Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Postado originalmente por Rafael_MO
    Celão,

Complicado esse cara, hein?
    Vai lá onde ele trabalha, sgunda bem cedinho, antes dele abrir a oficina, com uma peixeira na mão!!! hehehe

Tô brincando...soluções pacíficas são as melhores!!!

Espero que dê tudo certo na segunda feira!

Abração e força(e paciência) aí na espera!
    Valeu Felow,

Eh, Rafael, não é nem que ele seja complicado, é que ele é muito requisitado, sabe esses caras bons, além de ser o dono da oficina, daí já viu, né? todo mundo que chega lá, é com ele que quer falar... Mas o cara é gente fina e amigão de tempos... daí que o negócio é ir catar o cara na casa dele.

Minha maior dificuldade é que também trabalho 2ª cedinho, e esse é o motivo magno dos desencontros, quando chego lá na oficina, a bagaceira de carros já está formada... aí já viu né? tirar o cara lá de dentro é uma briga de foice, não que ele não queira ir me ajudar, é que os outros não deixam e como eu não tenho como levar o Verruga lá, fico numa desvantagem danada...

Mas vamos esperar pela segunda, quem sabe?
    Abs.

Comment

O alinhamento entre as duas polias foi feita nessa marca, estou com um pouco de duvida no alinhamento das marcaçoes, e que segunda de certo para o cara ir terminar o madruga, abraxxxx

Arquivos Anexos
      Enfim falta pouco, aff...

Comment

Postado originalmente por Joelmuz
        O alinhamento entre as duas polias foi feita nessa marca, estou com um pouco de duvida no alinhamento das marcaçoes, e que segunda de certo para o cara ir terminar o madruga, abraxxxx
        Fala, Joelmuz,

Não, não, na verdade o alinhamento entre a polia e a roda fonica foi feito entre os dois outros entalhes, conforme figura anexa, representada pelas barras verdes e a posição da bolinha da roda fonica centralizada entre os entalhes. Não está centralizada com o sensor porque já rodamos um bocado a polia para testar seu encaixe.

Se vai funcionar, ainda não sei, mas estamos muito perto de saber... com sorte amanhã mesmo.

Abs
        Arquivos Anexos

Comment

Postado originalmente por celojr
          Fala, Joelmuz,

Não, não, na verdade o alinhamento entre a polia e a roda fonica foi feito entre os dois outros entalhes, conforme figura anexa, representada pelas barras verdes e a posição da bolinha da roda fonica centralizada entre os entalhes. Não está centralizada com o sensor porque já rodamos um bocado a polia para testar seu encaixe.

Se vai funcionar, ainda não sei, mas estamos muito perto de saber... com sorte amanhã mesmo.

Abs
          Celojr,

Só uma dúvida que me restou...talvez eu esteja meio perdido...não sei....

Vocês alinharam a marcação da bolinha(na roda fônica) na mesma posição e relação ao vira do uno EP?
          Explicando melhor: Coloca vira no PMS do cilindro #1(que é o primeiro da sequencia de ignição do Fusca), por exemplo, a posição da bolinha(em relação ao sensor) será a mesma que essa mesma posição no Uno(com o virabrequim em PMS no primeiro cilindro da sequencia de ignição dele)?

Lembro de termos comentado antes, mas não me recordo do fim que levou...desculpe-me...

Acredito que, estando em posições diferentes, o motor vai funcionar "fora de ponto"

Abração e espero que tenha sorte e conseguir fazer o verruga roncar alto amanhã! :thumsup:
          Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Celojr,

Vocês alinharam a marcação da bolinha(na roda fônica) na mesma posição e relação ao vira do uno EP?
            Explicando melhor: Coloca vira no PMS do cilindro #1(que é o primeiro da sequencia de ignição do Fusca), por exemplo, a posição da bolinha(em relação ao sensor) será a mesma que essa mesma posição no Uno(com o virabrequim em PMS no primeiro cilindro da sequencia de ignição dele)?

Lembro de termos comentado antes, mas não me recordo do fim que levou...desculpe-me...

Acredito que, estando em posições diferentes, o motor vai funcionar "fora de ponto"

Abração e espero que tenha sorte e conseguir fazer o verruga roncar alto amanhã! :thumsup:
            Vlw Celo agora entendi como foi instalada, mas agora o Rafael bateu numa duvida pior ainda, bom mas se fosse facil seria , abraços ate amanha, queria estar ai pessoalmente para ver o bicho funcionando
            Enfim falta pouco, aff...

Comment

celo,

passei + de uma hora lendo este topico. Parabéns pela iniciativa e como foi dito por outros foristas... estamos na torcida....

parabéns pela empreitada.
              Abraços,

Jacques

Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

Comment

Celojr,

Postado originalmente por Joelmuz
                Vlw Celo agora entendi como foi instalada, mas agora o Rafael bateu numa duvida pior ainda, bom mas se fosse facil seria , abraços ate amanha, queria estar ai pessoalmente para ver o bicho funcionando
                Pois então,

Alinhamos a bolinha do vira em relação ao PMS do cilindro #1 do fusca, cheguei a comentar a respeito de verificarmos o PMS do uno para reproduzirmos essa posição no fusca mas conversando com meu mecânico, ele disse que deveriamos utilizar como referência o PMS do fusca para que o ponto seguisse a sequência do boxer e que a marcação da bolinha é exatamente o local do PMS do cilindro #1 do uno (bom, ele deve saber o que está dizendo, fez escola a fiat...), daí posicionamos o sensor exatamente por sobre o local onde os entalhes que estão centralizados com a marcação da roda fônica ficam localizados quando o vira está em PMS do cilindro #1.

Como, mesmo tendo diâmetro menor que a polia do vira, a cada volta completa do vira, a roda fônica também efetuará o mesmo giro e, se prestarmos atenção ao posicionamento do sensor na foto, veremos que ele localiza-se em nível inferior ao da polia, alinhado com o diâmetro da roda fônica, concluimos que sempre que a marcação da roda fônica cruzar o sensor, um novo ciclo estará se iniciando.

Teoricamente, está tudo muito bonito e bem pensado, mas... como a teoria, na prática é outra... Só saberemos se analisamos a situação de forma correta depois de tacarmos fogo nas velas... caso contrário, é voltar pra prancheta pra localizar possíveis desvios de curso e tentar corrigí-los.

Sinceramente, não tenho a pretensão de achar que no primeiro giro de chave na ignição, tudo correrá as mil maravilhas, mas vamos esperar para ver o que acontece. Garanto a vcs que todos aqui saberão em primeira mão dos resultados, sejam eles quais forem.

Só nos resta torcer...

Abs.
                Last edited by celojr; 11-05-2009, 01:18 AM.

Comment

Postado originalmente por Jacques
                  celo,

passei + de uma hora lendo este topico. Parabéns pela iniciativa e como foi dito por outros foristas... estamos na torcida....

parabéns pela empreitada.
                  Valeu, Jacques.

Também estou na torcida.

O bom é que se der certo, não é nenhum bicho de sete cabeças para reproduzir.

Abs.

Comment

Bom, Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé, vamos rebocar o carro hoje até o eletricista para fazer a parte elétrica...

Abs.

Comment

Postado originalmente por celojr
                      Pois então,

Alinhamos a bolinha do vira em relação ao PMS do cilindro #1 do fusca, cheguei a comentar a respeito de verificarmos o PMS do uno para reproduzirmos essa posição no fusca mas conversando com meu mecânico, ele disse que deveriamos utilizar como referência o PMS do fusca para que o ponto seguisse a sequência do boxer e que a marcação da bolinha é exatamente o local do PMS do cilindro #1 do uno (bom, ele deve saber o que está dizendo, fez escola a fiat...), daí posicionamos o sensor exatamente por sobre o local onde os entalhes que estão centralizados com a marcação da roda fônica ficam localizados quando o vira está em PMS do cilindro #1.

Como, mesmo tendo diâmetro menor que a polia do vira, a cada volta completa do vira, a roda fônica também efetuará o mesmo giro e, se prestarmos atenção ao posicionamento do sensor na foto, veremos que ele localiza-se em nível inferior ao da polia, alinhado com o diâmetro da roda fônica, concluimos que sempre que a marcação da roda fônica cruzar o sensor, um novo ciclo estará se iniciando.

Teoricamente, está tudo muito bonito e bem pensado, mas... como a teoria, na prática é outra... Só saberemos se analisamos a situação de forma correta depois de tacarmos fogo nas velas... caso contrário, é voltar pra prancheta pra localizar possíveis desvios de curso e tentar corrigí-los.

Sinceramente, não tenho a pretensão de achar que no primeiro giro de chave na ignição, tudo correrá as mil maravilhas, mas vamos esperar para ver o que acontece. Garanto a vcs que todos aqui saberão em primeira mão dos resultados, sejam eles quais forem.

Só nos resta torcer...

Abs.

Celão,

Ah sim....Então ta correto. Se o senrsor de posição no uno "lê" o dente marcado com a bolinha quando o pitão #1 está em PMS, e reproduziram essa situação, tá tudo certo então!

Agora, a sequencia de ignição do Uno provavelmente é diferente do Uno. daí tem que se saber isso, pra ligar os cabos(nas saídas da bobina do Uno, na sequencia certa de ignição do motor Boxer.Um exemplo: vamos supor que o Uno tenha sequencia de ignição: 1-2-3-4. A do Fusca é: 1-4-3-2. Então, deverá pegar na bobina do Uno e ver de qual cilindro do Uno cada saída é ligado. Assim, teríamos:
                      Saída da bobina do Uno p/ o cilindro | Cilindro do Fusca(à ser ligado)
                      ............................................#1 | #1
                      ............................................#2 | #4
                      ............................................#3 | #3
                      ............................................#4 | #2

Assim, a centelha será sempre mandada ao cilindro que estará em fase de explosão. Lembrando: estou SUPONDO que a sequencia de ignição do Uno é 1-2-3-4, para facilitar a explicação, ok?

Mas isso o auto-elétrico sabe, certeza. Mas acho bacana falar aqui pro pessoal que está vendo o tópico ter um pouco mais de informações pra reproduzir em seus carros.

Bem Calo, acredito que a idéia de rebocar o carro foi a mais acertada. Assim fica mais fácil dele trabalhar no verruga! Agora é esperar!

Estamos na torcida!

Abraço!
                      Last edited by Rafael_MO; 11-05-2009, 12:46 PM.

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Megasquirting

284º

Comment

Diga, Rafael,

Muito bem observado, a sequencia de ignição realmente é diferente, já falei com o pessoal aqui pra ficar esperto quanto a isso. Até me disseram qual era a sequencia em ambos os casos, mas confesso que não decorei... é algo como 1432 em um caso e 1342 no outro, mas vou ver certinho e digo a todos.

Estamos finalizando a parte de mangueiras, bomba e filtro de combustível e mandaremos o Vocho pra auto-elétrica, espero que até o final de hj eu esteja com o fusca na garagem, está de lascar o cano ficar a pé.

Novidades, posto aqui

Abs.

Comment

Celão,

Ah sim....Então ta correto. Se o senrsor de posição no uno "lê" o dente marcado com a bolinha quando o pitão #1 está em PMS, e reproduziram essa situação, tá tudo certo então!

Agora, a sequencia de ignição do Uno provavelmente é diferente do Uno. daí tem que se saber isso, pra ligar os cabos(nas saídas da bobina do Uno, na sequencia certa de ignição do motor Boxer.Um exemplo: vamos supor que o Uno tenha sequencia de ignição: 1-2-3-4. A do Fusca é: 1-4-3-2. Então, deverá pegar na bobina do Uno e ver de qual cilindro do Uno cada saída é ligado. Assim, teríamos:
                          Saída da bobina do Uno p/ o cilindro | Cilindro do Fusca(à ser ligado)
                          ............................................#1 | #1
                          ............................................#2 | #4
                          ............................................#3 | #3
                          ............................................#4 | #2

Assim, a centelha será sempre mandada ao cilindro que estará em fase de explosão. Lembrando: estou SUPONDO que a sequencia de ignição do Uno é 1-2-3-4, para facilitar a explicação, ok?

Mas isso o auto-elétrico sabe, certeza. Mas acho bacana falar aqui pro pessoal que está vendo o tópico ter um pouco mais de informações pra reproduzir em seus carros.

Bem Calo, acredito que a idéia de rebocar o carro foi a mais acertada. Assim fica mais fácil dele trabalhar no verruga! Agora é esperar!

Estamos na torcida!

Abraço!
                          Geralmente as sequências de ignição são em X para melhor equilibrio dinâmico, creio eu. A sequência geralmente é 1-4-2-3 para motores em linha, considerando o cilindro 1 o do volante.

Sds,

Cristiano.
                          Cristiano A. C. Zank

(o\_!_/o) 74 - O primeiro
                          |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                          (o\_!_/o) 68 - Jepo
                          PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                          http://fuscami16.blogspot.com
                          Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

Comment

Postado originalmente por fusca_74
                            Geralmente as sequências de ignição são em X para melhor equilibrio dinâmico, creio eu. A sequência geralmente é 1-4-2-3 para motores em linha, considerando o cilindro 1 o do volante.
                            Sds,
                            Cristiano.
                            Boa tarde pessoal!

Vocês estão falando em sequência de ignição esquecendo que a ignição é centelha perdida e aciona ignição em dois cilindros ao mesmo tempo.

Motores de 4 Cilindros em linha(VW AP, VW Golf, Chevrolet, Ford, Fiat, Honda, etc)
                            Ordem de Ignição: 1-3-4-2
                            Ordem de Ignição das Bobinas: A B A B
                            Ordem de Ignição dos Cilindros: 1 3 4 2
                            Os cilindros 1 e 4 são ligados na bobina A e os cilindros 2 e 3 são ligados na bobina B.

Motores de 4 Cilindros Boxer VW ar e Subaru: Ordem de Ignição: 1-4-3-2
                            Ordem de Ignição dos Cilindros: 1 4 3 2
                            Os cilindros 1 e 3 são ligados na bobina A e os cilindros 2 e 4 são ligados na bobina B.

Bom serviço!
                            MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                            Ignition: COP(Coil On Plug)
                            AFR controller: JAW Wideband
                            Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Postado originalmente por bugtec
                              Boa tarde pessoal!

Vocês estão falando em sequência de ignição esquecendo que a ignição é centelha perdida e aciona ignição em dois cilindros ao mesmo tempo.

Motores de 4 Cilindros em linha(VW AP, VW Golf, Chevrolet, Ford, Fiat, Honda, etc)
                              Ordem de Ignição: 1-3-4-2
                              Ordem de Ignição dos Cilindros: 1 3 4 2
                              Os cilindros 1 e 4 são ligados na bobina A e os cilindros 2 e 3 são ligados na bobina B.

Motores de 4 Cilindros Boxer VW ar e Subaru: Ordem de Ignição: 1-4-3-2
                              Ordem de Ignição dos Cilindros: 1 4 3 2
                              Os cilindros 1 e 3 são ligados na bobina A e os cilindros 2 e 4 são ligados na bobina B.

Bom serviço!
                              Beleza, Bugtec, sequencia entendida e anotada, aguardando o momento de ser posta em prática...bobina A cilindros ímpares, bobina B cilindros pares...agora ficou fácil...

Valeu.

Abs.

Comment

Cristiano e Bugtec,

Muito bom o comentário de ambos!

Celojr,

E aí, conseguiu levar o verruga pro eletricista??? Espero que sim!
                                Seu fórum tá rendendo bastante material tecnico, isso é muito bom!

Abraço.

Megasquirting

284º

Comment

Working...
                                X