é muito grande para o motor bem modesto. Tente um comando melhor (2AG ou o comando da kombi tork) se não um especial para turbo, como tsc-10, tsc-20 ou até tsc-30. Isso sem falar de uma bomba de óleo de 26mm

      Um escapamento dimensionado é algo que você precisa. Talvez o carburador deveria ser subistituido. Se não, aumente essa giclagem, tente 135 de ar (com trabalho na flauta do vader, procura no forum) e 160 de principal.

      Olha, o 1300/1500 não é um motor bom para base de um motor turbo a lubrificação dele é bem deficiente, o cabeçote é restrito graças ao furação simples de admissão e o radiador não deslocado.
      Para turbo além do que te falei indico colocar o cambio do SP2 (ou do 1600 pelo menos), usar alcool com taxa de compressão de gasolina, colocar um radiador externo com ventoinha elétrica.

      Mais o essencial é o citado a cima, furo de lubrificação, cabeçote do 1600, escapamento, mexer mais no carburador, radiador deslocado, comando e talvez troca da turbina.
      Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

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      • #4
        Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

        oops agora vejo a turbina.

        eu acho que ela pode ficar boa no 1300, ao menos bem melhor do que está.
        Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

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        • #5
          Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

          PRIMEIRA RESPOSTA:
          1- Verifiquei vazamentos de pressurização, não vaza nada, está tudo bem vedado, com o carro ligado, ao tampar a boca da turbina com a mão o carro morre na hora e a pressão que forma continua puxando minha mão por um bom tempo.
          2- válvula de alívio está bem regulada, qualquer aceleração, mesmo pequena ela ja se fecha, acho até que está fechada demais... (rs) o vácuo da admissão ta bom.
          3- quanto ao tamanho da turbina, ela no 1600 enchia legal??? eu acho que este está sendo o fator primordial para que ela não ancha no 1300, me falaram que tem turbinas do mesmo tamanho com conjunto rotativo mais leve, que talvez possa resolver, será que isso procede???
          4- Quanto a giclagem, ta estranho, se eu aumento o gicle de combustivel, o carro anda mais, mas a turbina enche menos, se eu diminuo o carro amarra e a turbina enche mais, não estou entendendo isso também.
          5- Quanto ao distribuidor não entendi, este kit pertronix que coloquei é uma bobina de 4o mil volts, uma peça que vai no eixo do didtribuidor com 4 imãs e outra peça que faz o papel do platinado, porém é eletronico, é uma caixinha preta. O avanço a vácuo continua funcionando normalmente, porém ontém descobri que mesmo nos 15° meu carro não estava bom, comecei a acertar sem a pistola, andando e parando pra mexer, quando achei o ponto ideal, isto é, que o carro estava com mais força, medi na pistola e achei altíssimo, ficou na lenta em torno de 30° (muito estranho).
          DÚVIDA: Será que tem a possibilidade do cara que fechou meu motor ter colocado o comando de valvulas em outra posição, prejudicando meu motor, se ele fez isso, o posto mudaria mesmo ou teria que continuar o mesmo, alguém sabe???
          SEGUNDA RESPOSTA:
          Sei quanto ao vira do 1300 ser um ruim, seus cabeçotes terem este defeito e o comando ser baixo, porém não queria um rojão, e sim ter um pequeno ganho com o turbo, se eu fosse mexer em tudo isso valeria a pena eu comprar um motor e cambio de brasília e mexer nele, não gastaria dinheiro no meu 1300.
          Eu coloquei radiador deslocado, bomba cisculação externa 30mm, filtro de óleo e radiador externo (sem ventoinha) com escape dimenssionado também.
          Ví um Kit Pistão/Camisa/Anéis 1600 da Mahle por R$480,00 para colocar no meu motor, é uma coisa fácil de fazer, faria na minha oficina mesmo... será que isso me ajudaria a solucionar o enchimento da turbina??? Se eu comprar vou mandar rebaixar os cabeçotes e trabalhar as valvulas, assim terei mais taxa e mais fluxo, porém não sei se quero rodar no alcool... é aconselhavel mesmo???
          Hoje vou comprar gicles pra ver se melhora, vou fazer o esquema da flauta do Vader e tentar colocar os gicles que me falou... porém tenho uma dívida sobre as flautas, a que estava no meu carburador era um gicle 125Z com a flauta aberta embaixo, coloquei outro 120 com a flauta fechada e tenho outro la 125 e a flauta tem uma bolinha presa embaixo, seria como estivessefechada. Alguém sabe a diferença da flauta aberta e fechada embaixo???
          Abraço a todos e obrigado!!!

          Comment


          • #6
            Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

            Amigo vc tem certeza q essa turbina e T2 e nao T25? outra coisa desliga o avançao a vaco, vc tem certeza q sua vavula de alivo q e acoplada na turbina nao esta frouxa e o by pass esta se abrindo rapido prematuramente?
            Montando motor 1600t com copia do tsc10, Injetando com HIS MDFIC e corpo duplo Carro 75% montado..

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            • #7
              Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

              Existem diferenças nas T2. No catálogo da Master Power, por exemplo, tem mais de uma aplicação com a mesma descrição. Não se te informar ao certo. Mas pelo que você comentou, acho que um dos problemas seus seja o fator ponto. Eu já experimentei com avanço a vácuo, deu pra trás feio. Muita diferença. E o mesmo com o centrífugo. O melhor é deixar o ponto estático em todas a faixa de giro.

              Pelo que eu já presenciei, digo ser o ponto.

              Vlw.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
              1976 1600 Turbo

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              • #8
                Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

                Postado originalmente por gustavo recco
                PRIMEIRA RESPOSTA:
                1- Verifiquei vazamentos de pressurização, não vaza nada, está tudo bem vedado, com o carro ligado, ao tampar a boca da turbina com a mão o carro morre na hora e a pressão que forma continua puxando minha mão por um bom tempo.
                2- válvula de alívio está bem regulada, qualquer aceleração, mesmo pequena ela ja se fecha, acho até que está fechada demais... (rs) o vácuo da admissão ta bom.
                3- quanto ao tamanho da turbina, ela no 1600 enchia legal??? eu acho que este está sendo o fator primordial para que ela não ancha no 1300, me falaram que tem turbinas do mesmo tamanho com conjunto rotativo mais leve, que talvez possa resolver, será que isso procede???
                4- Quanto a giclagem, ta estranho, se eu aumento o gicle de combustivel, o carro anda mais, mas a turbina enche menos, se eu diminuo o carro amarra e a turbina enche mais, não estou entendendo isso também.
                5- Quanto ao distribuidor não entendi, este kit pertronix que coloquei é uma bobina de 4o mil volts, uma peça que vai no eixo do didtribuidor com 4 imãs e outra peça que faz o papel do platinado, porém é eletronico, é uma caixinha preta. O avanço a vácuo continua funcionando normalmente, porém ontém descobri que mesmo nos 15° meu carro não estava bom, comecei a acertar sem a pistola, andando e parando pra mexer, quando achei o ponto ideal, isto é, que o carro estava com mais força, medi na pistola e achei altíssimo, ficou na lenta em torno de 30° (muito estranho).
                DÚVIDA: Será que tem a possibilidade do cara que fechou meu motor ter colocado o comando de valvulas em outra posição, prejudicando meu motor, se ele fez isso, o posto mudaria mesmo ou teria que continuar o mesmo, alguém sabe???
                SEGUNDA RESPOSTA:
                Sei quanto ao vira do 1300 ser um ruim, seus cabeçotes terem este defeito e o comando ser baixo, porém não queria um rojão, e sim ter um pequeno ganho com o turbo, se eu fosse mexer em tudo isso valeria a pena eu comprar um motor e cambio de brasília e mexer nele, não gastaria dinheiro no meu 1300.
                Eu coloquei radiador deslocado, bomba cisculação externa 30mm, filtro de óleo e radiador externo (sem ventoinha) com escape dimenssionado também.
                Ví um Kit Pistão/Camisa/Anéis 1600 da Mahle por R$480,00 para colocar no meu motor, é uma coisa fácil de fazer, faria na minha oficina mesmo... será que isso me ajudaria a solucionar o enchimento da turbina??? Se eu comprar vou mandar rebaixar os cabeçotes e trabalhar as valvulas, assim terei mais taxa e mais fluxo, porém não sei se quero rodar no alcool... é aconselhavel mesmo???
                Hoje vou comprar gicles pra ver se melhora, vou fazer o esquema da flauta do Vader e tentar colocar os gicles que me falou... porém tenho uma dívida sobre as flautas, a que estava no meu carburador era um gicle 125Z com a flauta aberta embaixo, coloquei outro 120 com a flauta fechada e tenho outro la 125 e a flauta tem uma bolinha presa embaixo, seria como estivessefechada. Alguém sabe a diferença da flauta aberta e fechada embaixo???
                Abraço a todos e obrigado!!!
                Caramba cara... quantas dúvidas... rsrs... não sou mecânico, mas já estou no meu segundo fusca turbo e eu que acertei os dois, então não sou especialista, mas posso tentar lhe ajudar, ok ?

                Quanto às respostas 1 e 2, ok !

                3 - Cara, apesar de a turbina T2 ser uma das menores, acredito que possar ser sim pouco fluxo dos gases... minha sugestão, entre em contato com a Turbo Anhanguera e veja se tem uma caixa quente para sua turbina menor - e procede sim a informação do eixo e do rotor da turbina... só para vc ter uma idéia, a turbina que uso hoje é a terceira que testei, atá achar o eixo idela... ficou show, a diferença entre urbinas é inacreditável ! Mas essa opção de diminuir a caixa quente seria minha segunda tentativa... daqui a pouco digo qual seria a primeira.

                4 - Cara, realmente muito estranho, pq deveria ser ao contrário, o carro mais "magro" o carro vai realmente andar mais, porém a turbina para encher é um sacrifício !!

                5 - Aí eu acho que começaria a tentar resolver o problema... cara... pode atrasar o ponto e um caminhão !! Seu ponto de ser inicial de uns 12 à 15 graus e terminar com no máximo uns 24... comece sempre pelo que parece mais errado (essa é a minha opinião, acho que está aí o problema) e o que gera menos custo... se vc deixar mais ou menos com essa configuração de ponto, acho que já deve melhorar muito ! A respeito do comando, não acredito que ocorreu esse erro pelo seguinte: se o montador, montou com o comando adiantado, o carro iria ficar bom de final e se atrasado, ruim de final e muito bom em rotações mais baixas e pelo que vc disse, o carro está ruim tanto em baixa quanto em alta... agora pode ter montado com o comando completamente invertido... até pode, mas daí o carro ficaria estourando pelo escape...

                Mas também por desencargo de conciência, faça uma nova regulagem nas válvulas !

                Abs !
                Last edited by Zérba/SP; 08-06-2011, 12:08 AM.

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                • #9
                  Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

                  Gustavo analizando a foto do seu avatar percebi q vc esta usando a bomba original de combustivel nessa foto isso procede? Se sim vc tem de colocar uma bomba eletrica de no minimo 3 bar e dosador para regular a pressao de combustivel inicial e ele corrige apos a turbina começar a pressurizar....
                  Montando motor 1600t com copia do tsc10, Injetando com HIS MDFIC e corpo duplo Carro 75% montado..

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                  • #10
                    Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

                    Então, a turbina é biaggio, me venderam como t2, como posso saber se é t2 ou t25? me falaram que é .48/.35 também não sei como ver se é esta turbina mesmo. desliguei o vácuo do distribuidor, fica ruim o carro... cheguei até a andar com a valvula de alivio totalemnte fechada, da a mesma coisa de pressão, a bypass ta beeeem apertada, isto é, pra abrir precisa de uma grande pressão. Quanto ao ponto, eu tava usando errado a pistola, achei que o ponto original da polia, que marca 7,5° e 10° era o ponto zero, agora tem em 15° na lentae centrífugo com 33° acho que ta muito adiantado né??? verifiquei tudo este fds, ta tudo ok, to achando que o fator é turbina grande, pra um motor 1300 original, sem taxa, sem nada... to quase comprando um kit 1600.
                    Gicles, colocquei o 160 combustivel e 135 ar, ficou horrivel, agora ta com 142,5 combustivel e 125 ar, parece que ta legal agora... Quanto a bomba elétrica, ainda não tive falta, a agulha que deixa a gasolina entrar na cuba era 176, coloquei uma 222 de chevrolet, e acho que não tem necessidade de bomba elétrica, de encher a cuba e deixar o motor funcionando, mesmo acelerando e colocar uma garrafa pra encher com o combustivel que sai da bomba eu fiz o teste e encheu mais de 1 litro de gasolina, acho que bomba elétrica é necessária pra carros muito fortes... alguém me corrija se estiver errado.
                    Pesoal, agradeço as dicas, mesmo!!! Muito legal astar neste forum discutindo sobre motores a AR.
                    Esta semana vou arrumar o ponto pra fiar em 15 no estatico e 24 no centrífugo, andarei com o carro assim, acho que o próximo passo é colocar um kit pistão+camisa 1600 pois é uma opção não tão cara e faço na minha oficina mesmo... mexer na turbina acho mais complicado, se não der certo 1600 aqi vou pra turbina.
                    Se alguém tiver mais alguma dica estou aberto a sugestões.
                    Abraço a todos!!!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

                      Postado originalmente por gustavo recco
                      Então, a turbina é biaggio, me venderam como t2, como posso saber se é t2 ou t25? me falaram que é .48/.35 também não sei como ver se é esta turbina mesmo. desliguei o vácuo do distribuidor, fica ruim o carro... cheguei até a andar com a valvula de alivio totalemnte fechada, da a mesma coisa de pressão, a bypass ta beeeem apertada, isto é, pra abrir precisa de uma grande pressão. Quanto ao ponto, eu tava usando errado a pistola, achei que o ponto original da polia, que marca 7,5° e 10° era o ponto zero, agora tem em 15° na lentae centrífugo com 33° acho que ta muito adiantado né??? verifiquei tudo este fds, ta tudo ok, to achando que o fator é turbina grande, pra um motor 1300 original, sem taxa, sem nada... to quase comprando um kit 1600.
                      Gicles, colocquei o 160 combustivel e 135 ar, ficou horrivel, agora ta com 142,5 combustivel e 125 ar, parece que ta legal agora... Quanto a bomba elétrica, ainda não tive falta, a agulha que deixa a gasolina entrar na cuba era 176, coloquei uma 222 de chevrolet, e acho que não tem necessidade de bomba elétrica, de encher a cuba e deixar o motor funcionando, mesmo acelerando e colocar uma garrafa pra encher com o combustivel que sai da bomba eu fiz o teste e encheu mais de 1 litro de gasolina, acho que bomba elétrica é necessária pra carros muito fortes... alguém me corrija se estiver errado.
                      Pesoal, agradeço as dicas, mesmo!!! Muito legal astar neste forum discutindo sobre motores a AR.
                      Esta semana vou arrumar o ponto pra fiar em 15 no estatico e 24 no centrífugo, andarei com o carro assim, acho que o próximo passo é colocar um kit pistão+camisa 1600 pois é uma opção não tão cara e faço na minha oficina mesmo... mexer na turbina acho mais complicado, se não der certo 1600 aqi vou pra turbina.
                      Se alguém tiver mais alguma dica estou aberto a sugestões.
                      Abraço a todos!!!
                      Bom dia, Gustavo.

                      Quanto a turbina, geralmente vem escrito em ambas as carcaças a relação R/l dela.

                      Mas pra fazer essa turbina funcionar, você vai PRECISAR botar uma bomba elétrica sim, e travar o ponto.

                      Eis os motivos. O uso da bomba não se deve ao fato da cuba esvaziar, e sim a contra pressão que a turbina gera na cuba. Se a bomba mecânica gerar 200 g de pressão, quando a pressurização atingir essa pressão, a cuba vai secar. A pressurização ocupará o espaço da cuba, empurrando o combustível pra fora, entendeu? A pressão que a turbina joga também vai para a cuba, pois ela não está "isolada" na parte injetora do carburador. Por isso a utilização de bomba elétrica e dosador. E o dosador tem que estar ligado à pressurização, para que quando a pressão do turbo aumenta, a pressão de combustível também. Vou anexar uma foto do meu motor, na parte marcada você vai ver a ligação da pressão até o dosador. Isto é obrigatório. O combustível passa por ele antes de chegar no carburador, e ele controla a pressão sobre a agulha. Quanto mais pressão de turbo, maior a pressão sobre a agulha.

                      Sobre o ponto. O aumento de pressão é inversamente proporcional ao ponto. Quanto maior a pressão de funcionamento, seria ideal a diminuição de ponto. Motores aspirados o ponto aumenta conforme o giro. Mas no turbo, conforme o giro aumenta, a pressão também, pelo aumento dos gases. Mas a pressão aumenta a taxa dinâmica do motor (acho que essa a definição), gerando a necessidade de atraso de ponto. Como os distriguidores originais não tem essa opção, opta-se pelo travamento de ponto para que fique satisfatório em todas as faixas de uso. Eu uso 21º travado, no álcool. As injeções programáveis tem opção de alteração de ponto conforme pressão e rotação do motor. Fica muito melhor.

                      Acho que o problema é por aí. Tente procurar mais informações aqui no fórum sobre os ítens que falei. Tem muita coisa boa.

                      Abraço.
                      Arquivos Anexos
                      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                      1976 1600 Turbo

                      Comment


                      • #12
                        Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

                        Amigo acho q vc esta confundindo vavula de alivio com vavula de prioridade, bem vavula de alivio e a q vai fixada na turbina e a de prioridade e a q fica entre a turbina e o carburado na pressuruzaçao essa vavula e ligada em vaco no coletor e nunca na pressurzaçao ok instala ai um dosador e uma bomba eletrica e diga-nos o q aconteceu abraços
                        Montando motor 1600t com copia do tsc10, Injetando com HIS MDFIC e corpo duplo Carro 75% montado..

                        Comment


                        • #13
                          Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

                          Legal pelas dicas... quanto as válvulas não to confundindo não, a de prioridade está ligada no vácuo após o carburador é a que espirra, se eu deixo ela toda fechada quando acelero e solto o pedal a pressão da um pulo, pois não tem pra onde sair, e a de alívio é a da turbida, a vareta dela está bem presa, pra abrir eu teria que deixa-la mais solta, isto é, desrrosquear a vareta da valvula... correto?
                          Agora sobre a bomba de combústível to aliviado... até que enfim alguém me deu uma resposta plausível, agradeço mesmo, não havia pensado nisso... todo mundo que converso fala: "tem que colocar senão da falta." perguto porque e a resposta sempre é, "porque com o turbo o carro bebe demais e precisa de muito combustível." agora sim entendi o porque da bomba elétrica... valew!!!!

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                          • #14
                            Re: Fusca 1300 TURBO - dúvidas

                            Amigo, pelo que vi, sua turbina é a que chamam de .48, é muito grande para um 1300. Tem usar turbinas para carros de cilindradas menores. Essa turbina que vc tem é para 1800 pra cima. Verifique essa sua turbina com alguém que tenha mais conhecimento sobre elas, e confira se realmente é uma T2.
                            Espero ter ajudado, e se falei besteira me corrijam por favor.

                            Abraços.
                            Bruce Angelo
                            Manaus, AM

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                            • #15
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                              You do not have permission to view this gallery.
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