Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como saber se o alternador está carregando a bateira?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Como saber se o alternador está carregando a bateira?

Galera,

para quem manja de eletrica.

Eu tenho o manometro de amperimetro e voltimetro.

O amperimetro funciona normal. É só ligar o carro e ele pula para aproximadamente 14 volts.

Já o voltimetro não. Mexe muito pouco. Será que o relogio está com defeito?

Eu tenho um multimetro digital mas não manjo muito para utilizar.

Como eu consigo medir com o multimetro a amperagem da bateria? É possivel fazer isto?

É possivel o alternador geral voltagem sem amperagem? Se alguém poder explicar as diferenças.... é de grande ajuda.

o meu multimetro é este.
    Abraços,

Jacques

Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

Re: Como saber se o alternador está carregando a bateira?

Ninguém galera?
    Abraços,

Jacques

Comment

É mais ou menos assim:
      Coloque o multímetro em uma escala de voltagem dc acima de 12v.
      Verifique a tensão com o motor parado(deve ser algo próximo de 12v).
      Agora, com o motor funcionando, verifique novamente e o valor encontrado deve ser algo próximo de 14v(alguma coisa +/- 2v acima da tensão com o motor parado).
      Você já tem no carro, os equipamentos que fazem essa função.
      O voltímetro deve indicar +/- 14v mesmo e o amperímetro deve deslocar o ponteiro para o lado positivo.
      O quanto ele vai indicar em ampéres(não leve muito a sério o vlor, pois eles não são muito precisos), depende do que está sendo consumido no momento e do estado de carga da bateria(quanto mais carregada, menos ele mexe para o lado positivo).
      Agora, se ao ligar o motor e os equipamentos(luzes, som, limpador, etc.), a tensão cair para menos de 12v ou o amperímetro marcar para o lado negativo, aí sim exite algum problema, que pode ser no alternador ou na fiação.

Comment

Postado originalmente por kito
        É mais ou menos assim:
        Coloque o multímetro em uma escala de voltagem dc acima de 12v.
        Verifique a tensão com o motor parado(deve ser algo próximo de 12v).
        Agora, com o motor funcionando, verifique novamente e o valor encontrado deve ser algo próximo de 14v(alguma coisa +/- 2v acima da tensão com o motor parado).
        Você já tem no carro, os equipamentos que fazem essa função.
        O voltímetro deve indicar +/- 14v mesmo e o amperímetro deve deslocar o ponteiro para o lado positivo.
        O quanto ele vai indicar em ampéres(não leve muito a sério o vlor, pois eles não são muito precisos), depende do que está sendo consumido no momento e do estado de carga da bateria(quanto mais carregada, menos ele mexe para o lado positivo).
        Agora, se ao ligar o motor e os equipamentos(luzes, som, limpador, etc.), a tensão cair para menos de 12v ou o amperímetro marcar para o lado negativo, aí sim exite algum problema, que pode ser no alternador ou na fiação.
        kito,

valeu a dica...
        Abraços,

Jacques

Comment

IAI! BLZ?

Sou eletricista automotivo e objetivamente te recomendo um voltimetro destes de tuning.(R$48,00)
          Tenho um no meu fusca e sempre controlo a eceleração p não gastar gasola didia e não descarregar a batera dnoite.

Obs.:
          Isto é um multimetro e tem:
          voltimetro
          amperimetro
          homimetro
          continuidade
          polaridade de transistores NPN e PNP

Espero ter ajudado.

Comment

Então Jacques, o amperímetro deveria medir corrente (amperes) e o voltímetro (esse sim!) medir a tensão (voltagem) da bateria. Então, na hora que você liga o carro, quem pula pra 14v é o voltímetro (pelo menos, deveria ser!).
            Como já tinha comentado no tópico do hallmeter, pra medir tensão (volts) você liga o multímetro exatamente como o kito falou (escala dc, acima de 12v). Liga em paralelo à bateria.
            Já a corrente é medida colocando o medidor em série com alguma carga. Ou seja, você só consegue medir a amperagem (corrente) de um circuito, quando ele tem uma carga. Logo, uma bateria sozinha, não ligada em nada, fornece uma voltagem (tensão de 12v), mas não apresenta corrente, pois o circuito tá aberto. Se você ligar o amperímetro direto (em paralelo na bateria), vai botar a bateria em curto e provalvemente queimar teu amperímetro.

Se, nessa bateria de 12v, você ligar uma lâmpada, por exemplo de 240W, a corrente que você vai ler no seu amperímetro é de 20A (potência dividido por tensão = corrente -> 240/12=20A). O amperímetro tem que ser ligado em série, nesse caso: uma perna do amperímetro no positivo da bateria e a outra perna no terminal da lâmpada (no exemplo). O outro terminal da lâmpada vai pra carcaça (terra).
            Cuidado com o limite de corrente dos multímetros! Geralmente é 10A (como o seu).

Se o alternador tiver isolado (não ligado em nada) ele vai gerar voltagem, sem gerar corrente, pois corrente só há quando tem carga.

Ajudou alguma coisa ou só piorou as coisas??!!

Grande abraço!

Comment

[quote=Jacques]Galera,

É possivel o alternador geral voltagem sem amperagem? Se alguém poder explicar as diferenças.... é de grande ajuda.

Fala Jacques tudo firmeza !!
              Então vou tentar ser simples blz.
              Tipo assim uma beterida de 12V 60AH

12 V é a capacidade de tensão
              60 AH é o tempo de duração da carga

Ou seja uma bateria 12V 60 AH,quer dizer que vc tem uma beteria de tensão 12 voltes que terá 60 minutos (1 hora) de duração, então durante 1 hora (60 minutos) ela ira mandar os 12V sem re carga , é claro que quando ela estiver com a carga baixa(duração) atensão acaba meio prejudicada você continua com os 12 v porem com a amperagem mais baixa devido o desgaste da carga ,por isso os aparelhos ficam mais fracos e alguns nem fucionam .
              Last edited by fusca64; 16-07-2009, 08:50 AM.
              Digão Osasco S.P

Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

Comment

Ainda em relação à bateria, usando o exemplo do fusca64:
                - A bateria é de 12V
                - 60Ah
                Essa medida da carga da bateria (60Ah) indica que ela pode fornecer 60 amperes, ininterruptamente (sem ser recarregada), durante 1 hora (60 amperes vezes 1 hora = 60Ah). Ou mesmo, 120 amperes durante meia hora e assim vai.
                Na prática, a tensão da bateria (12V) varia pouco com a carga, mais ou menos isso:
                100% de carga -> 12,65V
                75% de carga - > 12,45V
                50% de carga -> 12,24V
                25% de carga -> 12,06V
                descarregada -> 11,90V

Todas essas tensões são de circuito aberto.

O que vocês acham de agente abrir um tópico com alguns fundamentos de elétrica/eletrônica (circuitos, componentes), aqui nessa seção? Coisa simples, sem matematiqueira !
                Agora tô meio sem tempo, mas posso pensar nisso. Seria legal?:

Comment

Postado originalmente por fabigode

O que vocês acham de agente abrir um tópico com alguns fundamentos de elétrica/eletrônica (circuitos, componentes), aqui nessa seção? Coisa simples, sem matematiqueira !
                  Agora tô meio sem tempo, mas posso pensar nisso. Seria legal?:
                  Já to ficando tenso com tantas contas

Acho uma boa ideia Fabigode,assim cada uma coloca um pouco do que sabe ai dá até um bom conteudo né não
                  abraço
                  Digão Osasco S.P

Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

Comment

Beleza, acho que semana que vem dá pra montar um textinho legal!

Abraço!

Comment

Working...
                    X