Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ignição trasistorizada : usar ou não resistor no positivo?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Ignição trasistorizada : usar ou não resistor no positivo?

Bom dia pessoal, sou novo no forum e estou feliz de entrar!
    Estou abrindo este novo tópico pois olhei em muitos e não vi quase ninguém citar este detalhe.
    Muitos esquemas de montagem da ignição eletrônica especificam o uso de um resistor antes da bobina diminuindo a amperagem para aumentar a vida útil dela.
    Então pergunto eu a vocês! Alguém usa? Sabe quais as especificações do resistor?

um esquema onde mostra o resistor : http://andersonak.multiply.com/photos/album/6#1.gif

Muito obrigado!!
    1300L STD , branco 1979
    Agora dupla solex 32!
    Um dia a força vem!

Fotos : http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5921

Campinas-sp

Re: Ignição trasistorizada : usar ou não resistor no positivo?

alguém???
    1300L STD , branco 1979
    Agora dupla solex 32!
    Um dia a força vem!

Campinas-sp

Comment

Pelo que sei o resistor foi criado para que se podesse utilizar uma bobina de alta potência com distribuidor a platinado sem queimar o mesmo.Se utilizava bobina vermelha feita para trabalhar com voltagem de alimentaçao em torno dos 10 volts. Essas bobinas ainda estao a venda com com o codigo final ..067 ou final ..068. Portanto se você tiver esse tipo de bobina voce deve utilizar o resistor para que a mesma nao esquente demais. Aconteceu comigo quando coloquei a minha distribuiçao eletronica com bobina final 068 a mesma esquentava muito e só resolvi colocando o resistor.

Comment

Pooo marcos! valeu pela atenção cara!
        Então, é oque eu lí sobre, e também com o resistor dizem que aumenta a vida útil da bobina.
        Agora a grande charada! Que resistor?
        Quais especificações?
        Valeu garoto! abraço
        1300L STD , branco 1979
        Agora dupla solex 32!
        Um dia a força vem!

Campinas-sp

Comment

Sobre o resistor nao conheço muito suas especificaçoes,mas sei que é bem facil de encontrar em auto elétricas.O que uso é de cerãmica, daqueles usados nas caminhonetes antigas como a c10 da GM, mas esistem outros modelos.A autoelétrica que trabalho adquiriu vários resistores nesses ultimos dias e foi bem facil de encontrar.

Comment

Pô, já ajudou bastante cara!! pq fui numa loja de eletrônica procurar por resistores de 1,5 w que é oque me disseram que era suficiente, só que tem de vários tipos de resistencia ohmica com esse mesmo 1,5 w. daí não comprei.
            Mas vou dar um pulo numa autoelétrica aqui perto perguntar se eles tem!
            Valeu! um abraço!
            1300L STD , branco 1979
            Agora dupla solex 32!
            Um dia a força vem!

Campinas-sp

Comment

Beleza!!!

Comment

O assunto está em: http://www.fusca4ever.com.br/showthr...=bobinas+bosch

Num sistema de ignição eletrônica normal não é necessário pré resistência na bobina Bosch "vermelha". O uso do resistor só faz sentido se usar esta bobina em sistemas com platinado.

obs: Refiro-me a sistemas de ignição eletrônica normais, sem salada de componentes.

Comment

Fala ricardo,

Então, realmente todo mundo fala que não precisa da pré resistência, mas todos esquemas que eu achei sobre ignição mostram o resistor, por isto a duvida.
                  Mas eu acabei descobrindo as especificações do resistor.
                  Que é de 1,5 w e 0.8 ohms.
                  Bom, acho que mal não vai fazer né, deve deixar a vida da bobina mais longa. Sei lá.
                  Valeu pela atenção !
                  Abraço
                  1300L STD , branco 1979
                  Agora dupla solex 32!
                  Um dia a força vem!

Campinas-sp

Comment

Fala Gabriel,

Realmente a bola que voce levantou procede. Se voce estiver usando uma Unidade de Comando de 6 terminais tipo TSZ-I, por exemplo Bosch 9.220.087.004 (muito comum) é recomendável usar a pré-resistência.

obs: Uso esta unidade e não uso pré-resistor e nunca tive problemas, só não pode esquecer a ignição ligada com o motor sem funcionar pois a bobina vai esquentar muito.

Já se voce usa a Unidade de 7 terminais (um ao lado do outro) Bosch 9.220.087.011 (ou .013), tambem muito comum, não precisa usar pré-resistor. Essa unidade tem CCR (corte da corrente em repouso), que corta automaticamente a corrente após +- 1 minuto quando a ignição está ligada e o motor sem funcionar.

Comment

é ricardo, desculpa o sumiço! correria do trabalho.
                      Foi oque li sobre também, A ignição que comprei é a de 6 pinos, comprei o resistor também, mas fui tirar o distribuidor e ele não sai nem a pau!
                      Daí como estou a 5 anos com o carro e troquei o platinado uma vez só e nunca tive problema com o carro, resolvi deixar como tava e minha ignição eletronica ta parada por enquanto. A mudança de desempenho é tão grande assim? Meu motor é 1300, já não anda nada memo...sei lá!heheh
                      Abraço!
                      1300L STD , branco 1979
                      Agora dupla solex 32!
                      Um dia a força vem!

Campinas-sp

Comment

Gabriel, meu distribuidor tava preso também.
                        No meu caso aquele suporte (que prende ele no bloco) estava meio empenado.
                        Ai, além de tirar a porca que o prende no bloco, soltei também o parafuso que prende ele ao distribuidor. Saiu fácil, fácil...

Comment

Postado originalmente por Guga Pedrosa
                          Gabriel, meu distribuidor tava preso também.
                          No meu caso aquele suporte (que prende ele no bloco) estava meio empenado.
                          Ai, além de tirar a porca que o prende no bloco, soltei também o parafuso que prende ele ao distribuidor. Saiu fácil, fácil...

Fala gustavo blz?
                          Meu, tentei de tudo! soltei os dois...o que prende na carcaça e o que prende nesse suporte.
                          Rodei, liguei o carro, puxei, coloquei uma chave como alavanca..não ouve cristo que o fizesse sair! heiuahiauh! Até balançava o motor de puxar...
                          Acho que ele não quer se desvencilhar do carro....eu acho q nunca saiu dali!!
                          grudo pra sempre! haiauh!
                          1300L STD , branco 1979
                          Agora dupla solex 32!
                          Um dia a força vem!

Campinas-sp

Comment

Uso a bobina Bosch vermelha [ 067 ] faz mais de 1 ano,sem resistor,pois na epoca não encontrei,e o carro usa platinado e gnv,o que faz o cofre do motor aquecer mais do que os outros. O que notei de diferente : Uma vez a tampa do distribuidor novinha,bosch,rachou em menos de 1 semana de uso,o carro ficou falhando,troquei por uma Olimpic,está até hoje. O rotor do distribuidor também sofre mais,precisa de uma revisão mais frequente,mas no geral,a bobina não apresentou problemas,mas concordo que o local onde ela é colocada é muito quente,podiam colocar na lateral do cofre do motor
                            Fusca 75 1300 gasolina/GNV
                            Diferencial 8 X 33
                            Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
                            Bancos do Gol

VENDIDO

Comment

Postado originalmente por gabrielvuono
                              Fala gustavo blz?
                              Meu, tentei de tudo! soltei os dois...o que prende na carcaça e o que prende nesse suporte.
                              Rodei, liguei o carro, puxei, coloquei uma chave como alavanca..não ouve cristo que o fizesse sair! heiuahiauh! Até balançava o motor de puxar...
                              Acho que ele não quer se desvencilhar do carro....eu acho q nunca saiu dali!!
                              grudo pra sempre! haiauh!
                              hehehehehe
                              O meu também tava assim, balançava o motor também

Tenta também abrir o suporte, para o distribuidor sair do motor sozinho.

Afasta essa parte que segura o distribuidor com um alicate...
                              (Não sei se deu pra entender.)

Ps.: Só vi agora teu post, foi mal cara...

Comment

Working...
                              X