Anúncio

Collapse
No announcement yet.

trocou de bobina? Que tal regular o platinado pra melhor funiconamento!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: trocou de bobina? Que tal regular o platinado pra melhor funiconamento!

    Postado originalmente por ricardo groetaers
    A bobina KW esquenta muito, num sistema a platinado, porque sua resistência no enrolamento primário é bem menor que da E (aluminio) e da K (azul), consequentemente a corrente que circula nesse enrolamento é bem maior na KW do que nas outras. Lembremos que a KW é para sistemas de ignição transistorizados.

    Para usar a KW num sistema a platinado deve-se usar um pre resistor ou a vida da bobina e do platinado serão brutalmente diminuidas. Esse resistor fica em série com o enrolamento primário e não em paralelo. Acho que voce se equivocou em seu post n° 11 http://www.fusca4ever.com.br/showpos...1&postcount=11
    Ricardo, Fernando está usando uma Ignição Eletrônica Assistida!
    Ela é uma ignição transistorizada. O acionamento da bobina é feito por um transistor, da mesma forma da ignição eletrônica comum.

    Comment


    • #17
      Re: trocou de bobina? Que tal regular o platinado pra melhor funiconamento!

      Postado originalmente por Guga Pedrosa
      Ricardo, Fernando está usando uma Ignição Eletrônica Assistida!
      Ela é uma ignição transistorizada. O acionamento da bobina é feito por um transistor, da mesma forma da ignição eletrônica comum.
      Guga,

      Mesmo usando a ignição do Tonella, vc ainda tem a restrição do platinado, a iginição do Tonella alivia um pouco a carga sobre o platinado, mas ele ainda existe e é um elemento mecanico sujeito a falhas diversas.
      Ricardo Zampolli
      Fusca - Ano 1965
      Motor 1300
      Pertronix Ignitor I
      São Paulo - SP

      Comment


      • #18
        Re: trocou de bobina? Que tal regular o platinado pra melhor funiconamento!

        Postado originalmente por Zampollir
        Guga,

        Mesmo usando a ignição do Tonella, vc ainda tem a restrição do platinado, a iginição do Tonella alivia um pouco a carga sobre o platinado, mas ele ainda existe e é um elemento mecanico sujeito a falhas diversas.
        Zampollir,

        Com a ignição Tonella, o platinado funciona de forma paralela ao sistema da bobina. A corrente da bobina não passa mais por ele. Ele vai funcionar como um sensor, vai fazer o mesmo papel do sensor que fica dentro do distribuidor do sistema de ignição eletrônica convencional.

        Você pode colocar a carga que for na bobina, que a carga que vai passar pelo platinado vai ser sempre a mesma, uma bem baixa. A carga da bobina vai passar pelo transistor do módulo de ignição assistida. Entende?

        Eu concordo com você que o platinado continua sendo um elemento mecânico. Realmente, ele pode se sujar, pode afrouxar. Se tiver muita umidade dentro do distribuidor ele não vai funcionar, etc...
        Sempre vai ser preciso fazer aquela manutenção nele de tempos em tempo.

        Mas quanto a amperagem da bobina, pode pode colocar a carga que for, que ele não vai ser mais o elo fraco da corrente

        Comment


        • #19
          Re: trocou de bobina? Que tal regular o platinado pra melhor funiconamento!

          utilizando o modulo do tonella o platinado fica isento de desgaste por corrente eletrica, ficando somente o desgaste mecanico que demora muuuuuuuuuuuiitos anos.


          a unica coisa que fica a merce agora é a bobina.

          ainda não descobri como regular o platinado pra que ela não esquente, mas já fiquei na mão com ela depois de andar 2 horas ininterruptas nesse sol de 40º de cuiabá.

          foi a primeira vez, coloquei o resistencia balast, e a bobina fica morna, mas o carro não pega tão bem quanto estava pegando. que bosta @#$%

          preciso fazer mais testes com a folga do platinado pra chegar a uma conclusão

          abraço

          Comment


          • #20
            Re: trocou de bobina? Que tal regular o platinado pra melhor funiconamento!

            Desculpa reviver esse tópico assim mas... o que é esse tal "módulo do tonella"?

            Comment


            • #21
              Re: trocou de bobina? Que tal regular o platinado pra melhor funiconamento!

              Postado originalmente por Hanniel
              Desculpa reviver esse tópico assim mas... o que é esse tal "módulo do tonella"?
              É um módulo de Ignição Eletrônica Assistida (I.E.A.).
              Ele tira a carga que passa pelo platinado, aumentando muito sua vida útil.
              O módulo passa a disparar a bobina, o platinado fica funcionando apenas como um sensor (ele diz para o módulo a hora de disparar a bobina).
              Com isso você reduz as falhas do motor, diminui a manutenção do platinado, pode usar uma bobina mais forte (pois agora a corrente não vai queimar os contatos do platinado), etc...

              É bem parecido com uma Ignição Eletrônica convencional, porém esse sistema é mais barato.
              A desvantagem, é que por manter o platinado, você ainda fica sujeito a desgaste e falha mecânicas.

              Existe o esquema eletrônico de montagem desse módulo na internet, qualquer um pode montar.
              Tonella é um usuário aqui do fórum que monta e vende esses módulos, por isso que a gente chama "módulo tonella".

              Comment

              Working...
              X