Senhores,
Minha formação não é na área de elétrica, então desde já pesso desculpas caso venha a postar alguma asneira. ,7
Enquanto resolvia o problema em um ventilador de teto na casa da minha sogra (ventilador 110 V, giro reversível, sem variador de velocidade, comprado Na Casa&Vídeo), o qual girava muito lentamente, me vi obrigado a uma escolha.
Ou usava um capacitor mais potente ou trocava o ventilador todo, pois na roça não há ecolha do que levar para casa.
Posto que o ventilador já não atendia e que seria jogado fora mesmo, instalei o capacitorzão degeladeira e orei para não estourar na minha cara.
Quão grande não foi minha surpresa quando liguei o ventilador e o muleque além de funcionar passou a girar muuito mais rápido e sem apresentar sinais de superaquecimento ou coisa parecida.
Outra vez, desmontando um carrinho de controle remoto do meu filho para limpar, constatei que o motor (6 v, fabricação "xing ling") possuia um capacitor no circúito.
Outro dia, dirigindo o fusca, exercitei minha paciência quando a chuva começou a cair e o limpador não dava vencimento, mesmo as paletas sendo novas e estando na 2ª velocidade.
Então veio a idéia:
- Porque não instalar um capacitor neste troço e aumentar a velocidade das paletas????
Então senhores, alguém teria uma noção de como instalar um capacitor no motor do limpador de parabrisa do fusca?
Um capacitor? Um capacitor para cada velocidade?? Qual(is) a(s) especificação (ões) do(s) capacitor(es) para esta tarefa?
Se não for possível/viável adicionar capacitores ao circuito, será que mudar os enrolamentos do indutor e do induzido poderia melhorar o desempenho do limpador? Como??? ???
Aguardo suas opiniões!
Minha formação não é na área de elétrica, então desde já pesso desculpas caso venha a postar alguma asneira. ,7
Enquanto resolvia o problema em um ventilador de teto na casa da minha sogra (ventilador 110 V, giro reversível, sem variador de velocidade, comprado Na Casa&Vídeo), o qual girava muito lentamente, me vi obrigado a uma escolha.
Ou usava um capacitor mais potente ou trocava o ventilador todo, pois na roça não há ecolha do que levar para casa.
Posto que o ventilador já não atendia e que seria jogado fora mesmo, instalei o capacitorzão degeladeira e orei para não estourar na minha cara.
Quão grande não foi minha surpresa quando liguei o ventilador e o muleque além de funcionar passou a girar muuito mais rápido e sem apresentar sinais de superaquecimento ou coisa parecida.
Outra vez, desmontando um carrinho de controle remoto do meu filho para limpar, constatei que o motor (6 v, fabricação "xing ling") possuia um capacitor no circúito.
Outro dia, dirigindo o fusca, exercitei minha paciência quando a chuva começou a cair e o limpador não dava vencimento, mesmo as paletas sendo novas e estando na 2ª velocidade.
Então veio a idéia:
- Porque não instalar um capacitor neste troço e aumentar a velocidade das paletas????
Então senhores, alguém teria uma noção de como instalar um capacitor no motor do limpador de parabrisa do fusca?
Um capacitor? Um capacitor para cada velocidade?? Qual(is) a(s) especificação (ões) do(s) capacitor(es) para esta tarefa?
Se não for possível/viável adicionar capacitores ao circuito, será que mudar os enrolamentos do indutor e do induzido poderia melhorar o desempenho do limpador? Como??? ???
Aguardo suas opiniões!
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