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Escape dimensionado.

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  • Escape dimensionado.

    O projeto de um escape pode ser feito de várias formas, conforme o objetivo do mesmo.

    Se pensarmos em um escape para veículos de série o sistema deve ser simples quanto à produção, barato, com baixos níveis de ruído, e simples de se montar na linha de montagem e eventualmente em concessionárias.
    Agora quanto a desempenho nunca será a melhor solução.

    Quando queremos desempenho, o projeto do escape começa por outro caminho completamente diferente.
    A partir da cilindrada, área das válvulas de escape, comando de válvulas (graduação do escape) faixa de rotação desejada de melhor performance, número de cilindros e tipo de escape (4x1, 4x2 ou outro...).
    Dentro destes parâmetros existem algumas teorias para o cálculo.
    A que eu utilizo é baseada no princípio dos tubos ressonantes, que é a mesma utilizada no projeto de órgãos musicais com tubos “à vapor” (aqueles de igreja).
    Além disto considero uma rotação de cálculo média de modo a se ter desempenho na faixa útil de rotações quando aceleramos até a rotação de potência máxima em todas as marchas.
    Desta forma utilizamos a rotação máxima e as rotações em que o motor “cai” nas 3 trocas de marcha considerando-se a velocidade máxima.
    Assim, teremos um escape mais para Rua, privilegiando o Torque, com arrancadas e retomadas mais explosivas.

    Existem outras teorias para o cálculo, melhores em alguns pontos, piores em outros. Quem tiver outra melhor ou mesmo diferente desta, agradecemos se puder passar para nós e todos os amigos.
    Nosso objetivo é o de sempre aprendermos, porém todos em conjunto!
    Este cálculo é feito automaticamente na planilha Preparação de motores VW a ar Ultimate.

    []s,

    Vader.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    Como calcular...

    Vader como faço esse tipo de calculo? tenho o escape esportivo 4x1 com saída lateral, é um espetaculo se pensar que faz pouco barulho, mas há um tempo acho que ele está estrangulando o motor... e queria entender melhor até onde o escapamento pode ajudar ou não no desempenho. Se não posso colocar um diâmetro muito grande nos canos, nas curvas, na quantidade de curvas... e por aí vai.
    []s
    Fernando.
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    __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
    ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
    ______Em condições adversas, também posso vencer;
    ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
    __Airton Senna
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    • #3
      Onde econtro a planilha?

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      • #4
        No fórum:



        Se não der para baixar pede para alguém te mandar por mail. Aqui no trabalho não tem como baixar.

        ABS,

        Cristiano.
        Cristiano A. C. Zank

        (o\_!_/o) 74 - O primeiro
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        PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
        http://fuscami16.blogspot.com
        Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

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        • #5
          Acabei de baixar!!! Muito obrigado!

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          • #6
            calculo para dimensionamento de escapamento....

            bom o calculo que eu tenho é o seguinte....

            L= 43180 x (360-T)/RPM


            ONDE:

            L= COMPRIMENTO DOS TUBOS ATÉ A JUNÇÃO (mm).

            T= TEMPO EM GRAUS DO VIRABREQUIM QUE A VÁLVULA DE DESCARGA PERMANECE ABERTA A UM LEVANTE SUPERIOR A 0,05" (FOLGA DE ENQUADRAMENTO DE COMANDO).

            PRM = ROTAÇÃO ENTRE O TORQUE E A POTENCIA MAXIMOS PROTENDIDOS, LEVANDO-SE EM CONTA QUE OS BENEFICIOS SERAO CONSEGUIDOS ENTRE 87% E 110% DESSE RPM ESCOLHIDO.

            ESSA FORMULA É IMPIRICA, NAO TEM PRECISAO MATEMATICA, POREM SERVE COMO UMA BOA APROXIMAÇÃO DO COMPRIMENTO IDEAL. DEVEMOS LEVAR EM CONTA O DIAMETRO DOS TUBOS PARA CADA TIPO DE PREPARAÇÃO.



            ALGUEM ENTEDEU DIREITO ISSO???? ESSE RPM E O T AI NÃO COMPREENDI MUITO!! VLW!!

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por bob_8
              bom o calculo que eu tenho é o seguinte....

              L= 43180 x (360-T)/RPM


              ONDE:

              L= COMPRIMENTO DOS TUBOS ATÉ A JUNÇÃO (mm).

              T= TEMPO EM GRAUS DO VIRABREQUIM QUE A VÁLVULA DE DESCARGA PERMANECE ABERTA A UM LEVANTE SUPERIOR A 0,05" (FOLGA DE ENQUADRAMENTO DE COMANDO).

              PRM = ROTAÇÃO ENTRE O TORQUE E A POTENCIA MAXIMOS PROTENDIDOS, LEVANDO-SE EM CONTA QUE OS BENEFICIOS SERAO CONSEGUIDOS ENTRE 87% E 110% DESSE RPM ESCOLHIDO.

              ESSA FORMULA É IMPIRICA, NAO TEM PRECISAO MATEMATICA, POREM SERVE COMO UMA BOA APROXIMAÇÃO DO COMPRIMENTO IDEAL. DEVEMOS LEVAR EM CONTA O DIAMETRO DOS TUBOS PARA CADA TIPO DE PREPARAÇÃO.



              ALGUEM ENTEDEU DIREITO ISSO???? ESSE RPM E O T AI NÃO COMPREENDI MUITO!! VLW!!
              O T é em graus e é medido conforme o enquadramento a 0,05", ou seja, quando você montar seu comando e ajustar esta folga, você pode medir a quantidade de graus que a válvula de escape fica aberta.

              RPM é tranquilo, tem que ver as rotações onde ocorre o valor do torque e da potência máximos, e sobre essa rotação, na faixa entre 110% e 87% da variável RPM, tenta se colocar a potência e o torque máximos de forma a otimizar a curva de torque do motor.

              ABS,

              Cristiano.
              Cristiano A. C. Zank

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              • #8
                supondo entao que o comando seja o original do 1500, qual o T que devo colocar?? vlw!!

                Comment


                • #9
                  Creio que pode colocar o T de uns 200 a 230.

                  O problema que vejo nesta fórmula é que a mesma não cita o diâmetro do tubo de escape a ser utilizado.

                  ABS,

                  Cristiano.
                  Cristiano A. C. Zank

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                  • #10
                    Re: Escape dimensionado.

                    Galera qual o comprimento padrão dos tubos ?
                    Visite

                    ->http://escarabajo62.blogspot.com

                    "Ahhh.... nada como ter o carro do século heheheh"

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                    • #11
                      Re: Escape dimensionado.

                      permita-me te chamar de coveiro, dessenterrou esse tópico la de 2006

                      não existe padrão, cada motor é um motor.

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                      • #12
                        Re: Escape dimensionado.

                        Postado originalmente por bob_8
                        permita-me te chamar de coveiro, dessenterrou esse tópico la de 2006

                        não existe padrão, cada motor é um motor.
                        Sem problemas tudo isso pra não criar um novo né heheheh

                        Então no caso queria montar um , pois pego canos direto com o fornecedor , quero usar no meu 1300 , mas já pensando no 1600 que vou montar em alguns meses !!! Tenho os canos e a maquina de solda só falta a boa vontade de dobrar eles e soldar hehehe

                        Ai queria saber o comprimento dos canos .. pra ter uma idéia !!!
                        Visite

                        ->http://escarabajo62.blogspot.com

                        "Ahhh.... nada como ter o carro do século heheheh"

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                        • #13
                          Re: Escape dimensionado.

                          Postado originalmente por bob_8
                          permita-me te chamar de coveiro, dessenterrou esse tópico la de 2006

                          não existe padrão, cada motor é um motor.
                          Olá Bob,aproveitando a sobre-vida do tópico.....queria para meu 1600 ,que já está com um leve veneno,saber qual dos escapamentos vc tem que faz o barulho/ronco mais grosssssssso possível ? não quero de maneira alguma ronco estridente e estralado de forma e maneira alguma.....quero um ronco de tremer o coração (por dentro) de que escuta.....esta semana um conhecido que tem um Itamar comprou um escape em SP,ele é caminhoneiro...quando acelera o ronco parece da Puma só que bem mais grave....mas queria algo comprado com vc que é amigo e irmão aqui do forum!!! Quero algo assim.....na lenta e baixa fique um som que chame a atenção até/principalmente por quem detesta os sons comuns dos motores a ar.....e quando acelerar então....aí que eu quero ver o asfalto rachar com o som bem grave de se ouvir....coisa de artista mesmo!!!!! Me passa o modelo/descrição/valor.....passei lá no teu site mas fiquei em dúvida!!! Quero algo bem animal de grave que se possa com toda arte e boavontade se conseguir num motor 1600 a ar!!!
                          Ps...meu karango: O Speed-Bug Forte abraço aí kara!
                          Com estas ponteiras de Dodjão ele ronca até meio grosso..mas tem que passar da média pra alta...na lenta e baixa parece mais um mini-helicóptero...pow-pow-pow...entende? queria o RONCO GRAVE e todos os sentidos...principalmente quando eu gosto de sair cantando pneus de uma só vez com ele!!!!
                          Quem sabe através do Speed-Bug ,aqui em Macaé-RJ que é super deficiente de lojas de escape,eu não possa te dar sorte e conseguir bastante clientes???? todo domingo tem provas de "arrancadão" na linha verde aqui....claro que ainda não tenho motor pra isso e não quero participar em competições...mas fica um gostinho horrível de vontade de dar umas cantadas/fritadas de pneus por lá.....rsrrssrrsrs...já fui convidado.....só vou depis que realizar este meu sonho de colocar o Speed-Bug pra roncar bem grosso,quem sabe até mais do que os bobocas com motor AP que vão lá!!!
                          Arquivos Anexos
                          Last edited by juliocezar.lee; 01-09-2010, 12:18 AM.
                          SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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