Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como criar um equalizador de carburadores?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Como criar um equalizador de carburadores?

E ae! O tal do equalizador de carburadores mede a depressão em cada carburador e a partir daí deve-se ajustar os carburadores, certo?!

Dá pra regular os carburadores através do vacuômetro montado no coletor de admissão, abaixo da borboleta? Se sim, o que eu preciso pra montar? Apenas uma mangueira e um manômetro de vácuo? Simples assim?

Valeu!

Olha , eu tentei fazer isso outro dia, peguei um tampão de tubo de pvc de 50mm fiz um furo de 8mm para entrar o ar e outro furo p/ colocar um vacuômetro com escala de -1 kg, mas na hora de testar , o ponteiro quase nem mexia , talvez se encontrar um vacuometro com escala de -0,5 deve funcionar .
    Depois tiro as fotos da gambiarra e posto aqui !

Abraços

Alexandre
    Abraços

Alexandre

Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta

Comment

Por favor cara!!! Mas a passagem de ar não teria que estar de certa forma "bloqueada"? A não ser que mantenha o filtro né, acho que entendi!!

Aguardo as fotos! ;)

Comment

Postado originalmente por Delriobr
        Por favor cara!!! Mas a passagem de ar não teria que estar de certa forma "bloqueada"? A não ser que mantenha o filtro né, acho que entendi!!

Aguardo as fotos! ;)
        A onde vai o filtro eu coloquei o tampão de pvc, o carburador ficou com uma abertura de 8 mm , fiz isso porque meu pai tinha um equalizador que ficava +- assim .
        Abraços

Alexandre

Comment

Olá pessoal

Acho que foi aqui no fórum mesmo que eu vi uma idéia boa para fazer um equalizador.

O funcionamento é muito simples, pois trabalha como um daqueles níveis de mangueira utilizados pelos pedreiros.

Tem que comprar alguns metros (uns 10) de mangueira transparente, com o diâmetro tal que encaixe naquele caninho que fica atrás do coletor.

Dividimos a mangueira em 2 pedaços de 5 m cada e montamos um esquema igual o do desenho. É melhor montar em uma chapa de compensado, para ficar firme.

Com os dois U de mangueira montados podemos colocar um tanto de água (para os ceguinhos como eu aconselho a por anilina ou kisuco paa colorir a água) e ligar a ponta das mangueiras soltas em cada coletor.

Quando o motor começar a funcionar o nível da água nas mangueiras vai alterar, devido ao vácuo no coletor. Para estar equalizado, o nível nas duas mangueiras tem que mexer igual. É bem simples.

Tem que deixar o filtro no lugar e não pode tampar a boca do carburador, senão o motor chupa toda a água da mangueira para dentro.

Este dispositivo chama-se piezômetro de mangueiras e é utilizado até em barragens.

Abraços
          Arquivos Anexos
          --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

Comment

Legal!!!! É bom que sai mais barato que comprar o manômetro..! Mas se quiser fazer com manômetro, tb dará certo? É porque eu nunca vi um manômetro de vácuo. Basta ligar a mangueira nele e no coletor?

Essa distância de 1 metro poderia ser menor?

Obrigado pelo esquema, já está devidamente arquivado! :P

Comment

O tamanho do "U" pode ser reduzido experimentalmente. Se for muito pequeno o vácuo do motor será maior que a massa de água dentro da mangueira. Aí o motor bebe toda a água.

Eu fiz um com 2 metros e confesso que foi exagero. Mas depois o aproveitei para um equipamento de laboratório e não cheguei a fazer outro menor.

Dá para fazer um curto, mas com o diâmetro maior, pois o que importa é a massa de água que vai dentro. No entanto será perdida precisão, pois quanto menor o diâmetro interno da mangueira mais o nível de água irá mexer quanto o motor for ligado.

Abraços
              --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

Comment

Ok!! E quantos litros de água tem que ser colocado nesse equalizador?

Ô Alexandre.. cadê as fotos?!

Comment

Estou mandando as fotos , más lembrando que não funcionou devido o manomêtro não ser o ideal

Mas , me lembrei de ter visto algo (a muito tempo atrás em uma galaxia muito distante)parecido ao esquema do Paulo só que em vez de água usava uma esferinha de uns 3mm em um acrilico perfurado
                  vou tentar dezenhar e colocar aqui

O furo do meio é para encaixar o parafuso que fixa o filtro de ar , e o outro é para captar ar p/ o carbura

Não liguem para este papagaío intrometido
                  Arquivos Anexos
                  Abraços

Alexandre

Comment

Ahahah! Valeu pelas fotos!!

Sobre teu manômetro, por que exatamente ele não deu certo? Tem que ter escala negativa?

Comment

vejão ,este esquema parece que deve funciona

O cara que fez ,me disse na época que funcionava bem.

Temos que conseguir 2 bloquinhos de acrilico então furar as passagens de ar e em seguida tampar as entradas da broca que no dezenho são as marquinhas em verde

Fiz o desenho na propria foto do tampão de tubo de pvc , com duas vistas para poder entender melhor o esquema
                      Arquivos Anexos
                      Abraços

Alexandre

Comment

Postado originalmente por Delriobr
                        Ahahah! Valeu pelas fotos!!

Sobre teu manômetro, por que exatamente ele não deu certo? Tem que ter escala negativa?
                        O vacuometro nada mais é que um manometro invertido ao inves de medir pressão + ele mede o vacuo-

Acredito que se o vacuometro fosse de escala menor -0,5 teria funcionado bem , ele até subiu um pouco o ponteiro más não consegui regular o ar
                        Abraços

Alexandre

Comment

Ok!! Só não entendi o porquê dos 2 bloquinhos..

Comment

colega eu fiz um com mangueira de nivel (pedreiro) de mais ou mais ou menos 2 metros e nas pontas vc coloca um gigle da mesma medida de cada lado e para medir use oleo de trasmissao pois a agua pode entrar nos carbura e fazer falhar ai e so deixar uma curva e o oleo lhe mostrara qual carbu esta puxando mais ar ai e so regular a aceleraçao e facil me diga depois se consigui ok...espero ter ajudado essa dica foi um camarada que me deu e funcionou bem

Comment

Ok!! Valeu!!!

Comment

Working...
                              X