Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Faça Sua Própria Ignição Eletrônica Assistida

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Faça Sua Própria Ignição Eletrônica Assistida

ENCONTREI POR ACASO ESSE ESQUEMA:

Pelo QUE PERCEBI PELOS NOMES DOS COMPONENTES NÂO SE GASTA + DO QUE R$10,00.
    QUE PENA QUE JÁ COMPREI UMA PRONTA, MAS QUEM QUISER FAZER AI VAI O ESQUEMA.

Last edited by fernando ferro; 23-12-2009, 02:42 PM.

Re: Faça Sua Própria Ignição Eletrônica Assistida

só desenterrando mas, que bonbina devo usar?

Comment

Postado originalmente por bliberato
      só desenterrando mas, que bonbina devo usar?
      somente bobina asfaltica, pode escolher qualquer uma, depende da sua preferencia. quer uma melhor queima do combustivel? vá de KW-12 (bosch vermelha) + resistencia ballast. e seja feliz

Comment

Realmente a I.E.A ajuda muito o sistema. Fiz uma pra mim com o esquema um pouquinho diferente do que este. Vai um transistor interno e outro externo com uma blindagem diferente destes e também com dissipador de calor . Muita coisa aproveitei de uma fonte velha de PC, mas mesmo assim ficou mto bom. Fiz a placa de circuito, com as trilhas, fiz os furinhos e soldei os componentes na placa. Fica bem melhor assim pois os componentes não ficam soltos se batendo. Mais diante vou colocar uma KW pra ver se a "coisa" melhora ainda mais. Abraçera
        Jéferson S.
        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

Comment

Postado originalmente por JeferJ
          Realmente a I.E.A ajuda muito o sistema. Fiz uma pra mim com o esquema um pouquinho diferente do que este. Vai um transistor interno e outro externo com uma blindagem diferente destes e também com dissipador de calor . Muita coisa aproveitei de uma fonte velha de PC, mas mesmo assim ficou mto bom. Fiz a placa de circuito, com as trilhas, fiz os furinhos e soldei os componentes na placa. Fica bem melhor assim pois os componentes não ficam soltos se batendo. Mais diante vou colocar uma KW pra ver se a "coisa" melhora ainda mais. Abraçera
          não esquece a resistencia... se não sua I.E.A vai fumar rapidinho...

a I.E.A proteje o platinado quando usamos uma KW-12 mas ai ela é que fica vulnerável.

abraço

Comment

Olha muito bom o esquema.. eu comprei uma do M. Tonella.. vc ta falando que com uma bobina a bosch fica melhor ainda?? e não entendi o papo a recistencia.. a done que eu colocaria??

Blw.. El Gringo

Comment

vc coloca a resistencia "ballast" em série no primário da bobina Kw-12

ou seja a resistencia fica entre o fio + que vem da bateria e o borne + da bobina.

se vc usa o carro constantemente, diariamente e por longos periodos a resistencia é indispensavel.

agora se vc tem outro carro e o fusca é só pra curtir fim de semana, da pra usar a bobina sem a resistencia, fica melhor ainda.

abraço
              Last edited by fernando ferro; 05-03-2010, 05:43 PM.

Comment

Postado originalmente por fernando ferro
                vc coloca a resistencia "ballast" em série no primário da bobina Kw-12

ou seja a resistencia fica entre o fio + que vem da bateria e o borne + da bobina.

se vc usa o carro constantemente, diariamente e por longos periodos a resistencia é indispensavel.

agora se vc tem outro carro e o fusca é só pra curtir fim de semana, da pra usar a bobina sem a resistencia, fica melhor ainda.

abraço
                Fernando o meu Fusca e de uso diario.. ele anda muito por dia, vc acha então melhor colocar uma recistencia.. a mia bobina e bosch da comun...
                olha desculpa pero não entendo muito.. poe dar algum problema e continuar andando asim... seim recistencia e seim uma boa bobina??

Comment

Postado originalmente por Sebastian
                  Fernando o meu Fusca e de uso diario.. ele anda muito por dia, vc acha então melhor colocar uma recistencia.. a mia bobina e bosch da comun...
                  olha desculpa pero não entendo muito.. poe dar algum problema e continuar andando asim... seim recistencia e seim uma boa bobina??
                  Descupa... explico melhor então.

existem esses modelos de bobina asfaltica da Bosch:

E-12v: prata sem tarja sem nada.
                  K-12v azul ou prata com tarja azul
                  Kw-12: vermelha ou prata com tarja vermelha.

antigamente as bobinas K e KW eram toda vermelha, mas hoje elas vem apenas com tarjas pra identificação.

1º- Quando vc diz que sua bobina é comum. Voce precisa saber que modelo ela é. Procure a numeração na bobina pra ver qual modelo ela é e poste aqui.

Mas ja te adianto o uso da resistencia só é indicado caso sua bobina for a KW-12, se for a E-12 ou a K-12 não é necessario pois essa bobinas tem menos potencial energetico.

abraço.

Comment

antigamente as bobinas K e KW eram toda vermelha, mas hoje elas vem apenas com tarjas pra identificação.

1º- Quando vc diz que sua bobina é comum. Voce precisa saber que modelo ela é. Procure a numeração na bobina pra ver qual modelo ela é e poste aqui.

Mas ja te adianto o uso da resistencia só é indicado caso sua bobina for a KW-12, se for a E-12 ou a K-12 não é necessario pois essa bobinas tem menos potencial energetico.

abraço.
                    Mas é isso aí que não entendo:consultando o própio Tonella sobre a I.E.A. dele sobre o possível uso de resistência pra poupar o produto(I.E.A.),o mesmo me falou que não há necessidade específica neste caso,a menos que se opte por usar a bobina do Mi(que é bem mais forte do que a KW).....o Tonella me recomendou usar a KW direto com a I.E.A. dele!!!! Se eu colocar a Mi,aí sim precisarei colocar uma resistência pois o que vai ter a vida-útil diminuida é a bobina Mi e não a I.E.A......pois este tipo de módulo deixa a bobina em modo FULL...tanto em baixas quanto em altíssimas rotações....ou seja...tanto de modo super moderado quanto em modo áspero de uso contínuo do motor!!!!! Já o sistema de I.E. tem esta diferenciação.....a bobina é usada de acordo! Além do mais se o motor estiver desligado e a ignição estiver ligada, o módulo do Tonella estará ligado do mesmo jeito....daí a recomendação do uso de uma resistência...talvez!!!!
                    O que você me diz amigo sobre isso? Ilustre-nos com sua opinião.....até porque eu tenho muito interesse nisso......quero colocar a KW ou a Mi com o meu módulo do Tonella...mas esta dúvida está me matando !!!!! rsrsrsrsrsrrssrssrsrsr O que vc acha amigão? Se eu colocar a KW mas como vc,colocar também uma resistência,não afetarei o desempenho da bobina,isto é,ela não ficarã fraca?
                    SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

Comment

Postado originalmente por juliocezar.lee
                      Mas é isso aí que não entendo:consultando o própio Tonella sobre a I.E.A. dele sobre o possível uso de resistência pra poupar o produto(I.E.A.),o mesmo me falou que não há necessidade específica neste caso,a menos que se opte por usar a bobina do Mi(que é bem mais forte do que a KW).....o Tonella me recomendou usar a KW direto com a I.E.A. dele!!!! Se eu colocar a Mi,aí sim precisarei colocar uma resistência pois o que vai ter a vida-útil diminuida é a bobina Mi e não a I.E.A......pois este tipo de módulo deixa a bobina em modo FULL...tanto em baixas quanto em altíssimas rotações....ou seja...tanto de modo super moderado quanto em modo áspero de uso contínuo do motor!!!!! Já o sistema de I.E. tem esta diferenciação.....a bobina é usada de acordo! Além do mais se o motor estiver desligado e a ignição estiver ligada, o módulo do Tonella estará ligado do mesmo jeito....daí a recomendação do uso de uma resistência...talvez!!!!
                      O que você me diz amigo sobre isso? Ilustre-nos com sua opinião.....até porque eu tenho muito interesse nisso......quero colocar a KW ou a Mi com o meu módulo do Tonella...mas esta dúvida está me matando !!!!! rsrsrsrsrsrrssrssrsrsr O que vc acha amigão? Se eu colocar a KW mas como vc,colocar também uma resistência,não afetarei o desempenho da bobina,isto é,ela não ficarã fraca?
                      caro JulioCezar... pelo jeito vc não leu o meu tópico sobre a bobina Mi né... rsrsrsrs.

Quanto a voce dizer que o Tonella indicou o uso do Módulo dele com a Bobina do Gol Mi, isso pode ter ocorrido quando ele iniciou a fabricação do módulo que ele vende no ML, pois naquela epoca ele não tinha testado ainda esta bobina.

Veja este tópico no post 10 a resposta que ele deu sobre a bobina do gol Mi com o Módulo, ele é bem categorico em dizer que ele só funciona bem durante 10 minutos.

http://www.fusca4ever.com.br/showthr...ighlight=funfa

Quanto a voce diz que o Módulo do tonela trabalha em full, isso não é verdade, por que quando dizemos que um módulo exerce essa função vc esta dizendo que em todos os regimes de rotação a bobina gerará a mesma potencia na faísca.ou seja se a bobina gera maximos 28.000 volts essa voltagem sera fornecida á 1 rpm como á 7500 rpm. Isso é uma falacia e tenho certeza que ele não disse isso, deve ser apenas boato do pessoas com base em dizeres de foristas. Pra provar isso é facil quer ver.

O controle do tempo de carga da bobina é feita pelo platinado, então se temos uma KW-12 ela precisa 5,6 msegundos pra carregar (saturar), a medida que a rotação aumenta o tempo de carga diminui, e isso é fato em sistemas a platinado. É uma coisa bem obvia. Portanto nunca, jamais, sistemas a platinado trabalharão em full time. Isso só ocorre em sistemas microprocessados E.C.U.

Enão pra que serve uma I.E.A?? Apenas pra proteger o platinado quando quisermos utilizar uma bobina mais forte, como a Kw-12v.

Então imagine o seguinte. vc tem um sistema de ignição original e quer melhora-lo.
                      *Vc optou por colocar uma Kw-12 se vc colocar ela sozinha sem módulo
                      Resultado= Platinado ou derrete ou cola etc. devido a correnteque passará por ele que é o dobro das bobinas E-12 e K-12. isso em menos de 3 meses.

* Vc optou por colocar uma Kw-12 com módulo tonella.
                      Resultado= Melhora o sistemas, partida é só bater na chave, inclusive com alcool, platinado fica protegido pode esquer dele que só vai servir pra enviar o sinal do momento da ignição, Mas aquela corrente que passava pelo platinado lembra? agora ela esta passando no Módulo e a maioria dos módulos inclusive os de ignição eletronica são chaveados em uma corrente especifica e muitas vezes esse chaveamente é incompativel com a bobina, dai ou esquenta o múdulo ou esquenta a bobina. Ai ou vc fica na mão por que a bobina esquentou demasiado ou vc fica na mão por que o módulo pifou. Por tanto o módulo do Tonella sem resistencia esquenta um pouco e a bobina tambèm, da pra andar caso o carro seje pra fim de semana e não se use por tempo muito prolongado, caso contrario deve-se usar a resistecia.
                      *Vc optou por colocar uma Kw-12 com módulo tonella e resistencia em serie no primário.
                      Resultado=funcionamento correto do motor com platinado, módulo e bobina protegidos. Porém a eficiencia da bobina cai devido ao uso da resistencia, é isso é regra pra todas as bobinas e sistemas de ignição, ou seja colocou resistencia a eficiencia cai.

Por fim não use nunca bobinas plasticas em sistemas de ignição analógicos,quando digo analógicos me refiro a platinado, transistorizado e hall. salvo se o sistemas de ignição tiver CDI "ignição por descarga capacitiva" ai sim pode se usar qualquer bobina por que ele vai funcionar apenas como tranformador com zero aquecimento.

As bobinas plasticas só podem ser usadas em sistemas de ignição microprocessados "digitais" pois tem tempo fixo de carga e em um sistema analógico isso nunca será possivel.

espero ter esclarecido todas as suas dúvidas. é leia todo o tópico sobre o mito da Bobina Mi.

abraço

Comment

ESta é a nossa verdadeira essência :apredinzado!!!! rsrrsrsrss Isto é que conta,não é?
                        Valeu e forte abraço!
                        SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

Comment

abraço.
                          É meu amigo a mia bobina e uma E12..
                          e ela não esquenta muito mas ela esquenta um pouco sim...
                          bom eu acho por tudo aquelo que eu vi, o melhor seria colocar a KW-12 e uma resistencia..
                          eu ando com o Fusca cerca de 30 Km todo dia ou mais

Comment

Postado originalmente por Sebastian
                            É meu amigo a mia bobina e uma E12..
                            e ela não esquenta muito mas ela esquenta um pouco sim...
                            bom eu acho por tudo aquelo que eu vi, o melhor seria colocar a KW-12 e uma resistencia..
                            eu ando com o Fusca cerca de 30 Km todo dia ou mais
                            a sua E-12 esquenta mas é devido ao calor do cofre, isso é normal, coloca uma Kw-12v com resistencia em serie no primario que fica bem melhor voce vai ver. Diminui as falhas demasiado.

E só pra constar quando agente fala aqui no forum que a bobina ta esquentado é que ela realmente pela de quante, que num dá pra colocar a mão entendeu. esquentar por esquentar todas elas vão, mas a Kw-12 sem resistencia se andar muito ela pela que pode derreter literalmete as partes plasticas.

abraço

Comment

Working...
                            X