Anúncio

Collapse
No announcement yet.

instalando bateria auxiliar...

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• instalando bateria auxiliar...

alguem sabe como faço p instalar mais uma bateria auxiliar no fuca,
    para usa-la no som?
    meu fuca ta com alternador adaptado, mais msm assim gostaria d poder
    colocar outra bateria por garantia.
    1- material q precisaria (tipo de cabos, reles, etc...)
    2- esquema de ligaçao para q carregue sem problemas as duas baterias

fico no aguardo!!!!
    Abs!
    Atual:
    Motor 1300--UP 1600
    Bancos dianteiro e trazeiro do Vectra / Rodas 15" / Igniçao sistema Hall e bobina MI.
    *Seu Karro eh do ano?? O meu eh do SECULO*
    http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=3498

Re: instalando bateria auxiliar...

Eu não sei qual a capacidade de carga do seu alternador, mas quando eu tinha saveiro eu tinha uma bateria de 60 amperes no local original e mais uma de 60 na caçamba.
    A unica coisa que eu fiz foi ligar o polo de uma na da outra (positivo de uma no da outra e o negativo o mesmo) com cabo muito grosso, porque a distancia era grande, isso passando por dentro de um conduite para não ter surpresas desagradaveis.
    No fusca acho que dá para ligar uma na outra fixando a 2ª no espaço vazio embaixo do banco.

Comment

me falaram p ligar desse jeito ai msm, so q ja vi por ai na net pessoas
      q coloram rele e fizeram um otro tipo d ligaçao p q carregasse somente
      a q tivesse com carga baixa....mais nao sei como isso eh feito.
      agora se for so ligar + do carro, com + do som e o mesmo no negativo
      ai fica bem mais facil....
      Atual:
      Motor 1300--UP 1600
      Bancos dianteiro e trazeiro do Vectra / Rodas 15" / Igniçao sistema Hall e bobina MI.

Comment

Faz assim:
        Pega um cabo grosso e liga no negativo da bateria auxiliar e prende na lataria do carro,como vai ser no fusa pde ser na bateria original mesmo pq ´pertinho uma da outra....
        Pra voce nã ficar sem bateria,voce coloca um rele entre os positivos que vão ligar as baterias uma na outra...
        Esse rele devera ser acionadopelo positivo da chave,ou pós chave....
        Quando voce ligar o carro carregara as 2 baterias de vez,mas quando voce desligara chave o som consumirá somente uma bateria,pois o rel estara em repouso(sem uso)...
        Com isso voce nunca ficara sem bateria entendeu?e mesmo que uma bateria esteja ruim a outranão descarregara pq quando o carro estiver desligado,uma não puxara energia da outra...
        Fusca Japaloko a caminho
        W120,Dupla Empi 44,1.8L
        air cooled na veia!!!!!

Se Deus é por nós,quem será contra nós????

Comment

Postado originalmente por toshio
          Faz assim:
          Pega um cabo grosso e liga no negativo da bateria auxiliar e prende na lataria do carro,como vai ser no fusa pde ser na bateria original mesmo pq ´pertinho uma da outra....
          Pra voce nã ficar sem bateria,voce coloca um rele entre os positivos que vão ligar as baterias uma na outra...
          Esse rele devera ser acionadopelo positivo da chave,ou pós chave....
          Quando voce ligar o carro carregara as 2 baterias de vez,mas quando voce desligara chave o som consumirá somente uma bateria,pois o rel estara em repouso(sem uso)...
          Com isso voce nunca ficara sem bateria entendeu?e mesmo que uma bateria esteja ruim a outranão descarregara pq quando o carro estiver desligado,uma não puxara energia da outra...
          e esse rele pode ser akeles mais comuns como p farol de milha com 4 polos?
          e quanto a amperagem, tem alguma relaçao com a bateria?
          seria um rele com esse esquema? de 12V / 40A
          30- 12 v
          87- saída(positivo)
          85- fio direto do interruptor
          86- terra
          Last edited by gustavo pavan; 12-08-2009, 03:55 PM.
          Atual:
          Motor 1300--UP 1600

Comment

Postado originalmente por gustavo pavan
            e esse rele pode ser akeles mais comuns como p farol de milha com 4 polos?
            e quanto a amperagem, tem alguma relaçao com a bateria?
            seria um rele com esse esquema? de 12V / 40A
            30- 12 v
            87- saída(positivo)
            85- fio direto do interruptor
            86- terra
            O rele tem que ser de acordo com a bateria que voce vai usar...
            No caso o 85 seria o fio pós chave....
            Obs use fios grossos no caso do Fio 30 e 87
            Já nos fios 85 e 86 pode ser bem fino ,mesmo pq eles só acionam uma bobininha que tem la dentro do rele e fazem fechar o circuito...
            Valeu e boa sorte
            Fusca Japaloko a caminho
            W120,Dupla Empi 44,1.8L
            air cooled na veia!!!!!

Se Deus é por nós,quem será contra nós????

Comment

Postado originalmente por toshio
              O rele tem que ser de acordo com a bateria que voce vai usar...
              No caso o 85 seria o fio pós chave....
              Obs use fios grossos no caso do Fio 30 e 87
              Já nos fios 85 e 86 pode ser bem fino ,mesmo pq eles só acionam uma bobininha que tem la dentro do rele e fazem fechar o circuito...
              Valeu e boa sorte
              no caso d por exemplo colocando uma bateria de 60A o rele teria q ser
              d msm amperagem, ou um poko acima pelo menos um rele de 70A?

Abs!
              com esse esquema fica bem mais claro d como eh...
              Arquivos Anexos
              Last edited by gustavo pavan; 13-08-2009, 08:51 AM.
              Atual:
              Motor 1300--UP 1600

Comment

Esquema legal, interessante...

Comment

Postado originalmente por gustavo pavan
                  .....colocando uma bateria de 60A o rele teria q ser
                  d msm amperagem, ou um poko acima pelo menos um rele de 70A?..
                  Opa! Parece que voce está confundindo capacidade de carga da bateria, expressa em A.h (ampéres x hora) com intensidade de corrente elétrica expressa em A (ampéres).

A "amperagem" do relé deve ser um pouco maior que a "amperagem" total do circuito que as duas baterias (em conjunto) vão alimentar. Isso inclui o "som" (ele será alimentado tambem pela bateria principal com o motor funcionando), os farois, lanternas, buzinas, luzes, ventiladores (se houver) etc.

A idéia do relé é a principio muito interessante, mas como ele será acionado sempre que a ignição for ligada, interligando o positivo de ambas as baterias, a corrente brutal de acionamento do motor de arranque passará tambem por ele e provavelmente ele queimará.

Uma solução melhor (mas não ideal) seria comandar esse relé por um botão (com luz indicadora de ligado) no painel. Esse interruptor deve estar sempre desligado ao acionarmos o motor de arranque, não pode esquecer.

Vide fig.

Obs: Baterias em paralelo não é uma boa recomendação, se houver diferença de potencial entre as baterias e o consumo de "eletricidade" pelos dispositivos do veículo for grande e o alternador não conseguir suprir o consumo sozinho (e por tabela recarregar a(s) bateria(s)) uma bateria se descarregará através da outra.
                  Arquivos Anexos

Comment

Postado originalmente por ricardo groetaers
                    Opa! Parece que voce está confundindo capacidade de carga da bateria, expressa em A.h (ampéres x hora) com intensidade de corrente elétrica expressa em A (ampéres).

A "amperagem" do relé deve ser um pouco maior que a "amperagem" total do circuito que as duas baterias (em conjunto) vão alimentar. Isso inclui o "som" (ele será alimentado tambem pela bateria principal com o motor funcionando), os farois, lanternas, buzinas, luzes, ventiladores (se houver) etc.

A idéia do relé é a principio muito interessante, mas como ele será acionado sempre que a ignição for ligada, interligando o positivo de ambas as baterias, a corrente brutal de acionamento do motor de arranque passará tambem por ele e provavelmente ele queimará.

Uma solução melhor (mas não ideal) seria comandar esse relé por um botão (com luz indicadora de ligado) no painel. Esse interruptor deve estar sempre desligado ao acionarmos o motor de arranque, não pode esquecer.

Vide fig.

Obs: Baterias em paralelo não é uma boa recomendação, se houver diferença de potencial entre as baterias e o consumo de "eletricidade" pelos dispositivos do veículo for grande e o alternador não conseguir suprir o consumo sozinho (e por tabela recarregar a(s) bateria(s)) uma bateria se descarregará através da outra.
                    como nao intendo praticamente nd d eletrica fui + - pelo q procurei na net msm....
                    no caso colocaria um botao com iluminaçao entre o pos chave e a entrada do rele, p acionar somente apos o carro ligado??
                    intaum se fizer esse esquema ai q vc passou funciona numa boa??
                    e quanto ao rele no caso d estar usando 2 baterias de 60A, d quanto seria
                    esse rele??

PS: teria alguma necessidade de colocar um Amperimetro ou Voltimetro??
                    Atual:
                    Motor 1300--UP 1600

Comment

Gustavo, usar 2 baterias em paralelo nunca será uma boa. O que foi dito anteriormente é +- uma gambiarra para minimizar inconvenientes, não é uma solução ideal.

Bateria não é de 60A (60 ampéres) é de 60 Ah (60 ampéres.hora), são conceitos distintos e não devem ser confundidos. Solicito reler post nº9. A "amperagem" do rele não tem nada a ver com a capacidade de carga (Ah, ampéres.hora) das baterias e sim com a corrente total que circulará no carro (com tudo ligado ao mesmo tempo).

Comment

Para o tópico não falecer, me interessei por esta chave ela é usada em barco e acho que serve para o proposito de duas baterias. segue link para o vendedor do mercado livre http://produto.mercadolivre.com.br/M...osso-clima-_JM
                        Arquivos Anexos
                        http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2925

(o\_!_/o) PENSE EM UM FUSQUEIRO FELIZ (o\_!_/o)

Comment

O relé do meu está ligado para armar com o alternador. Como não fui eu quem instalou, ainda não entendi exatamente "quando" o relé arma. As demais ligações estão idênticas ao esquema acima.

Acredito que se o alternador estiver parado, a segunda bateria fica isolada. Posso ligar o módulo com o carro desligado e a bateria principal não descarrega. Ah! Toda a instalação do som está vinculada com a segunda bateria, inclusive o player. Assim, a elétrica para o som ficou totalmente independente e não sobrecarrega nem o + pós chave.
                          O Itamar que aparece no Avatar foi furtado em 2000... Que saudade!

Comment

Postado originalmente por ricardo groetaers
                            Gustavo, usar 2 baterias em paralelo nunca será uma boa. O que foi dito anteriormente é +- uma gambiarra para minimizar inconvenientes, não é uma solução ideal.
                            .
                            Estava lendo as opiniões do tópico, e pensando...
                            "isso está errado", associar-se baterias em paralelo não funciona !
                            >>uma bateria acaba trabalhando como fonte para outra que se transforma em "carga", drenando energia. <<
                            Só funcionaria se as baterias fossem idênticas !!! e a Física tem um princípio básico: Não existe peças iguais.

Comment

Postado originalmente por GEDSELLET
                              Estava lendo as opiniões do tópico, e pensando...
                              "isso está errado", associar-se baterias em paralelo não funciona !
                              >>uma bateria acaba trabalhando como fonte para outra que se transforma em "carga", drenando energia. <<
                              Só funcionaria se as baterias fossem idênticas !!! e a Física tem um princípio básico: Não existe peças iguais.
                              Diodo é o nome da peça que resolve esse problema.
                              A carga não volta da outra bateria. Obvio que os circuitos da carga ligado em uma e em outra tem que serem independentes e a partida do carro ficaria apenas em uma delas.
                              CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                              GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

Comment

Working...
                              X